Autor Tópico: Três dúvidas  (Lida 1195 vezes)

Angkor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Online: 30 de Julho de 2015, 17:02:14
Olá amigos do fórum, gostaria da ajuda de vocês para tentar resolver/dirimir três duvidas.

1º o viewfinder da minha EOS Rebel T5 fica sempre aberto, ou seja, se eu tirar a tampa da lente, mesmo com a câmera desligada e olhar pelo viewfinder é possível ver do outro lado. Não deveria ficar fechado?

2º Compre a nova 50mm 1.8 STM, antes eu só tinha a lente do kit. Como faço para focar no infinito com a 50mm? Não deve ser apropriada, mas pretendo tentar algumas fotos de longa exposição do céu noturno.

3º Em breve farei uma viagem de turismo a Bonito - MS, além de levar minha superzoom Sony DSC-HX 300 vou levar minha T5. Eu só tenho a lente do kit e essa 50mm. A 50mm me pareceu bem fechada, não tem um ângulo muito aberto, já a do kit parece que pega muito mais as laterais. Vou fazer fotos de pessoas e de muitas paisagens. Qual das duas lentes eu deveria deixar montada?


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2015, 17:30:10
1 - É assim mesmo amigo. O espelho joga a imagem da lente no viewfinder. A posição padrão do espelho é abaixada. Tirando a tampa da lente, você vê pelo viewfinder. Quando você clica, o espelho levanta pra luz chegar no sensor. E aí o viewfinder fica momentaneamente preto.

2 - Já há um bom tempo pratico astrofotografia. Para longas exposições se usa uma montagem equatorial motorizada, que compensa o movimento de rotação da Terra. Mas não é impossível fazer fotos com tripé fixo. Mas acima de certo tempo de exposição as estrelas vão formar rastros.

O foco no infinito não vai dar certo. A focagem terá que ser manual. Aponte a câmera para uma estrela brilhante, ative o liveview, dê zoom digital no liveview, a ajuste o anel de foco da lente até a estrela ficar bem pontual. Depois recomponha e clique.

Tenho um blog sobre astrofotografia: https://astronomiaeastrofotografia.wordpress.com/

3 - Já fui em Bonito-MS. Maravilhoso lugar. Acho que você tirará mais proveito da lente do kit. Você vai usar bastante a lente em 18mm para paisagens. A 50mm f/1.8 pode ser útil nas grutas, se pro seu gosto a foto não ficar muito fechada. Mas eu acho que vai. A superzoom vai ser útil para clicar pássaros.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2015, 10:57:10
Prefiro comentar somente sobre a terceira pergunta. Eu levaria somente a lente do kit, venderia a sua super zoom e compraria a 55-250. Verás que a qualidade das suas fotos melhorará em muito quando comparado com a Superzoom.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


victorneves

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Seja a mudança que você quer ver no mundo - Ghandi
Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2015, 11:25:58
Prefiro comentar somente sobre a terceira pergunta. Eu levaria somente a lente do kit, venderia a sua super zoom e compraria a 55-250. Verás que a qualidade das suas fotos melhorará em muito quando comparado com a Superzoom.


 :worship: :clap: :clap: excelente sugestão
Canon EOS 6D | Canon EOS 5D MarkII | EF 24-70mm f/2.8 L II | EF 70-200mm f/2.8 |
EF 50mm STM f/ 1.8 | EF 100mm f/2.0 |


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2015, 11:34:53
também sugiro que assistas a alguns vídeos no youtube para melhor uso de sua nova câmera.
depois que pegar o jeito, dificilmente vais querer voltar pra tua super zoom, porém, até que tenhas um pouco mais de conhecimento e habilidade, certamente a sony te atende melhor.


Angkor

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2015, 11:36:25
Ola Pessoal,
@paulchess10, muito obrigado pelos esclarecimentos, foram de grande ajuda, obrigado mesmo. Com relação a astrofotografia, por enquanto estou tentando pegar o braço da via láctea, ainda não tenho montagem equatorial, minhas exposições são de no máximo 30 segundos (ainda não aprendi a tirar varias de 30 segundos e fazer o empilhamento).
Vou dar uma olhada com calma no seu blog, já gostei de cara pela homenagem ao Leonard Nimoy :)

@Thales Souto, para o fim que a tenho, até que gosto super zoom, claro que não espero fotos espetaculares com ela, alias acho que não conseguiria fotos espetaculares nem com uma câmera profissional hehehe. A propósito, vi que o preço dessa lente é de aproximadamente R$ 800,00. Qual seria a aproximação que essa lente traria?




Luiz_Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2015, 12:36:02
Vou fazer fotos de pessoas e de muitas paisagens.

Eu descartaria a 55-250 e colocaria a 10-18 no lugar.  :ok:

Para paisagens (e como você disse que pretende tirar muitas fotos de paisagens), a 10-18 é a lente!  :worship:

Recentemente fui à Chapada dos Veadeiros e a 10-18 foi a mais utilizada, seguida pela 17-50. A 55-250 e a 85 somadas não chegam a 20% das fotos que tirei na viagem.

Para fotos do céu noturno a 10-18 também vai ser ótima, já que tem um ângulo bem aberto e também porque você vai conseguir ter uma exposição mais longa sem deixar o rastro das estrelas. ;)


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2015, 16:17:19
Eu descartaria a 55-250 e colocaria a 10-18 no lugar.  :ok:

Para paisagens (e como você disse que pretende tirar muitas fotos de paisagens), a 10-18 é a lente!  :worship:

Recentemente fui à Chapada dos Veadeiros e a 10-18 foi a mais utilizada, seguida pela 17-50. A 55-250 e a 85 somadas não chegam a 20% das fotos que tirei na viagem.

Para fotos do céu noturno a 10-18 também vai ser ótima, já que tem um ângulo bem aberto e também porque você vai conseguir ter uma exposição mais longa sem deixar o rastro das estrelas. ;)

2x
Ricardo Ghion


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2015, 17:13:46
Bonito tem belas paisagens.
Quando eu fui senti falta de uma UGA como a 10-18 (que ainda não havia sido lançada na época).
Mas a 18-135mm do kit da 60D resolveu uns 90% das situações. Poucas vezes eu senti falta de um ângulo mais aberto. Algumas vezes mais senti falta de uma tele mais longa para fotografar os belos pássaros que se vê por lá (que são muitos).
Para o caso específico de Bonito eu ainda gostaria da 55-250 para complementar meu set, ainda mais que sua lente do kit só vai até 55mm.
Mas em outras situações a 10-18 seria mais útil para futuros passeios turísticos. Eu pelo menos fotografo mais paisagens que pássaros. Raramente uso a 50-230 do meu set Fuji.

QUANTO À ASTROFOTOGRAFIA: tem uns bons tutoriais na net sobre o Deep Sky Stacker (DSS), utilizado para o empilhamento e pré-processamento de fotos astronômicas. O empilhamento de vários frames produz resultados infinitamente superiores ao de frames únicos.

Alguns links sobre astrofotografia com tripé fixo:

http://observatoriolupus.blogspot.com.br/2013/10/guia-para-astrofotografia-de-grande.html

http://observatoriolupus.blogspot.com.br/2014/02/guia-para-astrofotografia-de-grande.html


danielodonto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2015, 20:58:31
Não sei se você chegou a ver esse tópico, mas acho que deve te ajudar um pouco..

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=112996.0

Além dele, há muita coisa bacana no fórum sobre longa exposição. Minha favoritas por sinal.

 :ok:
Canon 70D + 24-105mm F4 USM + EF 50mm 1.8 STM
Nikon D5100 + 18-55mm + Flash Circular
Foz do Iguaçu - Pr

https://www.flickr.com/photos/danielodonto/