Autor Tópico: Sobre olhar  (Lida 4676 vezes)

pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #30 Online: 21 de Agosto de 2015, 18:30:35
Gostei muito desse texto do Rubem Alves
obrigado por compartilhar....
« Última modificação: 21 de Agosto de 2015, 18:31:04 por pkawazoe »


bluebell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #31 Online: 17 de Outubro de 2015, 00:26:37
Outro dia estava me perguntando de quem é o mérito da composição do quadro no cinema.
Do diretor de fotografia, do diretor geral, do camera?
Eu faço cinema, mas estou somente no segundo semestre. Levando em consideração o que aprendi até agora, diria que é uma mistura do diretor, diretor de fotografia e diretor de arte :)


Marcelo Kato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Kato
Resposta #32 Online: 21 de Outubro de 2015, 11:35:20
Olá, sou novato aqui no fórum e esta é a minha primeira postagem  :D

Sou amador e não pretendo virar um profissional por enquanto, mas tiro fotos desde o século passado.
Já tive que tirar fotos comerciais, basicamente de produtos e comidas, e nesses casos, apesar de não ser a minha praia, foi necessário "olhar" como "consumidor"...
Nas fotos que tiro pra mim, o olhar muda bastante, não sendo muito profundo, bato o olho e vejo a foto pronta, rs. Tem situações que vejo mais ou menos como ficaria a foto tirada com ajustes específicos na câmera, mas nem sempre sai do jeito que imagino.
Com o tempo acabei adotando certos estilos (ou vício), seja por gostar, necessidade ou limitação, entre outros fatores, que acabou influenciando no "olhar". Mas o olhar pode ir mudando com o tempo.
É muito legal trocar experiências, "olhar" os trabalhos dos outros fotógrafos, é muito enriquecedor. Acredito que cada um tem o seu olhar, algo individual e único.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 24 de Outubro de 2015, 14:58:27
 :snack:




hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 24 de Outubro de 2015, 21:45:16
Olá amigos,
Recentemente participei de uma oficina sobre fotografia em que foi distribuído o texto A COMPLICADA ARTE DE VER, de Rubem Alves, o qual "colo" abaixo.
Acho que tem tudo a ver com o tema.

A COMPLICADA ARTE DE VER

Rubem Alves

...


Muito obrigado por compartilhar esse texto (que não conhecia).
Excelente.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 24 de Outubro de 2015, 21:52:33
Muito já foi (bem) falado a respeito do tema do post.

Gostaria de dar uma pequena contribuição na parte prática.
É possível melhorar o "olhar" sim. No dia a dia, em todos os momentos.
Eu chamo isso de fotografar sem a câmera, só com os olhos.
Apenas exercitar, diariamente, olhando e tentando perceber o que há de interessante ao nosso redor. Apenas olhando.
Esse exercício feito apenas pelo prazer de enxergar, descobrir, nos torna mais integrados com os locais onde estamos e por onde passamos.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva