Autor Tópico: Partículas de poeira dentro da lente de uma Canon SX50  (Lida 4730 vezes)

fazape

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Online: 03 de Agosto de 2015, 16:34:30
Olás!
Minha Canon SX50 está com partículas de poeira dentro da lente. Sei que a melhor recomendação é levar a uma assistência, mas sei também que vão me cobrar muito caro.
Tentei abrir a lente pela frente. Ao retirar o primeiro anel percebi que a lente possui três encaixes e os três são colados. Tentei desmontar a máquina e não consegui retirar a lente, pelo menos até o ponto em que cheguei. A impressão que dá é que tenho que tirar todas as peças da máquina para ter acesso a parte interna da lente.
Alguém teria alguma dica? Tem como tirar só aquela parte que saí pra fora da máquina quando dou o zoom sem ter que desmontar a máquina inteira e cada um de seus componentes antes?
Grato,
Fabiano


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2015, 16:40:18
Alguém teria alguma dica?

Se não atrapalha nas fotos, deixa quieto.


fazape

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2015, 18:59:36
Tem uma particula que está bem próxima do centro e em fotos claras aparece uma mancha escura.


fazape

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2015, 20:38:41
Mandei email para algumas assistências técnicas. A maioria não quis passar o valor. Apenas uma me passou o valor por email. R$350,00. Metade do valor da câmera para tirar algumas partículas de poeira que se alojaram dentro da lente.


fazape

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #4 Online: 12 de Agosto de 2015, 15:06:17
Eu tomei coragem e abri a lente pela frente. Tive que tirar com cuidado uma cola que prendia a lente. Fiz a limpeza e nada mudou. To achando que a tal sujeira está no sensor. Esse eu não me arrisco a mexer.
Além disso, percebo que já entrou mais poeira dentro da lente. Acredito que no momento do zoom deve entrar muito ar dentro da lente e com ele a poeira, mas aparentemente essa poeira não está influenciando na imagem. Acho que isso pode ser normal nas superzoom.
Com o uso tenho percebido que a mancha só fica visível em fotos muito claras ou principalmente quando tiro fotos do céu.
Abraço,
Fabiano


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #5 Online: 12 de Agosto de 2015, 16:01:19
Coloque sua camera na menor abertura e fotografe uma parede clara. O que tiver de sujeira vai aparecer na foto. Se não aparecer nada, fique tranquilo que em outras fotos também não sai.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2015, 16:03:01 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount