Autor Tópico: Calibrando o monitor e outros periféricos  (Lida 4019 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 31 de Março de 2005, 20:46:32
Leo e demais.

Custa 500 reais na Recreio digital, e 160 dólares trazido da BH. Isso dá 432 reais.

Sinceramente, não acho que seja uma necessidade minha hoje. Com as fotos de calibração e depois a verificação de imagens feitas por mim consigo algo muito próximo do monitor. Meu montor atualmente é quente em cores e escuro, como deve ser.

Também não é verdade que se precise do perfil de cada lab, se os labs forem calibrados diariamente. No passeio com o Fespo ela fez pelo menos 5 cópias da foto teste em diversos labs, inclusive com métodos de impressão não fotoquímicos (uma das provas), e a coerência entre elas é muito grande. Basicamente, qualquer foto impressa em qualquer um dos labs sairá muito parecida.

Toda a questão é encontrar o balanço de método e resultado compatível com o que se deseja e com as necessidades. Se eu errar 50% das cores das fotos e mandar refazê-las, ainda assim precisarei de mais de 150 fotos para pagar um colorímetro, isto é, se essas 150 fotos forem equivalentes a 50% são 300 cópias 20X25. Demoro 30 meses para fazer isso, sem contar o custo financeiro. Em 30 meses provavelmente trocarei de câmera duas ou três vezes e de monitor uma vez (e de computador também, pois o ciclo de vida deles é entre 36 e 40 meses)

Concordo ser extremamente necessário para quem vive de fotografia. Mas há uma escala, e não é só isso que é necessário, mas monitores de boa qualidade, etc. O custo disso tudo é muto maior do que 400 ou 500 reais.

Essa é daquelas falsas questões de 8 ou 80, como se as alternativas fossem nenhuma calibração ou calibração excelente por aparelhos. Felizmente no mundo real entre 8 e 80 há 72 números -risos- e podemos encotrar um ajuste que atenda à nossa necessidade pessoal, sem fazer do 80 a regra obrigatória.

Ivan
« Última modificação: 31 de Março de 2005, 23:51:02 por Ivan de Almeida »


marsteffen

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
    • http://
Resposta #16 Online: 31 de Março de 2005, 21:52:54
Ivan,

Acho q para mim que ainda estou desenvolvendo meu olhar para os detalhes, tomar algumas fotos como referência pode ser uma solução.
Pelo menos até eu começar a sentir que as cores deixam algo a desejar.
Acho que o uso contínuo leva ao costume da técnica, por isso com o tempo isso talvez passe a não ser tão chato e demorado assim.

Vou ler em breve os links referenciados pelo Leo para entender as técnicas que o pessoal usa.

Como disse o kkmachado, acho que depende do resultado que você precisa obter. Eu tento zelar pela qualidade das fotos que faço, mas particularmente não tenho necessidade de controle de qualidade que valha o investimento. Quando ficar mais exigente comigo talvez. É uma questão de fins, com certeza para um profissional como o Leo a importância desse controle é indiscutível.

Não sei quanto essa calibragem correta é mais quente e escura, mas gosto de utilizar justamente esse tipo de regulagem, quente e escura.
Como tenho visto em alguns tópicos, o pessoal em geral gosta quando coloca-se a "cara para bater", ou ainda, a fotografia para se criticar. Daí que surgem as trocas mais legais.
Podemos postar algumas fotos aqui que demonstrem as características marcantes de nossas regulagens.


Marcelo


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #17 Online: 01 de Abril de 2005, 09:10:55
Um exemplo de erro grave de calibração:

Esta primeira versão é como mandei para o concurso da comunidade Fotografia Digital Brasil no Orkut. Na época meu monitor estava fortemente descalibrado. Eu havia antes feito algumas cópias que saiam um pouco diferentes usando o monitor do meu computador antigo, velhinho, e sendo velho ele, por incrível que pareça, respondia mais próximo do que devia em termos de temperatura e luminosidade. Mesmo assim minhas fotos eram muito, muito mais escuras do que deviam ser (er eu recebia críticas sobre minha "fotometria -risos- que não conseguia entender), e hoje quando olho as que sobraram na net fico hororizado. Aí troquei de monitor há pouco menos de um ano e o monitor novo, 17" me maravilhou. Muito claro e agradável, só que ainda mais errado em termos de fotografia. Ajustei essa foto para o concurso com base no que via nele.

Esta é o máximo do erro. Olha só o que postei



E o que acreditava ter postado:



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #18 Online: 01 de Abril de 2005, 13:56:17
Ivan o uso de perfis de cores dos labs é realmente dispensável e em alguns casos pouco desejável, mesmo porque a impressão não será feita em sua máquina, quem deve estar com o perfil corretamente calibrado para impressão é o próprio lab mesmo.
Realmente se as calibragens estiverem corretas em todos os labs a consistência de cores tem que ser a mesma :) Se algum fujir é porque encontra-se descalibrado.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #19 Online: 01 de Abril de 2005, 17:41:03
Pois é, Leo.

O interessante é que foram feitas cinco cópias de uma foto-teste em cinco laboratórios diferentes, e o resultado foi incrivelmente consistente, quase exatamente consistente no cyan e magenta, um pouco menos no amarelo (alguns -a maioria- produziram um amarelo um pouco queimado e a impressora de cera produziu um amarelo mais vivo). O verde mais claro também variou um poquinho, masi brilhante na de cera, mas fechado nas fotoquímicas. Um único monitor eu vi reproduzindo direito essa foto-teste no padrão das fotoquímicas.

Observando com muita atenção, havia pequeníssimas variações entre duas das fotos feitas no Frontier, numa delas o branco um tiquinho cyano. Interessante é que esses dois labs são talvez os de maior prestígio no Rio com Frontier.

Tenho comigo essa foto e pretendo inclusive fazer impressões em alguns labs que estou testando, pois a coisa mais importante é saber se o lab está calibrado, como você mesmo disse, do contrário qualquer coisa que fizermos dará resultados aleatórios.

O que não pode é erros como o que mostrei na minha mensagem anterior. Atualmente as diferenças dos resultados impressos para o monitor são muito pequenas, perfeitamente suportáveis.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 01 de Abril de 2005, 18:40:31
As diferenças de brilho são baseadas em muitos fatores que acabam fugindo muito dos tons de cores, eu particularmente acho pequenas inconsistências até toleráveis (mesmo porque a maioria dos Labs calibram a cada 1 mês e como sabemos o simples envelhecimento dos químicos pode provocar pequenas variações de tom, assim como o tipo de papel usado influencia no brilho, mas se todos estiverem calibrados (mesmo que já perto da hora de claibrar novamente) os resultados serão muito consistentes.
Aqui em Ribeirão tem 2 gráficas muito boas tbm que imprimem com uma consistência excelente, eles possuem impressoras de prova devidamente calibradas e fazem a cromia com uma pequena barra de cores que pode ser lida pelo espectrômetro, achei o processo genial e muito bom pois enquanto a cromia não bater com a prova e com o espectrômetro eles não liberam a impressão.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.