Autor Tópico: Fotografia em Agência de Modelos  (Lida 4984 vezes)

leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #15 Online: 24 de Julho de 2015, 20:50:29
Nesse último caso, o fotógrafo indo na agência tirar algumas fotos do novo agenciado, quanto seria o ideal de cobrar?!
Vi uma agência, e pagam 50 reais para fazer algumas fotos a cada 1 modelo. O que acham?!

Eu n saberia dizer um valor assim por modelo, isso se tratando desse cenário que vc falou, onde a agência não cobra o book da modelo, mas se me chamassem para fotografar (nesse cenário) eu acho que fecharia um valor pela diária, e não por modelo, que pode (hj) variar entre 1.5 e 3 mil... pra definir um valor certo dependeria muito tb da frequencia que isso seria feito, entre outros fatores...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 24 de Julho de 2015, 22:38:28
Agencias de modelos/publicaçoes de moda nao dao dinheiro?

Bom cara, tem fotógrafo aqui na cidade vizinha usando hasselblad digital, com estúdio avaliado em mais de 200 mil reais, cheio de iMac dentro, com assistente próprio, editor próprio, maquiador próprio, cabeleireiro próprio fazendo basicamente só isso.

Pergunta se ele quer ir num casamento fotografar?

Campanha com essa galera é 20 mil reais (e trabalha só aqui pra região sul do país, nao to falando de Vogue nao), tenho um amigo que faz fashion film e outro fotografo de moda, esse ano foram para Caribe fazer campanha, ano passado Peru, os fotografos mais "pequenos" de moda aqui da região cobram seus 2/3 mil reais por campanha... eu mesmo ja fiz alguns lookbooks basicoes fundo branco por 800/1000 reais.

400, 450 reais pra fazer book de newface, nao tem dessa de "fazer pra ocupar o tempo livre"

Não sei o teu mercado ai, mas é só ver os polos texteis do país que é onde rola a grana, aqui a grana da moda rola FORTE, tem shopping de atacado avaliado em dezenas de milhoes sendo construido, tem muito dono de confecção andando de Porsche e Land Rover (alguns, com os dois), tem muito fotografo bem embarcado no mercado e expandindo cada vez mais, só é um mercado dificil, cheio de "amigos", "contatos" e coisas do tipo, mas na minha pouca experiencia, é muito mais fácil voce tirar muita grana de uma empresa para um evento empresarial importante, uma campanha de moda, uma campanha publicitaria do que de uma pessoa física que esta organizando um casamento...

Acho que vc esta misturando campanha publicitaria, que eh uma das areas que rola mais dinheiro. Agencia de modelos, que nao eh quem contrata fotografos para fazer campanhas publicitarias. E Moda conceitual como a da Vogue que vc citou. Sao tres coisas completamente diferentes e distantes uma das outras.

Nas grandes capitais da moda como Paris, NY, Londres, Milao, revistas como Vogue, Bazaar, Elle, etc, dificilmente fotografos chegam a ganhar 4 digitos. E se chegar eh lucro. Fotografo nenhum sobrevive disso, ou se sobrevive, sobrevive mal. Ja se foi a epoca que dava para ficar rico nessa area. Todo fotografo de moda conceitual tem que fazer algum trabalho comercial de tempos e tempos para pagar as contas.

No entanto, fotografando moda conceitual para essas publicacoes, eh uma vitrine para se conseguir mais trabalhos comerciais e ganhar dinheiro de verdade.

Ja agencias de modelos nao tem nenhuma relacao com fotografos que fazem fotos de moda conceitual ou comercial, na verdade nao tem nenhuma relacao com as campanhas. Mas somente com as modelos que fornecem para as campanhas e mais nada.

Os fotografos das agencias, fazem apenas fotos de testes e catalogos. E como sao fotos basicas qualquer fotografo com alguma nocao e um pouco de experiencia serve. E em geral, as fotos de testes sao mandadas para fotografos dispostos a fazer tais fotos em seu tempo livre, ou por algum amigo do dono da agencia.

Essa eh a realidade que eu conheco por onde eu percorri. Se as coisas mudaram radicalmente de poucos meses para ca eu nao estou informado. Nao faco ideia do que acontece na sua cidade.


O que eu sei eh que no Brasil tecnologia eh cara. Talvez por esse motivo nao eh qualquer um que tenha acesso a bons computadores, boas cameras, estudio completo, etc, e talvez por esse limitador de concorrencia os fotografos conseguem ganhar mais.

Ja por aqui, qualquer um assalariado tem acesso a uma "camera profissional", um computador da Apple, acessorios de iluminacoes e iluminacao de estudio, etc. Nao eh algo que so fotografos profissionais e bem sucedido na area tem acesso. E talvez por isso a concorrencia seja gigantescamente maior e consequentemente menos chances de ganhar dinheiro.

Eu nao conheco ninguem fora do Brasil, ou da America Latina, que ganhe dinheiro fotografando para modelos. Ate mesmo pq modelos que estao comecando e precisam de fotos costumam nao ter dinheiro nenhum, e ter fotografos de sobra dispostos a fazer as fotos que elas precisam de graca.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #17 Online: 25 de Julho de 2015, 00:27:49
Sou de Sorocaba-SP assim como o Dellano, ele disse tudo, Sorocabano quer preço acima de tudo (TUTO, TUTO!)
Sorocabano qualquer coisa tá bom, toma vinho de 80 reais em copo de requeijão...

Vi fotos de umas 5 modelos no site, mesmo que eu não tenha competência de fazer estas fotos, esperava mais pelo que eu li, com tanta tecnologia e lá lá lá

Existem várias realidades, a minha é que eu pegava esses vários 50 reais e faria o meu melhor, se só tivesse isso para eu fazer, é claro


A toda tecnologia que falei é das empresas que contratam esse tipo de estudio, nao da agencia, sao coisas diferentes, a agencia nao vai indicar esse estudio pra fazer esse tipo de job que tem que ser barato (barato aqui pra esse tipo de job, 450 reais)...

A questao é que algumas agencias exigem um minimo de competencia pra fazer as fotos, um minimo de direçao, de produçao de moda e tudo o mais.

Aqui o que rola sao jobs basicos pras agencias de fotografos que normalmente ja fazem campanhas das empresas, e quanto ao conceitual, realmente, conceitual nao vende roupa, vende idéia.
@jacobfotografiacriativa