Autor Tópico: Fotografia de casamento e o divórcio  (Lida 1936 vezes)

The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Agosto de 2015, 09:45:25
Olá pessoal, fotografei um casamento a 2 anos e ontem recebi a mensagem da cliente informando o divórcio e pedindo para excluir todo o material de qualquer meio de divulgação.
Sei que por lei não sou obrigado a excluir as fotos, mas fica aquele clima chato, por isso acabei excluindo tudo relacionado a eles, pior é que gostava bastante das fotos, algumas estavam em meu portfólio e me renderam novos clientes  :no:

Essa é a primeira vez que isso acontece comigo, sei de outros casais que se divorciaram mas nenhuma das partes pediu a exclusão das fotos, ai deixo quieto e continuo utilizando.

Acabei descobrindo que as fotografias de um casamento tem validade, enquanto durar o amor elas existirão.

Gostaria de saber a opinião e experiências dos colegas, abraço!  :ok:


Jubelvs

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
  • Google and WeArt Photographer
    • Rafael Starobole Fotografia
Resposta #1 Online: 07 de Agosto de 2015, 09:49:06
Acho que o cliente sempre tem razão, com certeza isto não esta previsto em contrato, mas trata-se de direito de imagem e não de propriedade. Voce agiu corretamente ! Coisas de Punisher kkkkk
Rafael Starobole .'.
Canon 5DS - EF 70-200mm f/2.8L IS II USM - EF 24-70mm f/2.8L II USM - Fisheye 8-15 4L USM
Canon 70D - 18-55mm 3.5-5.6 - 50mm 1.8 II - 55-250 IS STM - Flash Canon 430EX II - Radio Flash Yongnuo 622C - Tripes Manfrotto - Mochilas Lowercase


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2015, 10:22:15
Faz parte, melhor atender, quem sabe cada um não casa de novo e isso te rende 2 casamentos  :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2015, 13:16:30
Também acho que não vale a pena comprar a briga. Talvez ele tenha até pedido pra tirar as fotos do site com cabeça quente do divórcio. As vezes, depois que o fogo abaixa, se tiver boa relação com ele, pode até conversar pra ver se ele reautoriza.

O mais engraçado é que cada vez mais os casais se separam ao mesmo tempo que o mercado de casamento fica cada vez mais milionário. Virou espetáculo.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2015, 18:57:38
Como o amigo falou, mantem boa relação com eles, vai que se casam com outras pessoas e tu ja tem mais dois jobs em vista haha

Acontece, eu tenho um quadro de um casal separado na parede do meu estudio
@jacobfotografiacriativa


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2015, 20:52:52
Esse tópico me lembrou algo que eu fiquei sabendo de um caso que aconteceu aqui na cidade onde eu moro.

O fotógrafo fez o casamento e antes mesmo que ele conseguisse concluir o trabalho para entregar o material (após o casamento) o casal se divorciou e não queria pagar o fotógrafo, hehehe.

Não sei se tinha contrato. Mas ele estava em uma situação bem ruinzinha. De qualquer forma, eu não sei como isso acabou :)


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Agosto de 2015, 12:53:29
Como o amigo falou, mantem boa relação com eles, vai que se casam com outras pessoas e tu ja tem mais dois jobs em vista haha

Acontece, eu tenho um quadro de um casal separado na parede do meu estudio

Certo André, imagina se entra a noiva ai do quadro com o novo noivo pra fechar contrato, já acaba o noivado  :hysterical: chato a gente ter que apagar essas fotos, a gente faz com tanto carinho, muitas vezes fotos de quadro mesmo e repentinamente ter que deletar tudo, pelo menos em relação a divulgação publica, pior ainda se for uma foto com prêmios, parece todo o esforço ir por água abaixo, ou durou enquanto durou o "amor", abraço!


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2015, 12:55:50
Esse tópico me lembrou algo que eu fiquei sabendo de um caso que aconteceu aqui na cidade onde eu moro.

O fotógrafo fez o casamento e antes mesmo que ele conseguisse concluir o trabalho para entregar o material (após o casamento) o casal se divorciou e não queria pagar o fotógrafo, hehehe.

Não sei se tinha contrato. Mas ele estava em uma situação bem ruinzinha. De qualquer forma, eu não sei como isso acabou :)

Po Danilo, ai já é sacanagem e malandragem dos noivos, trabalho foi feito, que paguem, tem situações também que deixam o álbum pra depois, já pago e acabam se separando e querendo restituição, complicado.


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Agosto de 2015, 13:00:15
Acho que o cliente sempre tem razão, com certeza isto não esta previsto em contrato, mas trata-se de direito de imagem e não de propriedade. Voce agiu corretamente ! Coisas de Punisher kkkkk

Eu não concordo com esse ditado, as fotos são de propriedade nossa, eles pagaram pelo serviço e direito de uso das imagens, a maioria dos clientes acham que são donos das fotos só porque pagaram, as vezes da vontade de responder nesses casos: "Problema é teu, pensa melhor antes de casar!" mas seria praticamente um suicídio profissional kkkkkk


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #9 Online: 09 de Agosto de 2015, 19:03:54
Comigo não aconteceu com casamento, até pq faço poucos... mas rolou algo parecido com ensaio sensual!
Fiz um ensaio final do ano passado e agora a mulher veio pedir para tirar todas as fotos que eu tinha publicada dela.. apenas 3! Que por sinal nenhuma tinha marcação no Face e nem aparecia o rosto na moça!
Mas ela mostrou o ensaio pro atual namorado e ele encrencou com isso e me pedir para tirar todas! Eu para não criar rolo por pouca coisa, acabei removendo!
Espero que eles casem e me contratem!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Agosto de 2015, 20:59:35
Po Danilo, ai já é sacanagem e malandragem dos noivos, trabalho foi feito, que paguem, tem situações também que deixam o álbum pra depois, já pago e acabam se separando e querendo restituição, complicado.

Pois é né? De qualquer forma, na época eu conversei por acaso com a esposa deste fotógrafo e nunca mais a ví. Não sei o que aconteceu. Mas ela estava muito preocupada e também decepcionada por esta malandragem. O fotógrafo não tem culpa que eles divorciaram né?! Mas, vai fazer o que?!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #11 Online: 09 de Agosto de 2015, 22:40:57
Melhor tirar. Assim eles te contratam pra fotografar o divórcio :).

Mas eu tiraria fácil. Acho que é onda ruim manter uma foto de alguem que nao está satisfeito com isso.
Energia negativa nao é legal.

Sem contar que pode rolar uma macumbinha pro seu lado.  :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #12 Online: 10 de Agosto de 2015, 10:13:18
Tira!

Vai que um deles resolva casar novamente e te contrata. Aconteceu comigo.

Em 2016 eu fotografarei o segundo casamento de uma mesma noiva (com um novo noivo).

abs