Autor Tópico: Novas Lentes Nikon: 24mm 1.8, 24-70mm 2.8 VR, 200-500mm 5.6  (Lida 7762 vezes)

Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.225
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 06 de Agosto de 2015, 10:39:53
Na verdade DF não tem perspetiva.
O que dá a perspectiva é a distancia do assunto ao fotografo.
Se tirar as fotos sem se mexer e depois cropar as fotos para o mesmo enquadramento, a perspectiva vai ser a mesma com distancias focais diferentes.

Parece ser preciosismo técnico, mas desdobra em problemas sérios, o principalmente os que envolvem fator de crop.

Por isso que eu disse "distâncias focais diferentes com o mesmo enquadramento". Se eu faço o mesmo enquadramento com distâncias focais diferentes, já fica subentendido que eu tive que me mover para compensar a mudança.

 ;)


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 06 de Agosto de 2015, 14:31:43
Essa foi a primeira coisa que fiz quando chegou minha 24mm. Comparei a mesma com a 35mm tentando manter o mesmo quadro no assunto dando o tal passo para trás na 35mm(houve um pequeno desvio mas ok).



Na 24mm o assunto fica mais imponente por conta da distorção de perspectiva evidente, bem como o fundo que muda bastante, ficando menor. Lembrando que se trata de distorção de PERSPECTIVA e não distorção óptica... sendo que a primeira(perspectiva) não é possível se corrigir via software, diferente da segunda(óptica) que é um defeito da lente e que este sim, pode ser eliminado por completo no tratamento.
Legal BOSA, voce fez o teste contrário do meu, tentando manter a magnificação do objeto muito bom! Depois tente fazer o contrário, mantendo o mesmo enquadramento de fundo, a diferença fica mais evidente ainda e o objeto PULA na imagem com a lente mais Wide. Se de 24-28 teve grande diferença, imagina entre 24-35mm.

Por isso eu estou partindo pra investir numa 24mm
« Última modificação: 06 de Agosto de 2015, 14:34:23 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #47 Online: 06 de Agosto de 2015, 15:51:59
Muito interessante e enriquecedor esse tópico. Show!


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #48 Online: 06 de Agosto de 2015, 19:25:53
Legal BOSA, voce fez o teste contrário do meu, tentando manter a magnificação do objeto muito bom! Depois tente fazer o contrário, mantendo o mesmo enquadramento de fundo, a diferença fica mais evidente ainda e o objeto PULA na imagem com a lente mais Wide. Se de 24-28 teve grande diferença, imagina entre 24-35mm.

Por isso eu estou partindo pra investir numa 24mm

Sim eu percebi isso e gostei demais do seu teste.. vou tentar fazer aqui também.

Na minha opinião, os 24mm são o limite para quem gosta de fotografar pessoas dividindo atenção com a paisagem. Menos que isso começa a alterar demais, distorcer demais... o que nos força a sempre ter de posicionar o assunto(no caso pessoa a ser fotografada) no centro com a câmera alinhada.
Já tive a 14-24mm que comprei pensando em fotografar pessoas incluindo bastante o local na composição mas dois anos depois acabei vendendo pois não consegui me adaptar à distorção extrema na perspectiva. Eu sonhava em fazer aqueles retratos imponentes que os fotógrafos de moda fazem, usando a distorção à favor da modelo mas o que eu conseguia era transformar as meninas em verdadeiras aberrações. kkkkk
Pensando nisso, acabei pegando a 24mm 1.4G que sempre foi uma paixão... quando ela chegou eu grudei na câmera e não tirei mais por pelo menos um mês inteiro! :wub:
« Última modificação: 06 de Agosto de 2015, 19:28:30 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #49 Online: 06 de Agosto de 2015, 20:10:52
Sim eu percebi isso e gostei demais do seu teste.. vou tentar fazer aqui também.

Na minha opinião, os 24mm são o limite para quem gosta de fotografar pessoas dividindo atenção com a paisagem. Menos que isso começa a alterar demais, distorcer demais... o que nos força a sempre ter de posicionar o assunto(no caso pessoa a ser fotografada) no centro com a câmera alinhada.
Já tive a 14-24mm que comprei pensando em fotografar pessoas incluindo bastante o local na composição mas dois anos depois acabei vendendo pois não consegui me adaptar à distorção extrema na perspectiva. Eu sonhava em fazer aqueles retratos imponentes que os fotógrafos de moda fazem, usando a distorção à favor da modelo mas o que eu conseguia era transformar as meninas em verdadeiras aberrações. kkkkk
Pensando nisso, acabei pegando a 24mm 1.4G que sempre foi uma paixão... quando ela chegou eu grudei na câmera e não tirei mais por pelo menos um mês inteiro! :wub:

 :clap: :clap:

Pelo seu equipamento dá para ver que vc sabe exatamente do que está falando! Deve ter tido milhares de lentes e demorado muito para chegar no set atual! Isso eu chamo de milhas percorridas e com certeza sua opinião é muito válida para mim Sir!

* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.296
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #50 Online: 06 de Agosto de 2015, 21:42:44
:clap: :clap:

Pelo seu equipamento dá para ver que vc sabe exatamente do que está falando! Deve ter tido milhares de lentes e demorado muito para chegar no set atual! Isso eu chamo de milhas percorridas e com certeza sua opinião é muito válida para mim Sir!


* Dilmas percorridas hahaha.



Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #51 Online: 06 de Agosto de 2015, 21:44:05
:clap: :clap:

Pelo seu equipamento dá para ver que vc sabe exatamente do que está falando! Deve ter tido milhares de lentes e demorado muito para chegar no set atual! Isso eu chamo de milhas percorridas e com certeza sua opinião é muito válida para mim Sir!


Não sei se está falando sério ou brincando pois estou acostumado com o povo sem educação que circula no facebook e afins... mas se for sincero eu agradeço e fico honrado pelas palavras. :)

Eu já testei bastante coisa apesar de nunca ter saído do mundo CaNikon. Não tenho muito tempo de fotografia mas o que tive foi bem aproveitado pelo menos. hahaha
Sou bastante estudioso e não acredito em tudo que leio ou vejo... preciso pegar a câmera e testar para tirar as próprias conclusões.
Acho que o problema hoje em dia é o povo que lê um artigo, assiste um vídeo brazuca na internet e leva como verdade absoluta... sai nas redes sociais/fóruns pagando de senhor profissional, repassando informação sem base alguma porque viu o zé no youtube dizendo que é assim e pronto. :doh:
É por esse motivo que vim parar aqui, onde o pessoal parece ser mais maduro e disposto a trocar informações sem ficar xingando um ao outro em uma competição de quem sabe mais.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2015, 21:50:17 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #52 Online: 06 de Agosto de 2015, 21:49:20
Não sei se está falando sério ou brincando pois estou acostumado com o povo sem educação que circula no facebook e afins... mas se for sincero eu agradeço e fico horado pelas palavras. :)

Eu já testei bastante coisa apesar de nunca ter saído do mundo CaNikon. Não tenho muito tempo de fotografia mas o que tive foi bem aproveitado pelo menos. hahaha
Sou bastante estudioso e não acredito em tudo que leio ou vejo... preciso pegar a câmera e testar para tirar as próprias conclusões.
Acho que o problema hoje em dia é o povo que lê um artigo, assiste um vídeo brazuca na internet e leva como verdade absoluta... sai nas redes sociais/fóruns pagando de senhor profissional, repassando informação sem base alguma porque viu o zé no youtube dizendo que é assim e pronto. :doh:
É por esse motivo que vim parar aqui, onde o pessoal parece ser mais maduro e disposto a trocar informações sem ficar xingando um ao outro em uma competição de quem sabe mais.

Falei com sinceridade cara! :D
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 07 de Agosto de 2015, 11:00:48
Essa 200-500mm aceita Teleconverter?
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 07 de Agosto de 2015, 15:23:53
Sim...

http://www.nikon.com.br/en_INC/IMG/Assets/Common-Assets/Images/Teleconverter-Compatibility/pt_BR_Comp_chart.html

Legal.
Então uma destas, com um TC 1,4 vai virar numa cropada 500 x 1.4 x 1.5 = 1050mm  :eek:

Que bela lente para os passarinheiros, hein!

E vi uma matéria tempos atrás falando sobre a perda de qualidade com o uso de TCs, e segundo os estudos mostrados nesta matéria, um TC 1.4 acarreta uma perda de "apenas" 5% na qualidade final da imagem. Pode mesmo valer muito a pena!
« Última modificação: 07 de Agosto de 2015, 15:24:41 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.374
  • Sexo: Masculino
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva