Autor Tópico: NX3000: Questão de tempo ou decepção?  (Lida 10680 vezes)

Luiz Victor

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
Resposta #15 Online: 01 de Agosto de 2015, 00:24:28
Lembrando que qualquer flash desses mais atuais funciona em modo manual. Testei hoje com um Yongnuo e foi de boa.
sem equipamento no momento


João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Resposta #16 Online: 01 de Agosto de 2015, 07:06:50

Seria uma solução pra o caso dele (andreluigo) clicar em RAW, com velocidade alta o bastante pra não gerar borrão de movimento, no mdo de prioridade de vel do obturador, e consertar a subexposição no Adobe Lightroom, que, a propósito, acompanha a câmera?

Na situação que ele descreveu, como vocês fariam, em termos de configurações?


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 01 de Agosto de 2015, 09:33:55
Lembrando que qualquer flash desses mais atuais funciona em modo manual. Testei hoje com um Yongnuo e foi de boa.

Isso muito me interessa, você pode tirar uma foto do flash montado na câmera pra eu ver como fica o "monstro"? hehe
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


Luiz Victor

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
Resposta #18 Online: 01 de Agosto de 2015, 10:22:34
Isso muito me interessa, você pode tirar uma foto do flash montado na câmera pra eu ver como fica o "monstro"? hehe
Claro. Assim que der posto aqui. Dá pra usar de boa. Abraço
sem equipamento no momento


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #19 Online: 01 de Agosto de 2015, 16:45:04
Eu de novo, pessoal...
Acho que eu que esperei mais do que o conjunto poderia entregar na situação em questão.  Alguns disseram que as fotos não ficaram tão ruins quanto eu estava achando, considerando as condições de iluminação.
Dei uma melhorada nas que tinham um mínimo de conserto. Se quiserem ver como ficaram, fiquem à vontade!

https://flic.kr/s/aHskdP3ku7

ABS...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Dr Saygon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 157
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 01 de Agosto de 2015, 20:17:46
andreluigo, o problema é que a lente 20-50mm não tem estabilização. Isso iria ajudar um pouco.

Outra coisa legal é utilizar um tripé. Vi que em algumas fotos do Duron Maniac tem cheiro de uso do tripé  :D

Agora, melhorar a iluminação, tripé e lente clara = ótimas fotos.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #21 Online: 01 de Agosto de 2015, 21:55:26
andreluigo, o problema é que a lente 20-50mm não tem estabilização. Isso iria ajudar um pouco.

Outra coisa legal é utilizar um tripé.

Nesse caso específico não, Saygon. Estabilização e tripé, em baixa velocidade, ajudam em relação à movimentação da câmera. No caso das fotos, são as pessoas que se movimentam. Não mudaria nada.
Abs!


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #22 Online: 01 de Agosto de 2015, 23:34:24
Outra coisa legal é utilizar um tripé. Vi que em algumas fotos do Duron Maniac tem cheiro de uso do tripé  :D

Quais fotos? Foram todas feitas na mãos mesmo, tanto as da 30mm quanto as da 16-50. Só uso tripé se for fazer longa exposição mesmo, não foi o caso de nenhuma.

Sobre a estabilização, bem lembrado! Estabilizador ajuda que o tremor das mãos afete a foto, mas o problema em eventos é congelar o movimento do assunto, nesse caso precisa de uma velocidade mais alta, pelo menos 1/80. Flash ajuda, pois "congela" um momento, mesmo que haja algum movimento das pessoas, aparece mesmo do que sem flash. Chegou a experimentar o flash que veio com a NX3000? Se achar muito fraco ou muito forte, a câmera permite ajustar compensação de exposição do flash.

Um detalhe que já notei aqui, flashes feitos pra outros sistemas tendem a não funcionar bem nas Samsung. Até disparam, mas se mover a cabeça parece que há algum conflito que impede do flash disparar. Alguém já testou um flash manual, como o Yongnuo 460 ou 560, pode falar alguma coisa?

T+
« Última modificação: 02 de Agosto de 2015, 00:03:45 por Duron Maniac »


Dr Saygon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 157
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 02 de Agosto de 2015, 10:43:50
fernandomaues, bem lembrado, o problema principal exposto aqui foi congelar as pessoas.

Duron Maniac, foi mal. Quando vi as fotos SAM_0060 e SAM_0061 rapidamente tive a impressão de ter usado o tripé. Olhando agora em detalhes, o enquadramento está ligeiramente diferente.

Utilizei a minha NX3000 poucas vezes até agora. Outro dia, precisei tirar fotos na igreja e esqueci de levar o flash. O jeito foi levar o ISO para 1600  :D Acho que mais do que isso dá ruídos pra caramba.


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #24 Online: 02 de Agosto de 2015, 11:03:54
Duron Maniac, foi mal. Quando vi as fotos SAM_0060 e SAM_0061 rapidamente tive a impressão de ter usado o tripé. Olhando agora em detalhes, o enquadramento está ligeiramente diferente.

Tem razão, essas na verdade eu apoiei num bloco de concreto igual ao que está nas fotos. Mas usei 1/10s nelas, nunca ia conseguir algo assim na mão. Falha minha!

Utilizei a minha NX3000 poucas vezes até agora. Outro dia, precisei tirar fotos na igreja e esqueci de levar o flash. O jeito foi levar o ISO para 1600  :D Acho que mais do que isso dá ruídos pra caramba.

Se não for usar em grandes impressões e não ficar olhando a imagem em 100% no monitor, até ISO 2000 dá pra levar numa boa. ISO 3200 ela já começa a perder detalhes demais na minha opinião. Sempre que posso tento ficar até ISO 800.

T+


Williknot

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 02 de Agosto de 2015, 16:31:14
Acho que é uma questão de adaptação e tempo.
Você ainda não conhece muito bem a sua câmera, e deve treinar nela sempre.
Eu tô com a NX3000 a pouco tempo, mas nesse tempo, eu tento pelo menos tirar algumas fotos por dia, da cidade, dos monumentos. Em casa eu já comprei alguns abajurs, pra ir aprendendo a controlar a luz e aprendendo sobre a câmera. Futuramente invisto em iluminações melhores.
Vi no youtube que profissionais estudaram pesado por anos, estão sempre estão aprendendo.
Não se decepcione, é questão de adaptação e tempo. Futuramente, com a experiência, vai tirar fotos melhores.  :ok:
Um eterno aprendiz.
Samsung NX 3000 -  Lente 20-50 f/3.5-5.6.
https://www.flickr.com/people/williknot/
F4F!! =)


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #26 Online: 02 de Agosto de 2015, 20:31:45
Na segunda tentativa as fotos ficaram consideravelmente melhores, apesar de (acho) ter errado na edição com o Lightroom (ainda não li nenhum tutorial de edição, tudo tem sido feito meio na base do teste mesmo).
Tentei manter o ISO em 800, mas a maioria teve que ser em 1600 mesmo. Achei que ficaram com bastante ruído.
Já a velocidade variou entre 1/80 e 160, e apenas uma ou outra deram rastro mínimo.
Fotografei em RAW, que a princípio ficaram todas subexpostas (umas mais, outras menos), mas foram corrigidas na edição.
TODAS as fotos tiradas no modo M.

Se quiserem perder um pouquinho do seu tempo, e darem uma olhadinha tá aqui https://flic.kr/s/aHskhmA6YY

Abraços e ótima semana a todos!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


fabpri

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #27 Online: 02 de Agosto de 2015, 21:48:54
Olha, achei que as fotos melhoraram muito nessa outra tentativa! Parabéns, continue no aprendizado


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #28 Online: 02 de Agosto de 2015, 22:46:49
Obrigado, @fabpri!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Williknot

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 03 de Agosto de 2015, 00:19:45
Cara, as fotos melhoraram muito!
Isso ai man, bola pra frente e siga aprendendo sempre!
Vai no Youtube depois e dá uma olhada de como pegar o básico do Lightroom. Depois de pegar o básico lá, dá pra pular pro photoshop, e ajustar nitidez, e outras coisas. Vale a pena Andre.
Abraços.
Um eterno aprendiz.
Samsung NX 3000 -  Lente 20-50 f/3.5-5.6.
https://www.flickr.com/people/williknot/
F4F!! =)