Autor Tópico: Comparação de preços Brasil: Canon x Nikon  (Lida 6092 vezes)

hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 02 de Agosto de 2015, 21:03:12
Sinceramente, há algumas diferenças nas características das lentes Canon x Nikon no início do post.

Tirando isso, os preços entre as marcas não são tão grandes assim, pelo menos no exterior.
Há diferenças entre elas mas a Nikon é pouco mais cara. Se olharem as grandes teles, de 400mm em diante a Canon vence nos preços altos.
Fiz um comparativo de preços entre as marcas no final do ano passado e constatei isso, de lá pra cá a Nikon deu um aumento de 10% em média em algumas lentes agora há pouco.

Mas, partindo do princípio que quem tem alguma experiência não vai ficar comprando e vendendo lentes, (pois já sabe quais as melhores) a diferença no preço que existir, vai influir uma vez só e pronto...
Lentes de qualidade duram muitos anos, até décadas se bem cuidadas.
Então porque pensar em mudar de marca, vender o equipamento e partir para a outra?
O prejuízo da venda do equipamento usado certamente não vai compensar os (pouco) menores preços da Canon. Pelo menos nas lentes até 200mm.

Outra coisa: Nunca compro produtos Nikon nas lojas da marca aqui nesse país. A Nikon oficial aqui, exagera.
Prefiro encomendar a um amigo que viaje e traga de fora, preferencialmente dos EUA.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 02 de Agosto de 2015, 21:11:18
A Nikon tem programa semelhante, o NPS. Na feira Fotografar, procurei informações de como ingressar no NPS. Contudo, a Nikon é quem seleciona os fotógrafos que irão integrar o programa e um dos requisitos, como me foi informado, é que o fotógrafo comprove aquisição dos equipamentos através da Nikon do Brasil... Com esses preços???

Esse tipo de coisa na Nikon me irrita mais do que o preço.
Relacionar o atendimento com a compra do equipamento aqui é parcial e fétido, afinal muitos profissionais e hobistas viajam ao exterior e compram lá por ser mais barato. A marca é uma só no mundo e deveria tratar o consumidor de forma igual, onde quer que ele compre seu produto. Isso sim me revolta.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


costaedu

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #47 Online: 04 de Agosto de 2015, 01:04:24
Além da questão do preço, não podemos esquecer da assistência técnica, que na Nikon é bem restritiva.
E as últimas pisadas nas bolas que eles fizeram com alguns projetos, precisando lançar novos modelos na sequência, vide casos da d600/610, d800/810. Tudo isso deixa o usuário ressabiado.
E podem me julgar, só não vendi meu equipo digital para migrar para Canon por causa da minha velha, mas inteira, Nikon F5.  :D :D :D
Antes eu apertava botão da Nikon; agora, da Canon.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #48 Online: 04 de Agosto de 2015, 01:09:33
Esse tipo de coisa na Nikon me irrita mais do que o preço.
Relacionar o atendimento com a compra do equipamento aqui é parcial e fétido, afinal muitos profissionais e hobistas viajam ao exterior e compram lá por ser mais barato. A marca é uma só no mundo e deveria tratar o consumidor de forma igual, onde quer que ele compre seu produto. Isso sim me revolta.

O valor pra quem é NPS é bem diferenciado do que consta no site/loja oficial. Coisa de 20-30% mais em conta...

Só que pra entrar pra NPS o fotógrafo tem que ser alguém que leve a marca e vista a camisa... não é qualquer um, tem que ter bastante exposição é ser referencia no segmento que atua.

Sem falar que da pra pegar equipamento emprestado, tem prioridade na manutenção e muitas outras vantagens.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 01:10:03 por C. Ferrari »


vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #49 Online: 04 de Agosto de 2015, 07:53:15
O valor pra quem é NPS é bem diferenciado do que consta no site/loja oficial. Coisa de 20-30% mais em conta...

Só que pra entrar pra NPS o fotógrafo tem que ser alguém que leve a marca e vista a camisa... não é qualquer um, tem que ter bastante exposição é ser referencia no segmento que atua.

Sem falar que da pra pegar equipamento emprestado, tem prioridade na manutenção e muitas outras vantagens.

O valor para quem é NPS é diferenciado. Mas para ingressar no programa, conforme foi bem frisado pelo rapaz que me atendeu no stand da Nikon na Fotografar, é necessário que se tenha equipamentos tidos como "top" e que quase todo o equipamento tenha sido comprado na Nikon do Brasil (a preços cheios). Ou seja, você tem que ter uma renca de equipos top para entrar e aí depois que entra tem desconto, só que equipos top demoram a ser repostos pelo fotógrafo, fazendo com que se usufrua do desconto em um horizonte distante.

Sobre pegar equipamento emprestado e prioridade na manutenção essas possibilidades também são oferecidas pelo Canon CPS. Só que para ingressar no programa dos caras, a parada é muuuuuito mais simples e transparente. Você informa o ramo de atuação e comprova ser profissional. Informa os seriais de seus equipamentos (é feita uma checagem se algum deles está em alguma black list) escolhe o plano, paga uma anuidade e usufrui dos benefícios.

Não se trata de defesa à Canon, mas uma constatação que há muito espaço para a Nikon melhorar. #acordanikon
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600