Autor Tópico: Paisagem - início de estudo em fotografia  (Lida 720 vezes)

HeadHunter

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 04 de Agosto de 2015, 15:45:06
Olá a todos!
Sou novo aqui no fórum, e também novo na fotografia (portanto me perdoem qualquer erro, sobretudo os clássicos "não pode postar aqui" e etc. que a gente sempre comete chegando num fórum novo!).
Bom, como disse sou novo no mundo da fotografia, venho fotografando há uns 6 meses e muito recentemente comecei a tentar me aventurar no tratamento de imagens raw, estudar composição, essas coisas...
Um dos problemas que tenho enfrentado é a falta de pessoas com quem conversar sobre fotografia, sobretudo a falta de um olhar critico sobre as minhas fotos. Daí meu interesse de participar do fórum.
Esta foto foi tirada num fim de tarde com uma Nikon D3100 e lentes do kit (18-55), 18mm de distancia focal, ISO 800, f10 e 1/50 de velocidade. Resultou numa foto bastante subexposta, mas com a melhor composição deste quadro (estava fazendo testes de exposição e as nuvens ficaram mais bonitas nesta foto subexposta) que tentei arrumar no Lightroom. Também alterei um pouco alguns parâmetros como a nitidez, redução de ruído, etc.
Uma dúvida que fico é: até que ponto tratar a imagem? Este resultado final pode ser considerado uma foto tratada ou já está num nível de manipulação "além da ética"?
Segue a imagem original da câmera e a imagem tratada:
https://imagizer.imageshack.us/v2/1000x667q90/911/djxYB0.jpg
https://imagizer.imageshack.us/v2/1000x667q90/661/NWTuNg.jpg
Nikon D7100, Nikon N90s, Nikkor 18-105, Nikkor 50mm 1.8D, Nikkor 28-80 AFD


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2015, 15:50:13
pra inserir as imagens é só botar o link no lugar da palavra "fotografia"

ou inserir o link clicando no segundo ícone da segunda fileira na caixa de respostas :D



"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2015, 15:50:33
Em primeiro lugar, seja super bem-vindo ao fórum!  ;)
Fazem quase 10 anos que fotografo, e posso dizer que uns 70% do que aprendi foi em fóruns e/ou com pessoas que conheci nos mesmos. Fora que conversar sobre fotografia é muito legal! E é também um bom motivo para fazer novas e boas amizades!

Sobre sua foto...
Composição bacana, eu apenas cortaria um pouquinho do céu.
As cores não me agradaram muito no meu monitor (da empresa, péssimo) vejo cores com uma saturação um pouquinho exagerada. E sinto falta de nitidez também.

Você tem muita coisa para estudar, principalmente no que diz respeito a paisagem.
Composição, regras de fotometria, distancia hiperfocal, tratamento, melhores horários de luz, etc etc. É bastante coisa, mas te garanto: é uma delicia aprender sobre esse tema (sou suspeita pra falar, sou apaixonada por paisagens)! Boa sorte e bons estudos! :)

Pergunta: você está fotografando em RAW?
« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 15:51:37 por Cristiane Gellert »
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Jubelvs

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
  • Google and WeArt Photographer
    • Rafael Starobole Fotografia
Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2015, 15:52:40
Realmente muito sub-exposta. Uma abertura maior ajudaria bastante, com a lente do kit em 18 vc poderia usar F3.5. Também dava pra melhorar bem mais no LR, mas como vc disse está estudando.
Quanto ao tratamento pessoalmente não tenho nada contra em "ajustar" a foto, só não curto céu roxo, rosa, etc.
Bom ja disseram em nossas primeiras 10.000 fotos serão ruins, portanto vamos clicar e clicar. Abraços.
Rafael Starobole .'.
Canon 5DS - EF 70-200mm f/2.8L IS II USM - EF 24-70mm f/2.8L II USM - Fisheye 8-15 4L USM
Canon 70D - 18-55mm 3.5-5.6 - 50mm 1.8 II - 55-250 IS STM - Flash Canon 430EX II - Radio Flash Yongnuo 622C - Tripes Manfrotto - Mochilas Lowercase


HeadHunter

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2015, 16:24:27
Obrigado a todos pelas respostas!
Quanto a exposição, ficou sim subexposta demais, tirei outras com exposições diferentes, mas esta composição acabou melhor pelo formato das nuvens.
Quanto à abertura, estava usando o diafragma fechado para tentar ganhar profundidade de campo, ainda assim vejo que falta nitidez na imagem. Isto é por conta da câmera ou o foco está errado mesmo? rs rs
Muito obrigado a todos!
Segue ela um pouco menos saturada, melhora? (meu monitor também é bastante ruim, tenho achado difícil dosar os ajustes de cor).
 

Ah sim, fotografando em raw e tratando no lightroom ;)
« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 16:36:30 por HeadHunter »
Nikon D7100, Nikon N90s, Nikkor 18-105, Nikkor 50mm 1.8D, Nikkor 28-80 AFD


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2015, 16:31:05
 :ponder: :
« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 16:33:39 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2015, 17:01:41
Obrigado a todos pelas respostas!
Quanto a exposição, ficou sim subexposta demais, tirei outras com exposições diferentes, mas esta composição acabou melhor pelo formato das nuvens.
Quanto à abertura, estava usando o diafragma fechado para tentar ganhar profundidade de campo, ainda assim vejo que falta nitidez na imagem. Isto é por conta da câmera ou o foco está errado mesmo? rs rs
Muito obrigado a todos!
Segue ela um pouco menos saturada, melhora? (meu monitor também é bastante ruim, tenho achado difícil dosar os ajustes de cor).
 

Vamos lá:
1) É bem normal a gente se empolgar com nuvens e céu na composição (ainda mais nuvens bonitas como essas)... mas nem sempre elas tem aquele efeito que desejamos na foto. Acabam não sendo tão interessantes assim.
2) Qual seu nivel de conhecimento em fotometria? Fotos com maior exposição são melhores para recuperar no tratamento do RAW
3) Que abertura usou? Velocidade? Estranho estar com essa falta de nitidez, ou foi erro de foco, ou velocidade baixa. Mesmo sendo a lente do kit não deveria estar assim (alias, tenho a idéia que sim, é possivel fazer fotos bacanas com uma 18-55 - basta saber usá-la)

Sinto falta de contraste na foto. As cores realmente não me agradam muito...

Outra coisa bacana de incluir numa foto de paisagem: um primeiro plano bacana.
Quando for fotografar um lugar, dá uma explorada antes no mesmo. Quando achar uma (ou mais) composição bacana, aguarde a luz boa e faça o clique!  :ok:
Ah sim, fotografando em raw e tratando no lightroom ;)
« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 17:02:14 por Cristiane Gellert »
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2015, 17:12:29
Algumas considerações:

-Existe diferença entre manipulação e tratamento. A câmera captura a luz, transforma em dados brutos (o RAW) e trata esses dados para finalizar na imagem final (JPEG). A câmera tem alguns padrões de tratamento (os pictures styles), mas pra mim é ruim e sem graça. O ganho de vc mesmo transformar o RAW pra JPEG é imenso. Não se dispensa isso uma vez que é parte intrínseca do processo de fotografia digital. Manipulação é alterar o conteúdo da imagem. As vezes eu faço (tirar um fio da foto, ou tratar a pele de uma noiva), enfim. Quem decide até que ponto de manipulação vc quer ir é vc.

-18mm já é uma distâncial focal bastante baixa e que por si só já garante uma profundidade de campo baixa. Podia até ter aberto um pouco. Sua foto aparenta estar levemente fora de foco mesmo.

Bem vindo ao forum e continue estudando.

 :) :)