Essa discrepancia de preços se deve a fatores como tamanho da operação e dinâmica de mercado.
Se a empresa consegue se manter e lucrar cobrando X pelo produto, e tem gente comprando, não tem porque abaixar.
E a empresa não tem que abaixar preço por nossa vontade, ou opinião. Talvez abaixem dependendo do nosso comportamento.
Empresa não tem que ser boazinha. E no caso do Brasil, quase todas optam deliberadamente por não seguir as leis, em sua totalidade (totalidade das leis). Assunto pra outro lugar. Enfim...
Quanto aos impostos, só pra lembrar... aqui em SP o ICMS pra essas coisas é 18% e o IPI, de acordo com
esta tabela, é de 15% para as objetivas. O imposto de importação é
35%.
Se eu sou fabricante, eu não importo essas coisas a preço de varejo. A lente que custa US$ 1000 no varejo americano, deve ter um custo de produção de US$ 200-300 ou menos. (não precisa fazer muito esforço pra saber que no preço final tem o lucro da loja e os custos dela... eles devem comprar a lente por US$ 750 no máximo e vender a 1000). O fabricante tem os seus custos também (mkt, garantia, suporte, riscos, frete, jurídico, etc).
Então vamos lá, eu sou representante da fábrica. Compro lá na Ásia a lente a US$ 300. Jogo o II, ela vai pra 405. acrescenta o IPI e vai pra 466, e com o ICMS vira 550. Coloco pelo menos 50% em cima de custos operacionais (aluguel, mkt, contador, salarios, garantia, riscos, juridico, etc) e vira US$ 800. Pronto, custa menos que uma lente no varejo americano. Poxa, mas eu sou ganancioso pra caramba, faço o seguinte, ao invés de colocar 50% em cima do meu custo, eu coloco 80% (e adianto a troca da minha Range Rover pois o modelo mais novo tem o couro diferente) e arredondo pra 1000, e o pessoal vai vir correndo comprar pois tá o mesmo preço que o cara paga na B&H. Xow!
(OBVIAMENTE eu posso ter cometido erros de cálculo e caso alguém possa indicá-los para melhorar o debate, eu agradeço)
Quanto às montadoras, eu até ia falar, mas o Rick elucidou muito bem.