Autor Tópico: Casa da luz vermelha.  (Lida 1323 vezes)

Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Julho de 2015, 18:55:08


D7100, 1/15, f/5.3, 62mm, ISO 3200.
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2015, 19:14:41
Muito boa. Só nao gostei do título que remete à ideia de bordel, acho que tira um pouco da poesia dessa imagem específica.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2015, 19:24:30
Tb gostei das cores e da imagem em si. So acho que o titulo poderia ser outro mas não afeta tanto e um enquadramento melhor
« Última modificação: 21 de Julho de 2015, 19:53:41 por Ricardo Ghion »
Ricardo Ghion


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2015, 19:26:25
Gostei da foto e do título. É meio irônico, causa surpresa ao abrir...   :ok:
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2015, 19:51:57
A ideia da foto é boa, mas o enquadramento podia ter sido um tiquinho melhor, mas nada que tire a beleza expressiva dela.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2015, 20:44:55
Muito boa. Só nao gostei do título que remete à ideia de bordel, acho que tira um pouco da poesia dessa imagem específica.

x 2.

O título, sinceramente, no contexto não me pareceu NADA legal.
Mas a foto, abstraindo o título, está fantástica.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2015, 20:59:12
Gostei muito. Muito bem composta e respeitosa à identidade da pessoa. Este tipo de fotografia me incomoda, porque não gosto nem concordo com fotos que mostram seres humanos em situações ruins. É claro, em jornais sim, pode ser, mas em fotografia amadora, não gosto. Mas sua foto traz o assunto com elegância e boa composição.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2015, 21:05:35
Sim, Ivan; por imperdoável esquecimento, que registro, uma das coisas que curti foi a preservação da dignidade da pessoa fotografada.
Meu único senão está no título, que aliás, poderia ser - e é só uma sugestão - qualquer das partes que compõem o nome atual: ou "A Casa", mais forte, remetendo ao conteúdo da foto; ou "A Luz Vermelha", alusão, óbvia, à cor predominante.


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2015, 21:42:50
Pessoal!

Muito obrigado a todos pelos comentários!  :ok:

Responderei em bloco:

1 - Sobre o título, a ideia era provocar mesmo. Gerar uma dissonância, frustrar expectativas. Mas um título é só um título e pode ser mudado sem nenhum prejuízo pra foto. Se um dia eu for expor essa foto em qualquer outro espaço, real ou virtual, terei o cuidado de pensar em outro título que não desvie a atenção.

2 - Sobre o enquadramento, realmente não é dos melhores. Tentei ser o mais rápido e discreto possível. Passei uma vez e tirei uma foto que não ficou boa. Depois, retornei caminhando com calma e fiz essa. Poderia ter sido melhor, sim.

3- Quanto a preservar a identidade, também procuro ser cuidadoso com isso. Mas tenho algumas fotos nas quais o rosto da pessoa aparece. Nas poucas fotos que tenho de pessoas em situação de rua, entretanto, minha intenção nunca é de expô-las, mas de demonstrar alguma empatia. Talvez seja inútil ou ingênuo, mas acho que não será nunca nocivo.

Abraços a todos!!! :ok:
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Peters

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2015, 18:11:41
Muito boa a foto. 


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Julho de 2015, 18:51:46
Muito boa a foto.

Obrigado, Peters!  :ok:

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos