Autor Tópico: Boas fotos com a lente do Kit?  (Lida 31289 vezes)

Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #15 Online: 05 de Agosto de 2015, 08:35:04
Tem um bom tópico aqui

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=86897.460


Existem muito mais fotógrafos ruins do que equipamentos ruins...

Ótimo!  :clap:
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #16 Online: 05 de Agosto de 2015, 08:35:57
A maioria dos otografos adoram jma desculpa para comprar mais bugigangas.

Ha uns anos atras uma conhecida minha me falou de uma amiga dela, que essa amiga dela acompanhava e admirava minhas fotos, me dizendo que ela queria aprender fotografia domigo.

Eu falei que se ela quisesse era so me ligar e marcar um dia. E no dia seguinte eu recebo a ligacao dessa mulher, falanso do quanto ela admiravaminhas fotos e queria aprender comigo. Eu entao sugeri um final de semana para nos encontrarmos, mas ela falou que ela tinha uma Nikon D80 ou algo assim mas que estava para comprar uma "camera profissional" para aprender a fotografar.

Eu falei que se ela quisesse comprar uma camera nova, tudo bem. Mas para aprender a fotografar nao era preciso esperar a nova camera pq a D80 ja era mais do que o suficiente. Mas ela insistia que precisava de "uma camera profissional".

Entao ela perguntou qual era a minha camera e eu respondi que todas as minhas cameras eram mais antiga do que a D80 dela.

Depois desse dia eu nunca mais ouvi falar dela. O que foi bom de minha parte, pq assim nao perco tempo commalguem que nao esta mais preocupado e interessado em came do que em fotografia de fato.

Eu sou o rei em decepcionar pessoas, esse deve ser a minha maior habilidade, decepicionar pessoas. Acontece direto. :D

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:, e assim mesmo!!!!
frequentemente lemos perguntas,"qual lente e melhor para casamentos?", e para aniversarios???
essa pergunta nao tem resposta, :aua: :aua: :aua: :hysterical:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #17 Online: 05 de Agosto de 2015, 08:38:18
Pessoal,

Apesar de fotografar a anos, e não usar mais a 18-55mm da Canon a muito tempo, resolvi lançar o assunto.
Vejo muita gente novata reclamando que não consegue fazer boas fotos, falando que é por causa da lente do Kit.

Claro que a qualidade ótica de uma lente mais cara acaba sendo maior, mas... eu penso que sim, é possível fazer ótimas fotos com uma lente do kit, seja qual for a marca. É importante a pessoa saber dominar o equipamento que tem em mãos, nem que tenha que "tirar leite de pedra" a princípio.

Qual a opinião de vocês?
Realmente acham válido argumentar que as fotos não estão boas pela lente que se possui?
Equipamento justifica qualidade da foto? Ou melhor, falta de qualidade é justificável pelo equipamento?

OBS: esse tipo de tópico costuma dar o que falar, rs  :assobi:
o tal do equipamento e so uma ferramenta, va de saber usar ou nao
Ja vi lixo com lentes 1.8, e ja vi BOAS fotos com as lentinhas de kit!!!!!
o assunto e a pecinha atras do visor!!!! :ok:


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #18 Online: 05 de Agosto de 2015, 08:39:43
A maioria dos otografos adoram jma desculpa para comprar mais bugigangas.

Ha uns anos atras uma conhecida minha me falou de uma amiga dela, que essa amiga dela acompanhava e admirava minhas fotos, me dizendo que ela queria aprender fotografia domigo.

Eu falei que se ela quisesse era so me ligar e marcar um dia. E no dia seguinte eu recebo a ligacao dessa mulher, falanso do quanto ela admiravaminhas fotos e queria aprender comigo. Eu entao sugeri um final de semana para nos encontrarmos, mas ela falou que ela tinha uma Nikon D80 ou algo assim mas que estava para comprar uma "camera profissional" para aprender a fotografar.

Eu falei que se ela quisesse comprar uma camera nova, tudo bem. Mas para aprender a fotografar nao era preciso esperar a nova camera pq a D80 ja era mais do que o suficiente. Mas ela insistia que precisava de "uma camera profissional".

Entao ela perguntou qual era a minha camera e eu respondi que todas as minhas cameras eram mais antiga do que a D80 dela.

Depois desse dia eu nunca mais ouvi falar dela. O que foi bom de minha parte, pq assim nao perco tempo commalguem que nao esta mais preocupado e interessado em came do que em fotografia de fato.

Eu sou o rei em decepcionar pessoas, esse deve ser a minha maior habilidade, decepicionar pessoas. Acontece direto. :D

Eu conheço um cara que fotografa PRA CARALHO e usava uma Xti.
Só trocou de câmera (uma 40D) porque a outra foi para o saco.

Sei lá, eu procuro fazer analogia de equipamentos fotográficos com equipamentos de outras profissões.

Por exemplo...
Se um cozinheiro cozinha bem, ele fará comidas boas com uma panela simples, daquelas baratinhas do Carrefour. Com maior dificuldade, talvez. Mas não fará comida ruim.
Só que logicamente, sentirá muito mais facilidade em cozinhar com uma panela de qualidade superior. Mas pega alguem que não sabe cozinhar, e dá uma panela boa pra ele, pra ver se resulta em algo...
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #19 Online: 05 de Agosto de 2015, 08:45:05
Acho que pra determinados tipos de trabalho o equipamento de ponta é mais importante do que em outros. Principalmente quando o objetivo é puramente técnico/estético.
Acho também que pra profissional algumas características de equipamentos mais caros pode ser interessante sim. Nao pare ter um trabalho mais interessante, mas pra ter menos trabalho de rotina na ediçao, menos "perda"de fotos, etc.

Agora, para fazer boas fotos equipamento caro nao serve pra nada.
O que vemos por aí é um monte de fotos de técnica impecável mas sem personalidade, sem alma.
Acho que quanto mais alma o seu trabalho tiver, mais secundário se torna o equipamento.
Eu só troco o meu quando estragar :D
Acho que é a história da facilidade que citei acima.
Bons equipamentos facilitam a boa fotografia, não fazem boas fotografias.

Ou seja, equipamento mais simples não é desculpa para foto ruim não!
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #20 Online: 05 de Agosto de 2015, 08:47:25
:hysterical: :hysterical: :hysterical:, e assim mesmo!!!!
frequentemente lemos perguntas,"qual lente e melhor para casamentos?", e para aniversarios???
essa pergunta nao tem resposta, :aua: :aua: :aua: :hysterical:
A melhor lente para casamentos seria uma 10-400mm f/1.2  8-) de preferência bem leve, com autofoco bom e nitidez impecável!  :D
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #21 Online: 05 de Agosto de 2015, 08:52:06
o tal do equipamento e so uma ferramenta, va de saber usar ou nao
Ja vi lixo com lentes 1.8, e ja vi BOAS fotos com as lentinhas de kit!!!!!
o assunto e a pecinha atras do visor!!!! :ok:
O problema é que todo fotógrafo iniciante fica frustrado com a lente 18-55mm no começo... e logo quer trocar, achando que a culpa é da lente...

Tava olhando umas fotos antigas minhas. Taí uma foto que gostei (ta boazinha até), e que foi feita com a 18-55... A maioria das minhas fotos dessa época eram ruins (2010), mas mais por falta de técnica e pouca prática do que pelo equipamento em si...


Sem título by Cristiane Gellert G. Souza, no Flickr
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Jubelvs

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
  • Google and WeArt Photographer
    • Rafael Starobole Fotografia
Resposta #22 Online: 05 de Agosto de 2015, 08:52:20
Outro dia assisti a um video interessante sobre abertura e transmissão (vide link abaixo). Ou seja independente do F de abertura cada lente tem um potencial de transmissão de luz, fiquei surpreso que muitas lentes de kit mesmo com aberturas nao tão boas como as prime tem transmissao de luz com resultados ate melhores.

http://www.youtube.com/watch?v=cb_YbBWzU-I

Vale a pena dar uma conferida !
Rafael Starobole .'.
Canon 5DS - EF 70-200mm f/2.8L IS II USM - EF 24-70mm f/2.8L II USM - Fisheye 8-15 4L USM
Canon 70D - 18-55mm 3.5-5.6 - 50mm 1.8 II - 55-250 IS STM - Flash Canon 430EX II - Radio Flash Yongnuo 622C - Tripes Manfrotto - Mochilas Lowercase


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 05 de Agosto de 2015, 10:36:36
Concordo com os colegas, mas acredito que toda esta percepção infelizmente só vem depois de conhecimento...
O iniciante vê o equipamento dos grandes fotógrafos ou mesmo da maioria dos participantes aqui do fórum e aí fica sim a impressão ou a sensação de que se tivesse um equipamento melhor o resultado seria outro...
Acho que os conceitos estão confusos e o marketing em cima dos produtos também complica as coisas....
Vejo pessoas comprando a lente mais "clara" possível e no EXIF F acima de F8 na maioria das fotos, há um mantra de que quanto maior a abertura melhor a lente - realmente lentes mais claras geralmente são acompanhadas de melhor construção e maior nitidez, etc... porém depende do seu uso predominante...

Sou amador, iniciei com T2i + lente 18-135 + 50mm 1.8, fiquei 4 anos com este equipamento - fiz de tudo um pouco com ele: paisagem, família, o book de gestação de minha esposa, retratos, etc.... Ainda hoje olho fotos antigas e me impressiono com alguns resultados que conseguia...

O tempo passou, por desejo pessoal e algumas demandas, principalmente de um ISO melhor, hoje estou com a 6D e 24-105L, considero excelentes e estou disposto novamente a não comprar mais nada nos próximos 4 a 5 anos (lentes) até conseguir me adaptar e extrair o máximo que conseguir deste set, até porque no momento de vida que estou, com dois filhos pequenos, o range da 24-105 me atende perfeitamente.

Tudo depende também do bolso de cada um, se está sobrando não vejo nenhum problema de se começar com um corpo e uma lente melhor...

Hoje percebo que quanto melhor é a foto, menor é a preocupação de quem a aprecia com o equipamento, lente, configurações utilizadas ou corpo utilizado, a boa foto é apenas degustada e apreciada.

Quando me perguntam sobre equipamento, etc.... sempre respondo que a composição da foto pode ser feita com uma lente de 500,00 ou com uma de 10.000 - e como em minha opinião a composição, o momento, a luz, são os elementos mais importantes... boas fotos virão com qualquer uma delas...

Apesar de tudo que escrevi, não tenho a menor dúvida que não mudarei a idéia de um iniciante que chegar aqui no fórum, acho que é um caminho que temos de passar e somente depois entender e ter a humildade em admitir que o elemento limitador em 90% das vezes é o fotógrafo e que mesmo com um equipamento melhor continuaremos a fazer fotos ruins, etc...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #24 Online: 05 de Agosto de 2015, 11:22:52
O problema é que todo fotógrafo iniciante fica frustrado com a lente 18-55mm no começo... e logo quer trocar, achando que a culpa é da lente...

Tava olhando umas fotos antigas minhas. Taí uma foto que gostei (ta boazinha até), e que foi feita com a 18-55... A maioria das minhas fotos dessa época eram ruins (2010), mas mais por falta de técnica e pouca prática do que pelo equipamento em si...


Sem título by Cristiane Gellert G. Souza, no Flickr
vc respondeu tua pergunta!!! :clap:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #25 Online: 05 de Agosto de 2015, 11:23:37
A melhor lente para casamentos seria uma 10-400mm f/1.2  8-) de preferência bem leve, com autofoco bom e nitidez impecável!  :D
por isso a pergunta nao tem resposta
essa lente nao existe, :hysterical: :hysterical:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 05 de Agosto de 2015, 11:50:54
Tenho a 18-55mm da Nikon e posso falar pela experiência que tive com ela antes de adquirir equipamentos melhores.

Não acho ela ruim oticamente, claro que não há como comparar com a 24-70mm e nem as primes tops, mas com certeza não é a ótica que é o ponto fraco dela, muito pelo contrário. É uma lente voltada para uso amador (não estou falando de hobbysta) e foi projetada para tal. As limitações da lente são outras, pra mim.

-Construção frágil
-AF bem lento
-Escura

Essas são as limitações da lente. Sabendo disso vc pode usar ela em situações que essas limitações não sejam impeditivos que ela entregará imagens excelentes.

-Quando seu assunto está estático e se move pouco.
-Quando se tem luz abundante
-Quando se quer muita profundidade de campo.

Desde que se saiba fotografar, nessas condições, a lente do kit atende perfeitamente.


wilk

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
  • No pain, no gain
Resposta #27 Online: 05 de Agosto de 2015, 13:33:27
Um fotografo certa vez me contou que tinha um projeto de fotografar casamentos com compactas. EEu não faria isso!  :eek: kkkk but...
Sou do time que acredita que o melhor da fotografia surge do fotografo, não do equipamento.
A lente 18-55mm da Nikon (não conheço da Canon ou outra marca) é muito boa, na verdade. É "escura" (F3.5 - 5.6), mas é muuuuito nítida! Gosto dessa lente, barata e boa!

PS: Olha esse review do Ken Rockwell.

http://www.kenrockwell.com/nikon/18-55mm-vr-ii.htm
« Última modificação: 05 de Agosto de 2015, 13:34:21 por wilk »
<b>Wilk Nobre</b>
---------------------------------------------------------------------------------------
 Pentax K1000 | Pentax ME | Nikon D7000


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 05 de Agosto de 2015, 14:43:29
Um fotografo certa vez me contou que tinha um projeto de fotografar casamentos com compactas. EEu não faria isso!  :eek: kkkk but...
Sou do time que acredita que o melhor da fotografia surge do fotografo, não do equipamento.
A lente 18-55mm da Nikon (não conheço da Canon ou outra marca) é muito boa, na verdade. É "escura" (F3.5 - 5.6), mas é muuuuito nítida! Gosto dessa lente, barata e boa!

PS: Olha esse review do Ken Rockwell.

http://www.kenrockwell.com/nikon/18-55mm-vr-ii.htm

Pois é. Não conheço essa versão nova, a que tinha era a anterior, mas afirmo que a limitação dela com certeza não é a qualidade e nitidez.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #29 Online: 05 de Agosto de 2015, 16:36:44
Pois é. Não conheço essa versão nova, a que tinha era a anterior, mas afirmo que a limitação dela com certeza não é a qualidade e nitidez.

Para o padrao dela DX e 5.6
e otima!!!!! :ok:
custo beneficio 10!
« Última modificação: 05 de Agosto de 2015, 16:37:36 por agalons »