Autor Tópico: COLETIVO - Antes e depois do tratamento  (Lida 5911 vezes)

André Luis Jacob

• Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
    • Jacob Fotografia Criativa
Online: 13 de Agosto de 2015, 23:33:06
Há quem seja contra, há quem seja a favor, há até quem diga que foto com tratamento não é foto e blablabla...

A questão é, ele é usado pela maioria dos profissionais, seja em larga ou pequena escala.

Então decidi fazer um tópico para postarmos nossas fotos com antes e depois, lembrando que o objetivo do tópico não é discutir se você é a favor, se é exagero, se não é. Mas mostrarmos o que se passa na nossa cabeça durante o click e como conseguimos fazer o que realmente queriamos e talvez não foi possível na pré-produção por algum motivo técnico ou de local. Lembrando que discussões tecnicas de como melhorar o resultado são válidas. Explicar o que foi feito é opcional.

Depois:

Antes:

O que foi feito?

Tratamento de pele no rosto e barriga, mudança de cor do vestido, adicionado chão, dodge and burn leve, um pouco de liquify

Por que foi feito?

Sempre nos meus ensaios (em estudio ou externa), gosto de ter referencias para seguir uma base, nao copiar, mas ter uma noçao para mim e para o cliente do que eu procuro fazer, tinha uma referencia linda de uma foto semelhante feita em estudio que provavelmente tinha passado por tratamento mas o piso parecia muito ser natural. Meu estudio nao tem piso de madeira (queria eu ter) e o maximo que tinha era algumas placas de madeira no estudio, pensei em primeiro momento fazer a foto e depois duplicar a madeira do chao, nao ficou bom. Refiz todo o piso (que peguei de uma foto qualquer de arquitetura na internet que tinha um angulo semelhante), usei bastante o gradient tool, selecionei o corpo dela e fui aplicando em volta, mudei a dimensao da foto para dar uma leitura melhor para a imagem, tive mais dificuldades na criaçao da sombra, que é o que da o realismo pra foto (ninguém que nao viu o antes achou ser montada). A mudança de cor do vestido foi por um motivo simples, cores frias nao fecham com cores quentes como madeira... pelo menos nao fechou nessa foto.

Software utilizado?

Photoshop em 90% da foto e muito pouco de LR.

A cliente adorou!  :D
« Última modificação: 13 de Agosto de 2015, 23:35:20 por André Luis Jacob »

spiderman

• Trade Count: (4)
  • Referência
Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2015, 06:43:27
Quanto tempo voce demorou pra fazer essas mudanças?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya

ALEXFIGUEIREDO

• Trade Count: (20)
  • Referência
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2015, 08:51:21
Mudar a cor do vestido, apesar de radical demais para alguns, foi fundamental para o clima desta foto  :ok:

A luz, ou melhor, a sombra no chão me pareceu um pouco estranha, pois junto com a quase centralização da modelo não ficou harmônico

Mas gostei  :clap:
« Última modificação: 14 de Agosto de 2015, 08:54:30 por ALEXFIGUEIREDO »
Nikon D800 - Nikon D7100
Nikkor AF-S 14-24 2.8 / AF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI

André Luis Jacob

• Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2015, 14:32:37
Quanto tempo voce demorou pra fazer essas mudanças?

Uma média de uns 30 min, depois que eu realmente decidi o que iria ser feito

Mudar a cor do vestido, apesar de radical demais para alguns, foi fundamental para o clima desta foto  :ok:

A luz, ou melhor, a sombra no chão me pareceu um pouco estranha, pois junto com a quase centralização da modelo não ficou harmônico

Mas gostei  :clap:

Foi o melhor que consegui fazer na minha limitação haha

Bora la, ninguém mais vai postar nenhuma?

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2015, 15:02:09
Ficou show André. Trabalho espetacular.
Quando der eu posto uma minha mas até fiquei envergonhado diante da sua técnica.
iPhone 7 plus e só....
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg

Raphael Sombrio

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2015, 15:11:19
Bom tópico, parabéns pela ideia!

Com certeza vou participar.

silvano

• Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2015, 15:58:02
Gostei bastante André.
Eu não tenho mão boa para edição, PS então sou muito ruim.

Como a câmera enxergou:
IMG_1772 by Silvano Rocha, no Flickr

Como o PB automático do LR enxergou:
IMG_1772-2 by Silvano Rocha, no Flickr

Como eu enxerguei.. Esse resultado já estava na minha cabeça desde o momento que eu sai de casa para fotografar, não foi simplesmente uma foto do tipo "ficou ruim, coloca PB". Levei mais de 1h pra chegar nesse resultado utilizando o LightRoom.
Basicamente edição utilizando o pincel na foto inteira fazendo Dodge e Burn, levels e saturação de canais vermelhor e amarelo.
IMG_1772 by Silvano Rocha, no Flickr
« Última modificação: 14 de Agosto de 2015, 16:01:54 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A