Autor Tópico: DSLR para produção de clipes musicais? É uma boa escolha??  (Lida 8454 vezes)

Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #15 Online: 02 de Agosto de 2015, 12:36:33
Até o que eu sei todas as Canon APS-C têm a mesma qualidade de vídeo: T3i, T5i, 7D, 70D, etc, etc… tudo a mesma coisa. E como o Oliberal, também indico as Panasonic Lumix do sistema micro 4/3 para vídeo. Se achar uma G6 com lente do kit, ou uma GH2, mais uma lente vintage como a Olympus OM 50/1.8 mecânica (por exemplo) com adaptador, estará muito bem servido. Vi que tem GH1 barata no ML…. é boa também! Essas cameras não esquentam, não têm limite de gravação, não têm espelho pra atrapalhar, possuem visor eletrônico (full time live view), tela articulável, resolução superior às Canon, aceitam um número maior de lentes, então só vantagens do lado técnico. Comprar é outra história pois a oferta é muito pequena. Quem tem não vende, e as mais antigas dificilmente chegam ao Brasil hoje em dia. O que acha mais por aqui é GX7, GH3 e GH4, todas mais caras. Mas claro que as Canon também fazem o serviço, mais importante é estudar e praticar.

Com relação ao foco, sempre manual, esqueça o AF. Esse é o jeito certo de trabalhar, tem que praticar. E camera tradicional de vídeo tem sensor pequeno, não dá o mesmo desfoque de fundo que essas fotográficas, que aliás pega muito bem em videoclipe.

No mais, deve usar 24p e travar a velocidade em 1/50s. Isso é pra dar a cadência certa de frames e motion blur. Pode aumentar para cenas de ação ou pra dar algum efeito, sempre de 50 em 50, mas precisa ter mais luz. E como a velocidade deve ficar travada, a exposição você controla pela abertura da lente e usando filtros ND, principalmete de dia, ao ar livre e se estiver sol, para diminuir a incidência da luz (ver também os NDs variáveis).

Veja uns exemplos como ilustração, pra ajudar a te inspirar. Claro que estou usando boas lentes e tenho experiência, mas esse videoclipe e o making of do ensaio fotográfico fiz sozinho com uma GH2.




  vimeo     flickr     insta


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #16 Online: 02 de Agosto de 2015, 13:06:34
Muito bom o making off. Você é um dos dois de boné?
A propósito o pessoal do Loop Infinito deixou de usar a Canon como câmera principal e partiu pra uma GH4.
Acho que até a compacta premium LX100 é uma boa pra filmar.

E também tem a família A7 que está com vocação para vídeo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #17 Online: 02 de Agosto de 2015, 13:39:47
Muito bom o making off. Você é um dos dois de boné?
A propósito o pessoal do Loop Infinito deixou de usar a Canon como câmera principal e partiu pra uma GH4.
Acho que até a compacta premium LX100 é uma boa pra filmar.

E também tem a família A7 que está com vocação para vídeo.

Obrigado! Não sou Thales, são meu primo e meu tio, o dono do estúdio. Estou sempre atrás da camera.  :)
Exato, você citou ótimas cameras pra video. Full frame (A7 e 5D) eu evitaria, sensor Super35 de cinema é o mais parecido com APS-C, mas tem gente que gosta. Prefiro controlar DOF pela abertura da lente e trabalhando as distâncias. F/1.4 em FF é muito extremo pra vídeo mas num APS ou m4/3 vai bem. A LX100 é excelente pra filmar se usar o 4K, mas em 1080p é muito parecida com as que citei. O problema de não trocar a lente vai exigir mais critividade e perícia pois uma lente longa no tripé (uma 100 já vira 200mm em FF numa m43) te dá planos interessantes para videoclipe. O problemas destas cameras é o preço, por isso nem comentei... hehe..
  vimeo     flickr     insta


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #18 Online: 02 de Agosto de 2015, 15:48:57
Para filmar eu iria de GH3, GH4 ou Canon 60d
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 06 de Agosto de 2015, 09:02:51
Rinaldo vc matou a cobra e mostrou o .... :assobi:... :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Show de bola o making of e o clipe....mostrou do que a GH2 é capaz na mão de quem sabe o que tá fazendo! Rapaz não sabia que vc era um videomaker de mão cheia.... :clap: :clap: :clap:. Sou uma nulidade com filmagens! 
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Jubelvs

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
  • Google and WeArt Photographer
    • Rafael Starobole Fotografia
Resposta #20 Online: 06 de Agosto de 2015, 09:07:24
Dá uma olhada no review da 70D, eu tenho uma. Ela tem um novo sistema de auto foco para video sensacional, não perde o foco de jeito nenhum por mais que o objeto em cena esteja se movimentando.

http://www.youtube.com/watch?v=kKBSzHdYh6E
Rafael Starobole .'.
Canon 5DS - EF 70-200mm f/2.8L IS II USM - EF 24-70mm f/2.8L II USM - Fisheye 8-15 4L USM
Canon 70D - 18-55mm 3.5-5.6 - 50mm 1.8 II - 55-250 IS STM - Flash Canon 430EX II - Radio Flash Yongnuo 622C - Tripes Manfrotto - Mochilas Lowercase


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #21 Online: 07 de Agosto de 2015, 08:51:55
Rinaldo vc matou a cobra e mostrou o ....

Show de bola o making of e o clipe....mostrou do que a GH2 é capaz na mão de quem sabe o que tá fazendo! Rapaz não sabia que vc era um videomaker de mão cheia.... Sou uma nulidade com filmagens!

Obrigado Ulysses!!  :clap:
Nunca é tarde pra começar. E o video das OM-Ds é bom, só sofre um pouco em cenas muito detalhadas. Deixei umas dicas aí de como ajustar a camera, sendo a principal manter a velocidade como múltipo da taxa de frames. Se usar 29,97 ou 30 fps, usar a velocidade em 1/60. Se usar 24p mantenha em 1/50 (melhor seria 1/48 mas não tem). Quando a luz aumenta temos a tendência de aumentar a velocidade, mas não deve ser feito pois se perde a cadência ideal e o motion blur. Velocidade alta geralmente é pra fast action então em condições normais a exposição deve ser controlada pela abertura e usando filtros ND (NDs são os melhores amigos dos videomakers, mas preferimos quando são incorporados à camera, entre o sensor e a lente, e em diferentes intensidades).
A dica da Panasonic DMC-G6 é a melhor que posso dar pra uma camera híbrida de baixo custo, pois ela tem o focus peaking (GH2 e GH3 não) e melhor desempenho em alto ISO em vídeo do que GH2/GH3. A desvantagem dela é que não tem live-view via HDMI como as outras duas, mas permite monitorar (e controlar) live via wi-fi/smartphone/tablet. Não vou dizer que é perfeito, mas funciona. O difícil é achar uma pra comprar... hehe..  :(
  vimeo     flickr     insta


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 10 de Agosto de 2015, 00:35:50
Obrigado Ulysses!!  :clap:
Nunca é tarde pra começar. E o video das OM-Ds é bom, só sofre um pouco em cenas muito detalhadas. Deixei umas dicas aí de como ajustar a camera, sendo a principal manter a velocidade como múltipo da taxa de frames. Se usar 29,97 ou 30 fps, usar a velocidade em 1/60. Se usar 24p mantenha em 1/50 (melhor seria 1/48 mas não tem). Quando a luz aumenta temos a tendência de aumentar a velocidade, mas não deve ser feito pois se perde a cadência ideal e o motion blur. Velocidade alta geralmente é pra fast action então em condições normais a exposição deve ser controlada pela abertura e usando filtros ND (NDs são os melhores amigos dos videomakers, mas preferimos quando são incorporados à camera, entre o sensor e a lente, e em diferentes intensidades).
A dica da Panasonic DMC-G6 é a melhor que posso dar pra uma camera híbrida de baixo custo, pois ela tem o focus peaking (GH2 e GH3 não) e melhor desempenho em alto ISO em vídeo do que GH2/GH3. A desvantagem dela é que não tem live-view via HDMI como as outras duas, mas permite monitorar (e controlar) live via wi-fi/smartphone/tablet. Não vou dizer que é perfeito, mas funciona. O difícil é achar uma pra comprar... hehe..  :(


 :ok:   valeu mesmo Rinaldo!!!!!!!!!   Acho que não tenho jeito pra coia mesmo....mas vou tentar.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8