Autor Tópico: Ricoh Singlex TLS e sistemas M42 - Dúvidas e sugestões  (Lida 1608 vezes)

vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Online: 07 de Agosto de 2015, 13:52:14
 Acabei de adquirir uma câmera Ricoh Singlex TLS que está vindo pelos correios, tenho muita vontade de usar lentes Jupiter, Helios e as Carl Zeiss Jena, pois seria muito bom utilizar uma lente Carl Zeiss sem gastar muito e usando o sistema analógico, mas tenho algumas dúvidas, a começar por um flash antigo que eu tenho aqui um Yashica Pro 50 DX, a voltagem da sapata é de 33 Volts e sendo que esta sapata é acionada por PC Sync, não estando este fio entre a sapata e o flash ele não aciona a sapata, logo estes 33 Volts vem pelo cabo PC Sync, posso usar este flash na Ricoh Singlex TLS???
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2015, 00:12:27
pode usar o flash tranquilamente.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2015, 00:32:52
Bom, quando a Ricoh chegar já vou deixar o Yashica em cima da câmera.
Talvez vou comprar mais alguma Pentax M42 pra Backup, ou talvez alguma Nikon pois tem como adaptar com foco infinito.
Estou averiguando em comprar algumas lentes antigas, assim como a Carl Zeiss Jena, Helios e Jupiter, avaliando muito o estado em que se encontram. Agora resolvida a questão do Flash, será que é vantagem usar lentes Carl-Zeiss mesmo sendo antigas? Quanto as outras lentes Helios e Jupiter são boas mesmo? Comparando com as Nikon Nikkor?
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2015, 02:57:56
Nas M42 não dá para usar nada que não seja M42 ou M39 SLR das Zenit muuuuuito antigas, tipo a Zenit S/3/3M mas tem que ter um adaptador rosca-rosca.

Para mim as melhores são as Fujinon EBC, mas são bem caras. Uma 50/1.4 zerada custa uns 600 dólares, só para ter uma idéia.

Uma excelente opção, como te respondi por MP são as Pentax/Takumar. Todas excelentes e tem por preços ótimos por ai.

As Zeiss são geralmente muito boas mas as interessantes mesmo que são as Planar e Distagon são bem raras em M42, e costumam ser muito caras. As Flektogon, Biogon, Biotar e Tessar são muito antigas, e vai depender muito do estado delas. Podem sair baratissimas, mas tem que ter muito cuidado.

Não sou fã das Pentacon, principalmente da 29mm (vinte e nove mesmo), a não ser que estejam muito baratas.

Fique de olho nas Yashinon, são excelentes e geralmente são baratas, salvo alguns modelos especificos.

As Tomioka são caríssimas e boas pra caramba.

As russas/ucranianas são um balaio de gato, tem muita lente ruim sendo vendida no ebay. Geralmente as Helios são ok. Tem a Industar 61 L/Z que é uma 50 "macro" muito boa e barata. As Jupiter 3/9/11 podem ser interessantes mas não são muito nítidas nas bordas em aberturas grandes.

Bem, é isso.



P.S.

Comparando com as Nikkor ? Depende das lentes é claro. Geralmente as Fujinon são superiores e as Pentax no mesmo nível.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #4 Online: 11 de Agosto de 2015, 11:55:45
...

As Zeiss são geralmente muito boas mas as interessantes mesmo que são as Planar e Distagon são bem raras em M42, e costumam ser muito caras. As Flektogon, Biogon, Biotar e Tessar são muito antigas, e vai depender muito do estado delas. Podem sair baratissimas, mas tem que ter muito cuidado.

...

As russas/ucranianas são um balaio de gato, tem muita lente ruim sendo vendida no ebay. Geralmente as Helios são ok. Tem a Industar 61 L/Z que é uma 50 "macro" muito boa e barata. As Jupiter 3/9/11 podem ser interessantes mas não são muito nítidas nas bordas em aberturas grandes.

...

Plannar, essas eu acho pra Nikon na B&H Photo e tenho dois corpos Nikon e quase indo pra um terceiro

Mas as Helios, foram citadas junto a uma critica negativa as lentes russas, mas a Helios seriam uma exceção ou elas seriam ilusórias?
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 11 de Agosto de 2015, 12:13:25
As Helios são boas mas não fantásticas. Pelo preço valem cada centavo.

As 50tinhas russas/ucranianas clássicas são:

Helios-44, vários subtipos, sem grandes diferenças, prefiro as mais antigas porque são com diafragma manual, sem o pino do automático. Bem nítida, contraste moderado, bordas aceitáveis.

Jupiter-8, bem rara em M42. Boa lente, muito nítida de F5.6 a F11 e bem soft em F2, muito boa para retratos (assim como a J9 que é de 85mm)

Jupiter-3, é uma 50mm F1.5, grande, pesada, cara e bem inferior a uma Pentax/Takumar 50/1.4, para mim não vale.

Industar-61 L/Z (não confundir com L/D, que é M39 Leica). Muito barata, muito nítida e contrastada, consegue focalizar a 25 ou 30 cm não lembro.


Novamente, é questão de ter a sorte de pegar uma boa que não tenha sido "consertada" por curiosos. É comum os caras sairem pegando peças e trocando entre lentes, mas o problema é que os espaçadores internos são ajustados para cada combinação específica de elementos e as vezes se você troca um elemento fungado de uma lente pelo de outra, de sucata, pode dar um tiro no pé. Já vi isso acontecer varias vezes.

Vai de Helios ou de Industar-61 L/Z que geralmente não tem erro e são muito baratas.




vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #6 Online: 11 de Agosto de 2015, 12:41:57
Industar L/D seria Leica? e a Industar L/Z M42? Se for da Leica também, certo que vou atrás!
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 11 de Agosto de 2015, 13:47:41
Industar L/D seria Leica? e a Industar L/Z M42? Se for da Leica também, certo que vou atrás!


L/Z = SLR
L/D = Rangefinder


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2015, 14:29:20
Câmera chegou faz pouco pelo correio e ao avaliar, notei uma mancha escura internamente no viewfinder, é normal? Mando limpar em alguma assistência? Deixo assim, não vai atrapalhar em nada? E agora?
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 13 de Agosto de 2015, 18:28:45
Depende do que for a mancha. Se for fungo ou sujeira no espelho, prisma ou na lente ocular, beleza... Mas se for espelhamento do prisma danificado, já era.

Pode eventualmente atrapalhar na fotometragem, mas não na foto em si.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #10 Online: 13 de Agosto de 2015, 19:00:43


Seria esta mancha por dentro do prisma, se for possível resolver, vou mandar pra alguma assistência, mas se não tiver como resolver, vou ter que usar ela assim mesmo!
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/