Autor Tópico: Troca de idéias, derivada de Re:...est un concept bourgeois  (Lida 2559 vezes)

edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Agosto de 2015, 07:10:52
*** Tópico derivado de http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=113607.0




Citar
fui de excelente por que achei a idéia muito boa

Poderia me ajudar a entender a idéia? Conte pra nós o que vc entendeu...
« Última modificação: 09 de Agosto de 2015, 03:51:23 por DMZamora »


João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2015, 15:41:53
Angelo, sua fotos aqui no Corredor estão dando sempre 70% a 80% de ruim ou péssima. Porque você não as coloca na Galeria para poder interagir com os foristas onde pode haver uma discussão que não seja esteril sobre seu estilo de fotografar. Colocá-las aqui no Corredor não vai agregar nada, especialmente porque voce coloca já sabendo qual será o resultado. Não há sentido nisto porque você não quer mudar e a idéia do corredor seria "ouvir" dos outros onde voce poderia mudar, para melhorar.

 :clap:


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2015, 16:21:06
O cara vive em outra realidade, para ele as fotos tem todo o sentido, para nós não, cada um em sua dimensão e com a sua verdade.


João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2015, 19:06:11
Marcelo almeida,
Se, como sugeriu o Diógenes, ele colocasse na Galeria, poderia tentar mostrar qual a intenção, qual valor ele vê, defender seu ponto de vista, rebater as críticas, contraargumentar, ou usando os seus termos, tentar fazer a interconexão de sua (dele) dimensão com a nossa, rss.


VictoriaJara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2015, 08:39:17
teve alteração na pós?

dane-se.

fui de excelente por que achei a idéia muito boa, só teria esperado os carros saírem dali e comece a postar na galeria.

Assino embaixo. Excelente idéia e composição.Gostei também do título. Talvez reduzir um pouco o desfoque no tratamento ficasse melhor pra ler a mensagem, mas ainda está bem nítida. Ou talvez seja assim mesmo que ficou a tinta, não sei. Mas voto excelente.

Canon 70D +  EF 17-40mm f/4 L + EF 40mm 2.8 STM + Canon 430 EXII


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2015, 09:04:48
Interessante, apesar do desfoque, as palavras estão legíveis e fazem vc olhar para o rapaz. Acho que a ideia está amadurecendo e seria melhor tirar um pouco do "excesso de informação". Imagine essa foto com o rapaz um pouco mais focado, já tendo passado do poste caiado e cropada para remover o poste à esquerda. Acho que cropando melhora bastante, e a mensagem no portão representa bem a agressividade de nossas cidades grandes... Eu acho, né?  :)


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Agosto de 2015, 10:30:03
O cara vive em outra realidade, para ele as fotos tem todo o sentido, para nós não, cada um em sua dimensão e com a sua verdade.

Marcelo, o que eu sugeri foi apenas que ele colocasse suas (dele) fotos em local apropriado pois a função do Corredor é esperar que os outros avaliem, critiquem e deem sugestões sobre onde, na opinião deles, você poderia melhorar. E obviamente ele não tem esta intenção, quando as coloca por aqui. Continuo achando que mesmo ele vivendo em outra realidade (foram palavras suas, e não minhas), todos poderíamos entender um pouco mais desta realidade e talvez muitos votos "ruim ou péssimo" poderiam mudar, se bem que acho que ele não está nem um pouco preocupado com isto.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2015, 10:35:15
gostaria de pedir licença aos moderadores, e como me é permitido pelas regras, elaborar alguns comentários​ uma vez que foi expressa​ ​muita dúvida​ ​de forma direta e reiterada a mim ​​por alguns foristas. ​​

penso que estas 3 ou 4 últimas fotos que expus ​no corredor ​são um esboço, algo​ ​que​ AINDA​ ​PRECISA SER MATURADO pra ser exposto na galeria. minha ideia ao colocá-las​ no corredor é ​j​ustamente o que prega a sala​ ​em sua definição, qual seja, "propiciar ao autor da foto um espaço reflexivo", ou por outra, torná-las alvo de críticas que contribuam para ​o desenvolvimento da minha linguagem fotográfica.​ nesse sentido, e insisto, NÃO HÁ LOCAL MAIS ADEQUADO e pares mais gabaritados que vocês.​ e como todas deram perto de 55-60% de ruim + péssima, entendo que ainda tenho muito a melhorar.​

​voltando à foto acima, ​quero​​ agradecer o comentário de todos, inclusive os jocosos daqueles que, ​i​nfelizmente, não conseguiram interpretá-la​.

há solução para esses, e percebam ​já ​o inusitado: a resposta que anseiam está ​ali, escrita ​na própria foto.
ela é, ​sobretudo, ​um CHAMADO aos que possuem a visão turva. ​​
um chamado aos que estão presos, amarrados, seja pq lhes falta ​discernimento, ​erudição, educação​ cultural, inteligência.
aos que não pensam visualmente.
​​aos ​que estão dentro da c​averna ​de platão.
aos ​que ​se fecham p​ara educar o próprio olhar crítico.
aos que chafurdam na areia movediça da incompreensão ​do​ fascínio que há no ato criativo​.​​
aos que olham as latas de sopa campbell fora da dispensa, e não enxergam que há ali, naquelas latas enfileiradas, um ato sublime da realização humana.

cito ainda a frase de um​ matemático, escritor e​ filósofo​ ​f​undamental do último século, sir bertrand russell​:
"um dos paradoxos dolorosos do nosso tempo reside no fato de serem os estúpidos os que têm a certeza, enquanto os que possuem imaginação e inteligência se debatem em dúvidas e indecisões."

​meus amigos, atendam o chamado: ​viva a inquietação, o desassossego, a incerteza, a tormenta, a indecisão, a dúvida,​ o estranhamento,​ a angústia,​ o desconforto,​ a falta de nitidez, o movimento...
 
​"​l​a netteté est un concept bourgeois"​, ​​"a nitidez é um conceito burguês", pregou bresson.​ ele também pichou​, a seu modo, a parede dos ineptos​.​

bom fds a todos,


João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2015, 11:00:23
Há um livro do poeta Affonso Romano Santanna, intitulado http://www.livrariacultura.com.br/p/desconstruir-duchamp-722936]Desconstruir Duchamp, em que ele advoga que grande parte das artes visuais contemporâneas (as famosas "instalações") são vazias, e o que as sustentam são o "contexto" (a explicação, normalmente pedante e hermética), e não o "texto" (a obra em si). O urinol do Duchamp e grande parte das obras ready-made são um exemplo. Pode-se pesquisar sobre isso na net não com com o A R Santanna, mas também com o poeta Ferreira Gullar.
Outro exemplo pode ser a artista que fica bebendo líquidos coloridos, provoca o vômito sobre uma tela. Em si, aquilo não tem valor de arte. O que vale é a explicação (pomposa): representa o mal estar do indivíduo perante a modernidade, que gera ânsia em suas entranhas, até o nível insuportável que... blá-blá-blá.

Ângelo, na boa, depois da sua explicação, até entendi a intenção, mas, como no caso de muitas 'instalações" pós-modernas, acho a explicação melhor que a obra em si.
Você até, aparentemente, apresenta humildade, falando que "são um esboço" "precisa ser maturado" e que "ainda tenho muito a melhorar", mas essa reflexão autocrítica parece ser apenas um disfarce, ou um jogo retórico pra dourar a pílula, e realmente dizer o que pensa: que quem não gostou "tem visão turva", faltando-lhes "erudição, educação cultural, inteligência", estão dentro da caverna de Platão (de onde, supõe-se, o autor já conseguiu sair).

Enfim, não consegui ver um grande valor artístico na foto, talvez por miopia intelectual, e nem mesmo os chamamentos e instigações feitos pelo autor me fizeram mudar de ideia.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2015, 11:02:51 por João da Ega »


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #9 Online: 08 de Agosto de 2015, 11:18:09
caro joão,
nenhuma retórica. a mensagem é clara.
fico contente q tenha feito, agora, uma crítica mais elaborada q a mera chacota. senão, convenhamos, a inépcia é mesmo irmã da gozação.
seja bem-vindo.


João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Resposta #10 Online: 08 de Agosto de 2015, 11:23:33
caro joão,
nenhuma retórica. a mensagem é clara.
fico contente q tenha feito, agora, uma crítica mais elaborada q a mera chacota. senão, convenhamos, a inépcia é mesmo irmã da gozação.
seja bem-vindo.

Caro Angelo,
Obrigado pelas boas-vindas.
A frase "fico contente q tenha feito, agora, uma crítica mais elaborada q a mera chacota" deu-me a entender que está me acusando de eu ter feito chacota nos comentários. Reli-os e a carapuça não me serviu. Acho que fui respeitoso em todas as postagens.

Abraço.

Edit: pode ser que tenha interpretado mal quando falei "ou usando os seus termos, tentar fazer a interconexão de sua (dele) dimensão com a nossa, rss.", mas no caso, estava me referindo aos termos usados por outro forista, e defendendo o direito de você apresentar suas ideias.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2015, 11:26:20 por João da Ega »


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Agosto de 2015, 11:40:06
Sabe o que eu acho de verdade?

Papinho típico de intelectualóides. Provavelmente cursou filosofia e como praticamente todos eles, acham o máximo citar a caverna de Platão, como se isso fosse a solução do mundo. Talvez fosse oportuno o autor sugerir a nossa presidente uma reflexão neste sentido, pois ela sim precisa ver a luz. Digo isto com muito conforto e não ofensivamente, já que minha própria mulher é filósofa e passamos muitas e muitas noites conversando sobre os temas e autores que ela estudava durante o dia. Ela mesma, após terminar seu bacharelado e licenciatura descobriu que os filósofos são um porre. Eles se acham. Se julgam a verdade, a luz e a vida.

E quanto às imagens, AGORA MAIS QUE NUNCA julgo estarem no espaço errado, seja porque estamos todos infringindo as regras do Corredor e o autor não poderia interagir com os "críticos", mas apenas ouvi-los (lê-los), seja porque o autor, e AGORA TAMBÉM MAIS QUE NUNCA, não tem qualquer intensão de mudar seus pensamentos, mas apenas chocar com sua pretensa arte.

Henri Bresson tá se virando no túmulo!  :eek:
« Última modificação: 08 de Agosto de 2015, 11:46:02 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


LLima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #12 Online: 08 de Agosto de 2015, 11:43:32
Realmente.

Parece que a questão aqui é a discussão de uma ideia e não de uma fotografia.

Acredito que a fotografia também permite isso.

Não gostei da foto.

Não gostei da ideia.

Mas gostei da discussão, me fez pensar a respeito de algo que talvez eu não fosse pensar hoje.



angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #13 Online: 08 de Agosto de 2015, 12:32:57
Caro Angelo,
Obrigado pelas boas-vindas.
A frase "fico contente q tenha feito, agora, uma crítica mais elaborada q a mera chacota" deu-me a entender que está me acusando de eu ter feito chacota nos comentários. Reli-os e a carapuça não me serviu. Acho que fui respeitoso em todas as postagens.

Abraço.

Edit: pode ser que tenha interpretado mal quando falei "ou usando os seus termos, tentar fazer a interconexão de sua (dele) dimensão com a nossa, rss.", mas no caso, estava me referindo aos termos usados por outro forista, e defendendo o direito de você apresentar suas ideias.


entendo, joão. obrigado por esclarecer.
abs,


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #14 Online: 08 de Agosto de 2015, 17:39:28
Sabe o que eu acho de verdade?
Papinho típico de intelectualóides. 

Muito redutor e deselegante. Sempre ouvi essa ofensa terminada com "óide" (e a variante iniciada com "pseudo") de pessoas incapazes de enxergar além das sombras. Aí resta dizer que não existe nada além da caverna e xingar qualquer um que veja diferente de si. Sim, as uvas estão verdes, melhor deixar para lá.

Citar
Ela mesma, após terminar seu bacharelado e licenciatura descobriu que os filósofos são um porre. Eles se acham.
Típico de gente que faz um curso para o qual não tem vocação. Aiás, o que mais tem.


Citar
Se julgam a verdade, a luz e a vida.
Dizer isso mostra o quanto sua visão da Filodofia e do filosofar são distorcidas. Dizer que tem a verdade, a luz e a vida são quase o oposto da Filosofia, que é sobretudo inquirição e dúvida.

As discussões e dúvidas do tópico me parecem muito enriquecedoras. Fazem pensar e desentorpecer do olhar que não vê. Ótimo.

Quem não curte esse tipo de papo pode se abster de ofendender os colegas. Mas, como escreveu o FILÓSOFO Bertrand Russel, "O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiotas estão cheias de certezas..."

Abs!
« Última modificação: 08 de Agosto de 2015, 17:41:46 por fernandomaues »