Autor Tópico: Boas fotos com a lente do Kit?  (Lida 31150 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 05 de Agosto de 2015, 22:52:29
Eu conheço um cara que fotografa PRA CARALHO e usava uma Xti.
Só trocou de câmera (uma 40D) porque a outra foi para o saco.

Sei lá, eu procuro fazer analogia de equipamentos fotográficos com equipamentos de outras profissões.

Por exemplo...
Se um cozinheiro cozinha bem, ele fará comidas boas com uma panela simples, daquelas baratinhas do Carrefour. Com maior dificuldade, talvez. Mas não fará comida ruim.
Só que logicamente, sentirá muito mais facilidade em cozinhar com uma panela de qualidade superior. Mas pega alguem que não sabe cozinhar, e dá uma panela boa pra ele, pra ver se resulta em algo...
Eu tambem fiz a maioria da minhas fotos digitais com a minha primeira DSLR, uma Nikon D70s que comprei usada pq na epoca ja nao vendia mais como nova de tao velha que era. E fiz fotos que foram para publicoacoes em jornal, portifolios e catalogos usando lente de kit antiga, e nao essas lentes de kit de hoje que sao ainda melhores. Nunca senti necessidade de trocar de camera.

Na verdade eu fui na contra mao e passei a usar cameras mais velhas e simples, primeiro semi aposentando a fotografia digital para usar somente cameras analogicas. E mais recentemente fotografando quase que exclusivamente com cameras pinholes. E eu nao sinto nenhuma falta de qualidade:

Pinhole:


Agafa Box dos anos 50:


Bronica (usando filtro para tornar a imagem mais soft):


Agora sem filtro para deixar a imagem macia:


Pentax 67:


Nikon F3:


Nikon D70s e lente de kit:


Nikon D90 (camera reserva da D70s) + lente 50mm:


Camera que veio de brinde em uma revista ha mais de uma decada atras:


Mais uma para nao dizer que foi sorte:



O cara quando sabe cozinhar nao precisa de de uma panela especial para a comida nao grudar na panela. Ele simplesmente sabe como fazer a comida nao grudar e nao ficar com gosto de queimado seja qual for a panela. Panela especial eh para quem nao sabe cozinhar, ou para quebrer o ganho de quem sabe.

O mesmo para computadores. Eu estava lendo uma discussao dizendo que computadores que fazem mil e uma coisas para muitas funcoes sao para destino domestico e uso amador geral. Computadores para alto dsempenho e risco costumam serem muito mais simples, quando nao muito mais antigos, como os computadores de bordo de avisoes por exemplo, do que a de os computadores pessoais que as pessoas usam para jogos, email, edicao de imagem e internet.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #31 Online: 05 de Agosto de 2015, 23:31:00
O problema é que todo fotógrafo iniciante fica frustrado com a lente 18-55mm no começo... e logo quer trocar, achando que a culpa é da lente...

Tava olhando umas fotos antigas minhas. Taí uma foto que gostei (ta boazinha até), e que foi feita com a 18-55... A maioria das minhas fotos dessa época eram ruins (2010), mas mais por falta de técnica e pouca prática do que pelo equipamento em si...


Sem título by Cristiane Gellert G. Souza, no Flickr
A grande maioria das minhas fotos casuais digitais foram feitas com lente de kit e nao sinto falta de nada:



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 05 de Agosto de 2015, 23:36:28
A melhor lente para casamentos seria uma 10-400mm f/1.2  8-) de preferência bem leve, com autofoco bom e nitidez impecável!  :D

Casamento que cobri com lente de kit em uma das cameras:





Eu economisei tanto dinheiro com equipamentos que gastava viajando internacionalmente pelo menos duas vezes ao ano mas normalmente mais, e ainda sobrava para o Aluguel em um dos melhores pontos da cidade. :)


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #33 Online: 06 de Agosto de 2015, 08:34:10
Casamento que cobri com lente de kit em uma das cameras:





Eu economisei tanto dinheiro com equipamentos que gastava viajando internacionalmente pelo menos duas vezes ao ano mas normalmente mais, e ainda sobrava para o Aluguel em um dos melhores pontos da cidade. :)

 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Eu sempre usei equipamentos TOP,para trabalhar, me matava para poder comprar o maximo.
Com a chegada "do digital",vendo que cada 5 minutos tem maquinas novas, parei com essa loucura,
trabalhei varios anos con d90 com lente de kit, nao perdi nenhum cliente por isso,
e sobra dinheiro para coisas mais importantes!!!!!!!


Jubelvs

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
  • Google and WeArt Photographer
    • Rafael Starobole Fotografia
Resposta #34 Online: 06 de Agosto de 2015, 09:43:36
Outro dia escutei um professor responder a um aluno de fotografia quando questionado se a foto sairia melhor se o equipamento fosse TOP. Ele respondeu: Quem joga melhor: voce com a chuteira do Neymar ou o Neymar de chinelo?
Rafael Starobole .'.
Canon 5DS - EF 70-200mm f/2.8L IS II USM - EF 24-70mm f/2.8L II USM - Fisheye 8-15 4L USM
Canon 70D - 18-55mm 3.5-5.6 - 50mm 1.8 II - 55-250 IS STM - Flash Canon 430EX II - Radio Flash Yongnuo 622C - Tripes Manfrotto - Mochilas Lowercase


wilk

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
  • No pain, no gain
Resposta #35 Online: 06 de Agosto de 2015, 11:32:02
Eu tambem fiz a maioria da minhas fotos digitais com a minha primeira DSLR, uma Nikon D70s que comprei usada pq na epoca ja nao vendia mais como nova de tao velha que era. E fiz fotos que foram para publicoacoes em jornal, portifolios e catalogos usando lente de kit antiga, e nao essas lentes de kit de hoje que sao ainda melhores. Nunca senti necessidade de trocar de camera.

Na verdade eu fui na contra mao e passei a usar cameras mais velhas e simples, primeiro semi aposentando a fotografia digital para usar somente cameras analogicas. E mais recentemente fotografando quase que exclusivamente com cameras pinholes. E eu nao sinto nenhuma falta de qualidade:

Pinhole:


Agafa Box dos anos 50:


Bronica (usando filtro para tornar a imagem mais soft):


Agora sem filtro para deixar a imagem macia:


Pentax 67:


Nikon F3:


Nikon D70s e lente de kit:


Nikon D90 (camera reserva da D70s) + lente 50mm:


Camera que veio de brinde em uma revista ha mais de uma decada atras:


Mais uma para nao dizer que foi sorte:



O cara quando sabe cozinhar nao precisa de de uma panela especial para a comida nao grudar na panela. Ele simplesmente sabe como fazer a comida nao grudar e nao ficar com gosto de queimado seja qual for a panela. Panela especial eh para quem nao sabe cozinhar, ou para quebrer o ganho de quem sabe.

O mesmo para computadores. Eu estava lendo uma discussao dizendo que computadores que fazem mil e uma coisas para muitas funcoes sao para destino domestico e uso amador geral. Computadores para alto dsempenho e risco costumam serem muito mais simples, quando nao muito mais antigos, como os computadores de bordo de avisoes por exemplo, do que a de os computadores pessoais que as pessoas usam para jogos, email, edicao de imagem e internet.

Imagens fantásticas.  :clap:

Outro dia escutei um professor responder a um aluno de fotografia quando questionado se a foto sairia melhor se o equipamento fosse TOP. Ele respondeu: Quem joga melhor: voce com a chuteira do Neymar ou o Neymar de chinelo?

 :ok: bem isso.
<b>Wilk Nobre</b>
---------------------------------------------------------------------------------------
 Pentax K1000 | Pentax ME | Nikon D7000


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #36 Online: 06 de Agosto de 2015, 13:09:56
Eu tambem fiz a maioria da minhas fotos digitais com a minha primeira DSLR, uma Nikon D70s que comprei usada pq na epoca ja nao vendia mais como nova de tao velha que era. E fiz fotos que foram para publicoacoes em jornal, portifolios e catalogos usando lente de kit antiga, e nao essas lentes de kit de hoje que sao ainda melhores. Nunca senti necessidade de trocar de camera.

Na verdade eu fui na contra mao e passei a usar cameras mais velhas e simples, primeiro semi aposentando a fotografia digital para usar somente cameras analogicas. E mais recentemente fotografando quase que exclusivamente com cameras pinholes. E eu nao sinto nenhuma falta de qualidade:

Pinhole:


Agafa Box dos anos 50:


Bronica (usando filtro para tornar a imagem mais soft):


Agora sem filtro para deixar a imagem macia:


Pentax 67:


Nikon F3:


Nikon D70s e lente de kit:


Nikon D90 (camera reserva da D70s) + lente 50mm:


Camera que veio de brinde em uma revista ha mais de uma decada atras:


Mais uma para nao dizer que foi sorte:



O cara quando sabe cozinhar nao precisa de de uma panela especial para a comida nao grudar na panela. Ele simplesmente sabe como fazer a comida nao grudar e nao ficar com gosto de queimado seja qual for a panela. Panela especial eh para quem nao sabe cozinhar, ou para quebrer o ganho de quem sabe.

O mesmo para computadores. Eu estava lendo uma discussao dizendo que computadores que fazem mil e uma coisas para muitas funcoes sao para destino domestico e uso amador geral. Computadores para alto dsempenho e risco costumam serem muito mais simples, quando nao muito mais antigos, como os computadores de bordo de avisoes por exemplo, do que a de os computadores pessoais que as pessoas usam para jogos, email, edicao de imagem e internet.
pode me chamar de "julgao" Croix,mas a foto da loira ta show de bola kkk
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #37 Online: 06 de Agosto de 2015, 13:54:22
eu conheço gente que usa 5D Mark III e 50mm 1.2 L pra fazer foto de qualidade duvidosa e aplicar colorido seletivo depois... Então é claro que o inversamente proporcional é possível, só é mais díficil encontrar alguém que USE uma 18-55 e que fotografe bem (a maioria que fotografa bem, fotografa a tempos, a maioria que fotografa a tempos, ja trocou de lente), embora conheça uma menina aqui amiga minha que esta fazendo uns ensaios sensuais internos lindissimos com uma 18-55
@jacobfotografiacriativa


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #38 Online: 06 de Agosto de 2015, 14:16:27
Num ponto, nao concordo com o Croix, usando da referencia da panela que ele falou. Um bom cheff de cozinha sabe usar o que tiver (conheço alguns cheffs de cozinha), porém TODOS preferem uma boa panela Le Cruiset (que algumas são mais caras que muita DSLR modernas), um fogão industrial top de linha, liquidificadores/mixers industriais, uma cozinha bem montada e tudo o mais. É quase ironico falar que um bom profissional nao tera resultados diferentes com um equipamento superior, e nem estou falando só de fotografia, estou falando de qualquer coisa. Quando se chega numa curva de aprendizado, você chega num patamar que ter um "tequinho" a mais de qualidade, ou um Dynamic Range maior, ou um ISO mais limpo, ou um DOF melhorado, ou um corpo mais robusto vai fazer uma BOA diferença num trabalho que ja é bom e vai ter o custo beneficio de ser investido alguns milhares de dinheirinhos nisso, ainda mais se voce VIVE disso.

Voce nao vai ver o Djokovic jogando Roland Garros com uma raquete de aluminio Wilson de 200 reais, não vai ver Neymar na Copa jogando de KiChute e não verá Salgado usando D50 pra fotografar pro próximo livro dele
@jacobfotografiacriativa


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #39 Online: 06 de Agosto de 2015, 15:21:08
Num ponto, nao concordo com o Croix, usando da referencia da panela que ele falou. Um bom cheff de cozinha sabe usar o que tiver (conheço alguns cheffs de cozinha), porém TODOS preferem uma boa panela Le Cruiset (que algumas são mais caras que muita DSLR modernas), um fogão industrial top de linha, liquidificadores/mixers industriais, uma cozinha bem montada e tudo o mais. É quase ironico falar que um bom profissional nao tera resultados diferentes com um equipamento superior, e nem estou falando só de fotografia, estou falando de qualquer coisa. Quando se chega numa curva de aprendizado, você chega num patamar que ter um "tequinho" a mais de qualidade, ou um Dynamic Range maior, ou um ISO mais limpo, ou um DOF melhorado, ou um corpo mais robusto vai fazer uma BOA diferença num trabalho que ja é bom e vai ter o custo beneficio de ser investido alguns milhares de dinheirinhos nisso, ainda mais se voce VIVE disso.

Voce nao vai ver o Djokovic jogando Roland Garros com uma raquete de aluminio Wilson de 200 reais, não vai ver Neymar na Copa jogando de KiChute e não verá Salgado usando D50 pra fotografar pro próximo livro dele
Vc nao vera nada disso principalmente quando tais pessoas nao precisam gastar nenhum centavo para obter equipamentos entregues por patrocinadores.

Mas vc vera muitos fotografosmtop fotografando high fashion para as publicacoes mais respeitadas com as cameras mais simples imaginaveis.

Eu conheco alguns chefes de cozinha e nenhum deles usa esse discurso da ferramenta.

Ate mesmo pq dentro da area profissional muitos patroes e clientes julgam pelo equipamento. O equipamento passa a ser igual o terno e o carro do advogado que nao faz dele um melhor advogado, mas transmite uma imagem de sucesso na area e por isso clientes e chefes contratam quem tiver "a melhor aparencia". Podem isistir que o terno X pouco acessibel para a maioria e com um design que destaca o cara no meio da multidao eh importante por ser mais confortavel, mas quando esta em casa sem ninguem ver trabalha vestindo apenas uma cueca e um xinelo. O importante eh mostrar que o sucesso e meio dele da acesso a sonhos de consumos e exclusividades como prova de sucesso e dominio da area.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #40 Online: 06 de Agosto de 2015, 15:28:19
Concordo plenamente com o Croix. Também conheço tres chefs de cozinha, bem respeitados, aliás e já vi os três cozinhando na minha frente com colher de pau de 5 reais. Isso é mero discurso.

Nos anos 70, a Kodak fez um desafio com vários fotógrafos da época, dando a cada um deles uma Kodak Instamatic. Todos souberam tirar vantagem do equipamento e as imagens ficaram muito, muito boas. Vou tentar achar aqui se ainda tenho a revista sobre isso.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #41 Online: 06 de Agosto de 2015, 15:40:55
Eu paguei €10 na camera que fez essa foto. A camera estava jogado no meio de um monte de tranqueiras quebradas em uma feira de usados e antiguidade. Apenas uma opcao de velocidade 1/30 e duas opcoes de abertura de diafragma f11 e f16. Estou usando ela sem dificuldade nenhuma e a qualidade tem sido essa:



Ja usei ate em sessoes de fotos com modelos e fotografaria casamento tranquilamente com ela.

Alias essas fotos foram do primeiro casamento que cobri, experiencia zero. Fui contratado pq confiaram e apostaram muito forte no meu taco, usando como referencia minhas fotos de rua e retratos.

As cameras que usei nao chegava a sensibilidade de ISO das cameras de hoje. Uma delas o ISO maximo era 1600. As lentes que usei foram 18-55 kit, 50mm 1.8 e 80mm 1.8. Flash SB600 e SB800.

Teve quem ate riu e soltou mil ofencas na minha cara quando falei que iria cobrir um casamento assim.

Sabe qual foi minha dificuldade e limitacao? Zero!

E ainda bem que eu tambem estava muito certo da possibilidade, pq se nao eu teria gastado uma fortuna com todos os "equipamentos minimos", "importantes" e "necessarios" que me indicaram para cobrir um casamento.

E se alguem me der a oportunidade eu cobrirei casamento com minha Agfa box e minhas cameras pinhole sem exitar.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #42 Online: 06 de Agosto de 2015, 15:42:38
Pode até ser que a IMAGEM seja importante, e concordo com isso, por isso investi num estudio bem localizado na cidade e realmente surtiu efeito. Acontece que ao meu ver, equipamento nao é somente imagem mas também resultado. Usava uma D90, o foco se perde com muito mais facilidade que a minha atual fx, D90 vai com qualidade até ISO 800, a atual vai com a mesma qualidade até ISO 3200, 6400 tranquilamente, consigo resultados mais agradaveis em eventos a noite. Maior fps. Não tenho coragem de fotografar um casamento ou um evento importante com uma camera que registre em um cartao de memoria apenas. Por ser FX, tenho um dof melhor, tenho um dynamic range melhor para editar e senti uma mudança significativa nas minhas fotos e no retorno dos meus clientes de la pra cá.

Quanto a lentes, que é o foco do tópico, uma lente melhor pode te dar um look melhor, um bokeh melhor, um DOF mais apurado (se aliado a um sensor fullframe, 100%!), pode te dar mais nitidez, menos aberraçao cromatica, consequentemente, cores mais bonitas, ampliaçoes médias e grandes com qualidade...

Se isso é essencial para fazer boas fotos? Não, tenho muita foto boa com equipamento basico, porém com equipamentos melhores tem muito menos enjambres e a coisa se torna muito mais pratica.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2015, 15:47:06 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #43 Online: 06 de Agosto de 2015, 15:54:37
Bom, cada um tem a sua verdade, o fato do trabalho do Croix ou de outros users do fórum nao pedir equipamentos melhores por determinados fatores nao exclui o fato de que para determinados resultados é impossível com equipamentos baratos, e muitas vezes esse determinado resultado é o que o fotografo quer ter na sua linha de trabalho ou é o que o seu cliente espera da sua linha de trabalho. Se a sua linha de trabalho for baseada em DOF curto e muito bokeh você nao conseguirá isso com uma 18-55 e ponto, não há o que ser discutido, agora toda foto sem DOF curto é ruim? Não, de forma alguma, as vezes realmente nao se precisa, se assim LHE convir.

Quanto a eventos, fiquei 2 anos sem cobrir casamentos, nao por nao me garantir, mas por achar desrespeitoso com um cliente cobrir um evento tao importante com uma camera só que eu nao confio se estará funcionando até o final do evento.
@jacobfotografiacriativa


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #44 Online: 06 de Agosto de 2015, 16:12:56
Bom, cada um tem a sua verdade, o fato do trabalho do Croix ou de outros users do fórum nao pedir equipamentos melhores por determinados fatores nao exclui o fato de que para determinados resultados é impossível com equipamentos baratos

Não exclui mas também não torna obrigatório, e eu trocaria esse "impossível" por "mais fácil"

Novamente, pode ser que em um duelo Messi + nike vs. Neymar + chinelo o Neymar se de mal, mas garanto que o neymar de muletas é bem melhor do que eu.

Confie mais na sua capacidade e conhecimento do que em equipamentos super caros.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2015, 16:13:41 por AFShalders »