Autor Tópico: Erro99 - Canon 40D... Fui premiado!  (Lida 4872 vezes)

ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 23 de Julho de 2015, 17:14:43
Caros amigos forenses, tudo bem?

Ontem minha 40D, com 8.000 cliques, apresentou do nada o famigerado Err99.

- Testei sem CF
- Testei sem lente
- Testei com e sem o grip original

O único teste que não fiz foi de usar outra bateria, mas o ciclo de carga dela está normal, é original.

O que me deixo com a pulga atrás da orelha é que o liveview não está funcionando, ela faz o foco normalmente, e ao pressionar o botão do obturador ela levanta o espelho, como no Mirror Lock UP, e depois de alguns segundos dispara.

Quem já passou por algo semelhante? Tem ideia do custo? Não acredito que seja o obturador, quem sabe a cortina, o mais provável pelo número de cliques.

Deu um dó muito grande, gosto muito da guerreira e ela foi um achado, comprei com 5.000 cliques, segundo dono...  :no:

Indicações de assistência técnica aqui no Vale do Paraíba, estou em SJCampos - SP, são bem vindas.

Abraço pra turma!  :worship:

Professor Armando Ferreira


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2015, 17:37:15
Armando já tentou tirar a lente e levantar o espelho com a Mão?

Uma vez a minha 40D travou o espelho, levei na ass e o cara so levantou com o dedo o espelho e nunca mais deu pau.

com 8K cliques dificil ser obturador ou cortina.
Ricardo Ghion


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2015, 18:42:17
Armando, eu tive uma 40D muito querida também, que deu problema no obturador com 27 mil cliques. O comportamento foi exatamente o que você descreveu. Ainda consegui dar uns últimos cliques no meio desses erros, mas foram 2 ou 3, depois nunca mais.

O conserto não foi lá muito barato não, mas foi faz uns 4 anos, não lembro quanto foi e nem imagino quanto seja nos dias de hoje...


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2015, 19:10:23
Armando já tentou tirar a lente e levantar o espelho com a Mão?

Uma vez a minha 40D travou o espelho, levei na ass e o cara so levantou com o dedo o espelho e nunca mais deu pau.

com 8K cliques dificil ser obturador ou cortina.


Vou testar meu caro, obrigado pela dica, tomara que dê certo!  :)  Chato é que eu tinha um aniversário de 1 ano de uma filha de amigo, eu iria fotografar, tomara que a dica funcione.

Armando, eu tive uma 40D muito querida também, que deu problema no obturador com 27 mil cliques. O comportamento foi exatamente o que você descreveu. Ainda consegui dar uns últimos cliques no meio desses erros, mas foram 2 ou 3, depois nunca mais.

O conserto não foi lá muito barato não, mas foi faz uns 4 anos, não lembro quanto foi e nem imagino quanto seja nos dias de hoje...

Grande Humberto, tudo bem? É difícil não se encantar com a 40D, acredito que todas são queridas, rsrs. Com o grip original ela teve o custo para mim de R$ 1.100,00, achei bem justo pelo estado dela, impecável.

Tomara que a dica do Ricardo funcione, se for trocar o obturador acredito que não compense arrumar, pelo menos não agora. Abraço!  :ok:

Não sei se ajuda: http://www.fotografo.blog.br/erro-99-da-canon-o-que-significa-e-como-corrigi-lo/

Obrigado meu caro, eu já havia lido, mas vou ler mais uma vez com mais atenção, grande abraço!

« Última modificação: 23 de Julho de 2015, 19:13:18 por ArmandoFerreira »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2015, 19:14:30
se for trocar o obturador acredito que não compense arrumar, pelo menos não agora. Abraço!  :ok:


É, pagou bem barato nela, tomara que não seja mesmo o obturador, senão acho que não vai compensar...  :(


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 23 de Julho de 2015, 20:37:07
Verdade Humberto, apesar que foi na época do dólar mais baixo, mas mesmo assim não me arrependi de trocar a T3i por ela.

Dúvida "noob", ao se levantar o espelho a cortina está fechada mesmo?  :ponder:

Fiz um vídeo mostrando o funcionamento do espelho e do erro:

https://drive.google.com/file/d/0B1Y8zdLZOgGpbzkwekFJeGRnenM/view?usp=sharing

Abraço e obrigado pela ajuda!


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Julho de 2015, 20:38:21
Verdade Humberto, apesar que foi na época do dólar mais baixo, mas mesmo assim não me arrependi de trocar a T3i por ela.

Dúvida "noob", ao se levantar o espelho a cortina está fechada mesmo?  :ponder:

Fiz um vídeo mostrando o funcionamento do espelho e do erro:

https://drive.google.com/file/d/0B1Y8zdLZOgGpbzkwekFJeGRnenM/view?usp=sharing

Abraço e obrigado pela ajuda!

Sim!! a cortina fica fechada!!
« Última modificação: 23 de Julho de 2015, 20:41:44 por DMZamora »
Ricardo Ghion


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Julho de 2015, 20:42:26
Cortina não é! Pode ser obturador mas acho improvável.

Pode ser placa principal, de qualquer maneira as noticias não são boas.

Vc esta longe de SP... mas bobear vale a pena levar na Namba apenas para saber o problema exato, e depois sabendo aonde esta o defeito tentar uma assistência mais em conta, comprando as peças via Ebay.
Ricardo Ghion


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 23 de Julho de 2015, 20:48:20
Valeu Ricardo, vou tentar emprestar outra bateria, mas não me parece erro dela.

Eu estou próximo de Sampa, vou tentar ir no sábado, um dia bom, 50 minutos estou chegando no centro de SP.

Viu como está nova a 40D? Grip idem, apesar que não limpo há algum tempo e está com algumas marcas de protetor solar, rsrs.


Com a lente o disparo fica em dois estágios, primeiro levanta o espelho e depois de uns 3 segundos faz o clique.

Valeu meus caros, eletrônico é assim mesmo, segue a vida e já avisei a esposa que vou comprar uma 5D Mark III para substituir a 40D, nada mais do que justo!  :hysterical:  Quem me dera!  :hysterical:


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Julho de 2015, 20:58:50
Valeu Ricardo, vou tentar emprestar outra bateria, mas não me parece erro dela.

Eu estou próximo de Sampa, vou tentar ir no sábado, um dia bom, 50 minutos estou chegando no centro de SP.

Viu como está nova a 40D? Grip idem, apesar que não limpo há algum tempo e está com algumas marcas de protetor solar, rsrs.


Com a lente o disparo fica em dois estágios, primeiro levanta o espelho e depois de uns 3 segundos faz o clique.

Valeu meus caros, eletrônico é assim mesmo, segue a vida e já avisei a esposa que vou comprar uma 5D Mark III para substituir a 40D, nada mais do que justo!  :hysterical:  Quem me dera!  :hysterical:

Quem Sabe é so a bateria não é?? pode ser tb! Depois posta o que aconteceu. Boa Sorte!
Ricardo Ghion


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #11 Online: 23 de Julho de 2015, 21:46:16
Armando, espero ser útil.

Se vem à SP para tentar arrumar a 40D, vale a pena ir no endereço que vou lhe indicar, acredito que pouca gente o conhece, mas acredite o cara é fera na manutenção de equipamentos fotográficos.

Milênio fototécnica
R. Marconi, 124 - 8º andar - sala 803
Fone: 3214-5930 - Gildo. (trabalha no sábado até meio-dia). Esta rua é pertinho (ao lado) da 7 de abril e conselheiro crispiniano.

Olha, só pra vc ter uma idéia, já tive cameras (até analógicas) que foram descartadas por outras assistências como sem conserto, e ele (Gildo) arrumou numa boa, e ficou perfeita, inclusive tive uma Canon 50e (camera analógica) que ele reconstruiu a trava da tampa do filme.

Há poucos dias levei à uma outra assistência Técnica uma camera Sx50 para fazer uma manutenção, e veja o orçamento:

Na Optson - R$ 240,00 (depois de muito choro, e prazo de entrega 15 dias)
Milênio: R$ 50,00 (sem choro, preço normal, talvez se tivesse pedido desconto, acredito que teria dado,mas não falei nada), prazo: Deixei a câmera numa quinta-feira e ficou pronta na segunda-feira.

Abs e boa sorte.

Anderson.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 23 de Julho de 2015, 22:00:34
E qual era o problema da sx50?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #13 Online: 23 de Julho de 2015, 22:42:00
E qual era o problema da sx50?
´
Éra algo bem simples (na minha visão), apenas limpeza do sensor, pelo que me explicaram neste tipo de câmera, é necessário desmontar quase toda a máquina pra chegar no sensor.

Aproveitando sua pergunta, em março deste ano, mandei trocar uma cable flex da lente 17-85 (canon), e tive os seguintes orçamentos.

Autorizada Canon - R$ 350,00
Portssar: R$ 300,00
Anatec - R$ 280,00
Milênio - R$ 250,00

Tava sem grana, e mandei numa lojinha que fez por R$ 200,00  :D (e ficou bem).

Abs



Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Julho de 2015, 23:22:32
Boa dica Anderson!!
Ricardo Ghion