Autor Tópico: Fotografia de reunião  (Lida 3956 vezes)

gustavo_crg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 31 de Março de 2005, 06:44:07
Pessoal, estou fazendo fotografia na minha faculdade e fui convidado por uma empresa para registrar imagens em video e fotografia de uma reunião, mas ainda não tenho experiencia nesse tipo de fotografia e eles me fornecerão uma camera digital simples para registrar a reunião, quais as dicas que voces poderão me dar para eu não fazer feio? valeu! :)  


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #1 Online: 31 de Março de 2005, 11:10:56
Acho que vale um papo com o pessoal que solicitou o trabalho, quais são as necessidades que eles tem e também, de saber os detalhes da reunião (se haverá um palestrante, se o dono da empresa vai estar).

Eu me concentraria em bons portaits.

Boas fotos da diretoria (durante a reunião).
Fotos dos palestrantes.

Fotos das pessoas que voce for indicado que são importantes.

2 ou 3 panoramicas, dando a visão com todas as pessoas.

Uma idéia (particularmente pq eu gosto), usaria pouca profundidade de campo para os retratos.

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 31 de Março de 2005, 11:46:35
O mais importante de tudo é passar despercebido.
Nesse tipo de fotografia passar despercebido ajuda muito.
Por isso que eu gosto de fazer fotos desse tipo em um dia que efetivamente não seja a reunião, ai dá para organizar, brincar, descontrair e etc. Fazemos a foto em um dia de fazer fotos.... :)
Agora se vc vai fotografar durante uma reunião de verdade tente ser invisível. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


jando

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
    • http://www.jando.hpg.com.br
Resposta #3 Online: 31 de Março de 2005, 12:17:48
Boa dica leo!!
Já levei uma chamada de atenção da minha diretoria na primeira vez que foi fazer fotos desse tipo, na verdade era numa palestra, mas eu chamava mais a atenção do que o palestrante  (heheh)

Outra coisa importante que eu aprendi... nada de poses para tirar fotos, tipo ficar querendo pegar angulos impossiveis como se tivesse fotografando a natureza...

E não não fique meia hora tirando fotos, seja objetivo... entre tire as fotos que precisa, confira se elas ficaram boas e caia fora, lembre-se que você foi chamado para fazer as fotos e não para participar da reunião!!!

 


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #4 Online: 31 de Março de 2005, 14:52:37
Boa Dica Jando!

Acho que essa questão do desapercebido é bem importante mesmo.

E como voce mesmo disse, acho que incomoda (principalmente se for reunião de diretoria) se um estranho fica lá "antenando a reunião). Acho que eu também não me sentiria bem.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #5 Online: 31 de Março de 2005, 23:23:46
As vezes faço esse tipo de foto na escola, tanto em eventos, como em apresentações de alunos ou reuniões e tal.

Costumo escolher um ou dois ângulos apenas, destes pontos faço as fotos e saio de mansinho... outra dica seria estar n0 lugar quando a reunião começar e fazer as fotos quando ela começa a engrenar, pq ai tá todo mundo prestando atenção na reunião e esquece o fotógrafo.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #6 Online: 31 de Março de 2005, 23:45:51
Um detalhe importante pra passar despercebido: evite usar o flash (desde que isso não comprometa as fotos). Porque o disparo de flash numa sala fechada não tem como não ser percebido...

Abraços,
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #7 Online: 01 de Abril de 2005, 01:26:28
Citar
Um detalhe importante pra passar despercebido: evite usar o flash (desde que isso não comprometa as fotos). Porque o disparo de flash numa sala fechada não tem como não ser percebido...

Abraços,

Portanto... use ISO alto e grandes aberturas...


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #8 Online: 01 de Abril de 2005, 12:18:31
A realidade é que muitos locais não tem iluminação adequada.. Acho que fotos de reunião precisam de pouca granulação.

Tem o lado também da luz ambiente muitas vezes não proporcionar a iluminação certa para uma boa foto.

Melhor usar o flash que perder a foto.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #9 Online: 01 de Abril de 2005, 12:19:32
Melhor uma lente boa e luminosa do que ofuscar os reunidos.

Hohohooh


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 01 de Abril de 2005, 12:51:04
Baixas velocidades (em torno de 1/10), cotovelos apoiados para permitir usar o zoom sem borrar a foto, iso 200 no máximo, máxima abertura.

Escolher duas posições das quais se possa pegar todos, principalmente os mais importantes. Não ficar trocando de posição, fazer isso somente uma vez se for necessário.

Prestar atenção à pessoa pelo visor da câmera e aproveitar seus momentos de atenção ou quando sua fala for pausada o suficiente para permitir baixa velocidade. Não ficar movendo a câmera de lá para cá, mas concentrar-se em alguém, fazer umas três ou cinco fotos, mudar de psessoa, fazer umas três ou cinco fotos, etc. Fotografar o chefe o dobro de vezes.

Antes da reunião ir ao local onde ocorrerá e fotografar para testar a luz e o White Balance. Testar os enquadramentos de prefer~encia com alguém sentando nos lugares onde estarão as pessoas. Fazer um levantamento das dificuldades e das soluções.

É o que eu faria.

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 01 de Abril de 2005, 14:07:46
É difícil não usar flash viu? Você vai acabar tendo muitos borrões, pois fotos lentas não dependem só do apoio do fotógrafo (no caso com um tripé e não com o cotovelo :) apoiar com o cotovelo pega mal :)), existem muitos outros movimentos dos objetivos, baixa velocidade é muito válido apra objetivos controlados ou estáticos, no caso de uma reuinião vc pedir para as pessoas não se moverem é pior do que um flash, ISO alto tbm não é recomendado por causa do ruído que pode comprometer a qualidade esperada da foto, um flash rebatido é uma boa idéia para esse tipo de fotos e atenção ao barulho e à sua movimentação, estes dois fatores chamam bem mais atenção do que um flash.
« Última modificação: 01 de Abril de 2005, 14:08:23 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #12 Online: 01 de Abril de 2005, 14:39:38
Legal... ontem eu fui tirar umas fotos "de reunião" - na verdade uma palestra...
Se eu tivesse lido o tópico antes eu me daria melhor... Mas não fui tão mal assim...

Mas concordo com o pessoal que é difícil não ser percebido!!!
(Alguém me arrume uma capa de invisibilidade... hehehe :D )

Mas é sério... é muito complicado não ser notado... no caso eu tento ser bem rápido para não atrapalhar o andamento da palestra, da reunião, etc...

(acho que se a reunião for com poucas pessoas, ou em uma empresa, dá para vc pedir para "fingirem" que a reunião começou, etc... mas se não der certo, repito, seja objetivo, rápido e direto....)

No mais, achei interessante as dicas do Ivan... e sobre o flash, eu indicaria para que a pessoa tire umas fotos sem flash também (apesar de que as vezes não dê), e as outras com o uso do flash. Tive várias fotos boas sem o flash, mas metade delas não deram para serem aproveitadas.

Bem, é isso aí.

Abraços a todos,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br