Autor Tópico: Istambul!  (Lida 2255 vezes)

Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #15 Online: 16 de Agosto de 2015, 16:15:06
Oi Pedreira!!! Sinto-me desconfortável na grande maioria dos tópicos, pois a maioria dos comentários são elogiosos e sem críticas. E eu geralmente posto críticas... se não tivesse escrito que são aceitas, provavelmente teria olhado e saído sem falar nada. Mas...
A 1 achei muito boa, tanto pelo pelo enquadramento quanto pela edição... a diferença de contrastes entre o primeiro plano e o do fundo ficou muito legal.
A 2 é boa, mas acho que ganharia mais força sem a grade à direita... ela nada acrescenta à imagem.
A 3 também é legal, mas acho que poderia ter tentado se posicionar em um local onde as sombras de vocês não aparecessem...
A 4 é muito boa, assim com a 5!
Na 6, acho que faltou espaço acima... poderia ter deixado o cartaz inteiro, onde está escrito "Feysi usta", pois ele tem a ver com o que o humano faz...
A 7... o que chamou a sua atenção para clicar? Como é uma foto de viagem, seria interessante termos uma noção do que se trata. Parece ser também um sapateiro, mas na 6 isto fica claro e não aqui.
A 8 foi pelas bandeiras? Adoraria ver o rosto do homem na bandeira...
A 9... tá, é um carrinho de venda de lanches... vendedor de costas ao lado da lata de lixo... os outros são compradores de algo que não sei o que é e que seria legal saber... acho que em alguns casos, vale a máxima que diz que se a sua foto não está suficientemente boa é porque vc não estava suficientemente perto... este é uma caso em que fotografar de longe evitando ser notado fez perder, EMHO, o algo interessante da imagem. Ah... e também achei apertada...
A 10 é boa, mas... achei apertada... não teria como ter evitado o corte no arco? Tenta dar uma corrigida na inclinação para a direita e tentou acertar as verticais?
A 11 é muito legal, mas acho que teria sido interessante ter evitado o corte na inscrição acima da janela.
Gostei muito das edições!

E mais uma coisa... se nunca leu, recomendo fortemente ler o livro A Foto em Foco...

http://www.saraiva.com.br/a-foto-em-foco-uma-jornada-na-visao-fotografica-2863037.html


Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 16 de Agosto de 2015, 16:55:23
Olá Pedreira,

     Sua série está sensacional. Admiro muito quem faz foto street. As suas estão perfeitas. As pessoas nem percebem que estão sendo fotografadas.
     Pela naturalidade delas, entendo que você não pediu autorização antecipada para registrá-las. Eu não teria coragem de fazê-las.

     Parabéns!!  :clap: :clap:

[]'s

Almeida Neto

Faço das palavras do Almeida as minhas. As vezes eu até tento fazer uma ou outra foto street mas fico todo sem jeito. :ponder:

Sua série está linda.  :clap: :clap: :clap:

[]'s
Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora



Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 16 de Agosto de 2015, 20:57:48
:ok: :clap:

7 e 10, embora todas estejam muito boas.
Muito mesmo.
Gostei, em especial, da 7: cores, composição, olhar antropológico...

Nossa, que loco! Gostei muito!  :ok:

Muito obrigado, pessoal!  :ok:

Fico contente que tenham gostado.

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 16 de Agosto de 2015, 21:13:06
Olá Pedreira,

     Sua série está sensacional. Admiro muito quem faz foto street. As suas estão perfeitas. As pessoas nem percebem que estão sendo fotografadas.
     Pela naturalidade delas, entendo que você não pediu autorização antecipada para registrá-las. Eu não teria coragem de fazê-las.

     Parabéns!!  :clap: :clap:

[]'s

Almeida Neto

Faço das palavras do Almeida as minhas. As vezes eu até tento fazer uma ou outra foto street mas fico todo sem jeito. :ponder:

Sua série está linda.  :clap: :clap: :clap:

[]'s

Olá, Almeida e Fernando!

As fotos de rua que tenho postado, e outras que postarei, foram feitas em zonas turísticas de algumas cidades europeias. Nesses lugares há sempre muito gente com câmeras de todo tamanho nas mãos. Desde celulares até full frames, com grande variedade de lentes. Isso faz com que as pessoas hajam naturalmente na presença dessas equipamentos,  o que facilita muito o trabalho dos que ali estão pra registrar a vida daquele lugar.

Ainda não tentei fazer esse tipo de fotografia aqui na cidade onde moro, por falta de tempo. Mas imagino que eu vá sentir a mesma dificuldade que vocês.

Almeida, tem razão, não pedi autorização a ninguém. Pelo que tenho visto dos fotógrafos de rua estrangeiros, "lá fora" não parece ser tão problemático como acho que é no Brasil, pelos posts que andei lendo aqui mesmo no fórum...  :ponder:

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 16 de Agosto de 2015, 21:42:01
Oi Pedreira!!! Sinto-me desconfortável na grande maioria dos tópicos, pois a maioria dos comentários são elogiosos e sem críticas. E eu geralmente posto críticas... se não tivesse escrito que são aceitas, provavelmente teria olhado e saído sem falar nada. Mas...


E mais uma coisa... se nunca leu, recomendo fortemente ler o livro A Foto em Foco...

http://www.saraiva.com.br/a-foto-em-foco-uma-jornada-na-visao-fotografica-2863037.html


Oi, Pris!

Agradeço sinceramente pelo tempo dedicado às minhas fotos. Acho a crítica bem feita mais importante que os elogios. Se eu só tiver elogios, vou criar a ilusão de que sou fotógrafo...  :hysterical:

Vou responder uma a uma:

A 1 achei muito boa, tanto pelo pelo enquadramento quanto pela edição... a diferença de contrastes entre o primeiro plano e o do fundo ficou muito legal.

E dei a sorte de incluir, ao fundo, a Torre de Gálata, uma construção bastante visitada na cidade...  8-)

A 2 é boa, mas acho que ganharia mais força sem a grade à direita... ela nada acrescenta à imagem.

Tem razão:ok:

A 3 também é legal, mas acho que poderia ter tentado se posicionar em um local onde as sombras de vocês não aparecessem...

Isso significaria ir para o meio de uma avenida bastante movimentada! Não valia a pena correr o risco...  :D

A 4 é muito boa, assim com a 5!

 :ok:

Na 6, acho que faltou espaço acima... poderia ter deixado o cartaz inteiro, onde está escrito "Feysi usta", pois ele tem a ver com o que o humano faz...

Não sei se dá pra ver, mas o senhor está engraxando um sapato!

A 7... o que chamou a sua atenção para clicar? Como é uma foto de viagem, seria interessante termos uma noção do que se trata. Parece ser também um sapateiro, mas na 6 isto fica claro e não aqui.

Então! Tanto nesta como na anterior, me chamou a atenção que são engraxates!!! Esse, em particular, me chamou a atenção pela indumentária...

A 8 foi pelas bandeiras? Adoraria ver o rosto do homem na bandeira...

Sim, pelas bandeiras. Eu também adoraria ver seu rosto, mas acho que ele percebeu que eu tentava fotografá-lo!  ;)

A 9... tá, é um carrinho de venda de lanches... vendedor de costas ao lado da lata de lixo... os outros são compradores de algo que não sei o que é e que seria legal saber... acho que em alguns casos, vale a máxima que diz que se a sua foto não está suficientemente boa é porque vc não estava suficientemente perto... este é uma caso em que fotografar de longe evitando ser notado fez perder, EMHO, o algo interessante da imagem. Ah... e também achei apertada...

O que está ao lado dele não é uma "lata de lixo", e sim o que ele vende.  :hysterical: São castanhas, que ele serve assadas. Mas eu concordo que deveria estar mais claro! Faltou chegar mais perto...  :aua:

A 10 é boa, mas... achei apertada... não teria como ter evitado o corte no arco? Tenta dar uma corrigida na inclinação para a direita e tentou acertar as verticais?
A 11 é muito legal, mas acho que teria sido interessante ter evitado o corte na inscrição acima da janela.

Na 10 e 11, era o "momento" ou a composição "certinha". Preferi o momento...  :assobi:

Gostei muito das edições!

Massa!  :ok:

Obrigado, mais uma vez, pelas observações!
Sem querer dar desculpas, tem um aspecto que deve ser levado em consideração em todas elas: Em fotografia de rua, as condições quase nunca são as ideais. Tudo acontece rápido, há sempre muita gente passando, olhando, são muitas possibilidades aparecendo simultaneamente, enfim... Em algumas vezes dá pra fazer mais de uma foto e escolher a melhor. Mas muitas vezes só temos a oportunidade de um único disparo, e o cuidado excessivo com o enquadramento pode levar, fatalmente, a perdermos um boa foto.

Sobre o livro recomendado, já li e sempre indico pra alguns amigos interessados em fotografia. Digo que sou fan do DuChemin. Tenho quase todos os livros dele e acho que ele escreve de uma maneira bastante didática.

Uma boa semana pra você!
« Última modificação: 16 de Agosto de 2015, 22:07:02 por Pedreira »
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #20 Online: 17 de Agosto de 2015, 09:50:53
Cidade fantástica! Lugares e pessoas que rendem fotos incríveis. Parabéns!
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Jubelvs

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
  • Google and WeArt Photographer
    • Rafael Starobole Fotografia
Resposta #21 Online: 17 de Agosto de 2015, 10:00:27
Fantastico Street hein ! Gostaria muito de conhecer a cidade. Parabens, belas fotos !
Rafael Starobole .'.
Canon 5DS - EF 70-200mm f/2.8L IS II USM - EF 24-70mm f/2.8L II USM - Fisheye 8-15 4L USM
Canon 70D - 18-55mm 3.5-5.6 - 50mm 1.8 II - 55-250 IS STM - Flash Canon 430EX II - Radio Flash Yongnuo 622C - Tripes Manfrotto - Mochilas Lowercase


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 17 de Agosto de 2015, 12:07:57
Cidade fantástica! Lugares e pessoas que rendem fotos incríveis. Parabéns!

Pessoas fantásticas também, Lizandro! Nos recebem muito bem e adoram o futebol brasileiro.  8-)

Obrigado por comentar.

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 17 de Agosto de 2015, 12:11:05
Fantastico Street hein ! Gostaria muito de conhecer a cidade. Parabens, belas fotos !

Recomendo veementemente!  :ok:

A passagem pra lá pode ser um pouco cara, mas hospedagem e alimentação são relativamente baratas.

Obrigado por comentar.

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos