Autor Tópico: Se fazia casamentos com médio formato no Brasil?  (Lida 4981 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #15 Online: 20 de Janeiro de 2016, 00:54:27
Vi muitos casamentos que o fotógrafo usava Medio formato, Yashica e Pentax.

Sei que as coisas mudaram, mas é engraçado ver hoje, fotógrafo com 2 cameras, meia duzia de cartão de memória. Fazendo 2 a 3 mil cliks para entregar 100 fotos boas.

Quando se fotografava com médio formato, era filme, negativo ou cromo, a bobina tinha apenas 12 exposições, o avanço é manual, retroceder  o filme, também. Tinha que colocar o filme e ainda segurar o flash na mão e a máquina na outra. Levavam 15 a 20 bobinas e entregavam 50 fotos.

Cara, pode até ser, mas vamos e convenhamos, vi o album de casamento dos meus pais de uns 30 anos atrás esses dias e é uma tristeza... tem foto do meu pai parado, foto da minha mae entrando, foto deles trocando aliança, foto do beijo, meia duzia de fotos deles com parentes, umas fotinhos na rua da igreja num joguinho de luz de contra e preenchimento (imagino que fosse flash, led COM CERTEZA nao era HAUHUA)... ai eu também entrego 30, 40 fotos fazendo 50 clicks...

Fotojornalismo em casamento é coisa recente, e as vezes pra você conseguir uma foto diferente tem que sentar o dedo mesmo...
@jacobfotografiacriativa


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 20 de Janeiro de 2016, 01:11:47
Cara, pode até ser, mas vamos e convenhamos, vi o album de casamento dos meus pais de uns 30 anos atrás esses dias e é uma tristeza... tem foto do meu pai parado, foto da minha mae entrando, foto deles trocando aliança, foto do beijo, meia duzia de fotos deles com parentes, umas fotinhos na rua da igreja num joguinho de luz de contra e preenchimento (imagino que fosse flash, led COM CERTEZA nao era HAUHUA)... ai eu também entrego 30, 40 fotos fazendo 50 clicks...

Fotojornalismo em casamento é coisa recente, e as vezes pra você conseguir uma foto diferente tem que sentar o dedo mesmo...

Com certeza. Também acho que eh por aí.

O post do colega, com todo respeito, ficou parecendo aqueles declarações saudosistas do tipo "Antigamente eh que era bom..."


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 20 de Janeiro de 2016, 13:47:14
O que interessa é a qualidade e o bom gosto na execução. Mas isso já é um pouco off topic, pois o que foi perguntado foi completamente claro.

Quanto a antigamente x hoje, a linguagem até mudou um pouco, mas a quantidade de fotos de casamento tremendamente bregas e que um monte de gente aqui acham o máximo é fod*. Infelizmente a proporção de fotos assim subiu enormemente.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 20 de Janeiro de 2016, 13:57:22
Quanto a antigamente x hoje, a linguagem até mudou um pouco, mas a quantidade de fotos de casamento tremendamente bregas e que um monte de gente aqui acham o máximo é fod*. Infelizmente a proporção de fotos assim subiu enormemente.

Ficou mais fácil "tirar uma foto". A câmera faz tudo e a pessoa se acha profissional. O resultado é o que a gente vê por aí.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #19 Online: 20 de Janeiro de 2016, 14:26:02
Quando meu pai vendia equipamentos fotográficos até a década de 1980, era comum o uso de MF em casamentos.
Dizem que com a popularização (principalmente) das Olympus 35mm, muitos fotógrafos em início de carreira começaram a entrar neste ramo.



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #20 Online: 20 de Janeiro de 2016, 14:53:52
Essa semana assisti alguns videos no youtube, de diversos canais de fotografias.
Não vou afirmar, mas acho que foi no canal do Zack Arias.
Era um video que falava sobre tamanho dos sensores e em determinado momento, ele citou o médio formato em casamentos nos EUA e disse que qualquer fotografo serio tinha que usar. Sendo o 35mm motivo de piada, assim como desprezam o aps-c e four thirds hoje.

Quando entrei nesse mundo da fotografia há 2 anos atras, percebi, principalmente em grupos do facebook, que a maioria dos fotógrafos desconhece completamente os médio e grande formato.
Inclusive fotógrafos com mais de 35 anos que fotografaram casamentos com filme 35mm.

Era realmente uma coisa rara por aqui?

Quando entrei nesse mundo da fotografia há 25 anos atras, aqui no Brasil e nos EEUU,
se usava normalmente medio formato para eventos, 6x4,5 ou 6x6.
Na Argentina,Uruguay, Paraguay ,Chile,Espanha, Inglaterra, Italia era 95% 35mm,
mas levando tochas para os saloes, igrejas , sinagogas , etc.
Claro isto e sendo PROFISSIONAL, mesmo.
Isto eu tenho visto.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 20 de Janeiro de 2016, 15:30:19
Quando entrei nesse mundo da fotografia há 25 anos atras, aqui no Brasil e nos EEUU,
se usava normalmente medio formato para eventos, 6x4,5 ou 6x6.
Na Argentina,Uruguay, Paraguay ,Chile,Espanha, Inglaterra, Italia era 95% 35mm,
mas levando tochas para os saloes, igrejas , sinagogas , etc.
Claro isto e sendo PROFISSIONAL, mesmo.
Isto eu tenho visto.

Nossa, muito interessante essa sua observação histórica. Pq será que o médio formato foi tão popular no Brasil e não em outros países que, em tese, mais desenvolvidos "deveriam" optar por um formato de maior qualidade?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 20 de Janeiro de 2016, 17:30:27
Quando entrei nesse mundo da fotografia há 25 anos atras, aqui no Brasil e nos EEUU,
se usava normalmente medio formato para eventos, 6x4,5 ou 6x6.
Na Argentina,Uruguay, Paraguay ,Chile,Espanha, Inglaterra, Italia era 95% 35mm,

Na Inglaterra, a informação que eu tenho é que a maioria usava MF.

Em fotografia de moda era 99,9% de MF no mundo todo, e fotografia de produto era talvez uns 75% GF e 25% MF, nunca vi ninguém fazendo seriamente em 35mm.


Aliás o MF até cerca de 2006 dominava totalmente como meio para coisas mais profissionais. A maioria das publicações e gráficas raramente aceitavam qualquer coisa menor que um 6x4.5, era uma luta para aprovarem qualquer coisa em 35mm.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2016, 17:34:05 por AFShalders »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 20 de Janeiro de 2016, 17:32:58
Nossa, muito interessante essa sua observação histórica. Pq será que o médio formato foi tão popular no Brasil e não em outros países que, em tese, mais desenvolvidos "deveriam" optar por um formato de maior qualidade?
O patrao a seguir no Brasil de modo geral era os eeuu,e so.
Enquanto em outros paises a coisas e mais aberta.
O tamanho "normal", de album para 35 mm sempre foi 20x25,
ja aqui o "padrao" era 24x30.
Eu comecei a viver da fotografia em 1994, trabalhava em um estudio que fazia eventos grandes, e se usava 35mm, pela praticidade e velocidade, era proibido perder nenhum assunto, nenhum lance de nada,
e para isso meio formato nao serve, e muito lento, porem se usava 6x4,5 ou 6x6, em estudio,para fazer produtos ou ensaios pessoais.
Direto do tunel do tempo!, :hysterical: :hysterical: :hysterical:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 20 de Janeiro de 2016, 17:36:43
Em eventos, reportagens e em material esportivo, sim se usava quase totalmente o 35mm.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 20 de Janeiro de 2016, 17:39:21
A Fuji foi quem entrou de sola quando lançou a GA645 Pro, no formato 6x4.5 com foco automático e motor drive. Com filme 220 dava 24 quadros, e 12 com 120  :D


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 20 de Janeiro de 2016, 19:50:55
Quando meu pai vendia equipamentos fotográficos até a década de 1980, era comum o uso de MF em casamentos.
Dizem que com a popularização (principalmente) das Olympus 35mm, muitos fotógrafos em início de carreira começaram a entrar neste ramo.
Eu nao sei exatamente quando, mas ate uma certa epoca, ninguem levaria a serio um cara que aparecesse para fotografar casamento com uma 35mm. Caso alguem tivesse coragem. Seria como fotografar casamento hoje com uma camera de celular.


Mas antigamente casamento era mais visto como cerimonia e as fotos como registro para se lembrar do dia.

Hoje, casamento eh mais visto como um evento e as fotos como registros dos melhores momentos.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #27 Online: 20 de Janeiro de 2016, 22:51:08
Na Inglaterra, a informação que eu tenho é que a maioria usava MF.

Em fotografia de moda era 99,9% de MF no mundo todo, e fotografia de produto era talvez uns 75% GF e 25% MF, nunca vi ninguém fazendo seriamente em 35mm.


Aliás o MF até cerca de 2006 dominava totalmente como meio para coisas mais profissionais. A maioria das publicações e gráficas raramente aceitavam qualquer coisa menor que um 6x4.5, era uma luta para aprovarem qualquer coisa em 35mm.

A pergunta do post , caro AFS, e CASAMENTOS, em outra area, salvo esportes, 35mm era palavrao, :hysterical:
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2016, 22:52:27 por agalons »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #28 Online: 21 de Janeiro de 2016, 09:08:50
Mas antigamente casamento era mais visto como cerimonia e as fotos como registro para se lembrar do dia.

Hoje, casamento eh mais visto como um evento e as fotos como registros dos melhores momentos.

 :ok: :ok: :ok:


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 21 de Janeiro de 2016, 11:13:27
:ok: :ok: :ok:

Adorei as definições.

Mas comigo está acontecendo uma coisa interessante, meus clientes tem escolhido as fotos para álbum com um perfil mais de registro, posadas, com amigos e família. No meu caso o cliente escolhe 100% das fotos para o álbum.

As fotos mais transadas, com emoção, impacto, fica pro facebook.

Tenho outros amigos fotógrafos que dizem acontecer a mesma coisa com eles.