Autor Tópico: Boas fotos com a lente do Kit?  (Lida 31157 vezes)

Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Online: 04 de Agosto de 2015, 19:08:22
Pessoal,

Apesar de fotografar a anos, e não usar mais a 18-55mm da Canon a muito tempo, resolvi lançar o assunto.
Vejo muita gente novata reclamando que não consegue fazer boas fotos, falando que é por causa da lente do Kit.

Claro que a qualidade ótica de uma lente mais cara acaba sendo maior, mas... eu penso que sim, é possível fazer ótimas fotos com uma lente do kit, seja qual for a marca. É importante a pessoa saber dominar o equipamento que tem em mãos, nem que tenha que "tirar leite de pedra" a princípio.

Qual a opinião de vocês?
Realmente acham válido argumentar que as fotos não estão boas pela lente que se possui?
Equipamento justifica qualidade da foto? Ou melhor, falta de qualidade é justificável pelo equipamento?

OBS: esse tipo de tópico costuma dar o que falar, rs  :assobi:
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2015, 19:20:36
Depois que o Lauro Maeda disse em entrevista que hoje em dia equipamento não é condição para boa fotografia eu relaxei.


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2015, 19:22:37
Depois que o Lauro Maeda disse em entrevista que hoje em dia equipamento não é condição para boa fotografia eu relaxei.
Puxa vida, gostaria de ver essa entrevista!  :ok:
Vou procurar!
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2015, 19:41:12
Tem um bom tópico aqui

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=86897.460


Existem muito mais fotógrafos ruins do que equipamentos ruins...


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2015, 20:33:20
Puxa vida, gostaria de ver essa entrevista!  :ok:
Vou procurar!

Amigo, procura Lauro Maeda no google, no you tube e no face.....não tem muita coisa, mas o que tem vale a pena gastar um tempinho. Eu não o conhece pessoalmente, mas é um fotógrafo super tranquilo com uns 30 anos de experiência, de fotografia de surfe a estúdio e social.

Essas formas que hoje n se faz mais.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2015, 20:45:51
Tem um bom tópico aqui

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=86897.460


Existem muito mais fotógrafos ruins do que equipamentos ruins...

Boa! :clap:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2015, 21:43:43
A maioria dos otografos adoram jma desculpa para comprar mais bugigangas.

Ha uns anos atras uma conhecida minha me falou de uma amiga dela, que essa amiga dela acompanhava e admirava minhas fotos, me dizendo que ela queria aprender fotografia domigo.

Eu falei que se ela quisesse era so me ligar e marcar um dia. E no dia seguinte eu recebo a ligacao dessa mulher, falanso do quanto ela admiravaminhas fotos e queria aprender comigo. Eu entao sugeri um final de semana para nos encontrarmos, mas ela falou que ela tinha uma Nikon D80 ou algo assim mas que estava para comprar uma "camera profissional" para aprender a fotografar.

Eu falei que se ela quisesse comprar uma camera nova, tudo bem. Mas para aprender a fotografar nao era preciso esperar a nova camera pq a D80 ja era mais do que o suficiente. Mas ela insistia que precisava de "uma camera profissional".

Entao ela perguntou qual era a minha camera e eu respondi que todas as minhas cameras eram mais antiga do que a D80 dela.

Depois desse dia eu nunca mais ouvi falar dela. O que foi bom de minha parte, pq assim nao perco tempo commalguem que nao esta mais preocupado e interessado em came do que em fotografia de fato.

Eu sou o rei em decepcionar pessoas, esse deve ser a minha maior habilidade, decepicionar pessoas. Acontece direto. :D


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2015, 21:57:32
A maioria dos otografos adoram jma desculpa para comprar mais bugigangas.

Ha uns anos atras uma conhecida minha me falou de uma amiga dela, que essa amiga dela acompanhava e admirava minhas fotos, me dizendo que ela queria aprender fotografia domigo.

Eu falei que se ela quisesse era so me ligar e marcar um dia. E no dia seguinte eu recebo a ligacao dessa mulher, falanso do quanto ela admiravaminhas fotos e queria aprender comigo. Eu entao sugeri um final de semana para nos encontrarmos, mas ela falou que ela tinha uma Nikon D80 ou algo assim mas que estava para comprar uma "camera profissional" para aprender a fotografar.

Eu falei que se ela quisesse comprar uma camera nova, tudo bem. Mas para aprender a fotografar nao era preciso esperar a nova camera pq a D80 ja era mais do que o suficiente. Mas ela insistia que precisava de "uma camera profissional".

Entao ela perguntou qual era a minha camera e eu respondi que todas as minhas cameras eram mais antiga do que a D80 dela.

Depois desse dia eu nunca mais ouvi falar dela. O que foi bom de minha parte, pq assim nao perco tempo commalguem que nao esta mais preocupado e interessado em came do que em fotografia de fato.

Eu sou o rei em decepcionar pessoas, esse deve ser a minha maior habilidade, decepicionar pessoas. Acontece direto. :D

Essa aí tinha que olhar este tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=109313.0


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #8 Online: 04 de Agosto de 2015, 22:42:03
Acho que pra determinados tipos de trabalho o equipamento de ponta é mais importante do que em outros. Principalmente quando o objetivo é puramente técnico/estético.
Acho também que pra profissional algumas características de equipamentos mais caros pode ser interessante sim. Nao pare ter um trabalho mais interessante, mas pra ter menos trabalho de rotina na ediçao, menos "perda"de fotos, etc.

Agora, para fazer boas fotos equipamento caro nao serve pra nada.
O que vemos por aí é um monte de fotos de técnica impecável mas sem personalidade, sem alma.
Acho que quanto mais alma o seu trabalho tiver, mais secundário se torna o equipamento.
Eu só troco o meu quando estragar :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2015, 22:59:58
Minhas melhores fotos de paisagem são com a lente do kit pois é a que não tenho pena* de levar para a praia, campo, montanhas e etc.
As mais caras ficam em casa só para trabalho.
Contraditório mas é nosso mundo hoje.

*Pena no caso é perda por roubo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #10 Online: 05 de Agosto de 2015, 00:53:56
Pense assim, a grande maioria começa a fotografar com a lente do kit e quem começa a fotografar geralmente faz muita cagada. Quando as pessoas começam a estudar um pouco mais e aprender fotografia de verdade, investem em lentes melhores e fazem fotos melhores, não pela lente melhor (que claro, melhora questões como contraste, ac, etc), mas sim pelo conhecimento que adquiriu.
E como o spider disse tem que levar em conta que se a pessoa começa a se profissionalizar acaba buscando lentes melhores para a aplicação dela, que não quer dizer que uma lente seja ruim, apenas que não se aplica as necessidades do profissional.

Eu já tive uma sigma 18-35, lente fantástica, mas estava no comecinho dos meus estudos, consequentemente tenho fotos muito melhores hoje com uma 24mm pancake ou 18-55 stm do que com a 18-35mm.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 05 de Agosto de 2015, 01:04:48
Pense assim, a grande maioria começa a fotografar com a lente do kit e quem começa a fotografar geralmente faz muita cagada.

Lucas, a enorme maioria continua fazendo as mesmas cagadas...  :D


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #12 Online: 05 de Agosto de 2015, 06:58:33
Quando iniciei na fotografia caí algumas vezes na armadilha dos lançamentos novos, das "inovações" dos novos modelos...

Mas não demorou muito a perceber que isso não mandava quase nada.

Mas como já disseram, pra alguns tipos de fotografia existe sim uma exigência maior e não tem como fugir dela. Mas pra quem quer fotografar a família e suas viagens, qualquer câmera com o mínimo de recursos hoje resolve o problema.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #13 Online: 05 de Agosto de 2015, 08:19:41
Acho tbm que um dos pontos dessa questão é: O que vc quer fazer?

Não vamos falar em qualidade de imagem, pois claro que provavelmente lentes mais caras te darão melhores resultados, mas o que pode realmente pegar e a questão de vc precisar de uma distância focal diferente da lente do kit, ou qualquer outra que seja a única que vc tenha, ou de uma abertura maior, etc.

Acho que essas são as únicas limitações consideráveis.


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #14 Online: 05 de Agosto de 2015, 08:34:27
Amigo...
Eu sou menina! :D

Citar
, procura Lauro Maeda no google, no you tube e no face.....não tem muita coisa, mas o que tem vale a pena gastar um tempinho. Eu não o conhece pessoalmente, mas é um fotógrafo super tranquilo com uns 30 anos de experiência, de fotografia de surfe a estúdio e social.

Essas formas que hoje n se faz mais.
Legal, vou procurar sim! Obrigada pela dica!  :ok:
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/