Autor Tópico: Mais do mesmo...  (Lida 4770 vezes)

marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 24 de Agosto de 2015, 14:03:10
O Sony de 20mp, tudo indica que é o usado na GX8 - a Panasonic nunca é clara sobre os sensores que usa, vamos ter de esperar uma Chipworks da vida verificar o fabricante...mas os specs são muito semelhantes. E esse deve ser o próximo sensor para toda a próxima geração das m4/3 (desenvolver sensor é caro pacas, câmera anda dando pouco dinheiro, aí o pessoal usa os da Sony - que ganha fortunas vendendo sensor pra smartphone).

A não ser que a Panasonic atenda o clamor popular e coloque um sensor Super35 na GH5, o que eu duvido piamente. :)

Quanto à estabilização, vamos ver, mas ainda aposto que vai ser a mesma da E-M10 - que acho bem adequada pra faixa de preço.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #31 Online: 24 de Agosto de 2015, 20:26:53
A Olympus ou a Pana tinha que fazer igual à Sony, lançar uma máquina com sensor novo e com 12 MP sem filtro. Essa menor densidade de pixels ia ser show de bola para fotografia comum. Com raras exceções, 12 MP são mais do que suficientes.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #32 Online: 24 de Agosto de 2015, 21:01:07
A Olympus ou a Pana tinha que fazer igual à Sony, lançar uma máquina com sensor novo e com 12 MP sem filtro. Essa menor densidade de pixels ia ser show de bola para fotografia comum. Com raras exceções, 12 MP são mais do que suficientes.

10 já são pra lá de suficientes. Eu já imprimi foto 20x30 de câmera de 5 megapixels, e ficou excelente. Então não há qualquer razão em se ter mais de 10 megapixels para uso amador.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #33 Online: 24 de Agosto de 2015, 21:09:07
Altos MP me salvaram em algumas situações aonde não tinha lente com maior DF e usei o crop para dar um zoom digital ou dar uma salvada na composição mas é algo que antes eu fazia em uns 30 a 40% da minha foto hoje em pouco mais de 10% acabo copando e mesmo assim muito pouco.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 24 de Agosto de 2015, 21:59:45
Então não há qualquer razão em se ter mais de 10 megapixels para uso amador....

A razão é manter as vendas, Helena, câmera para uso de amador entusiasta é quem segura essas empresas no tamanho que estão, e vá convencer consumidor que 10 é melhor do que 16 ou 24 MP...  ;)

Pode ver que esses sensores ficam restritos a poucos modelos...  :(


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #35 Online: 24 de Agosto de 2015, 22:28:39
A razão é manter as vendas, Helena, câmera para uso de amador entusiasta é quem segura essas empresas no tamanho que estão, e vá convencer consumidor que 10 é melhor do que 16 ou 24 MP...  ;)

Pode ver que esses sensores ficam restritos a poucos modelos...  :(

Sim sim, essa é a falsa razão.
Razão de verdade, não tem.  ;)


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #36 Online: 24 de Agosto de 2015, 23:25:39
Eu preferia que ficasse nos 16MP, mas 20 deve ser a nova 'norma'. Pra quem curte gravar video, 12MP seria ainda melhor (menos downsampling) mas não deve acontecer.

Só não entendo muito a reclamação com relação aos sensores, de que precisam evoluir, etc... Todos queremos sensores melhores, claro, eu também, mas os atuais estão alinhados com o que tem de mais moderno no mercado. Por exemplo, já entregam mais latitude que uma Canon FF com sensor 4 vezes maior e pontuam melhor que qualquer Canon APS-C, também maiores que os 4/3". Então se o sensor vai ganhar 1 ou 2 stops, ou 1/3 ou 2/3 na sua próxima geração, até ajuda mas não importa tanto. Uma boa lente faz muito mais diferença.
  vimeo     flickr     insta


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 25 de Agosto de 2015, 09:40:30
Meu chute da câmera que vai destruir com o mercado: a A7S II. A atual, com 12 mp, já é um monstro do low light, ótimas fotos, e vídeo excelente em 1080p e 4k.

Como 4k é aproximadamente 8Mp, eu diria que a Sony deve lançar com um sensor BSI de 16mp. O sensor BSI da A7R II já faz full readout em modo Super 35 - que deve dar uns 32mp de resolução. Fazer full readout com a mesma tenologia para 16mp seria fácil.

Junte com o ganho de captação de luz de um sensor BSI, e você provavelmente vai ter um sensor de 16mp com a mesma sensibilidade do atual de 12 mp (talvez mais, até). Aí você vai ter uma câmera de 16mp (mesma resolução de uma Nikon D4), full frame, com performance absurda de ISO, e gravando 4k interno em modo full frame. Como o processamento vai ser mais leve que o da A7R II (muito menos pixels pra processar, e se fizerem um sensor com 16mp seria basicamente juntar a cada duas linhas), não vai ter os problemas de aquecimento. Junta o estabilizador 5-axis - game over. :)
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #38 Online: 25 de Agosto de 2015, 13:13:26
Meu chute da câmera que vai destruir com o mercado: a A7S II. A atual, com 12 mp, já é um monstro do low light, ótimas fotos, e vídeo excelente em 1080p e 4k.

Como 4k é aproximadamente 8Mp, eu diria que a Sony deve lançar com um sensor BSI de 16mp. O sensor BSI da A7R II já faz full readout em modo Super 35 - que deve dar uns 32mp de resolução. Fazer full readout com a mesma tenologia para 16mp seria fácil.

Junte com o ganho de captação de luz de um sensor BSI, e você provavelmente vai ter um sensor de 16mp com a mesma sensibilidade do atual de 12 mp (talvez mais, até). Aí você vai ter uma câmera de 16mp (mesma resolução de uma Nikon D4), full frame, com performance absurda de ISO, e gravando 4k interno em modo full frame. Como o processamento vai ser mais leve que o da A7R II (muito menos pixels pra processar, e se fizerem um sensor com 16mp seria basicamente juntar a cada duas linhas), não vai ter os problemas de aquecimento. Junta o estabilizador 5-axis - game over. :)

A7IIS vai ser muito boa, mas é mais cara e FF (lentes maiores). Uma m43 com um super ISO seria fenomenal...



marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 26 de Agosto de 2015, 12:00:09
Sim, era tudo que eu queria, High ISO é minha única limitação com m4/3.

Mas a Sony tornou refém dela a maioria dos fabricantes com seu domínio na área de sensores. O sensor BSI stacked da RX100 IV / RX10 II tem um prazo de exclusividade de seis meses antes de outros fabricantes poderem usar. O sensor BSI da A7RII, sabe-se lá quando vai estar disponível. Não sei se a Panasonic ou a CMOSIS já têm capacidade de fazer um sensor BSI - que tem como principal ganho justamente a maior captação de luz.

Então, para um ganho significativo de ISO, o caminho são sensores BSI - que no momento, fora a Sony, só a Samsung domina. Como a Samsung ainda não tem capacidade grande de produção (e não sei se vai entrar no mercado para outros fabricantes), a Sony controla o avanço da concorrência.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 26 de Agosto de 2015, 13:54:56
Ou seja, só troquemos nossas câmeras se realmente precisarmos, pois ao final das contas, no Lightroom, essas centenas de dólares a mais dificilmente serão percebidas com os sensores que aí estão...  :)
« Última modificação: 26 de Agosto de 2015, 13:55:14 por efilho »


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 27 de Agosto de 2015, 22:41:23
Aliás, falando de impressão, provavelmente já viram aqueles cartazes de propaganda da Apple, do iPhone 6, cartazes imensos com fotos tiradas com iPhone...

A câmera do iPhone é 8mp. :)
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci