Autor Tópico: COLETIVO - Antes e depois do tratamento  (Lida 19622 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Online: 13 de Agosto de 2015, 23:33:06
Há quem seja contra, há quem seja a favor, há até quem diga que foto com tratamento não é foto e blablabla...

A questão é, ele é usado pela maioria dos profissionais, seja em larga ou pequena escala.

Então decidi fazer um tópico para postarmos nossas fotos com antes e depois, lembrando que o objetivo do tópico não é discutir se você é a favor, se é exagero, se não é. Mas mostrarmos o que se passa na nossa cabeça durante o click e como conseguimos fazer o que realmente queriamos e talvez não foi possível na pré-produção por algum motivo técnico ou de local. Lembrando que discussões tecnicas de como melhorar o resultado são válidas. Explicar o que foi feito é opcional.

Depois:


Antes:





O que foi feito?

Tratamento de pele no rosto e barriga, mudança de cor do vestido, adicionado chão, dodge and burn leve, um pouco de liquify

Por que foi feito?

Sempre nos meus ensaios (em estudio ou externa), gosto de ter referencias para seguir uma base, nao copiar, mas ter uma noçao para mim e para o cliente do que eu procuro fazer, tinha uma referencia linda de uma foto semelhante feita em estudio que provavelmente tinha passado por tratamento mas o piso parecia muito ser natural. Meu estudio nao tem piso de madeira (queria eu ter) e o maximo que tinha era algumas placas de madeira no estudio, pensei em primeiro momento fazer a foto e depois duplicar a madeira do chao, nao ficou bom. Refiz todo o piso (que peguei de uma foto qualquer de arquitetura na internet que tinha um angulo semelhante), usei bastante o gradient tool, selecionei o corpo dela e fui aplicando em volta, mudei a dimensao da foto para dar uma leitura melhor para a imagem, tive mais dificuldades na criaçao da sombra, que é o que da o realismo pra foto (ninguém que nao viu o antes achou ser montada). A mudança de cor do vestido foi por um motivo simples, cores frias nao fecham com cores quentes como madeira... pelo menos nao fechou nessa foto.

Software utilizado?

Photoshop em 90% da foto e muito pouco de LR.


A cliente adorou!  :D
« Última modificação: 13 de Agosto de 2015, 23:35:20 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2015, 06:43:27
Quanto tempo voce demorou pra fazer essas mudanças?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2015, 08:51:21
Mudar a cor do vestido, apesar de radical demais para alguns, foi fundamental para o clima desta foto  :ok:

A luz, ou melhor, a sombra no chão me pareceu um pouco estranha, pois junto com a quase centralização da modelo não ficou harmônico

Mas gostei  :clap:
« Última modificação: 14 de Agosto de 2015, 08:54:30 por ALEXFIGUEIREDO »
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2015, 14:32:37
Quanto tempo voce demorou pra fazer essas mudanças?

Uma média de uns 30 min, depois que eu realmente decidi o que iria ser feito

Mudar a cor do vestido, apesar de radical demais para alguns, foi fundamental para o clima desta foto  :ok:

A luz, ou melhor, a sombra no chão me pareceu um pouco estranha, pois junto com a quase centralização da modelo não ficou harmônico

Mas gostei  :clap:

Foi o melhor que consegui fazer na minha limitação haha



Bora la, ninguém mais vai postar nenhuma?
@jacobfotografiacriativa


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2015, 15:02:09
Ficou show André. Trabalho espetacular.
Quando der eu posto uma minha mas até fiquei envergonhado diante da sua técnica.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2015, 15:11:19
Bom tópico, parabéns pela ideia!

Com certeza vou participar.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2015, 15:58:02
Gostei bastante André.
Eu não tenho mão boa para edição, PS então sou muito ruim.

Como a câmera enxergou:
IMG_1772 by Silvano Rocha, no Flickr

Como o PB automático do LR enxergou:
IMG_1772-2 by Silvano Rocha, no Flickr

Como eu enxerguei.. Esse resultado já estava na minha cabeça desde o momento que eu sai de casa para fotografar, não foi simplesmente uma foto do tipo "ficou ruim, coloca PB". Levei mais de 1h pra chegar nesse resultado utilizando o LightRoom.
Basicamente edição utilizando o pincel na foto inteira fazendo Dodge e Burn, levels e saturação de canais vermelhor e amarelo.
IMG_1772 by Silvano Rocha, no Flickr
« Última modificação: 14 de Agosto de 2015, 16:01:54 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2015, 16:53:07
André, como o Alex mencionou, o resultado ficou muito bom. Se vc não falar nada provavelmente ninguém nunca irá perceber.
Faço bastante trabalhos desse tipo - apagar, enxertar, esconder, modificar - pois esse é o meu trampo oficial mesmo, e é 100% Ps o dia todo.

Então lendo a sua explicação sobre todas as modificações feitas, a única coisa que percebo é um leve contorno de preto suavizado ao redor do vestido dela, aonde cobre os pés e tem a madeira de fundo, parte da frente do vestido que toca o chão, mas eu só vi isso prq fiquei procurando pra analisar o trabalho.

Muito bom!


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2015, 16:56:51
Silvano, na minha opinião a foto não ajuda muito.

É uma cena sem contraste, meio sem vida, então ai complica mesmo.
Eu acho que teria feito até mais escura a foto toda e com um pouco menos de contraste, me incomoda um pouco esse negócio de céu mais escuro que o horizonte em alguns casos, e esse foi um deles, mesmo sendo de areia clara.

Mas claro, só minha opinião. :)


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2015, 17:28:54
Silvano, na minha opinião a foto não ajuda muito.

É uma cena sem contraste, meio sem vida, então ai complica mesmo.
Eu acho que teria feito até mais escura a foto toda e com um pouco menos de contraste, me incomoda um pouco esse negócio de céu mais escuro que o horizonte em alguns casos, e esse foi um deles, mesmo sendo de areia clara.

Mas claro, só minha opinião. :)
Obrigado Raphael pelas dicas e você tem toda razão em quase tudo que falou.
Explicando um pouco mais o resultado final, nesse dia o céu estava bem muito escuro, estava prestes a rolar um temporal. Mais como eu fiz a foto pensando na Pós, expondo bem à direita pra aproveitar bem o RAW acaba que deu bastante diferença mesmo do início pro fim.
Digamos que a cena real estava mais para entre o PB inicial e o final e não tinha muito contraste mesmo.
Nessa época que eu fotografei geralmente é muito nublado e com poucos dias de Sol, dificilmente eu consigo pegar dias de bastante contraste.
Fotógrafo de paisagem tem que acordar cedo e nas férias o que eu mais quero é dormir  :assobi:
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2015, 18:22:50

Depois:



André, bacana o tópico!

Só dá uma atenção ao preto que se aproxima do rosto dela e ao entorno... aqui no meu monitor aparece uma mancha que talvez tu não consiga enxergar aí no teu.

Vou te mostrar...


Sempre que for finalizar a imagem e teve esse tipo de tratamento pra reconstrução de fundo e fades, coloca ela no PS e joga as curvas lá em cima pra mostrar se ficou algum imperfeição.

Na maioria dos casos o monitor engana... aqui no meu eu consigo ver sem ter que forçar no curves.


Mais tarde posto umas fotos... Abs!


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #11 Online: 14 de Agosto de 2015, 19:11:14
Valeu Ferrari! Tinha notado no monitor da minha namorada esse halo ai, é do fundo original que tinha ainda alguma info de preto :/

Mas na impressao nao aparece nada e a foto ja ta publicada, entao ja era haha
@jacobfotografiacriativa


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #12 Online: 14 de Agosto de 2015, 19:16:38
Vou mandar mais uma, essa é antiga, tem quase um ano ja (ou mais), hoje faria diversas coisas de forma diferente, mas vale a pena ainda!


Depois


Antes:
@jacobfotografiacriativa


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #13 Online: 15 de Agosto de 2015, 07:46:45
Legal a construção dessa imagem. Só fiquei tendo a impressão de que algumas particulas de água foram aumentadas e parecem um pouco desproporcionais a garrafa, mas pode ser só impressão minha e não desmerece o trabalho.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2015, 08:41:07
Confesso que mexo bastante nas minhas fotos, até porque trabalho como disse com o Ps, sem falar que por anos transformei minhas fotos em pituras de óleo sobre tela, reproduzindo-as nas pinturas, então eu já tinha uma rotina de capturar várias exposições e vários quadros para formar uma única imagem.

Vou postar dois exemplos aqui, um mais simples, baseado em uma única foto e outro mais chatinho, com a fusão de vários cliques.   

Primeiro essa que fiz em uma mata nebular ao por do sol. Essa foto me ensinou muito: a capacidade de recuperar arquivos únicos sem grandes transformações e tudo o que eu devia ter feito na hora e não fiz por negligência.

Essa foto é um clique único, eu fiz na mão, ISO 400 e f10. Estava com o tripé do meu lado mas a pressa falou mais alto. Hoje eu jamais faria na mão, nem uma foto só, principalmente pela complexidade da cena: tava escuro, as árvores são minúsculas e a da esquerda estava praticamente encostada em mim, de modo que uma foto em f8 não dará todo o campo bem focado, etc. Pra se ter ideia eu estava de cócoras no clique.

Bem, na imagem eu tentei dar uma resumida no que foi feito, o básicão que é baixar as altas que tinham um pouco de estouro e claro clarear as sombras revelando as texturas dos troncos escuros. Tentei minimizar as aberrações, embora esse tipo de foto é bem difcil, mexi no wb, ajustei a nitidez, redução de ruido que aqui tive de ir até o 14 do Luminance - geralmente nem uso isso, mesmo se for até 80 de nitidez.
E nos "pretos", chave que sempre dou uma boa diminuída, me possibilitando aumentar o contraste, aqui eu tive de aumentar.
Isso tudo eu fiz somente no Lr.



Depois eu parto pro Ps, aonde eu termino os ajustes, aqui eu diminui o contraste excessivo usando uma vinheta cinza escura com bem pouca porcentagem, e com o pincél em aerógrafo fiz alguns cliques na região do sol para acentuar a intensidade da luz, criando um efeito de "blur". Esse efeito é muito usado em altas luzes no tratamento de fotos de paisagem hoje em dia.

Olhando o antes e o depois acho que a foto esta com uma riqueza e atmosfera muito melhor.