Autor Tópico: Novas Lentes Nikon: 24mm 1.8, 24-70mm 2.8 VR, 200-500mm 5.6  (Lida 7764 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 04 de Agosto de 2015, 12:48:08
... na 24mm você consegue "pegar" o mesmo fundo / paisagem e ainda deixar as pessoas na foto maiores. Só tem que cuidar pra não distorcer as pessoas...

Eu tento sempre colocar os "motivos sensíveis" (pessoas...) o mais próximo do centro possível e, quando a situação não permite, aplicativos como o DxO ViewPoint (e funções equivalentes em outros softwares) permitem corrigir bastante a distorção no rosto das pessoas...  :)


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 04 de Agosto de 2015, 14:06:52
Eu tento sempre colocar os "motivos sensíveis" (pessoas...) o mais próximo do centro possível e, quando a situação não permite, aplicativos como o DxO ViewPoint (e funções equivalentes em outros softwares) permitem corrigir bastante a distorção no rosto das pessoas...  :)
Eu Também efilho, sempre tento colocar no máximo numa posição intermediária da lente e sempre tentando estar na altura da cintura ou entre cintura e colo do fotografado para evitar o movimento "pra baixo" da camera e distorcer a relação cabeça / corpo ou me aproximar muito.
Agora, esse DXO aí é muito bom mesmo, ele pega bem o esquema da lente e corrige, pena que pra minhas lentes manuais eu tenha que trabalhar manualmente pra conseguir, porém minhas lentes fixas manuais / antigas são muito bem resolvidas nesse sentido, com close correction nessas 2 lentes aí que usei, por isso fazer fotos de mudo pra testar a lente não rola, elas foram otimizadas pra foto de perto.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 04 de Agosto de 2015, 14:17:01
...DXO aí é muito bom mesmo, ele pega bem o esquema da lente e corrige, pena que pra minhas lentes manuais eu tenha que trabalhar manualmente pra conseguir...

Mas eu uso no "manual" também, o "Volume Deformation" do DxO Viewpoint, não é correção da lente específica feita pelo DxO OpticsPro. Aliás, o Viewpoint2 não é caro...   :ok:


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 04 de Agosto de 2015, 16:06:22
Cara, tens toda razão BOSA. É MUITA diferença de imagem entre 28mm e 24mm, não é apenas o passinho pra trás como a maioria acha, muda TOTALMENTE a imagem, principalmente pra quem gosta de viajar e fazer fotos de paisagem com pessoas.
Na 28mm as pessoas ficam normais na foto, já na 24mm você consegue "pegar" o mesmo fundo / paisagem e ainda deixar as pessoas na foto maiores. Só tem que cuidar pra não distorcer as pessoas, mais diferente do que a maioria pensa também, lentes Fixas, Primes são feitas pensando nisso, com correção pra perto e possuem quase zero distorção de pessoas (sabendo usar) diferente das Zoom que possuem bastante distorção mesmo as TOP 24-70.

Já fizeram fotos de viagem com pessoas com uma 40mm ou 50mm? Pra pegar a paisagem / predios nós temos que ficar bem loge e a pessoa também, aí fica bem pequeno e se ela chegar perto, nem usando F22 consegue deixar tudo em foco.

Pra mim é uma pena a Canon não investir numa 24/2.0 ou mesmo em uma 28/1.4.

Pensando nisso até fiz um teste besta mostrando a diferença entre 24mm e 28mm. Veja que o intuito no comparativo foi sempre tentando enquadrar o fundo igualmente, veja como na 24mm a pessoa fica bem maior.
Ah mais é só dar um passinho pra trás??? Vejam que não é bem assim.

1o comparativo.
24mm.
Teste Perspectiva 24mm x 28mm (24mm) by Silvano Rocha, no Flickr

28mm (passinho pra tras pra pegar a mesma coisa)
Teste Perspectiva 24mm x 28mm (28mm) by Silvano Rocha, no Flickr

2 o comparativo (um passo pra trás nas 2 lentes). Aqui fica mais evidente ainda que, numa foto de viagem ou moda, o modelo ficaria bem menor.
24mm
Teste Perspectiva 24mm x 28mm (24mm) by Silvano Rocha, no Flickr

28mm
Teste Perspectiva 24mm x 28mm (28mm) by Silvano Rocha, no Flickr

Boa, Silvano!

O normal é ver blablablá que na maioria das vezes é de pessoas que não conhecem o produto, mas apenas ouviram falar. Você matou a cobra e mostrou o pau! Muito bom!  :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 04 de Agosto de 2015, 16:55:22
Boa, Silvano!

O normal é ver blablablá que na maioria das vezes é de pessoas que não conhecem o produto, mas apenas ouviram falar. Você matou a cobra e mostrou o pau! Muito bom!  :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Obrigado Diogenes. Realmente, vejo muita gente aqui falando mais poucos  dão exemplo prático mostrando fotos.
 :ok:
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #35 Online: 04 de Agosto de 2015, 17:07:09
Excelente trabalho ao exibir as diferenças. Eu já sabia das diferenças e bradava aos sete ventos elas, mas nunca havia tentado postar tais diferenças e para dizer a verdade, eu nunca testei cara a cara, apenas tinha a "memória fotográfica" mesmo quando comparava.

Fiquei chocado porque a diferença é muito maior do que a que eu institivamente presenciava!  :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.001
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #36 Online: 04 de Agosto de 2015, 18:51:53
@Silvano

Boa!
É que a perspectiva  é dada pela distancia do fotografo e ao assunto, e não a DF como gostam de falar.
Aí mantendo o enquadramento não tem passinho que dê jeito.

Sobre a lente, 24mm 1.8, é meu sonho se consumo de pobre na canon, já que a 1.4 é fora do meu bolso. rsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.296
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #37 Online: 04 de Agosto de 2015, 19:58:32
@Silvano

Boa!
É que a perspectiva  é dada pela distancia do fotografo e ao assunto, e não a DF como gostam de falar.
Aí mantendo o enquadramento não tem passinho que dê jeito.

Sobre a lente, 24mm 1.8, é meu sonho se consumo de pobre na canon, já que a 1.4 é fora do meu bolso. rsrsrs

Isso é uma coisa, tamanho dentro do frame.... agora o passinho para trás fez couber tudo da mesma maneira.

E muito boa a demonstração mesmo do @Silvano para quem tinha alguma dúvida a respeito.

Mudando de assunto, a nova 24-70 ficou grande demais... vejo pouca gente fazendo o upgrade. É quase do tamanho da nova 300mm f4


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #38 Online: 05 de Agosto de 2015, 06:12:59
A 300 f/4 tem o mesmo tamanho da 24-70 atual, essa nova é ainda maior!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.843
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #39 Online: 05 de Agosto de 2015, 10:22:24
(...)
Mudando de assunto, a nova 24-70 ficou grande demais... vejo pouca gente fazendo o upgrade. É quase do tamanho da nova 300mm f4

Vi muita gente reclamando do preço, além do tamanho. Eu aqui no meu projeto de, algum dia, migrar para full frame acho que essa lente vai ter que ser muito superior opticamente à anterior para justificar o preço. E aí, até justificaria o tamanho também, eu acho.


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #40 Online: 05 de Agosto de 2015, 21:10:33
É isso aí Silvano!
Cada distância focal tem suas características... a 24mm exige proximidade para manter o quadro e tem ângulo de cobertura mais amplo, o que torna o assunto maior em relação ao fundo.
É tudo uma questão de perspectiva... a 28mm jamais vai fazer uma fotografia igual à 24mm pois o passo para trás altera toda a imagem.

Já fiz um teste prático entre 14, 24, 35, 50, 85, 135 e 200mm mantendo o mesmo quadro mas não sei mais onde coloquei... é bem interessante a mudança de perspectiva entre as diferentes distâncias focais.
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #41 Online: 05 de Agosto de 2015, 21:45:28
Essa foi a primeira coisa que fiz quando chegou minha 24mm. Comparei a mesma com a 35mm tentando manter o mesmo quadro no assunto dando o tal passo para trás na 35mm(houve um pequeno desvio mas ok).



Na 24mm o assunto fica mais imponente por conta da distorção de perspectiva evidente, bem como o fundo que muda bastante, ficando menor. Lembrando que se trata de distorção de PERSPECTIVA e não distorção óptica... sendo que a primeira(perspectiva) não é possível se corrigir via software, diferente da segunda(óptica) que é um defeito da lente e que este sim, pode ser eliminado por completo no tratamento.
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.225
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 05 de Agosto de 2015, 22:02:24
Legal Bosa. Tem no "pai dos burros" tb algumas imagens que mostram a diferença de perspectiva relativa à distâncias focais diferentes com mesmo enquadramento.


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.283
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 06 de Agosto de 2015, 09:30:58
No site oficial já consta algumas amostras das lentes:
http://iphotochannel.com.br/index.php/cameras-lentes-e-iluminacao/confira-precos-oficiais-das-3-novas-lentes-da-nikon/

Infelizmente não estão em alta, mas já que deve surgir em outros sites.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2015, 09:32:41 por Douglas Soares »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.001
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #44 Online: 06 de Agosto de 2015, 09:57:43
Legal Bosa. Tem no "pai dos burros" tb algumas imagens que mostram a diferença de perspectiva relativa à distâncias focais diferentes com mesmo enquadramento.

Na verdade DF não tem perspetiva.
O que dá a perspectiva é a distancia do assunto ao fotografo.
Se tirar as fotos sem se mexer e depois cropar as fotos para o mesmo enquadramento, a perspectiva vai ser a mesma com distancias focais diferentes.

Parece ser preciosismo técnico, mas desdobra em problemas sérios, o principalmente os que envolvem fator de crop.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs