Autor Tópico: Comparação de preços Brasil: Canon x Nikon  (Lida 6108 vezes)

fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #15 Online: 28 de Julho de 2015, 21:05:16
Está se falando em lojas OFICIAIS, André, legalizado, com impostos e nota.

O mais importante disso é que cai o mito de que a culpa dos preços absurdos dos equipamentos fotográficos no Brasil é dos impostos. Eles até contribuem, mas estão longe de serem os únicos ou principais culpados: Samsung, Sony (naquela leva das NEX3), Fuji e agora Canon mostram isso.

Nesse tempo que estive fora isso era muito claro: eletrônicos (celulares, tablets, computadores) de baixa e média gama têm preços relativamente próximos na América do Norte e no Pindorama; quando se passa para os top, a discrepância dispara. Que eu saiba, os impostos são os mesmos... mas aqui se cobra muito caro pelo status de usar o último "galático" ou iQualquerCoisa 6.

Abs!


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #16 Online: 29 de Julho de 2015, 00:36:22
Que prejuízo eu não sei. Pelo volume, acho que nunca tiveram tanto lucro.

Com o dólar a 3,30-3,20 é prejuízo. Esses valores podem ser praticados lá pelo 2,30-2,40....

O imposto no Brasil chega a 80% em cima do valor... eles estão perdendo MUITA grana, pode ter certeza. E acredito que a Nikon também esteja segurando e tomando prejuizo.

É só ver uma empresa que não toma prejuízo porque tem um poder muito grande nos seus produtos (Apple), desde dezembro do ano passado até a metade desse ano, eles subiram 60% na média o valor dos Macs....


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #17 Online: 29 de Julho de 2015, 00:38:53
Está se falando em lojas OFICIAIS, André, legalizado, com impostos e nota.

O mais importante disso é que cai o mito de que a culpa dos preços absurdos dos equipamentos fotográficos no Brasil é dos impostos. Eles até contribuem, mas estão longe de serem os únicos ou principais culpados: Samsung, Sony (naquela leva das NEX3), Fuji e agora Canon mostram isso.

Nesse tempo que estive fora isso era muito claro: eletrônicos (celulares, tablets, computadores) de baixa e média gama têm preços relativamente próximos na América do Norte e no Pindorama; quando se passa para os top, a discrepância dispara. Que eu saiba, os impostos são os mesmos... mas aqui se cobra muito caro pelo status de usar o último "galático" ou iQualquerCoisa 6.

Abs!

Lembrando que a Canon e Sony tem algum tipo de fabrica no brasil, pode ter algum beneficio pra pagar menos imposto... duvido que montem as lentes e cameras top aqui.

Que eu saiba a nikon não tem nada aqui, tudo importado.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 29 de Julho de 2015, 01:32:59
Corrijam-me se eu estiver errado, mas a Nikon sempre foi mais cara que a Canon aqui no  Brasil. Inclusive nos equipamentos usados.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 29 de Julho de 2015, 02:10:20
Corrijam-me se eu estiver errado, mas a Nikon sempre foi mais cara que a Canon aqui no  Brasil. Inclusive nos equipamentos usados.
Eu tbm tenho vejo a mesma coisa, ao longo de anos, minha percepção é que a maioria dos produtos Nikon é mais caro.
Conhecimento importa mais que equipamento.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #20 Online: 29 de Julho de 2015, 06:29:58
Com o dólar a 3,30-3,20 é prejuízo. Esses valores podem ser praticados lá pelo 2,30-2,40....

Ferrari, os executivos dessas empresas, com os números nas mãos, devem saber o que estão fazendo bem melhor que nós, que estamos chutando.

Duvido que trabalhem no preju. NUNCA trabalharam assim, nunca venderam barato aqui, nem com dólar 1x1 - por isso nunca venderam o grosso por caminhos oficiais - não ia ser agora, com o dólar disparado, que iriam começar.

Lembrem-se que só UMA PARTE do custo dos produtos é em dólar a produção, outros, de manutenção de loja, pessoal, marketing no Brasil, etc., vão em moeda local.

Hoje, até o Nakamura vende mais barato que a BH - cotem qualquer produto, façam a simples conversão do dólar com o preço da BH, MESMO SEM o imposto de NY, e vejam.

Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa filosofia...

Enfim, parabéns para quem entendeu que se pode ganhar o mercado aqui com margens de lucro decentes, equivalentes às que se tem fora do país. É só ver esse movimento nas salas Canon de compras na loja oficial, o que antes era uma utopia; ou o que a Samsung vem ganhando de mercado; ou o que a NEX saiu com aquele preço na Americanas. Quem não entender assim vai continuar vendendo, só que nas banquinhas da Paulista, no PY, com o Naka, como sempre...


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 29 de Julho de 2015, 08:48:51
Ferrari, os executivos dessas empresas, com os números nas mãos, devem saber o que estão fazendo bem melhor que nós, que estamos chutando.

Duvido que trabalhem no preju. NUNCA trabalharam assim, nunca venderam barato aqui, nem com dólar 1x1 - por isso nunca venderam o grosso por caminhos oficiais - não ia ser agora, com o dólar disparado, que iriam começar.

Lembrem-se que só UMA PARTE do custo dos produtos é em dólar a produção, outros, de manutenção de loja, pessoal, marketing no Brasil, etc., vão em moeda local.

Hoje, até o Nakamura vende mais barato que a BH - cotem qualquer produto, façam a simples conversão do dólar com o preço da BH, MESMO SEM o imposto de NY, e vejam.

Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa filosofia...

Enfim, parabéns para quem entendeu que se pode ganhar o mercado aqui com margens de lucro decentes, equivalentes às que se tem fora do país. É só ver esse movimento nas salas Canon de compras na loja oficial, o que antes era uma utopia; ou o que a Samsung vem ganhando de mercado; ou o que a NEX saiu com aquele preço na Americanas. Quem não entender assim vai continuar vendendo, só que nas banquinhas da Paulista, no PY, com o Naka, como sempre...

Concordo, assim como acontece na indústria automobilística as empresas nacionais colocam a culpa nos impostos, praticando uma margem de lucro bem acima do mercado americano.
Por essas e outras que nunca compro carros e equipamentos novos, prefiro o custo-benefício dos semi-novos.
No caso a Canon está de parabéns, eu preferiria pagar R$1.500 numa 85 1.8 na loja oficial do que R$1.200 em uma usada. Agora pagar R$2.800 numa 85 1.8G da Nikon não dá.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 29 de Julho de 2015, 09:20:56
Ferrari, os executivos dessas empresas, com os números nas mãos, devem saber o que estão fazendo bem melhor que nós, que estamos chutando.

Duvido que trabalhem no preju. NUNCA trabalharam assim, nunca venderam barato aqui, nem com dólar 1x1 - por isso nunca venderam o grosso por caminhos oficiais - não ia ser agora, com o dólar disparado, que iriam começar.

Lembrem-se que só UMA PARTE do custo dos produtos é em dólar a produção, outros, de manutenção de loja, pessoal, marketing no Brasil, etc., vão em moeda local.

Hoje, até o Nakamura vende mais barato que a BH - cotem qualquer produto, façam a simples conversão do dólar com o preço da BH, MESMO SEM o imposto de NY, e vejam.

Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa filosofia...

Enfim, parabéns para quem entendeu que se pode ganhar o mercado aqui com margens de lucro decentes, equivalentes às que se tem fora do país. É só ver esse movimento nas salas Canon de compras na loja oficial, o que antes era uma utopia; ou o que a Samsung vem ganhando de mercado; ou o que a NEX saiu com aquele preço na Americanas. Quem não entender assim vai continuar vendendo, só que nas banquinhas da Paulista, no PY, com o Naka, como sempre...

A canon já está na terceira prorrogação dessa promoção de lentes, que eu me lembre, e ainda colocou a 50mm lançamento com preço ótimo.
Com certeza eles viram que preço mai baixo vende muito mais, e nem precisou, em alguns casos, igualar o preço aos muambeiros.
Bastou um preço bom, lente com nota e 12x no cartão.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #23 Online: 29 de Julho de 2015, 09:33:05
1) Canon tomando prejuízo? Jamais!
Essas empresas trabalham com alta margem de lucro para produtos recentes e/ou com alta tecnologia embutida, e são mais flexíveis para as antigas.
É só procurar pela EF 16-35 f/4 e a EF 11-24 f/4 e vão notar que não estão na promoção. Já as objetivas baratas ou com projeto antigo, estão.

2) Nem tudo da Canon é fabricada no Brasil. Equipamentos mid e top são feitos no Japão. E sim, a Nikon tbm fabrica algumas coisas no Brasil, Indonésia, Tailândia, China...

3) E sim, a Nikon costuma ser um pouco mais cara do que a Canon na maioria dos equipamentos (não em todos). Já fui usuário de Nikon e parti para  a Canon por causa disso.






vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #24 Online: 29 de Julho de 2015, 10:17:36
Desculpe, pessoal, o efilho está certo ao chamar atenção em relação ao preço da 70-200 f4 da Canon. O preço que coloquei é do modelo sem IS. Contudo, ainda que comparemos com o modelo com IS o valor da nikon é cerca de 20% maior. (todos somos passíveis de erro)
Quanto ao IS ser pior que o VR, não vou entrar nesse mérito. Análises são análises e muitas vezes são feitas mediante "ajuda de custo" dos fabricantes. Nunca usei Canon, logo pessoalmente não tenho como comparar.
Sobre o post como um todo, apenas estava querendo compartilhar com os colegas a constatação de que aos fabricantes é possível praticar valores menores. É muito fácil ocultar margens maiores de lucro por trás do mantra "A carga tributária é responsável pelos preços absurdos".
Em relação às montadoras de veículos, as sucursais brasileiras são as responsáveis pelas maiores remessas de lucro às suas matrizes no exterior. E se utilizam de diversas estratégias para não baixar os preços. A crise está aí e o mercado não está vendendo como antes. O que os caras fazem? Reduzem preços? Não. Dão férias coletivas para diminuir a oferta do bem e manter o preço...
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 29 de Julho de 2015, 10:48:52
Vmarins, compartilho o seu pensamento, o discurso da carga tributária e do custo Brasil, ajuda e muito a justificar a parte de gordura que estas empresas podem cortar nos preços (Evidente que a carga tributária e custo Brasil são importantes, mas não é só isso).

A pouco tempo abri um tópico com proposta semelhante, comparando os preços na B&H e no site oficial da Canon Brasil da T5i e da 6D, imaginando que o preço das duas sofre com o "custo Brasil" e impostos, veio a surpresa: o preço da Canon na loja oficial Brasil é absurdamente mais elevado que lá fora para a Canon 6D, quando comparado com a diferença de preço da T5i...

Vieram várias explicações, mas no final para mim ficou o seguinte: A empresa mantém elevada margem de lucro até o momento em que se sente ameaçada ou o mercado modifica....

Com a chegada das mirrorless, no Brasil por exemplo a Samsung vendendo em lojas de varejo, começamos a ver as Rebel da Canon e a linha de entrada da Nikon em sites de varejo, com preços tão competitivos que até desanima comprar no mercado paralelo... quando comprei minha T5i - foi em uma grande loja de varejo online, com nota e garantia de 1 ano...

A promoção das lentes Canon, mostra um novo caminho a ser seguido, as coisas mudam, as empresas devem se adequar... vejamos por exemplo a EF 85mm 1.8 - uma lente considerada excepcional pelo seu custo e qualidade que entrega - o projeto desta lente já se pagou há muitos e muitos anos, o que entrar acima do preço de produção e logística de distribuição é lucro....
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #26 Online: 29 de Julho de 2015, 10:54:43
Vmarins, compartilho o seu pensamento, o discurso da carga tributária e do custo Brasil, ajuda e muito a justificar a parte de gordura que estas empresas podem cortar nos preços (Evidente que a carga tributária e custo Brasil são importantes, mas não é só isso).

(...)

Com a chegada das mirrorless, no Brasil por exemplo a Samsung vendendo em lojas de varejo, começamos a ver as Rebel da Canon e a linha de entrada da Nikon em sites de varejo, com preços tão competitivos que até desanima comprar no mercado paralelo... quando comprei minha T5i - foi em uma grande loja de varejo online, com nota e garantia de 1 ano...


Pois é. Sou fotógrafo esportivo e trabalho muito com ginástica. Desta maneira, preciso efetuar limpezas constantes do equipamento, em razão do magnésio que os atletas usam e ficam por toda parte. A Canon tem o CPS (Canon Professional Service) que faz um atendimento diferenciado ao profissional. Para participar, você paga uma anuidade para cada tipo de plano. A Nikon tem programa semelhante, o NPS. Na feira Fotografar, procurei informações de como ingressar no NPS. Contudo, a Nikon é quem seleciona os fotógrafos que irão integrar o programa e um dos requisitos, como me foi informado, é que o fotógrafo comprove aquisição dos equipamentos através da Nikon do Brasil... Com esses preços???
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 29 de Julho de 2015, 10:56:01
Está se falando em lojas OFICIAIS, André, legalizado, com impostos e nota.

O mais importante disso é que cai o mito de que a culpa dos preços absurdos dos equipamentos fotográficos no Brasil é dos impostos. Eles até contribuem, mas estão longe de serem os únicos ou principais culpados: Samsung, Sony (naquela leva das NEX3), Fuji e agora Canon mostram isso.

Nesse tempo que estive fora isso era muito claro: eletrônicos (celulares, tablets, computadores) de baixa e média gama têm preços relativamente próximos na América do Norte e no Pindorama; quando se passa para os top, a discrepância dispara. Que eu saiba, os impostos são os mesmos... mas aqui se cobra muito caro pelo status de usar o último "galático" ou iQualquerCoisa 6.

Abs!

Exatamente Fernando, a discrepância de preço aqui no Brasil está quando passamos para os produtos Tops das marcas, também não vejo como explicar esta diferença pelos impostos ou custo Brasil, cobram enquanto estiverem vendendo e não se sentirem ameaçados naquele setor!!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 29 de Julho de 2015, 11:41:10
... preciso efetuar limpezas constantes do equipamento, em razão do magnésio que os atletas usam e ficam por toda parte.

Interessante isso, pensei que fosse uma espécie de talco...  :)


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #29 Online: 29 de Julho de 2015, 11:57:29
Em relação às montadoras de veículos, as sucursais brasileiras são as responsáveis pelas maiores remessas de lucro às suas matrizes no exterior. E se utilizam de diversas estratégias para não baixar os preços. A crise está aí e o mercado não está vendendo como antes. O que os caras fazem? Reduzem preços? Não. Dão férias coletivas para diminuir a oferta do bem e manter o preço...

Esse "lucro" das montadoras incluem muitas coisas que a imprensa e correntes do Face omitem.
O lucro das montadoras são elevados no Brasil? Sim, sem dúvidas.
Descontando os impostos, desse montante são descontados:

- a remessa para o país-sede das multinacionais;
Fonte: http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2014/01/28/montadoras-voltam-a-ser-campeas-em-envio-de-lucros-ao-exterior.htm

- gastos com publicidade (gravar um comercial dentro do país é mais caro do que no exterior, mesmo com os custos de transporte de equipamentos e profissionais);
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/05/1454036-para-diminuir-custos-comerciais-brasileiros-fogem-para-o-exterior.shtml

- manter um empregado no país custa caro. Demitir custa mais ainda. Os sindicatos não permitem demissões em massa.
Atualmente as montadoras adotam medidas que custam $$:
programas de demissão voluntária, redução da jornada de trabalho sem diminuir o salário, "lay-off", etc. É a "gordura" sendo queimada.

Por fim, venda de carros no Brasil é instável (depende da economia): alguns anos as vendas bombam e em outras param. Como os custos fixos independem disso, eles trabalham com margem alta por segurança.