Autor Tópico: Sugestão de máquinas  (Lida 1465 vezes)

lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Online: 01 de Novembro de 2006, 01:56:29
Olá galera do fórum.

Vamos ver quem pode me dar uma boa sugestão.

Um possuo uma Pentax K1000, uma boa máquina, para iniciantes (meu caso).

O problema é que gosto de fazer fotos à luz do dia, muitos retratos. Gosto de deixar o fundo desfocado, ressaltando as características do modelo. No entanto, com a K1000, isso é um pouco difícil acontecer, principalmente pela sua máxima velocidade ser "baixa" (1/1000), sempre tenho q fechar o diafragma uns 2 ou 3 pontos, o que acaba por dar um profundidade de campo "grande" para o resultado q eu quero.

Bom, gosto muito da Nikon FM2, principalmente pela sua "alta" velocidade e seu sistema de focalização (bipartido, que facilita).

No entanto, como a verba é pequena, seria interessante que eu usasse a minha lente da Pentax.

Vocês conhecem alguma pentax com essas características?

Apesar de tudo, aceito sugestão de outras marcas tb, mas o meu "foco" são as máquinas analógicas.

Muito obrigado, e desculpe o testamento, não sei se fui claro.

Abcs :thmbup:  


RKern

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2006, 07:24:39
Lipe, não precisa trocar de cam. Compre filtros de Densidade Neutra, eles vão reduzir a luz incidente, mas sem alterar as corres, aí vc pode abri o o diafragma a vontade......


Att., Ricardo.
 


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2006, 10:02:05
Valeu Ricardo, obrigado.

A imagem não fica alterada não?

Com relação as cores você já disse que não, mas a luminosidade, ela não fica escura?

A qualidade fica 100%?


RKern

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2006, 11:01:14
Fica escura, por isto vc vai abrir o diafragma para compensar e daí tera o desfoque desejado. Na pratica, vira um redutor de velocidade e vc pode trabalhar o diafragma.

As cores não são alteradas. Nem a qualidade da imagem. Muito usada para longas exposições, tipo efeito "véu de noiva" em cachoeiras.

Att., Ricardo.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2006, 11:02:43 por RKern »


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #4 Online: 01 de Novembro de 2006, 11:30:52
Ok, vou dar uma procurada.

Vlw, mais uma vez pela informação.

Se alguém tiver outra sugestão, por favor!!!


RKern

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
Resposta #5 Online: 01 de Novembro de 2006, 13:16:33


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2006, 13:20:36
Vlw, vou dar uma olhada.

Já procurei algo na net, achei o básico (não tem muito o que saber, não é verdade)

O problema acho que vai ser pra comprar, no mercado livre ngm tá vendendo uma de 58mm.

Vou ver nas lojas, vc tem a noção de $$ deve ser?

OBS: Dei uma olhada no site, achei legal os resultados. Na ND8, é o "véu de noiva" achei q esse efeito se desse pela simples redução de velocidade e não com auxílio de filtro. É possível sem ele?
« Última modificação: 01 de Novembro de 2006, 13:26:08 por lipe_machado »


RKern

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2006, 15:57:05
Vai depender da luminosidade presente , pos se vc baixar a velocidade, o efeito na água fica legal, mas o resto vai estourar tudo!!

Att., Ricardo.


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2006, 17:11:39
É verdade (apesar de eu nunca ter tentado), faz sentido...

Enfim, vlw pelas dicas! Brigadão mesmo, deu uma clareada.

Nessa minha busca sobre filtros li coisas interessantes e me interessei muito por começar o meu uso com filtros.

VLW :clap:  :clap:  :clap:  :clap:  :clap:  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 01 de Novembro de 2006, 17:54:33
Você pode usar filmes de ISO mais baixo, com ISO 100 e abertura f/2.8 e 1/1000 você poderia fotografar normalmente em 13EV que é praticamente a luz do 1/2 dia no sudeste do Brasil (que varia entre 13EV e 14EV), com ISO 50 você conseguiria ganhar 1 ponto de vantagem e ainda melhora a qualidade fo filme (filmes menos sensíveis costumam ter maior definição de imagem).

O ND é uma solução também, mas é importante notar que ele realmente apresenta uma certa degradação da imagem... Eu prefiro o uso de ND em condições onde eu preciso gerar baixa velocidade para dar impressão de movimento.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #10 Online: 03 de Novembro de 2006, 21:51:40
Citar
Você pode usar filmes de ISO mais baixo, com ISO 100 e abertura f/2.8 e 1/1000 você poderia fotografar normalmente em 13EV que é praticamente a luz do 1/2 dia no sudeste do Brasil (que varia entre 13EV e 14EV), com ISO 50 você conseguiria ganhar 1 ponto de vantagem e ainda melhora a qualidade fo filme (filmes menos sensíveis costumam ter maior definição de imagem).

O ND é uma solução também, mas é importante notar que ele realmente apresenta uma certa degradação da imagem... Eu prefiro o uso de ND em condições onde eu preciso gerar baixa velocidade para dar impressão de movimento.

Também acredito que haja uma degradação na imagem ainda que pequena... :denken:  
« Última modificação: 03 de Novembro de 2006, 21:52:55 por Eduikeda »
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda