Enquete

Está direitinho?

Sim
1 (5.3%)
Não
0 (0%)
Caramba, que cara chato!
5 (26.3%)
Embromação fotográfica.
3 (15.8%)
Que cara feio!
10 (52.6%)

Votos Totais: 19

enquete encerrada: 24 de Julho de 2015, 10:47:27

Autor Tópico: Autorretrato, início de 2015  (Lida 943 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 21 de Julho de 2015, 10:44:58


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2015, 13:17:57
Eu ia reclamar que tá quebrando a regra do Corredor, mas não estamos no corredor!

Eu achei o resultado bem curioso. Parece dupla exposição.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2015, 13:29:25
Felipe, é o vidro que separa o confortável aeroporto da gélida pista. Tinha uns restinhos de neve...
Obrigado.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2015, 16:08:13
votei "que cara feio", pq é a verdade.  :D

 mas curto esse tipo de foto. também achei que poderia ser dupla exposição.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2015, 16:10:47
Eu não deveria ter colocado a opção do cara feio... Caramba... -risos.

Obrigadão, Adriano
« Última modificação: 21 de Julho de 2015, 16:10:59 por Ivan de Almeida »


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.334
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2015, 18:24:52
Também votei "que cara feio"!  :hysterical:  :hysterical:  :hysterical:

Mas a foto tá interessante, com esses planos sobrepostos!

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2015, 20:17:30
Foto ruim...bem ruim mesmo.
Desculpe a sinceridade mas pelo pouco que pesquisei nas suas mensagens anteriores aqui no MF ( achei muita coisa boa postada!) esperava um material fotográfico de melhor qualidade.
Está guardando as boas?

Abração  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2015, 20:55:44
Alex;

Fotografar tem muitos aspectos. Há muitas ocasiões, há muitos propósitos.

Fotografo há muitas décadas, desde os 17 anos ou 16. Ou seja, falo de 45 anos de fotografia, pois acabei de fazer 62. Gosto de brincar com a fotografia, brincar no bom sentido, e essa brincadeira me educa, me mostra caminhos, etc. Por outro lado, não sou profissional nem tenho desejo de ser. Então, sou livre. Sou livre nas escolhas, nas buscas, nos resultados. O que busco nos resultados nada tem a ver com a fotografia boa-e-careta. Boa e careta é entediante. Fotografar, em grande parte, para mim é o Aqui e Agora, é o estar presente naquele momento.

Muitas vezes, as fotos que você acha não-boas são importantes para mim, pois representam uma busca, pois representam uma ideia. Não me preocupo com composição, pois é um assunto para mim tão antigo que já vem naturalmente. Já vem compostas, embora eu por vezes planeje.

Enfim, posto as fotos que gosto. Não para ser considerado isto ou aquilo, mas para viver meu transe estético. E, sinceramente, são fotos gostáveis sim, tenho público, em outro lugar, relacionado à fotografia, às artes plásticas, e as pessoas gostam.

Respeito a opinião de todos, mas isso não significa adotá-las como normas. Não me aborreço com pessoas que não gostam, mas, por outro lado, as pessoas que entendo formadas em artes plásticas, ou próximas disso, são para mim muito interessantes.

Já pensei em postar aqui, como sendo minhas, fotos de pessoas notáveis. Fotógrafos notáveis. E observar as reações. Mas não sou desonesto, mesmo este desejo tendo passando na mente como tentação, pois nunca enganaria um grupo. Abro mão de mostrar como a média de gosto em um lugar muitas vezes não representa a média de gosto mais engajada.

Certa fotos que mostro, são "caretas". Certas são aventuras. Certas são explorações de ideias. Todas são buscas pessoais que são feitas ao produzir imagens.

Obrigado pela sinceridade, acho muito legal as pessoas dizerem o que pensam.
Um abração
Ivan
« Última modificação: 21 de Julho de 2015, 21:22:33 por Ivan de Almeida »


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2015, 21:40:09
Obrigado pela sinceridade, acho muito legal as pessoas dizerem o que pensam.
Um abração
Ivan

Valeu Ivan  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2015, 14:02:24
Já que é assim, serei sincero. O que eu vi foi que nas suas últimas (várias) postagens dificilmente achei algo que fizesse jus aos seus "45 anos de fotografia". Fotos que são apenas "meros registros" como gostam de dizer por aqui no fórum. Aquelas 1 ou 2 dos reflexos na água, já ví fotos só de reflexo muito boas, mas as suas eram totalmente sem graça. Acho que estou meio que de saco cheio de pseudo-arte por ai, de privadas em exposições, de quadros "fantásticos" compostos de apenas um quadrado vermelho e mais nada. Claro, novamente entra a questão "o que é arte?". Não sei, ninguém sabe. Mas na minha concepção, só tirar uma foto de um reflexo sem nexo nem nada não é arte, não é uma boa foto. Talvez faça sentido acompanhado daquelas críticas fantasiosas e criativas comuns, como "ah, mas o azul representa o mar, que é vasto e profundo, cheio de significado e bla bla bla....  :doh: às vezes é melhor tirar uma foto mais "careta" como você diz, mas com uma história real por trás, uma beleza técnica, agradável aos olhos. Inovar é bom, mas nem sempre dá certo.

Ví numa séria um personagem brincar que "Arte é como a religião: pra quem acredita é fantástico, mas pra quem não acredita não passa de besteiras sem sentido". Talvez haja muita razão nisso.

As vezes fico meio puto com isso, com pessoas achando que sabem muito mas demonstrando pouco. Com certeza há um fundo de egocentrismo e cabeça dura também da minha parte, mas não sei, é uma concepção que sempre me aflige. Não tenho nem 20 anos de vida ainda, mas acho que pelo que já ví posso exercer minhas críticas com certa propriedade (ou não...?).

Bom, enfim, desculpe fazer esse "rant talk", esse desabafo em relação ao seu trabalho. Falo isso apenas com o que vi anteriormente, pois acredito que você, como toda pessoa que faz algo por muitos anos, deve ter suas fotografias excelentes guardadas em algum lugar. Foi mais um desabafo em relação a essa situação de pseudo-arte que tanto desgosto.

Espero que você me contradiga apresentando suas melhores fotos, e então ficarei feliz em admitir que estava errado.  :ok:


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 22 de Julho de 2015, 14:14:36
Vou ao dentista, na volta respondo. Obrigado, Thiago.


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Julho de 2015, 16:00:05
Risos  :hysterical: :hysterical: :hysterical:- Cara feio .... essa foi boa Ivan .

Eu gostei , nada contra .. registro é registro !

Cuidado Ivan ... tomara que não evolua para um daqueles "casos" de um tempo atrás !!!

Abrs.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 22 de Julho de 2015, 16:34:36
Thiago;

Peguei o metrô para ir a Copacabana (moro no Flamengo) e fui pensando nisso. De cara, não gostaria de forma nenhuma chateá-lo ou aborrecê-lo - pior ainda.

Só lhe peço que entenda que os gostos variam, as buscas variam. Aquilo que você não gosta, pode ser gostado por alguém.

Um abraço
Ivan

 




Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #13 Online: 22 de Julho de 2015, 16:36:24
Mauro, hoje em dia creio que qualquer opinião vale. Sim, não, talvez, valem.

Obrigadão. Um abraço.