Autor Tópico: Se fazia casamentos com médio formato no Brasil?  (Lida 4950 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Online: 13 de Agosto de 2015, 13:35:13
Essa semana assisti alguns videos no youtube, de diversos canais de fotografias.
Não vou afirmar, mas acho que foi no canal do Zack Arias.
Era um video que falava sobre tamanho dos sensores e em determinado momento, ele citou o médio formato em casamentos nos EUA e disse que qualquer fotografo serio tinha que usar. Sendo o 35mm motivo de piada, assim como desprezam o aps-c e four thirds hoje.

Quando entrei nesse mundo da fotografia há 2 anos atras, percebi, principalmente em grupos do facebook, que a maioria dos fotógrafos desconhece completamente os médio e grande formato.
Inclusive fotógrafos com mais de 35 anos que fotografaram casamentos com filme 35mm.

Era realmente uma coisa rara por aqui?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2015, 14:49:41
Medio formato sempre foi caro, inclusive antigamente. Até hoje em dia sai mais caro fotografar com MF analogico do que com 35mm analogico de forma geral.

La fora é outra realidade, qualquer fotografo bonzinho hoje usa 5D Mark III, D4s e outras... cameras como D610, 6D, 7D sao consideradas "enthusiast" cameras e por ai vai
@jacobfotografiacriativa


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2015, 19:29:54
Meu pai fotografava com 6x6, P&B e revelava em casa

Alguns negativos revelados por contado tem uma definição idiota de boa, num bom scaner dá pra fazer um trabalho muito bom


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2015, 13:28:29
Se fazia sim. Mesmo sendo caro, alguns fotógrafos só usavam MF. Em um casamento que fui, conversei com um fotógrafo aposentado que disse ter trabalhado por quase 30 anos apenas com MF, 6x6. Mas era mais raro, realmente, por conta do custo e também por conta da agilidade.

Alguns fotógrafos gringos, como o Jose Villa, até hoje ainda usam MF para casamentos.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2015, 14:26:58
Conheci um fotógrafo de Salto que fazia casamentos com médio formato 6x6.

Duas Yashica. Ele tem as cameras e os jogos de flash+baterias até hoje.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2015, 20:21:50
Meu pai fotografava com 6x6, P&B e revelava em casa

Alguns negativos revelados por contado tem uma definição idiota de boa, num bom scaner dá pra fazer um trabalho muito bom

Eh. Que eu faco hoje. Nao em casamento pq em relacao a trabalhar para os,outros estou quase parado ja faz um bom tempo

Imprimo des de 6x4.5 passando por 6x7, agora 6x9 e 6x17 ate 4x5 grande formato. Tudo a contato. Tenho ampliador para ampliar todos esses formatos, mas prefiromo look e qualidade da impressao a contato. Tonado com selenio fica um resultado meio que tridimencional.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2015, 20:51:56
Se fazia, e muito. Principalmente 6x4.5 e 6x6.
Quanto a diferença de qualidade entre 35mm e MF, é gritante mesmo, principalmente ao usar filme de ISO médio/alto. Por exemplo, uma foto feita com um TRI-X ou Neopan ampliada em 30x60cm tem MUITO menos grão se o negativo for 6x9 do que se for de 35mm.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2015, 20:55:29 por AFShalders »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 15 de Agosto de 2015, 05:48:41
Se fazia, e muito. Principalmente 6x4.5 e 6x6.
Quanto a diferença de qualidade entre 35mm e MF, é gritante mesmo, principalmente ao usar filme de ISO médio/alto. Por exemplo, uma foto feita com um TRI-X ou Neopan ampliada em 30x60cm tem MUITO menos grão se o negativo for 6x9 do que se for de 35mm.
Menos grao, mais escala tonal, etc... Afinal de contas quanto maior o negativo para imprimir em um mesmo tamanho, menor a escala de ampliacao da imagem. E quanto menor a escala de ampliacao da imagem mais proximo da qualidade da imagem original, ou seja, menor perca de qualidade.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 15 de Agosto de 2015, 08:46:43
Então não era nenhuma cabeça de bacalhau como me pareceu.  :D
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2015, 18:12:09
Tem gente fazendo até hoje.. inclusive no Brasil.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 20 de Agosto de 2015, 18:25:05
Tem gente fazendo até hoje.. inclusive no Brasil.
Alguém daqui com o trabalho disponível online?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2015, 17:07:33
Vi muitos casamentos que o fotógrafo usava Medio formato, Yashica e Pentax.

Sei que as coisas mudaram, mas é engraçado ver hoje, fotógrafo com 2 cameras, meia duzia de cartão de memória. Fazendo 2 a 3 mil cliks para entregar 100 fotos boas.

Quando se fotografava com médio formato, era filme, negativo ou cromo, a bobina tinha apenas 12 exposições, o avanço é manual, retroceder  o filme, também. Tinha que colocar o filme e ainda segurar o flash na mão e a máquina na outra. Levavam 15 a 20 bobinas e entregavam 50 fotos.
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 21 de Agosto de 2015, 17:52:33
Vi muitos casamentos que o fotógrafo usava Medio formato, Yashica e Pentax.

Sei que as coisas mudaram, mas é engraçado ver hoje, fotógrafo com 2 cameras, meia duzia de cartão de memória. Fazendo 2 a 3 mil cliks para entregar 100 fotos boas.

Quando se fotografava com médio formato, era filme, negativo ou cromo, a bobina tinha apenas 12 exposições, o avanço é manual, retroceder  o filme, também. Tinha que colocar o filme e ainda segurar o flash na mão e a máquina na outra. Levavam 15 a 20 bobinas e entregavam 50 fotos.

 :ok:


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Agosto de 2015, 15:34:06
Eu fiz muitos com uma Mamiya  C220 , já não uso mais há bastante tempo .
Tenho um amigo que até hoje faz SOMENTE com MF usando uma Mamiya RZ .
Com certeza dá muito mais trabalho POREM vale e muito os resultados . Esse amigo , hoje com 63 anos tem em sua agenda um casamento a cada 20 dias nos proximos 12 meses ....  :D
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 19 de Janeiro de 2016, 18:06:55
Ressuscitando a discussão.....

ontem deixei uns negativos pra escanear, a moça nostálgica lembrou do seu pai, que morreu faz um ano com cerca de 70 anos e deixou algumas câmeras. Uma delas, me contou a moça, uma Rolleyflex (TLR) que foi usada para fotografar seu aniversário de 15 anos (ela aparenta uns 40 anos hoje). Conversamos um pouco sobre fotografia, mas ela ficou visivelmente emocionado quando eu disse que até hoje muita gente fotografa como o pai dele sempre fez.