Autor Tópico: Eu Sou Nikon.................................................................DF.  (Lida 8044 vezes)

Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 01 de Setembro de 2015, 09:28:55
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 01 de Setembro de 2015, 09:50:09
Bom dia ...

Eu tenho uma a cerca de um ano e meio .
Comprei aqui mesmo no Brasil por causa da nota fiscal , como trabalho viajando , isso me elimina porcompleto qualquer que seja o problema aalfandegário , mas vai de cada um .
Paguei caro pela camera , só o corpo mais uma bateria .
Como sou nikonzeiro de cueca e carteirinha há cerca de 50 anos , e tudo que tenho eh nikon , com pequenas excessoes , a Df veio de encontro ao que eu sempre quiz , desde o inicio do movimento digital , uma câmera analogica que funcionasse digitalmente ou uma câmera digital que funcionasse analogicamente .... em suma , se vc usou como eu as analogicas , vai amar a Df .
Não eh nem nunca será uma câmera rápida , existem outras no mercado muito melhores nesse quesito . Apesar de não usar , o auto focus eh excelente e relativamente silencioso .
Não considerei uma câmera pesada , eu esperava que fosse mais , não eh .
O visor eh algo a parte , muito mas muito bom mesmo , mais parece tela em cinemascope do que visor de câmera fotográfica . As informações no visor são as excenciais , ou seja nada de visor estilo painel de nave espacial , só contem o que interessa .
Ela só vem com um slot para cartão , mas com um de 32 na maior configuração serão cerca de 5000 fotos , acho que chega a ser um exagero mas , ainda tem gente que reclama .
Ela não filma , o que para mim eh excelente , pois sou fotografo e não cinegrafista .
Seus pontos fortes são a excepcional qualidade de imagem , simplesmente acima das minhas expectativas e o fato de poder usar qualquer lente , seja ela de foco manual , auto focus , tipo D ou G , sem nenhuma adaptação , voce no caso das manuais precisa apenas informar qual lente está usando e ao usar uma lente DX , automaticamente no visor , entrará ou SUB visor , te mostrando o fator de corte com aquela lente .
Seu ponto fraco seria , mas não o eh , a ausencia de um visor com imagem partida , existe confirmação de foco e isso com pouco tempo vc se acostuma , alem do mais , o visor eh enorme e isso não faz falta , mesmo em condições de baixíssima luminosidade .
A falta de um encaixe para um protetor do LCD seria uma desvantagem , foi no inicio , mas já existe nomercado protetores tipo filme de vidro , e isso tambem resolveu essa pequena deficiência .
A vida util da bateria eh bastante grande , eu que não uso nem auto focus , tenho bateria para cerca de 500 a 700 chapas sem pensar em trocar . A recarga eh tambem algo muito bom , com cerca de 01:30 para total carregamento .
No meu caso , foi uma compra excepcional , tipo .... quando comprei minhas F , F2 e F3 , separadas por cerca de 10 a 15 anos entre elas . A Df eh uma camera de aspecto eterno , ou seja , forte , muito forte mesmo , com bom acabamento , e a indiscutivel qualidade Nikon .
Eu com o que sei dela compraria outra tranquilamente , e isso esta nos meus planos para esse final de ano ..... se outros netos não chegarem primeiro  :hysterical: ..... parece que tenho uma fabrica deles
Bem , eu espero ter ajudado . Sou suspeito , pois sou nikon maniaco há 50 anos .
Se voce curte ajustar tudo como eu , focar , enquadrar , mudar a visada e bater cada chapa como se fosse fazer apenas uma , essa eh a sua câmera .
Mas se voce gosta de rapidez , e de bater 432 chapas da mesma cena , escolha outra câmera .
Um abraço .....  :snack:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #62 Online: 01 de Setembro de 2015, 10:16:36
Bjorn, isso não é opinião , é quase um review completo , muito bom !!


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 01 de Setembro de 2015, 10:44:42
Usei Nikon FM2 por um bom tempo anos atrás, e como muito usuário "saudoso" dessa câmera que marcou época para uso amador, esperei a Df com bastante ansiedade. Quando finalmente estive com ela nas mãos para comprar, experimentei, mexi, troquei lente e desisti lá na loja mesmo: a câmera em si é tudo isso que já foi falado de bom, mas estava distante de ser o que eu esperava, uma FM2 digital.

Dei razão às inúmeras análises de usabilidade da Df, que podem ser encontradas às centenas na Internet. O preço dela é superior ao da D750, não gostei da disposição dos controles e a câmera é muito cara, em minha opinião, comprometendo um retorno razoável em caso de venda mais tarde (para amortizar o preço de uma câmera mais nova). Na época estava com uma XT-1, e achei a disposição dos controles nos diais e botões externos nesta bem mais simples e prática. Acabei comprando a D750 para complementar a E-M10 no meu uso de foto como hobby.  ;)
« Última modificação: 01 de Setembro de 2015, 10:46:53 por efilho »


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 01 de Setembro de 2015, 14:21:18
Cara... essa é uma das reclamações dos usuários da DF, poder utilizar praticamente todas as lentes antigas/manuais, mas não tem um sistema de foco manual compatível...

Veja esse site, ele esclarece alguns pontos e dá algumas sugestões:
http://www.jerkwithacamera.com/nikon-df-split-screen-manual-focusing-screen/comment-page-1/
Cara, se a tela da DF for do mesmo tamanho da Nikon FM2, dá pra comprar o modelo K2 focus screen que tem split e microprismas.
FELIZMENTE, descobri que é do mesmo tamanho da 5Dc e eu comprei por 100 reais no ebay. Hoje utilizo TODAS as lentes manuais takumares, nikon e zuikos com foco via split e não corro mais risco de errar, mesmo lentes 50/1.4 ou 135/2.5.
Da uma pesquisada no tamanho, pode ser A saída.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 01 de Setembro de 2015, 14:58:17
Não encontrei mais nenhuma no e-bay, mais deve ser treta agora da nova configuração onde só mostra os itens com tem frete pro Brasil.
O que comprei foi esse, K2. Não comprei o E2 que esse não tem o split screen.
http://www.ebay.com/itm/141569220488?_trksid=p2060353.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A