Autor Tópico: Ajuda - Completando Set de Lentes  (Lida 3267 vezes)

Pedro Scherz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
Resposta #15 Online: 10 de Agosto de 2015, 11:11:53
A 70-200 F4 é relativamente bem acessível, mas a versão com IS já é bem mais cara. Será que não vale a pena já partir para a 70-200 2.8 usada?


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 10 de Agosto de 2015, 14:11:08
Eu decidi que só irei comprar uma TELE quando meu filho tiver grande e SE ele tiver fazendo algum esporte que justifique uma 135/2, 200/2.8 ou 300/4 etc...

Pra uso normal, viagens etc, acho desnecessário já que tens a 24-105. Se não for suficiente é porque estais longe e seus olhos não conseguem ver, logo não estais curtindo o momento e não merece o registro.

Guarda a grana, pois logo você vai querer uma 24/1.4 kkkk
 :ok:
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #17 Online: 10 de Agosto de 2015, 15:12:03
Lembrando que a performance ótica das versões f/4 e f/2.8 com ou sem IS mudam entre elas. Não sei dizer (mensurar)  o quanto é essa diferença.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #18 Online: 10 de Agosto de 2015, 22:15:03
tem varios videos no youtube sobre essa lente.Inclusive,tem um fotografo que acha ela melhor entre os modelos 70-200..ai já nao sei dizer em qual termo.Ele fotografa uma morena,que belas imagens kkkkk e que morena!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 11 de Agosto de 2015, 01:23:15
Olá amigos, gostaria da opinião dos colegas:

1- Possuo uma 6D + 24-105 F4 L + 50mm 1.8

2- Sou amador, fotografo no momento quase que exclusivamente, meus filhos, retratos e atividades dos mesmos em nossas viagens... adoro paisagens mas tenho fotografado bem pouco este tema...

3- O set que possuo tem me atendido bem, a 24-105 F4L é pau pra toda obra, e excelente para eventos familiares como batizado, aniversários, etc... Utilizo a 50mm quando desejo mais desfoque, preciso de mais luz, etc...

4- Sinto falta de uma tele, para momentos em que não posso estar tão próximo, como enquanto as crianças estão brincando em espaços ao ar livre, não tenho condições de ter uma tele zoom 2.8, fora do orçamento e também a questão do peso me preocupa, estou com dúvida nas abaixo e gostaria da opiniao de quem já teve experiência com estas lentes:

A= 70-200 F4 L sem IS = está por R$ 2624,00 em 12x sem juros na loja Canon (ainda não cotei no Nelson). Se da boa reputação da lente, sei das limitações - F4, sem IS - basicamente seria para uso em ambientes externos e com luz, ganharia apenas 100mm em zoom comparando com a minha 24-105 F4L

B= 70-300 F 4.5 a 5.6 IS = verei o preço, acho que deve ser similar. aqui ganho 100mm em range e o IS, fico preocupado apenas com relatos de necessidade de ir a F8 para imagem com melhor qualidade e de deterioração da imagem em 300mm

Você já usou uma 70-200? Você tem certeza que precisa de mais uma lente? Eu, quando atuando como fotógrafo profissional (casamento, ensaios, etc) levo um porta malas de carro de equipamento, mais o estúdio desmontado no banco de trás se precisar. Mas para os meus projetos pessoais (inclusive fotografar os filhos) saio apenas com uma câmera e a 50mm, as vezes até sem parassol pra chamar menos atenção.

N sei se era isso que vc estava procurando ouvir, mas, se posso ajudar de alguma forma, reduz teu equipamento e cria mais projetos fotográficos.

Mas......sobre a 70-200, qualquer uma é boa. A mais simples é mais leve, mais top é a mais pesada.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 11 de Agosto de 2015, 07:07:34
Silvano Realmente precisamos tomar decisões e definir prioridades, realmente a 24-105 resolve bem a proposta da minha fotografia neste momento, obrigado por comentar e opinar.

Silvio, Thales, Pedro e Stealth pelo que percebo todas as 70-200 são boas, entendo que além do IS, há diferença de qualidade ótica entre as variantes F4 e F2.8, porém pelo grau de satisfação que tenho hoje com o vidro da 24-105, acredito que mesmo a versão mais simples iria me atender bem.

Guilherme Araújo Cara acho que você, Thales e Silvano destacaram um ponto importante e que me fez refletir sobre o assunto, obrigado mesmo... as vezes naquela ansiedade de comprar um brinquedo novo, acabamos deixando de lado a razão, o tópico me ajudou muito e conclui:

1- Ontem a noite fui dar uma olhada no meu catálogo de fotos do LR, tenho catálogos separado por ano com meus RAWs desde 2011. De forma geral a distância focal que mais utilizei foi 50mm com a 50 1.8 !!! Mesmo quando tinha a 18-135mm na T2i.

2- Revendo o meu perfil de fotos, desde 2013 com o nascimento do meu primeiro filho, a imensa maioria das fotos são retratos dos meus pequenos, sozinhos, ou com familiares.

3- Quanto ao desfoque de fundo (um dos pensamentos em ter uma tele), as fotos que mais gostei foram as que utilizei aberturas entre F4 e F5.6, com o sujeito mais distante do fundo, mantendo uma boa nitidez em todo o rosto do retratado e ainda com boa separação do fundo, ou seja mesmo com a 50mm raramente utilizei 2.8 ou 1.8 com resultado que realmente me agradou para os retratos - veja bem não quero dizer com isso que grandes aberturas são desnecesárias, porém para o meu grau de conhecimento e técnica em focar, recompor e manter as coisas em foco, ainda não tenho conseguido bons resultados em grandes aberturas...

4- A 24-105 F4 - é uma excelente lente, que funciona como uma grande angular, normal e tele média.... pega o range legal para retratos em FF de 70 aos 105mm, gosto da nitidez e resultados dela... percebo os defeitos dela, principalmente a distorção em 24mm e redução de nitidez nas bordas... o que é contornável com a PP e técnica na captura. A 70-200 que poderia comprar seria a F4 sem IS, na realidade me acrescentaria 95mm em range, e mantendo a mesma abertura F4.

5- Provavelmente na fase de vida que estou, acabaria deixando uma das duas zooms em casa na maioria do tempo. Galera valeu mesmo pelas contribuições, hobby é paixão - mas quando o bolso não é ilimitado um pouco de "razão" é sempre bem vinda.... manterei meu set atual e continuarei fazendo o que mais gosto no momento - viajando, curtindo os filhotes e quando der fotografando os momentos de alegria com eles!!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #21 Online: 11 de Agosto de 2015, 07:33:08

Silvano Realmente precisamos tomar decisões e definir prioridades, realmente a 24-105 resolve bem a proposta da minha fotografia neste momento, obrigado por comentar e opinar.

Silvio, Thales, Pedro e Stealth pelo que percebo todas as 70-200 são boas, entendo que além do IS, há diferença de qualidade ótica entre as variantes F4 e F2.8, porém pelo grau de satisfação que tenho hoje com o vidro da 24-105, acredito que mesmo a versão mais simples iria me atender bem.

Guilherme Araújo Cara acho que você, Thales e Silvano destacaram um ponto importante e que me fez refletir sobre o assunto, obrigado mesmo... as vezes naquela ansiedade de comprar um brinquedo novo, acabamos deixando de lado a razão, o tópico me ajudou muito e conclui:

1- Ontem a noite fui dar uma olhada no meu catálogo de fotos do LR, tenho catálogos separado por ano com meus RAWs desde 2011. De forma geral a distância focal que mais utilizei foi 50mm com a 50 1.8 !!! Mesmo quando tinha a 18-135mm na T2i.

2- Revendo o meu perfil de fotos, desde 2013 com o nascimento do meu primeiro filho, a imensa maioria das fotos são retratos dos meus pequenos, sozinhos, ou com familiares.

3- Quanto ao desfoque de fundo (um dos pensamentos em ter uma tele), as fotos que mais gostei foram as que utilizei aberturas entre F4 e F5.6, com o sujeito mais distante do fundo, mantendo uma boa nitidez em todo o rosto do retratado e ainda com boa separação do fundo, ou seja mesmo com a 50mm raramente utilizei 2.8 ou 1.8 com resultado que realmente me agradou para os retratos - veja bem não quero dizer com isso que grandes aberturas são desnecesárias, porém para o meu grau de conhecimento e técnica em focar, recompor e manter as coisas em foco, ainda não tenho conseguido bons resultados em grandes aberturas...

4- A 24-105 F4 - é uma excelente lente, que funciona como uma grande angular, normal e tele média.... pega o range legal para retratos em FF de 70 aos 105mm, gosto da nitidez e resultados dela... percebo os defeitos dela, principalmente a distorção em 24mm e redução de nitidez nas bordas... o que é contornável com a PP e técnica na captura. A 70-200 que poderia comprar seria a F4 sem IS, na realidade me acrescentaria 95mm em range, e mantendo a mesma abertura F4.

5- Provavelmente na fase de vida que estou, acabaria deixando uma das duas zooms em casa na maioria do tempo. Galera valeu mesmo pelas contribuições, hobby é paixão - mas quando o bolso não é ilimitado um pouco de "razão" é sempre bem vinda.... manterei meu set atual e continuarei fazendo o que mais gosto no momento - viajando, curtindo os filhotes e quando der fotografando os momentos de alegria com eles!!
Excelente....
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #22 Online: 11 de Agosto de 2015, 08:34:49
Pelo visto vc já tomou sua decisão... mas gostaria de deixar meu parecer!
Tive a 70-200 em questão... ótima lente e excelente para "brincar" com as crianças... bem melhor que a minha atual 135mm ou que a 85 do Elder (opinião minha!)... zoom nessa hora é uma mão na roda! Não vejo sentido no IS, já que vc usaria pelo menos uma velocidade de 1/200 a 1/250! Como comentado, antes uma 2.8! Falaram da Sigma, nunca usei mas sempre li bem dela... como da Tamron, que se fosse pra ter seria uma dessas hj!

Mas concordo total com que foi falado aqui... sua 24-105 tem um range ótimo para isso já! E tbm sou como o Guilherme falou... quando sai com meus dois pequenos, uso só a 50mm... e raramente a 135mm! A 135mm é minha preferida, mas bem mais limitada... só uso ela quando saio com minha pequena e deixo ela correr enquanto fico sentado fotografando! Quando é para brincar junto, as vezes até a 50mm fica "apertada"!

Eu ficaria com seu set atual ou se realmente vc quiser investir um pouco, troque sua 50mm por uma 1.4!  :ok:
Vendi a minha semana passada... lente top, foco rápido, principalmente em pouca luz! Mas, só vendi pq estou pensando em uma 1.2!  :wub:
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 11 de Agosto de 2015, 09:17:05
Pelo visto vc já tomou sua decisão... mas gostaria de deixar meu parecer!
Tive a 70-200 em questão... ótima lente e excelente para "brincar" com as crianças... bem melhor que a minha atual 135mm ou que a 85 do Elder (opinião minha!)... zoom nessa hora é uma mão na roda! Não vejo sentido no IS, já que vc usaria pelo menos uma velocidade de 1/200 a 1/250! Como comentado, antes uma 2.8! Falaram da Sigma, nunca usei mas sempre li bem dela... como da Tamron, que se fosse pra ter seria uma dessas hj!

Mas concordo total com que foi falado aqui... sua 24-105 tem um range ótimo para isso já! E tbm sou como o Guilherme falou... quando sai com meus dois pequenos, uso só a 50mm... e raramente a 135mm! A 135mm é minha preferida, mas bem mais limitada... só uso ela quando saio com minha pequena e deixo ela correr enquanto fico sentado fotografando! Quando é para brincar junto, as vezes até a 50mm fica "apertada"!

Eu ficaria com seu set atual ou se realmente vc quiser investir um pouco, troque sua 50mm por uma 1.4!  :ok:
Vendi a minha semana passada... lente top, foco rápido, principalmente em pouca luz! Mas, só vendi pq estou pensando em uma 1.2!  :wub:

Valeu por comentar e opinar, é sempre muito bom poder compartilhar das experiências dos colegas, sempre aprendemos um pouco mais...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #24 Online: 11 de Agosto de 2015, 09:36:13
Pelo visto vc já tomou sua decisão... mas gostaria de deixar meu parecer!
Tive a 70-200 em questão... ótima lente e excelente para "brincar" com as crianças... bem melhor que a minha atual 135mm ou que a 85 do Elder (opinião minha!)... zoom nessa hora é uma mão na roda! Não vejo sentido no IS, já que vc usaria pelo menos uma velocidade de 1/200 a 1/250! Como comentado, antes uma 2.8! Falaram da Sigma, nunca usei mas sempre li bem dela... como da Tamron, que se fosse pra ter seria uma dessas hj!

Mas concordo total com que foi falado aqui... sua 24-105 tem um range ótimo para isso já! E tbm sou como o Guilherme falou... quando sai com meus dois pequenos, uso só a 50mm... e raramente a 135mm! A 135mm é minha preferida, mas bem mais limitada... só uso ela quando saio com minha pequena e deixo ela correr enquanto fico sentado fotografando! Quando é para brincar junto, as vezes até a 50mm fica "apertada"!

Eu ficaria com seu set atual ou se realmente vc quiser investir um pouco, troque sua 50mm por uma 1.4!  :ok:
Vendi a minha semana passada... lente top, foco rápido, principalmente em pouca luz! Mas, só vendi pq estou pensando em uma 1.2!  :wub:

Se precisar de alguém para cuidar da sua 135L, recebo ela com carinho aqui! hahaha
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 11 de Agosto de 2015, 09:58:04
Pelo visto vc já tomou sua decisão... mas gostaria de deixar meu parecer!
Tive a 70-200 em questão... ótima lente e excelente para "brincar" com as crianças... bem melhor que a minha atual 135mm ou que a 85 do Elder (opinião minha!)... zoom nessa hora é uma mão na roda! Não vejo sentido no IS, já que vc usaria pelo menos uma velocidade de 1/200 a 1/250! Como comentado, antes uma 2.8! Falaram da Sigma, nunca usei mas sempre li bem dela... como da Tamron, que se fosse pra ter seria uma dessas hj!

Mas concordo total com que foi falado aqui... sua 24-105 tem um range ótimo para isso já! E tbm sou como o Guilherme falou... quando sai com meus dois pequenos, uso só a 50mm... e raramente a 135mm! A 135mm é minha preferida, mas bem mais limitada... só uso ela quando saio com minha pequena e deixo ela correr enquanto fico sentado fotografando! Quando é para brincar junto, as vezes até a 50mm fica "apertada"!

Eu ficaria com seu set atual ou se realmente vc quiser investir um pouco, troque sua 50mm por uma 1.4!  :ok:
Vendi a minha semana passada... lente top, foco rápido, principalmente em pouca luz! Mas, só vendi pq estou pensando em uma 1.2!  :wub:
Show Ronaldo, são poucos os que acabam se segurando e ficando com o Set atual. Como o mbennert comentou, quem sabe num futuro pegue outra lente.
Eu mesmo, por causa do meu filho, estou pensando em uma 24/1.4 pra fazer fotos de perto, clara etc... Acabo usando lentes manuais entre 24-28mm mais o AF pro filhão as vezes faz falta, o guri não pára.

Acho que, com o tempo a gente vai vendo a necessidade e se compra uma tele mais dedicada como a 135 ou 300mm etc ou mesmo uma wide dedicada.

Eu estou quase na mesma situacao que você, mais eu uso 80% do tempo a 50/1.4 em F2 ou F2.8, 10% uma manual 28mm e 10% uma manual 24mm. que, apesar de muitos falarem que é só um passinho pra trás, não é não, são MUITO DIFERENTES. De 28 para 24mm a diferença no angulo e a possibilidade de chegar mais perto e alterar a perspectiva nos dá uma diferença maior até do que de 135 para 200mm  :assobi:
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 11 de Agosto de 2015, 10:07:04
Valeu Silvano, é isso mesmo.. melhor esperar um pouco e deixar as reais necessidades surgirem naturalmente...
Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #27 Online: 11 de Agosto de 2015, 10:44:49

Eu mesmo, por causa do meu filho, estou pensando em uma 24/1.4 pra fazer fotos de perto, clara etc... Acabo usando lentes manuais entre 24-28mm mais o AF pro filhão as vezes faz falta, o guri não pára.

Eu estou quase na mesma situacao que você, mais eu uso 80% do tempo a 50/1.4 em F2 ou F2.8,

Silvano... estou na mesma... minha primeira 50mm foi uma 1.4 Manual... mas pra fotos de criança, manual é fogo! Parei com a 85 pelo fato dela ter o foco mínimo em 0,7m! As vezes minha filha brincava muito perto de mim e não conseguia fazer nenhuma foto! 50mm é 0.45, já melhora!
Estou atrás de uma mais wide que a 50... algo entre 20 e 30mm, mas com AF! hahaha e clara, para usar dentro de casa... as vezes a 50mm aperta!

Ronaldo... Li uma vez aqui no fórum, não lembro que comentou e quem é o "dono" da frase, mas depois disso notei que é a pura verdade... "um fotógrafo precisa só de 3 lentes... uma wide, uma normal e uma tele!" Sua 24-105, e a minha tbm, é praticamente esses três juntas... só faltava ela ser f1.4 com o mesmo peso e a nitidez que ela tem em f8!  :hysterical:
Nessa que estou com minha 50, a 135 e buscando uma wide... para usar elas em f2 a f2.8! f4, dentro de casa, mesmo com o ISO da 6D, não curto não! E flash, menos ainda!

Ah, Elder... minha 135 está bem cuidada!  :hysterical: mas nunca se sabe né... tendo uma 24mm 1.4 e uma 50 1.2, podemos cambia-la sim!  :D :D :assobi:
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 11 de Agosto de 2015, 11:08:31
Que bom que ajudei em alguma coisa.

Então mais um comentário. Minha 50mm é a 1.4 PORQUE USO PROFISSIONALMENTE (a 50mm 1.2 é um sonho mas por enquanto n se paga). Mas se fosse apenas para lazer e fotografia entusiasta eu trocava fácil pela 40mm STM. Ganhas em distancia focal pra enquadrar a turma e ela é uma lente "invisível".


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #29 Online: 11 de Agosto de 2015, 11:19:05
Eu acho que todo mundo deveria ter uma fixa 35 ou 50. São distâncias focais excelentes para tudo, em especial, na linguagem do FF.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales