Autor Tópico: 2015: Vale a pena ter diploma?  (Lida 1669 vezes)

MarianaTX

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Online: 05 de Agosto de 2015, 10:28:05
Fala galera! Blz?!

Sou nova aqui e nesse meio tbm...

Minha dúvida é: AINDA VALE A PENA FAZER UM CURSO EM ALGUMA INSTITUIÇÃO PARA OBTER DIPLOMA OU VALE MAIS A PENA ESTUDAR EM CASA POR CONTA PRÓPRIA???

ME AJUDEM!!!


Jubelvs

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
  • Google and WeArt Photographer
    • Rafael Starobole Fotografia
Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2015, 10:38:11
Mariana, estou fazendo um curso de fotografia avançado. Sou um excelente autodidata, até porque isto é um exigencia de minhas atividades como professor de Economia, leio muito, muito, e muito. Também acompanho varios canais no Youtube e podcasts sobre fotografia em portugues e ingles. Mas chega uma hora que tem coisas que não consegui aprender sozinho, principalmente iluminação. E luz é tudo em fotografia, eu precisei ver o professor escolher a iluminação posicionar, configurar os equipamentos, tirar a foto e entao ver o resultado. Minha opiniao é que estudar sozinha voce sempre vai estudar, mas cursos e workshops sao essenciais para o aprinmoramento da tecnica. Espero ter te ajudado. Abraços
Rafael Starobole .'.
Canon 5DS - EF 70-200mm f/2.8L IS II USM - EF 24-70mm f/2.8L II USM - Fisheye 8-15 4L USM
Canon 70D - 18-55mm 3.5-5.6 - 50mm 1.8 II - 55-250 IS STM - Flash Canon 430EX II - Radio Flash Yongnuo 622C - Tripes Manfrotto - Mochilas Lowercase


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2015, 11:18:06
O curso sempre contribuirá bastante para seu aperfeiçoamento, mas ele sozinho não contará muito. O que vale pra mim é a relação curso x prática x estudo sozinho.

Pratique muito e estude a teoria.  :ok:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


MarianaTX

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2015, 11:33:33
Obrigado pelas repostas amigo!

Tenho essa dúvida pois entendo que quem é autônomo experiência é mais importante do que diploma, mas e para quem quer trabalhar em alguma empresa, diploma não seria essencial? Ou a pratica é realmente mais importante?


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2015, 11:36:12
Obrigado pelas repostas amigo!

Tenho essa dúvida pois entendo que quem é autônomo experiência é mais importante do que diploma, mas e para quem quer trabalhar em alguma empresa, diploma não seria essencial? Ou a pratica é realmente mais importante?

O diploma em si não valerá nada se você não aprender durante o curso. A trinca conhecimento X estudo X prática é o que vale.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2015, 11:47:49
Em minha opinião, em nosso país, qq diploma é aceito, pelo menos, como "prova de nível mínimo teórico-prático" e indica que vc é interessada no assunto. Pode não ter desenvolvido seus talentos ainda, mas é "proativa" e investe em você mesmo.

O curso "alinha" seu conhecimento prático e pode contribuir bastante para que vc atinja níveis técnicos muito gratificantes... Mas sugiro não "colecionar" cursos expeditos, e sim investir naqueles com mais "sustança"...  :ok:



MarianaTX

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2015, 12:13:32
Em minha opinião, em nosso país, qq diploma é aceito, pelo menos, como "prova de nível mínimo teórico-prático" e indica que vc é interessada no assunto. Pode não ter desenvolvido seus talentos ainda, mas é "proativa" e investe em você mesmo.

O curso "alinha" seu conhecimento prático e pode contribuir bastante para que vc atinja níveis técnicos muito gratificantes... Mas sugiro não "colecionar" cursos expeditos, e sim investir naqueles com mais "sustança"...  :ok:

Perfeito! Penso e concordo plenamente!

Algumas empresa como a Globosat pedem diploma para comprovar que na teoria vc é capacitado, mas como não existe só ela, surgiu essa dúvida de um modo geral.

Agradeço à todos pela atenção e ajuda!  :D


MarianaTX

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2015, 22:28:14
Mariana, estou fazendo um curso de fotografia avançado. Sou um excelente autodidata, até porque isto é um exigencia de minhas atividades como professor de Economia, leio muito, muito, e muito. Também acompanho varios canais no Youtube e podcasts sobre fotografia em portugues e ingles. Mas chega uma hora que tem coisas que não consegui aprender sozinho, principalmente iluminação. E luz é tudo em fotografia, eu precisei ver o professor escolher a iluminação posicionar, configurar os equipamentos, tirar a foto e entao ver o resultado. Minha opiniao é que estudar sozinha voce sempre vai estudar, mas cursos e workshops sao essenciais para o aprinmoramento da tecnica. Espero ter te ajudado. Abraços

Rafael,

Acabei de ver as suas fotos e parabéns cara, são incríveis!
Sempre estudo fotografia pelo Youtube, aprendi 90% do que sei lá!
Vou começar a fazer alguns cursos na área de cinema/tv...

E obrigado por ter dedicado 10 minutos do seu dia pra me ajudar! De verdade mesmo!  :ok:


Willian Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 485
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Foto
Resposta #8 Online: 11 de Agosto de 2015, 21:15:44
Em minha opinião, depende muito de seu objetivo. Pra mim diploma sem aprendizado é inútil.

Eu mesmo faço questão de guardar todos os diplomas para ver por onde passei, os caminhos que trilhei. Mas não é o principal.

Se você for se apresentar em alguma emissora por exemplo, o diploma pode abrir a porta, mas se não atender as expectativas com seus conhecimentos, o diploma se torna inútil.

Como pensou hoje

Diploma = Para recordações de meu caminho
Prática = O melhor aprendizado
Youtube =  Conhecimentos extracurriculares
Cursos OnLine =  Faço o ano todo. Invisto o ano todo em fazer cursos pela internet, menos despesas e posso estudar quando e onde quiser.

Abraços!
Willian Lima
Dicas de Fotografia - https://falandodefoto.com.br


MarianaTX

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #9 Online: 12 de Agosto de 2015, 01:02:48
Em minha opinião, depende muito de seu objetivo. Pra mim diploma sem aprendizado é inútil.

Eu mesmo faço questão de guardar todos os diplomas para ver por onde passei, os caminhos que trilhei. Mas não é o principal.

Se você for se apresentar em alguma emissora por exemplo, o diploma pode abrir a porta, mas se não atender as expectativas com seus conhecimentos, o diploma se torna inútil.

Como pensou hoje

Diploma = Para recordações de meu caminho
Prática = O melhor aprendizado
Youtube =  Conhecimentos extracurriculares
Cursos OnLine =  Faço o ano todo. Invisto o ano todo em fazer cursos pela internet, menos despesas e posso estudar quando e onde quiser.

Abraços!


Willian,

É exatamente de emissoras/empresas que eu falo... Talvez 90% do pessoal daqui seja autônomo, por isso que pra muitos a experiência vale mais do que um "simples" diploma.

E como eu disse mais acima, o diploma "só" serve para mostrar que realmente você entende (ou deveria entender) de certo assunto.

Mesmo assim agradeço pela sua opinião, foi muito útil para mim. De verdade!

Parabéns pelo seu trabalho, é LINDO!

Abraços  :)


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Agosto de 2015, 08:27:31
Sem contar que é nos cursos que faz amizade no meio, conhece como está o mercado, troca ideias, faz contatos importantes etc...
Os cursos de fotografia são como as Pós-graduações para engenharia, economia etc... não vai te agregar muito conhecimento, mais ali pode estar o "pulo-do-gato" pra sua carreira.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Agosto de 2015, 14:03:58
Com relação ao diploma em si, eu acredito que não seja tão essencial hoje em dia. Porém, alguns clientes acabam pautando suas escolhas por um pedaço de papel, que diz "qualificar alguém a fazer algo" (não só no ramo fotográfico).

Minha opinião é que, o que vale muito à pena é a busca pelo aprendizado, seja ele sistematizado em um instituição de ensino, empresa que ofereça curso, livros, apostilas, etc. O aprendizado unicamente baseado na prática, tentativa e erro e achismo, muitas vezes pode nos levar a algumas ciladas, deficiência de aprendizagem, entre outros.

Eu mesmo, muitas vezes costumo "aprender fazendo"... Porém, depois de um tempo, percebo que existem algumas lacunas de conhecimento que provavelmente seriam preenchidas através de um método de aprendizagem mais estruturado.

Um exemplo clássico seriam softwares de edição: de tanto fuçar no programa, o sujeito aprende a fazer o básico da edição (de áudio, vídeo, fotografia, etc). Ok! Ele vai conseguir se virar e exercer a prática daquilo que ele aprendeu sozinho. Porém, podem haver diversos métodos mais 'fáceis/práticos' para a execução desta mesma atividade que o tal sujeito muitas vezes nem conhece, pois sua necessidade foi atendida com o método que ele aprendeu sozinho...

Não sei se consegui explicar bem...

Enfim, recentemente eu iniciei os estudos em um curso técnico de produção de áudio e vídeo. Não pelo diploma em si, mas pela oportunidade de adquirir conhecimentos de forma melhor sistematizada do que apenas, vídeo aulas, tutoriais, etc... Além da oportunidade de ter contato direto com pessoas que atuam na área!

:D
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII