Autor Tópico: Trilhas / trekking / camping e outros "programas de índio"  (Lida 13065 vezes)

LLima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #30 Online: 12 de Agosto de 2015, 09:14:03
Realmente é difícil conseguir uma parceria.

O pessoal não gosta de passar de frio. rsrsrsr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #31 Online: 12 de Agosto de 2015, 11:19:06
« Última modificação: 12 de Agosto de 2015, 11:19:22 por AFShalders »


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 12 de Agosto de 2015, 11:43:16
Realmente é difícil conseguir uma parceria.

O pessoal não gosta de passar de frio. rsrsrsr
Rapaz, eu li um livro Absolutamente fantástico sobre fotografia noturna que fala algo próximo disso, que a noite é espantosamente fria mesmo em dias quentes. E é verdade. Outro dia estava na casa dos meus pais (Jaguaruna-SC) que possui lindas paisagens de dunas e não estava 100% preparado para o frio e isso era num verão, dezembro...
Fui para as dunas e em 30 minutos eu estava de volta em casa, congelado.

Link do livro: Night Photography: Finding your way in the dark
http://www.amazon.com/Night-Photography-Finding-your-dark/dp/0240812581

Link da chamada para o livro no youtube, aconselho muito assistir, muito motivacional
https://www.youtube.com/watch?v=R_ub72GnEVQ

Eu até curto muito Trecking mais minha esposa não e agora com filho recém nascido, o jeito é ir para lugares legais e isolados e sair na calada da noite para fazer as fotos. É assim, alguns saem pra festa, qual o mal em sair pra fotografar? rsrs

Nas Dunas em 2014 quando não entendia muito de técnica e o equipamento nao ajudava muito (t3i)
IMG_5354_editada by Silvano Rocha, no Flickr

IMG_5343 by Silvano Rocha, no Flickr

Outro dia no quintal do meu pai... agora já com a 5D + 28/2.0.
Nesse dia estava uns 8graus na cidade... Imaginem se nesse dia eu tivesse coragem de enfrentar o frio e ido para as dunas??
Perdi, esperei por quase 2 anos por um dia igual esse, limpo, céu animal, dava pra compor a via láctea usando o viewfinder de tão nitido e limpo.... Mais eu pipoquei, faltou parceiro e coragem para enfrentar o frio...

deep2_05_08_PS by Silvano Rocha, no Flickr

Desvirtuando um pouco o assunto, o LCD da T3I era muito brilhante e nitido e isso enganava a imagem. Vejo isso também com a 5D mkiii onde ela tem uma tela polarizada então a imagem no LCD é sempre muito melhor do que o RAW, sem falar que não tem tratamento no RAW que dê jeito, pois não tem como "polarizar" a foto no RAW.
Ainda bem que tenho a 5Dc rsrs, invejinha branca.

Gostei da indicação do tripé thatamatos, acabo nunca levando o meu porque é pesado demais. Aprendi que o melhor tripé é aquele que está com você. Vou ter que comprar um desses aí.

Abração.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2015, 11:44:19 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


LLima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #33 Online: 12 de Agosto de 2015, 14:26:31
Rapaz, eu li um livro Absolutamente fantástico sobre fotografia noturna que fala algo próximo disso, que a noite é espantosamente fria mesmo em dias quentes. E é verdade. Outro dia estava na casa dos meus pais (Jaguaruna-SC) que possui lindas paisagens de dunas e não estava 100% preparado para o frio e isso era num verão, dezembro...
Fui para as dunas e em 30 minutos eu estava de volta em casa, congelado.

Link do livro: Night Photography: Finding your way in the dark
http://www.amazon.com/Night-Photography-Finding-your-dark/dp/0240812581

Link da chamada para o livro no youtube, aconselho muito assistir, muito motivacional
https://www.youtube.com/watch?v=R_ub72GnEVQ

Eu até curto muito Trecking mais minha esposa não e agora com filho recém nascido, o jeito é ir para lugares legais e isolados e sair na calada da noite para fazer as fotos. É assim, alguns saem pra festa, qual o mal em sair pra fotografar? rsrs

Nas Dunas em 2014 quando não entendia muito de técnica e o equipamento nao ajudava muito (t3i)
IMG_5354_editada by Silvano Rocha, no Flickr

IMG_5343 by Silvano Rocha, no Flickr

Outro dia no quintal do meu pai... agora já com a 5D + 28/2.0.
Nesse dia estava uns 8graus na cidade... Imaginem se nesse dia eu tivesse coragem de enfrentar o frio e ido para as dunas??
Perdi, esperei por quase 2 anos por um dia igual esse, limpo, céu animal, dava pra compor a via láctea usando o viewfinder de tão nitido e limpo.... Mais eu pipoquei, faltou parceiro e coragem para enfrentar o frio...

deep2_05_08_PS by Silvano Rocha, no Flickr

Desvirtuando um pouco o assunto, o LCD da T3I era muito brilhante e nitido e isso enganava a imagem. Vejo isso também com a 5D mkiii onde ela tem uma tela polarizada então a imagem no LCD é sempre muito melhor do que o RAW, sem falar que não tem tratamento no RAW que dê jeito, pois não tem como "polarizar" a foto no RAW.
Ainda bem que tenho a 5Dc rsrs, invejinha branca.

Gostei da indicação do tripé thatamatos, acabo nunca levando o meu porque é pesado demais. Aprendi que o melhor tripé é aquele que está com você. Vou ter que comprar um desses aí.

Abração.

Linda foto.

Encarar a caminhada noturna sozinho é complicado.
Eu mesmo não vejo muito problema com a parceria, fico mais preocupado com a segurança de modo geral.

Novamente, muito bacana a foto.

Vou te falar que este tópico esta me motivando.

To quase saindo pra trilha sozinho mesmo. rsrsrs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #34 Online: 12 de Agosto de 2015, 14:31:44
Eu sou um andarilho nato. Quando crianca minha mae sempre me levava para acampar e fazer trilhas e caminhadas urbanas.

Alguns anos atras tinha uma epoca que eu saia religiosamente apois sair do trabalho para andar pela cidade, explorando cada rua e bairro, nao importa se estava frio ou calor, sol ou chuva.

Depois comprei uma bicicleta e passei a fazer o mesmo explorando lugares mais distantes da cidade de bicicleta. Aqui algumas fotos das magrelas:




Nessa foto a bococleta esta muito mais suja de barro do que parece.


Mais tarde sai da cidade e de um lugar multicultural e metropolitano e fui morar do lado de uma regiao de montanhas e floresta. Apesar de ser um local mais provinciano era uma regiao rica e cara, entao viajar me limitou bastante, mas sempre caminhando e pedalando.

Hoje em dia moro de volta em uma cidade grande e so nao saio mais para as minhas caminhadas pq o trabalho me mata. Mas os dias que nao trabalho estou sempre na rua. Agora mesmo acabei de voltar de uma caminhada de dia inteiro.


Sobre compania, eh muito dificil de achar mesmo. Todos esses anos eu sempre fiz minhas caminhadas e trilhas sozinho.

Fotos:



























silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 12 de Agosto de 2015, 14:37:39
Linda foto.

Encarar a caminhada noturna sozinho é complicado.
Eu mesmo não vejo muito problema com a parceria, fico mais preocupado com a segurança de modo geral.

Novamente, muito bacana a foto.

Vou te falar que este tópico esta me motivando.

To quase saindo pra trilha sozinho mesmo. rsrsrs
Muito obrigado LLima.
EM Jaguaruna-SC e de modo geral nos lugares mais longínquos dos interiores do Brasil, acho difícil se deparar com problemas de segurança, acho que isso ocorre mais nas cidades mesmo.
Quem o louco, em sã consciência estará andando no meio das dunas ou então no meio do mato a 1 ou 2h da casa mais próxima esperando alguém pra roubar? kkk, ladrão é humano, sente frio e medo também.
Nos lugares onde ando os maiores problemas são o frio, fome, sede e sono, além das cobras e aranhas.

No mais tudo certo. Se aparece alguém ele vai achar tão doido que vai querer participar e ver os resultados e isso já aconteceu comigo.
Certa vez parei no meio de uma favela de beira de estrada e aí o pessoal começou a me rodear, todos com caras não muito amigáveis... Eu ali com cara de "Riquinho" fazendo medição com o iphone e com uma camera no tripé.. Me fiz de fotógrafo da discovery e ficou todo mundo em silêncio olhando, uns 20...
O pior de tudo foi que era camera de filme e no final todo mundo pediu pra ver a foto e não tinha como mostrar, aí sim deu medo  :hysterical:
Felizmente nada ocorreu.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A




C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #37 Online: 12 de Agosto de 2015, 15:24:29
No comeco das minhas trilhas fotograficas eu carregava uma Bronica que eu comprei para usar em estudio, ape mesmo pq foi para estudio que ela foi desenhada. Mas depois que uma das lentes travou com a humidade nas folhas do diafragma eu resolvi nao arriscar mais com ela. Entao comprei uma Pentax 6x7. Mas apesar da Pentax ser mais resistente e melhor de se segurar, ela eh muito pesada. O peso ate ajuda a manter ela estavel no tripe em dias de ventos fortes, mas para carregar o dia todo eh ruim.

Depois passei a usar camera pinhole o que eh muito bom. Carregar cameras pinhole na mochila eh igual carregar uma mochila vazia de tao leve.

O tripe que eu tenho nao eh tao pesado mas eh bem resistente, mas cameras pinhole sao tao leves que ventos forte chaqualham a camera e tripe. Eu entao uso a tatica mencionada pela OP. Coleto umas pedras, coloco em uma sacola e penduro no tripe.

Principalmente com a camera 4x5 que capta vento que eh uma beleza:





C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #38 Online: 12 de Agosto de 2015, 15:31:45
Itatiaia é o local mais frio do Brasil, oficialmente.

Eu nao gosto de climas estremos como muito calor e muitofrio. Mas enqunto eu conseguir manter minhas roupas secas frio nao eh problema.





silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 12 de Agosto de 2015, 15:52:38
Itatiaia é o local mais frio do Brasil, oficialmente.
Sei não ein Rafael, pode ser fria mesmo, porém São Joaquim, Urubici e Urupema sempre foram conhecidas por serem as mais frias...

No Wikipedia, nem a mínima e nem a média de Itatiaia chega próximo de Urubici, Sao Joaquim e Urupema.

Mais de qualquer forma, qualquer coisa abaixo de 10 graus é grio pacas rsrs.
Abração.

Wikipedia Itatiaia.
A temperatura média anual varia entre 15 e 27 graus Celsius, podendo chegar a 5 graus Celsius no inverno.

Wiki Urubici.
No cume do Morro da Igreja (1 822 metros), o ponto mais alto habitado do sul do Brasil, localizado no município, foi registrada, extra-oficialmente, a temperatura mais baixa do país: −17,8°C, em 29 de junho de 1996

Sao Joaquim.
os termômetros já marcaram -12.9 °C no inverno de 2000, sendo o recorde da cidade - os recordes no Brasil são de -16 °C, no município de Caçador, e de -19.8,8 °C , no Morro da Igreja8 , no município vizinho de Urubici. Juntamente com Urupema, no mesmo estado, e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, São Joaquim é considerado o município mais frio do Brasil, com temperatura média anual de 13 °C. O meses mais quentes são janeiro e fevereiro, com temperatura média de 17 °C, enquanto o mês mais frio é junho, com média de 10 °C
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 12 de Agosto de 2015, 15:54:19
Eu nao gosto de climas estremos como muito calor e muitofrio. Mas enqunto eu conseguir manter minhas roupas secas frio nao eh problema.
Verdade, nunca passei tanto frio assim, só uma vez no parque Snowland de Gramado a -6 graus, pois eu estava com as meias molhadas da patinação e as luvas também, aí me quebrou, depois de 30 minutos eu não sentia mais nada, tenso.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #41 Online: 12 de Agosto de 2015, 17:22:54
Silvano,

A estação automática em Itatiaia foi instalada a pouco tempo, por isso não tem um histórico muito longo, só a partir de agosto de 2014, e a temperatura medida é a real, sem levar em conta sensação térmica por vento e umidade.

http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IRIODEJA40#history/s20150713/e20150812/mmonth

2015: -9.2 (3/10/2015)
2014: -8.1 (5/10/2014)

« Última modificação: 12 de Agosto de 2015, 17:23:32 por AFShalders »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 12 de Agosto de 2015, 18:10:56
Curiosidade, "Croix", pq vc gosta da "lente" pinhole? Será pq esses lugares lindos europeus já foram fotografados à exaustão com câmeras digitais convencionais e vc deseja obter algo "etéreo", diferente?  :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #43 Online: 12 de Agosto de 2015, 18:55:05
Curiosidade, "Croix", pq vc gosta da "lente" pinhole? Será pq esses lugares lindos europeus já foram fotografados à exaustão com câmeras digitais convencionais e vc deseja obter algo "etéreo", diferente?  :ok:

Sobre fotografia de natureza acredito que as Americas eh muito mais rica e interessante de se fotografar. Em boa parte da Europa vc anda por horas e a floresta nao muda nada, as mesmas plantas e arvores, as mesmas paisagens, etc. Eh tao mais pacato que as florestas aqui sao silenciosas. Nao eh que nem as florestas brasileiras com passaros cantando e vc ouve a vida da floresta em todo lugar.

Mas meu apego pela fotografia pinhole eh a combinacao de diferentes fatores.

1. Eh a forma de fotografia em sua mais pura essencia.

2. A tendencia esta cada vez maior para as imagens ultra nitidas, ultra realistas, visual com qualidade de comercial de produto. E eu me sinto insatisfeito com essa tendencia e "ultra perfeicao". Por isso, por contraste ao que me incomoda, eu procuro o caminho oposto.

3. Como citado aqui, para viajar, fazer trilhas, etc, elas sao perfeitas pq pesam igual uma caixa de sapato vazia.

4. Ocupam menos espaco. Minha camera grande formato 4x5 ocupaextamente o mesmo espaco da minha Pentax 6X7 (que tambem pesa igual concreto) ou de uma camera full frame 35mm digital. Com a diferenca que eu obtenho um "arquivo RAW" muito maior. A 6x6 que estou para comprar eh do tamanho da minha carteira.

5. Outro bom aspecto eh o fato de funcionar para a vida toda em qualquer condicao, sem quebrar e nem necessitar reparos, pode cair no chao, na agua, nao precisa se preocupar com bateria, mecanica ou eletronico. O unico jeito de fazer a camera nao funcionar eh esmagando ela. E se acontecer eh facil, rapido e barato de serem subistituidas.

6. Com cameras pinholes vc pode fazer fotos ultra wide e com boa nitidez sem ter que pagar uma fortuna em lentes. E vc pode corrigir distorcoes basicas de proporcoes  de linhas sem tambem der que comprar uma lente dedicada.

7. Foco infinito em qualquer condicao, que eh interessante principalmente para natureza, still, paisagens, arquitetura e ambientes.

8. Simplicidade: Eu sempre fui muito atraido a simplicidade. Tambem gosto do charme, do craft e da sensualidade/elegancia do rustico.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 12 de Agosto de 2015, 19:23:31
...A tendencia esta cada vez maior para as imagens ultra nitidas, ultra realistas, visual com qualidade de comercial de produto...

Tem razão (nos outros itens também...  :) ), mas é uma necessidade das empresas para venderem lente. E funciona, pois pode ver como tem gente perguntando por aqui se "foto com a lente kit fica boa", ou "me impressionei com a lente de kit". Se não venderem nitidez não conseguem pagar o investimento em tecnologia e seus próprios custos, eu acho...

E viva a "pinhole"!!!  :ok: