Autor Tópico: Três Pedras (Bofete - SP)  (Lida 3609 vezes)

Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #15 Online: 03 de Agosto de 2015, 13:20:03
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #16 Online: 03 de Agosto de 2015, 13:49:30
oi! Quando falei de filtro graduado, falei do filtro do editor e não o que acopla a lente. Cara, acho muito complicado usar este tipo de filtro em paisagens que não têm o horizonte simples, reto, como na praia. Com montanhas e árvores, sempre vai haver escurecimento destes componentes da paisagem... não tem jeito e eu particularmente não acho legal. A melhor opção nestes casos seria usar mesmo a técnica do HDR. Ou, dependendo do caso, sem filtro e com uma foto, expondo para a direita, recuperando depois no editor...
No filtro graduado do editor é que consegue modular os realces sem mexer na exposição...
« Última modificação: 03 de Agosto de 2015, 13:49:55 por Pris WerSo »


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #17 Online: 03 de Agosto de 2015, 14:40:00
oi! Quando falei de filtro graduado, falei do filtro do editor e não o que acopla a lente. Cara, acho muito complicado usar este tipo de filtro em paisagens que não têm o horizonte simples, reto, como na praia. Com montanhas e árvores, sempre vai haver escurecimento destes componentes da paisagem... não tem jeito e eu particularmente não acho legal. A melhor opção nestes casos seria usar mesmo a técnica do HDR. Ou, dependendo do caso, sem filtro e com uma foto, expondo para a direita, recuperando depois no editor...
No filtro graduado do editor é que consegue modular os realces sem mexer na exposição...


Eu gosto de usar, mas realmente há essas limitações.
Devia existir algum filtro que se adapte ao formato de paisagem :D... montanhas, arvores, etc sempre ficam com as pontas "queimadas".

HDR não consigo fazer, sempre sai uma merda, hahaha

Bacanas as dicas! :)
« Última modificação: 03 de Agosto de 2015, 14:41:17 por Cristiane Gellert »
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #18 Online: 03 de Agosto de 2015, 15:35:07
Esse lugar é maravilhoso e as fotos não poderiam ter ficado diferentes, ficaram excelentes!
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #19 Online: 03 de Agosto de 2015, 16:04:24
Esse lugar é maravilhoso e as fotos não poderiam ter ficado diferentes, ficaram excelentes!

O lugar é demais mesmo!
Mas tive dois problemas:
1) O acesso lá é fácil, e o camping é barato. Então tinha uma turma bem incômoda, fazendo barulho e enchendo o saco a noite. Nada demais... criança fazendo zorra apenas.
2) Carrapatos. Eu não peguei, mas teve gente que levou uns de brinde!  :eek:

Fora isso é um lugar excelente para fotos! :)
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 03 de Agosto de 2015, 16:36:46
Mais bacana que as fotos só a humildade e a alegria da autora. Parabéns! :clap:


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #21 Online: 03 de Agosto de 2015, 16:50:12
Mais bacana que as fotos só a humildade e a alegria da autora. Parabéns! :clap:
:D

Valeu!
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #22 Online: 03 de Agosto de 2015, 21:28:40
Eu gosto de usar, mas realmente há essas limitações.
Devia existir algum filtro que se adapte ao formato de paisagem :D... montanhas, arvores, etc sempre ficam com as pontas "queimadas".

HDR não consigo fazer, sempre sai uma merda, hahaha

Bacanas as dicas! :)

Cristiane, voce sabe trabalhar no Photoshop? Para alguns refinamentos na imagem ele é mais indicado do que as funções do Lr, em minha opinião. Esqueça esse lance de HDR, com essa "chave" geralmente a foto fica muito artificial.

Ao invés de usar o filtro gradiente do Lr, nesse programa vc pode trabalhar a imagem normal, e no Ps trabalhar separado em layers, mascarando o que precisar.   

Eu procuro fazer ao menos duas exposições ( em geral o ideal são quatro, mas claro, se a cena valer a pena ), uma sub fotometrando o ceu, e oura super com o chão e partes da paisagem bem claras. Fico ligado no histograma pra ver se não perdi informação furando em branco ou preto.

Trato cada foto normal no Lr, ajustando WB, nitidez, aberração cromática, dando uma equilibrada entre as sombras e altas luzes, e depois faço a união das duas no Ps, sobrepondo elas em layers e "apagando" a parte que não interessa em cada uma com o pincel na configuração de aerógrafo.

Sei que é trabalhoso e parece complicado, mas pode acreditar que vai fazer diferença. E eu acho que se o clique valer o esforço, no fim voce não terá uma simples foto, terá uma obra de arte, valorizando ainda mais as suas fotografias que já estão de parabéns.

Mas por favor, é só uma sugestão. :ok:


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 03 de Agosto de 2015, 22:08:52
Cristiane, voce sabe trabalhar no Photoshop? Para alguns refinamentos na imagem ele é mais indicado do que as funções do Lr, em minha opinião. Esqueça esse lance de HDR, com essa "chave" geralmente a foto fica muito artificial.

Ao invés de usar o filtro gradiente do Lr, nesse programa vc pode trabalhar a imagem normal, e no Ps trabalhar separado em layers, mascarando o que precisar.   

Eu procuro fazer ao menos duas exposições ( em geral o ideal são quatro, mas claro, se a cena valer a pena ), uma sub fotometrando o ceu, e oura super com o chão e partes da paisagem bem claras. Fico ligado no histograma pra ver se não perdi informação furando em branco ou preto.

Trato cada foto normal no Lr, ajustando WB, nitidez, aberração cromática, dando uma equilibrada entre as sombras e altas luzes, e depois faço a união das duas no Ps, sobrepondo elas em layers e "apagando" a parte que não interessa em cada uma com o pincel na configuração de aerógrafo.

Sei que é trabalhoso e parece complicado, mas pode acreditar que vai fazer diferença. E eu acho que se o clique valer o esforço, no fim voce não terá uma simples foto, terá uma obra de arte, valorizando ainda mais as suas fotografias que já estão de parabéns.

Mas por favor, é só uma sugestão. :ok:

Mas Rapha... isto é HDR, mas feito pelo PS e não por um programa de HDR... você mescla 2 ou mais fotos com exposições diferentes para aumentar o alcance dinâmico da cena... HDR! :)


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 03 de Agosto de 2015, 22:47:38
Não há muito mais o que dizer. Belo lugar, belas fotos!   :clap:

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #25 Online: 03 de Agosto de 2015, 23:25:37
Mas Rapha... isto é HDR, mas feito pelo PS e não por um programa de HDR... você mescla 2 ou mais fotos com exposições diferentes para aumentar o alcance dinâmico da cena... HDR! :)

Claro Pris, pela tradução literal com certeza.

Mas o HDR ao qual me referi foi aquele que muita gente faz, unindo as várias exposições no photomerge.
Sinceramente acho bem sem graça aquilo lá, ficando facilmente um resultado demasiado "artificial".

Pior ainda é pegar um único arquivo JPG e usar a função HDR tone, nos ajustes de imagens do PS. :doh:

O que eu quis chamar a atenção foi para o fato de vc trabalhar áreas específicas em separado, e não algo muito automático. :ok:


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #26 Online: 04 de Agosto de 2015, 08:36:37
Cristiane, voce sabe trabalhar no Photoshop? Para alguns refinamentos na imagem ele é mais indicado do que as funções do Lr, em minha opinião. Esqueça esse lance de HDR, com essa "chave" geralmente a foto fica muito artificial.

Ao invés de usar o filtro gradiente do Lr, nesse programa vc pode trabalhar a imagem normal, e no Ps trabalhar separado em layers, mascarando o que precisar.   

Eu procuro fazer ao menos duas exposições ( em geral o ideal são quatro, mas claro, se a cena valer a pena ), uma sub fotometrando o ceu, e oura super com o chão e partes da paisagem bem claras. Fico ligado no histograma pra ver se não perdi informação furando em branco ou preto.

Trato cada foto normal no Lr, ajustando WB, nitidez, aberração cromática, dando uma equilibrada entre as sombras e altas luzes, e depois faço a união das duas no Ps, sobrepondo elas em layers e "apagando" a parte que não interessa em cada uma com o pincel na configuração de aerógrafo.

Sei que é trabalhoso e parece complicado, mas pode acreditar que vai fazer diferença. E eu acho que se o clique valer o esforço, no fim voce não terá uma simples foto, terá uma obra de arte, valorizando ainda mais as suas fotografias que já estão de parabéns.

Mas por favor, é só uma sugestão. :ok:
Raphael,

Eu tenho uma cena legal fotografada, desse passeio inclusive, com pelo menos 4 exposições diferentes, que fiz justamente para tentar isso que você falou. Pensei "ah, já que to aqui, bora guardar um material pra brincar depois, rsrsrs".

Mas as vezes tenho a impressão que sou uma topeira loira  :aua:

Eu realmente nunca consegui um bom resultado usando o Photomerge.
Fica exatamente como vc e a Pris falaram: artificial e esquisito. Aquele outro programa que usa somente uma exposição (Photomatix?) então, pior ainda. Dependendo do uso, a foto fica parecendo o "incrível mundo dos unicórnios coloridos que tomaram chá de cogumelo"  :hysterical:

Um outro programa que já usei para esses tratamentos localizados é o Viveza, conhecem?

Sou meio "preguiçosa" pra edição de fotos. Não é purismo não, é preguiça mesmo.
A maioria das minhas fotos tem pouca edição, mais voltada para white balance, cores, nitidez e contraste.
Preciso melhorar isso em mim!  :ok:
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #27 Online: 04 de Agosto de 2015, 08:41:37
 Mais uma! :)


Sem título by Cristiane Gellert G. Souza, no Flickr
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 04 de Agosto de 2015, 11:45:32
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #29 Online: 04 de Agosto de 2015, 12:08:45
Raphael,

Eu tenho uma cena legal fotografada, desse passeio inclusive, com pelo menos 4 exposições diferentes, que fiz justamente para tentar isso que você falou. Pensei "ah, já que to aqui, bora guardar um material pra brincar depois, rsrsrs".

Mas as vezes tenho a impressão que sou uma topeira loira  :aua:

Eu realmente nunca consegui um bom resultado usando o Photomerge.
Fica exatamente como vc e a Pris falaram: artificial e esquisito. Aquele outro programa que usa somente uma exposição (Photomatix?) então, pior ainda. Dependendo do uso, a foto fica parecendo o "incrível mundo dos unicórnios coloridos que tomaram chá de cogumelo"  :hysterical:

Um outro programa que já usei para esses tratamentos localizados é o Viveza, conhecem?

Sou meio "preguiçosa" pra edição de fotos. Não é purismo não, é preguiça mesmo.
A maioria das minhas fotos tem pouca edição, mais voltada para white balance, cores, nitidez e contraste.
Preciso melhorar isso em mim!  :ok:
olha outro preguiçoso aqui :assobi:.....instalei o Ps,mas as funções são tantas que eu volto para p Lr..mas farei um esforço para aprender rsrsr.Cristiane,fotos lindas Parabéns!
« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 12:11:36 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II