Autor Tópico: Canon 85mm f/1.8 vs Sigma 85mm f/1.4 vs sigma 50mm f/1.4 ART. Foco cravado e nit  (Lida 5566 vezes)

PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Eu vendi a 40 e a 85 porque com essa crise toda precisei me capitalizar e fiquei só com a 50 1.4 e também quero a longo prazo partir pra 24-70 2.8 II.
A 85 é espetacular no quesito bokeh e nitidez e para retratos não tem melhor mas muitas vezes fica apertado para enquadrar mais de 2 pessoas.

Desafio: sem abrir o Flickr, consegue adivinhar qual é 50 mm e qual é 85 mm?

1.
130615_2060 by Thales Souto, no Flickr

2.
300515_1841 by Thales Souto, no Flickr

3.
060714_5026 by Thales Souto, no Flickr

Sem olhar eu diria que a primeira é a 50mm e a segunda é a 85mm, pelo desfoque de fundo e pela aproximação maior na foto do bebe. A terceira eu não sei dizer, mas não parece tão desfocado no fundo, então diria que é a 50mm.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
A 50mm f/1.8 crava o foco? Eu fico com o pé atrás, se a f/1.4 que é melhor construída e tem um sistema de foco TEORICAMENTE superior erra o foco desse jeito, nem cogitei a possibilidade de uma f/1.8.

Sim ambas tem a mesma abertura, mas a 85 vai me dar muito mais desfoque de fundo para retratos, além de ter mais qualidade de construção. Uma custa $126 a outra $420

Observe que estou falando da nova 50mm 1.8 STM, não da 50mm 1.8 mk II.
O STM não deve muita coisa ao micro-USM da 50mm 1.4. Mas claro sem se comparação ao USM verdadeiro da 85mm.

A sigma cheguei a ler relatos de miss focus, mas era em situações de baixíssima iluminação.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
A primeira 50mm e a segunda 85mm.
A Terceira com certeza é Sigma, vejo de longe esse desfoque que eu acho Horrível. Dá pra ver de longe, ele se perde na transição das cores e fica meio borrado ao redor das pétalas das flores Roxas, dá pra ver bem olhando a folha do canto inferior esquerdo e eu nem tive que abrir o Flickr ou ampliar em 100% pra ver esse defeito.

EU, não sairia da Canon. Eu estou no mesmo problema que você, adoro os resultados da Canon 50/1.4 mais passo Raiva com o AF dela, simplesmente MUITO pior que o da 40/2.8 STM, por isso talvez a 50 stm seja melhor mesmo nesse sentido, porém talvez perca na qualidade. Mais se puxar o sangue da 40stm, deve ser muito boa.

Eu já me decidi partir pra 1.2L, mais vai demorar.
« Última modificação: 08 de Julho de 2015, 00:56:10 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Também nunca acho muito legal comparar lentes com distâncias focais diferentes.

Eu tenho uma 85 1.8 e sou do time que aplaude em pé essa lente. Não sei se tive a sorte de pegar uma cópia mais afiada ou o que, mas acho que jamais vou vendê-la. É de longe a lente que mais uso. E não digo nem só para retratos: mesmo algumas paisagens que queremos comprimir mais o plano, deixo de usar uma 70-200 que tenho aqui e espeto a 85 mesmo! Ela é nítida do centro às bordas! E o auto-foco (que parece ser o foco da sua decisão) é sim muito rápido, preciso e silencioso, o melhor que já usei. Desempenho geral da lente é fantástico pelo que custa.

Dentre as 50mm, temos já bíblias de discussões sobre todas as versões Canon e Sigmas, incluindo aí agora a nova f/1.8 STM.

Quer saber o que eu faria no seu lugar? Compraria a nova 50mm STM que é baratinha e a 85mm f/1.8 da Canon pra ver se gosta da DF. Se gostar, terá um belo combo de lentes "honestas", com ótimo custo/benefício. Se não gostar, pode vender as duas, comprar a Sigma Art, e ainda sobra troco!
2X
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Eu vendi a 40 e a 85 porque com essa crise toda precisei me capitalizar e fiquei só com a 50 1.4 e também quero a longo prazo partir pra 24-70 2.8 II.
A 85 é espetacular no quesito bokeh e nitidez e para retratos não tem melhor mas muitas vezes fica apertado para enquadrar mais de 2 pessoas.

Desafio: sem abrir o Flickr, consegue adivinhar qual é 50 mm e qual é 85 mm?

1.
130615_2060 by Thales Souto, no Flickr

2.
300515_1841 by Thales Souto, no Flickr

3.
060714_5026 by Thales Souto, no Flickr

Esqueci de comentar que gostei muito das cores da 85mm especialmente, a foto com a Canon 50mm tb tem cores bem legais. O que voce tem achado da 5d markII? Eu lembro que voce tinha uma 6d tb. Uma coisa que eu reparei nas tuas fotos é que quando abro no tamanho original no flickr, eu não vejo granulação nenhuma como eu vejo nas minhas com a 6d, não sei se isso tem mais a ver com o abuso do sharpness no lightroom ou se o sensor é diferente mesmo. Eu tenho usado sharpness entre 60 e 90, minhas fotos aparecem mais grãos, mas não é aquele tipico de ISO alto.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Sharpness em 60 a 90 no LR ?  :eek: :eek:

Acho que está exagerando aí, e produzindo artefatos na sua imagem.

Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Sharpness em 60 a 90 no LR ?  :eek: :eek:

Acho que está exagerando aí, e produzindo artefatos na sua imagem.

Abraços

Qual range que você usa? Quando eu coloco em 90 eu tb coloco recução de ruído entre 30-40 pra não granular muito, as vezes fica interessante, as vezes não


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Inicialmente fazia semelhante... aumentava o sharp muitoooo, e depois redução de ruído de até 40...
Depois percebi que para tamanhos de visualização padrão em telas de monitor, ou impressão até 30x40, nada mudava... exceto se desse 100% de zoom na foto.

Acho que vai muito de gosto, questão pessoal mesmo, mas hoje raramente vou acima de 50 a 60 no sharp no LR, raramente mesmo, utilizo a máscara para manter este detalhamento somente onde interessa (olhos, contornos, etc..) e não aplicar sharp no fundo, céu, etc... e na imensa maioria das vezes não mexo na redução de ruído, apenas quando utilizo ISOS altos - acima de 3200, na 6D recém adquirida.

Gosto dos resultados, mas como eu disse o importante é te agradar e questão de gosto mesmo...

Abraços e boas fotos
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Qual range que você usa? Quando eu coloco em 90 eu tb coloco recução de ruído entre 30-40 pra não granular muito, as vezes fica interessante, as vezes não
reducao de ruido na 6D?Em que iso vc tira fotos??E aproveitando o topico,alguem sabe se alterar valores de sharp na camera estraga a imagem?Pelo lcd aumenta a nitidez,mas nw vi como fica no pc..
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
reducao de ruido na 6D?Em que iso vc tira fotos??E aproveitando o topico,alguem sabe se alterar valores de sharp na camera estraga a imagem?Pelo lcd aumenta a nitidez,mas nw vi como fica no pc..

Olá Silvio, pelo que sei e já testei, se alterar as configurações de sharp, contraste etc... na câmera, não muda em nada o RAW (Caso faça a edição no DPP da Canon - este poderá ler as informações que registrou na câmera e aplicar, mas mesmo assim o RAW continua intacto - no LR abre com as predefinições suas de importação - ignorando o que definiu na câmera), caso faça a foto em JPEG aí sim fica registrado as mudanças que fizer no estilo da imagem diretamente na camera. abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
reducao de ruido na 6D?Em que iso vc tira fotos??E aproveitando o topico,alguem sabe se alterar valores de sharp na camera estraga a imagem?Pelo lcd aumenta a nitidez,mas nw vi como fica no pc..

Essa redução de ruído não é para ruído de ISO alto. Como eu disse, quando voce aumenta muito o sharpness no LR ele granula toda a imagem quando ampliada em 100%, a maneira que eu desenvolvi para corrigir essa granulação é acrescentar redução de ruído. Eu nunca fiz curso de LR, isso aí foi o que aprendi mexendo, então pode ser que não seja o mais correto


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Olá Silvio, pelo que sei e já testei, se alterar as configurações de sharp, contraste etc... na câmera, não muda em nada o RAW (Caso faça a edição no DPP da Canon - este poderá ler as informações que registrou na câmera e aplicar, mas mesmo assim o RAW continua intacto - no LR abre com as predefinições suas de importação - ignorando o que definiu na câmera), caso faça a foto em JPEG aí sim fica registrado as mudanças que fizer no estilo da imagem diretamente na camera. abraços
dessa eu nw sabia Ronaldom1.Achava q ao importar p Lr ja ia da forma como foi capturado.Nao me acostumei com DPP,prefiro o Lr!Valeuuu mano,vou testar qd tiver tempo!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Inicialmente fazia semelhante... aumentava o sharp muitoooo, e depois redução de ruído de até 40...
Depois percebi que para tamanhos de visualização padrão em telas de monitor, ou impressão até 30x40, nada mudava... exceto se desse 100% de zoom na foto.

Acho que vai muito de gosto, questão pessoal mesmo, mas hoje raramente vou acima de 50 a 60 no sharp no LR, raramente mesmo, utilizo a máscara para manter este detalhamento somente onde interessa (olhos, contornos, etc..) e não aplicar sharp no fundo, céu, etc... e na imensa maioria das vezes não mexo na redução de ruído, apenas quando utilizo ISOS altos - acima de 3200, na 6D recém adquirida.

Gosto dos resultados, mas como eu disse o importante é te agradar e questão de gosto mesmo...

Abraços e boas fotos

Cara,

É muito interessante saber como as outras pessoas utilizam o LR, por que eu nunca fiz curso, desenvolvi meus métodos sozinho, fuçando, então só acrescenta. Eu não tinha pensado nisso de aplicar sharpness apenas em pontos especificos, deve tomar um pouco mais de tempo quando se tem muitas fotos, mas deve ficar melhor.

Hoje meu método de tratamento é assim. Eu montei um preset meu que é basicamente aplicar contraste 19, puxa shadows e white um pouco pra cima e highlights e blacks um pouco pra baixo, um pouquinho de clarity e um pouquinho de vibrance, liga a correção de perfil da lente, acrescenta sharpness de 75 e redução de ruído de 30. Aplico esse preset pra todas as fotos e depois vou corrigindo uma a uma conforme o gosto. Isso me poupa um pouco de tempo, pois ao invés de partir do zero em cada foto, eu ja tenho varias coisas que sei que sempre vou fazer, um pouco mais ou pouco menos
« Última modificação: 08 de Julho de 2015, 12:09:26 por PEMAMETAL »


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Essa redução de ruído não é para ruído de ISO alto. Como eu disse, quando voce aumenta muito o sharpness no LR ele granula toda a imagem quando ampliada em 100%, a maneira que eu desenvolvi para corrigir essa granulação é acrescentar redução de ruído. Eu nunca fiz curso de LR, isso aí foi o que aprendi mexendo, então pode ser que não seja o mais correto
ahhh ta....eu tb nw fiz curso,baixei um material pelo manicomio,o cara ensina mexer em muita coisa,ate criar slides e tal e vou fucando,assistindo videos etc...
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Sharpness eu sempre deixo o padrão do LR que é 25. Mais do que isso eu acho estranho, fica parecendo desenho ou pintura à óleo.
O Luminância eu só mexo em ISO1600 e coloco no máximo 15-20, o que acaba deixando o ponto de foco da imagem igual a deixar nitidez e luminancia em 0, porém com a vantagem de deixar as áreas desfocadas com menor ruido.
Mais ainda não tenho tanta certeza disso, estou fazendo alguns testes ainda pra ter certeza se é melhor mesmo nitidez e luminância em 20 do que ambos em 0.

Uso a 5Dc.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A