Autor Tópico: Pouca iluminação - Festa Junina - 24-105mm 4.0L ou 50mm 1.8 - Ajuda  (Lida 3168 vezes)

Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Olá pessoal,

Vou fazer algumas fotos em um evento (Festa Junina) onde "não haverá muita luz".

Tenho uma 24-105mm 4.0L e uma 50mm 1.8.

Qual usar ?

Penso também que se usar a 50mm com sua abertura máxima, vou acabar desfocando muito as pessoas que estiverem ao redor.

Qual sua opinião ? 24-105mm 4.0L ou 50mm 1.8 ?

Ps. Usarei flash.

Muito obrigado !
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2015, 06:32:38
bom,vc ja citou sua preocupação em relacao a 50,vai d 24-105!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2015, 09:19:08
2x - 24-105 + Uso do Flash.
Leve a 50mm, gosto do uso dela para detalhes da decoração, com desfoque mais pronunciado... porém em 1.8 para grupos de pessoas, movimento, pessoas dançando, etc... para o meu nível de técnica acho impraticável pelo DOF curto demais.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2015, 09:35:19
2x - 24-105 + Uso do Flash.
Leve a 50mm, gosto do uso dela para detalhes da decoração, com desfoque mais pronunciado... porém em 1.8 para grupos de pessoas, movimento, pessoas dançando, etc... para o meu nível de técnica acho impraticável pelo DOF curto demais.

bom,vc ja citou sua preocupação em relacao a 50,vai d 24-105!

Muito obrigado pela resposta !

De fato, também concordo com o DOF curto demais na 50tinha. Mas vou leva-la !

De qualquer forma, ao mesmo tempo me faltará luz para um f4.0. por muitas vezes terei que fechar mais o diafragma para grupos maiores. Vamos ver o que vai dar ! Tem alguma dica ? Ja fizeram eventos assim ?

Valeu muito obrigado !

Abraço !

 :ok:
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2015, 10:49:17
Bem, você está levando a sua própria luz (flash) o que é super importante nessa situação.
O que você precisa ficar atento é quanto aos ângulos de suas lentes, explico, eu acho a 24-105mm muito fechada em câmaras aps-c (equivale a uma 38,.. -168mm em FF).
Para grupos por exemplo, você vai ter que se afastar um pouco para conseguir enquadrar, e então talvez o seu flash não tenha potência suficiente para iluminar a todos, você não disse se vai estar usando ele na câmara ou remoto...
Nessa situação, recomendo que você avalie durante o momento se os resultados que você está alcançando assim está dentro de seus padrões, e caso necessário, pense se focar mais em alguns retratos, ou grupos pequenos e fotos de meio corpo, onde o seu flash vai ser capaz de suprir as necessidades...
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2015, 11:20:39
Bem, você está levando a sua própria luz (flash) o que é super importante nessa situação.
O que você precisa ficar atento é quanto aos ângulos de suas lentes, explico, eu acho a 24-105mm muito fechada em câmaras aps-c (equivale a uma 38,.. -168mm em FF).
Para grupos por exemplo, você vai ter que se afastar um pouco para conseguir enquadrar, e então talvez o seu flash não tenha potência suficiente para iluminar a todos, você não disse se vai estar usando ele na câmara ou remoto...
Nessa situação, recomendo que você avalie durante o momento se os resultados que você está alcançando assim está dentro de seus padrões, e caso necessário, pense se focar mais em alguns retratos, ou grupos pequenos e fotos de meio corpo, onde o seu flash vai ser capaz de suprir as necessidades...

Opa...

Obrigado pela resposta !

Sim, vou priorizar fotos mais próximas do objetivo. Dai terei que usar a grande angular da objetiva. Já ouvi falar que não seria muito bom os ângulos abertos por distorções nas bordas. Não vejo muito isso nas minhas imagens. Por que você fala sobre os ângulos fechados ? Por questão da potência do flash apenas ?

Valeu ! Muito obrigado !
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


N3SSO

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2015, 11:48:47
Se vai usar flash, eu tbm iria de 24-105. E angulo fechado por angulo fechado, a 50 vai ser mais....
5Dc + EF 17-40L F4 + EF 50 1.8 II + EF 70-200L F4
YN-568EX II + YN622c



Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2015, 12:13:40
Se vai usar flash, eu tbm iria de 24-105. E angulo fechado por angulo fechado, a 50 vai ser mais....

O problema é usar a 50mm muito aberta e desfocar muito quando em grupos em rodas.
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


N3SSO

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2015, 12:49:50
O problema é usar a 50mm muito aberta e desfocar muito quando em grupos em rodas.
Eu entendi Luiz, me referi a 50mm no que diz respeito ao ângulo de abertura, nesse caso a 24-105 tbm leva vantagem
5Dc + EF 17-40L F4 + EF 50 1.8 II + EF 70-200L F4
YN-568EX II + YN622c



Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Julho de 2015, 12:54:58
Eu entendi Luiz, me referi a 50mm no que diz respeito ao ângulo de abertura, nesse caso a 24-105 tbm leva vantagem

 :ok: entendi ! Concordo com você !

Vou levar a 24-105 e tentar trabalhar em f4.0 mas sei que em grande angular para não perder o foco em grupos em roda. Vamos ver o que vai dar !  :ok:
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Resposta #10 Online: 29 de Julho de 2015, 13:23:21
:ok: entendi ! Concordo com você !

Vou levar a 24-105 e tentar trabalhar em f4.0 mas sei que em grande angular para não perder o foco em grupos em roda. Vamos ver o que vai dar !  :ok:

Posta algumas fotos aqui depois pra gente apreciar...!!!  :ok:


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Julho de 2015, 14:20:14
Eu falo de ser fechado por que 24mm em aps-c é bem fechado, e para conseguir enquadrar mais gente você vai ter que se afastar mais, e se afastando mais, você vai precisar de mais potência em seu flash ( google por "flash inverse square law"), na verdade muito mais potência...

E a distorção é bem significativa nos 24mm, na hora que você fotografa pessoas, ou mesmo objetos que tenham linhas identificáveis, você consegue perceber bem essa distorção, ainda mais nas bordas (na borda, em abertura máxima, f4, se tem menos qualidade, mais vinheta, mais distorção, etc)...

Mesmo em FF, 24mm não é o mais indicado para fotografar pessoas, sendo usado em caso de necessidade de fotografar grupos, ou um retrato com o contexto do ambiente entorno...
A não ser que a escolha da linguagem do fotografo seja exatamente jogar com essa coisa da distorção, o que é super válido também...


Opa...

Obrigado pela resposta !

Sim, vou priorizar fotos mais próximas do objetivo. Dai terei que usar a grande angular da objetiva. Já ouvi falar que não seria muito bom os ângulos abertos por distorções nas bordas. Não vejo muito isso nas minhas imagens. Por que você fala sobre os ângulos fechados ? Por questão da potência do flash apenas ?

Valeu ! Muito obrigado !
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 30 de Julho de 2015, 20:12:41
Olá pessoal,

Bom segue abaixo meu feedback das fotos que fiz ontem.

Antes de tudo agradeço a todos que me ajudaram com as opiniões.

O lugar da festa "até que tinha uma certa iluminação", mas era noite em lugar aberto, portanto algumas pessoas ficavam fora da área de luz.

A minha maior dificuldade foi:

Quando na dança da festa junina, tive que mudar meu ISO de 1600 para 2000 e deixar o diafragma em f4.0 para ter um disparo em 1/60. Achei restrito, pois o único ponto de luz que eu tinha, era quando as pessoas dançavam em minha direção. Nesta hora, tinha que ser rápido, pois deveria focar a pessoa (apontando para os olhos de preferência) enquadrar e fazer a foto. Dependendo da velocidade que elas caminhavam eu perdia o foco por estar usando abertura máxima (f4.0). Alguns momentos pensei em aumentar o ISO mas não sei, até então, não era a melhor condição mas estava indo. Nesta parte da festa, confesso que não foram as melhores fotos, mas até mesmo usando 1/60 não ficou tão ruim.

Resumo: as fotos na área iluminada da festa, ok, mas na hora da dança. A dificuldade apareceu.

Alguém, ja passou por isso ? O que fez para resolver ?

Obrigado mais uma vez !

Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 30 de Julho de 2015, 20:19:20
Eu teria usado a 50 mm 90% da festa.
Ricardo Ghion


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Julho de 2015, 20:20:20
Você não pode focar e recompor com alvos em movimento, o resultado quase sempre será desastroso. Para essas situaçõaes você precisa selecionar um ponto de foco mais adequado à composição, e usar o modo AI Servo, em que a câmera ajusta o foco continuamente enquanto o obturador estiver pressionado até a metade.

Claro que a baixa iluminação pode atrapalhar um pouco o processo de foco, mas não há muito o que fazer nesses casos.

E 1/60 também não ajuda nada quando há movimento envolvido  :ok:
« Última modificação: 30 de Julho de 2015, 20:23:14 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!