Autor Tópico: Pouca iluminação - Festa Junina - 24-105mm 4.0L ou 50mm 1.8 - Ajuda  (Lida 3194 vezes)

Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 30 de Julho de 2015, 20:31:43
Você não pode focar e recompor com alvos em movimento, o resultado quase sempre será desastroso. Para essas situaçõaes você precisa selecionar um ponto de foco mais adequado à composição, e usar o modo AI Servo, em que a câmera ajusta o foco continuamente enquanto o obturador estiver pressionado até a metade.

Claro que a baixa iluminação pode atraplahar um pouco o processo de foco, mas não há muito o que fazer nesses casos.

E 1/60 também não ajuda nada quando há movimento envolvido  :ok:

Pena que não posso mostrar algumas fotos por ser privadas...

Não entendi muito bem a sua dica.  :no:

Eu até pensei em colocar o foco em manual e posicionar em 1,5/2.0m e quando o objetivo chegasse naquele ponto eu disparava. Mas achei melhor não arriscar.

 :ok:
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 30 de Julho de 2015, 20:39:50
Pena que não posso mostrar algumas fotos por ser privadas...

Não entendi muito bem a sua dica.  :no:

Para usar o modo AI Servo e ter algum controle sobre onde a câmera irá focar, você não pode usar seleção automática de pontos de foco. Além disso, você quer recompor, portanto não pode usar o ponto central, tem que selecionar manualmente o ponto de foco mais adequado à composição que você pretende fazer.

Citar
Eu até pensei em colocar o foco em manual e posicionar em 1,5/2.0m e quando o objetivo chegasse naquele ponto eu disparava. Mas achei melhor não arriscar.

É uma alternativa que também funciona, mas em vez de foco manual (complicado em situações de pouca luz), você pode usar a técnica que é conhecida como BBF (Back Button Focus:  http://www.p4pictures.com/2014/08/how-to-setup-back-button-focus/
« Última modificação: 30 de Julho de 2015, 20:41:32 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 30 de Julho de 2015, 20:44:24
Para usar o modo AI Servo e ter algum controle sobre onde a câmera irá focar, você não pode usar seleção automática de pontos de foco. Além disso, você quer recompor, portanto não pode usar o ponto central, tem que selecionar manualmente o ponto de foco mais adequado à composição que você pretende fazer.

É uma alternativa que também funciona, mas em vez de foco manual, use a técnica que é conhecida como BBF (Back Button Focus:  http://www.p4pictures.com/2014/08/how-to-setup-back-button-focus/

Agora entendi !  :ok:

É que quando fiz meu curso de fotografia, fui instruído a usar apenas o foco central, mas entendi seu raciocínio.

Da mesma forma que não deixo a câmera "selecionar" em qual ponto deve focar (automático em todos os pontos), a sua dica e para SELECIONAR e FIXAR o ponto de foco mais apropriado. Sendo assim não preciso ficar focando e enquadrando.

Muito bom !!! Obrigado mais uma vez !!! :clap:
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 30 de Julho de 2015, 20:50:29
Da mesma forma que não deixo a câmera "selecionar" em qual ponto deve focar (automático em todos os pontos), a sua dica e para SELECIONAR e FIXAR o ponto de foco mais apropriado. Sendo assim não preciso ficar focando e enquadrando.

Exato :)

E a técnica do BBF permite que você isole o foco no botão traseiro, de forma que você pode focar em um ponto, soltar o botão e o foco permanecerá naquela distância até que você pressione o botão novamente, liberando assim o obturador para apenas fazer o disparo, sem alterar o foco a cada foto.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 30 de Julho de 2015, 20:55:03
Exato :)

E a técnica do BBF permite que você isole o foco no botão traseiro, de forma que você pode focar em um ponto, soltar o botão e o foco permanecerá naquela distância até que você pressione o botão novamente, liberando assim o obturador para apenas fazer o disparo, sem alterar o foco a cada foto.

Vou estudar para aprender. Mas só uma dúvida.

Isso não quer dizer que eu consigo selecionar um ponto de foco onde o ativo pressionando o botão trazeiro e quando não utilizo o foco central como padrão utilizando o botão de disparo ? Consigo ter duas seleções separadamente ?
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 30 de Julho de 2015, 21:38:14
Vou estudar para aprender. Mas só uma dúvida.

Isso não quer dizer que eu consigo selecionar um ponto de foco onde o ativo pressionando o botão trazeiro e quando não utilizo o foco central como padrão utilizando o botão de disparo ? Consigo ter duas seleções separadamente ?

Esse tipo de configuração existe, sendo possível "forçar" o uso do ponto central (ainda assim é necessário pressionar o botão traseiro para ativar o foco), mas infelizmente não na 60D.
« Última modificação: 30 de Julho de 2015, 21:40:41 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 30 de Julho de 2015, 21:52:00
Esse tipo de configuração existe, sendo possível "forçar" o uso do ponto central (ainda assim é necessário pressionar o botão traseiro para ativar o foco), mas infelizmente não na 60D.

Na época, meu professor de fotografia me falou:

"Você só vai precisar trocar de câmera um dia que alguma coisa lhe faltar, enquanto isso, investe em objetivas"

Será que a hora é agora, por ter uma 60D e não possuir essa opção ? rsrsrsrsrs  :D

Brincadeira... Gosto muito da minha câmera e sou entusiasta, sou amador... Talvez um dia terei uma Full Frame, mas enquanto isso a minha câmera me proporciona muito mais do que sei.

MUITO OBRIGADO !!! Show de bola !! :worship:

Abraços !
 :clap:
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 30 de Julho de 2015, 22:47:00
Ué Luiz, acabou não usando o flash?

Quando o sujeito da foto está em movimento, o recomendado é usar o modo AI-Servo, o foco vai tentar acompanhar o movimento... Esse modo precisa que você dê uma estudada antes, ele é bem influenciado pela capacidade da máquina e pela velocidade de foco da lente, mas conhecendo o equipamento tem como usar...

Nessa situação, do sujeito em movimento, esqueça recompor a cena, o ideal é utilizar o ponto de foco mais próximo do seu objetivo (os outros pontos podem não ser tão bons quanto o central, mas eles estão lá para serem usados, basta conhecer a sua limitação)

Se você está usando o flash, pode até utilizar velocidades mais baixas, pois o que vai congelar o movimento vai ser a exposição do flash...
Quando se utiliza o flash, você está sujeitando a cena a duas exposições, a primeira é baseada nas configurações que você definiu, no seu caso, ISO 1600 ou 2000, abertura em F4 e tempo de 1/30s, essa exposição vai estar registrando a luz do ambiente, e tudo que for mais rápido que 1?30s vai aparecer borrado.
Nesses 1/30s, o flash disparando (em 1ª ou 2ªcortina) vai registrar uma outra exposição, menos abrangente em distância por causa da potência do flash, mas muito mais rápida, essa exposição vai congelar o movimento por ser de curtíssima duração...
Se você configurar o flash para 1ª cortina, o que estiver se movendo vai aparecer nítido com um borrado um pouco a sua frente, o que pode aparecer meio estranho, já se você configurar para 2ª cortina, o borrado vai aparecer um pouco atrás, o que dá um efeito até interessante de movimento...
 

Olá pessoal,

Bom segue abaixo meu feedback das fotos que fiz ontem.

Antes de tudo agradeço a todos que me ajudaram com as opiniões.

O lugar da festa "até que tinha uma certa iluminação", mas era noite em lugar aberto, portanto algumas pessoas ficavam fora da área de luz.

A minha maior dificuldade foi:

Quando na dança da festa junina, tive que mudar meu ISO de 1600 para 2000 e deixar o diafragma em f4.0 para ter um disparo em 1/60. Achei restrito, pois o único ponto de luz que eu tinha, era quando as pessoas dançavam em minha direção. Nesta hora, tinha que ser rápido, pois deveria focar a pessoa (apontando para os olhos de preferência) enquadrar e fazer a foto. Dependendo da velocidade que elas caminhavam eu perdia o foco por estar usando abertura máxima (f4.0). Alguns momentos pensei em aumentar o ISO mas não sei, até então, não era a melhor condição mas estava indo. Nesta parte da festa, confesso que não foram as melhores fotos, mas até mesmo usando 1/60 não ficou tão ruim.

Resumo: as fotos na área iluminada da festa, ok, mas na hora da dança. A dificuldade apareceu.

Alguém, ja passou por isso ? O que fez para resolver ?

Obrigado mais uma vez !
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 31 de Julho de 2015, 06:54:44
Ué Luiz, acabou não usando o flash?

Quando o sujeito da foto está em movimento, o recomendado é usar o modo AI-Servo, o foco vai tentar acompanhar o movimento... Esse modo precisa que você dê uma estudada antes, ele é bem influenciado pela capacidade da máquina e pela velocidade de foco da lente, mas conhecendo o equipamento tem como usar...

Nessa situação, do sujeito em movimento, esqueça recompor a cena, o ideal é utilizar o ponto de foco mais próximo do seu objetivo (os outros pontos podem não ser tão bons quanto o central, mas eles estão lá para serem usados, basta conhecer a sua limitação)

Se você está usando o flash, pode até utilizar velocidades mais baixas, pois o que vai congelar o movimento vai ser a exposição do flash...
Quando se utiliza o flash, você está sujeitando a cena a duas exposições, a primeira é baseada nas configurações que você definiu, no seu caso, ISO 1600 ou 2000, abertura em F4 e tempo de 1/30s, essa exposição vai estar registrando a luz do ambiente, e tudo que for mais rápido que 1?30s vai aparecer borrado.
Nesses 1/30s, o flash disparando (em 1ª ou 2ªcortina) vai registrar uma outra exposição, menos abrangente em distância por causa da potência do flash, mas muito mais rápida, essa exposição vai congelar o movimento por ser de curtíssima duração...
Se você configurar o flash para 1ª cortina, o que estiver se movendo vai aparecer nítido com um borrado um pouco a sua frente, o que pode aparecer meio estranho, já se você configurar para 2ª cortina, o borrado vai aparecer um pouco atrás, o que dá um efeito até interessante de movimento...
 

Bom dia ! Desculpa não responder antes !

Então usei flash sim...

Provavelmente por isso que as imagens não ficarão tão ruins assim.

Você falou desse borrado... Não consigo lhe precisar se a frente ou atrás por não estar com as fotos na minha frente mas recordo que em algumas isso aconteceu.

Usei 1/60 e o flash com o "copinho" inclinado 45 graus.

Vou estudar o que você falou e ver as fotos mais tarde e lhe falo.

Valeu !

Muito obrigado ! :ok: :clap:
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral