Autor Tópico: Uso do Histograma...  (Lida 7746 vezes)

Guto Ferreira

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Resposta #15 Online: 01 de Abril de 2005, 19:15:13
Léo tudo que vc disse é bem real, até parece que vc leu a minha mente. Enquanto eu estava aqui fazendo uns testes, notei que no modo P ela fica no 0 EV e lá eu posso mudar pra que ocorra como vc disse : Em n aceitar aquele calculo.

No modo M eu notei que ele muda sozinho.
Mesmo antes de vc me indicar em tentar deixar no 0 foi oq eu fiz. |Mais ou menos eu engano a camera. Qndo eu regulo como eu quero e por ex ela me da um valor -1.0 EV eu vou mirando em outras ares c outra iluminação até que fique em 0 EV ai eu travo meio botao pra ficar como eu Gosto hehe.

Eu tava querendo é saber o pq isso ocorria e vc já me respondeu perfeitamente e muito claro :) Obrigado.
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Resposta #16 Online: 01 de Abril de 2005, 19:27:56
Só um comentário Guto, se no manual vc tiver em 0 EV quer dizer que está na exposição correta, no modo manual vc não precisa enganar a câmera, vc regula ela como quer... :)

O objetivo no manual é deixar em 0 EV exatamente o ponto da foto que vc deseja que esteja perfeitamente exposto, mesmo que isso custe outros pontos em -1EV ou +2EV e assim por diante.

Nos modos automáticos é que vc muda a compensação de exposição para enganar ela, faça umas fotos e vc verá que ela fica escura :)
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Resposta #17 Online: 01 de Abril de 2005, 19:36:50
Vamos ver se entendi. Supondo que no modo P indique uma fotometria de F2.8 a 1/40 se eu colocar no modo M F2.8 1/30 e ficar -1.3 Ev O EV estaria correto? Ou teria que corrigir de outra forma? se sim, qual forma me indica?
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Resposta #18 Online: 01 de Abril de 2005, 20:02:48
No modo automático (P, A, T) em ISO 100:
Se vc tivesse com compensação de exposição = 0EV e tivesse a leitura:
f/2.8 com 1/60s. Caso vc mudasse a compensação de exposição para -1EV a câmera faria automaticamente as seguintes mudanças:
f/4.0 com 1/60s ou f/2.8 com 1/125 e a foto ficaria 1EV (ou ponto) mais escura.

Já operando no modo M (manual) tbm em ISO 100 nas mesmas condições de luz:
Se vc colocasse f/2.8 com 1/60s a câmera indicaria exatamente 0EV.
Assim como se vc colocasse f/4.0 com 1/30s a câmera tbm indicaria 0EV e em ambas as condições a foto sairia com a exposição correta.
Se vc colocasse f/4.0 com 1/60s nesta condição de luz o seu fotômetro indicaria -1EV, o que significa que se vc fizesse a foto nesta condição a foto ficaria 1 poto mais escura, assim como se eu usasse f/2.8 com 1/30s a câmera indicaria +1EV no fotômetro, alertando que a foto estaria 1 ponto acima, ou seja sairia 1 ponto mais cara.
:)
Entendeu agora?
 
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Resposta #19 Online: 01 de Abril de 2005, 20:09:35
Léo novamente sarando minhas duvidas  hehe.
Ficou totalmente claro. Até aí está perfeito.
N estou mais tendo erros pra que fique perfeito essas funções, só que por mais que eu siga esses dados as fotos n tem ficado como eu gostaria.
Ex: eu faço isso tdo coloco na exposição certa mirando em uma parede branca, mas ela n sai tão branca assim. Acabei de fazer uns testes e posso postar as fotos c cada detalhe aqui inclusive o desenho do histograma pra vcs analizarem.
 
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Resposta #20 Online: 01 de Abril de 2005, 20:21:44
Bem como prometido tou postando as fotos. Tdo pode ser que meu monior n esteja calibrado.
Vamos lá 1ª foto, Feita em Modo P, sem flash ISO 200  1/20 F2.8 foi a fotometria que indicou na sony.

e aqui o histograma dela:


2ª foto, Fiz ela no modo M, eu diminui a velocidade. ficou assim:
Modo manual 1/8 F2.8 sem flash e ISO 200.

e aqui o histograma dela:


3ª foto, Fiz ela no modo M diminui mais ainda a Velocidade. Ficou assim:
Modo manual 1/6 F2.8 sem flash e ISO 200

e aqui oi histograma dela:


O que estou querendo c isso?
Bem, pelo que aparece no meu monitor, a 1ª foto que foi fotometrada saiu um pouco escura e ai eu resolvi clarear mais e mais pra chegar num branco legal.
Eu fiz 3 fotos pra que vcs que entendam melhor digam qual ficou melhor e pq.
É por isso que eu gostaria de entender melhor o Histograma, já que a 1ª fotometrada eu achei escura e no Lcd fica diferente do monitor. Pra que eu n venha errar as cores. Obrigado.

Obs. Vale lembrar, a iluminação do local estava mais parecida no olho nú c a 2ª foto.
« Última modificação: 01 de Abril de 2005, 20:26:58 por Guto Surfista »
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Resposta #21 Online: 01 de Abril de 2005, 20:41:19
A parede é branca? Então o fotômetro está funcionando bem e o histograma está certo.
Voce deve fazer uma compensação de exposição de +1,5 a 2 pontos, porque o fotômetro da sua câmera entende que tudo é cinza, então a parede vai sair cinza.
O histograma serve para ver a luminosidade, mas a média é cinza e não branco. Se for predominantemente branco tem que ficar mais para a direita. Assim como se a parede for preta o histograma deve ficar mais para a esquerda.
« Última modificação: 01 de Abril de 2005, 20:42:57 por pmachado »
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Resposta #22 Online: 01 de Abril de 2005, 20:47:35
Paulo, realmente a parede é branquinha hehe e é o que eu faria se caso a Cam disponibilizasse de mais funçoes. :/ Infelizmente ela se prende aos F2.8 e F5.6.
Bem como vc disse foi mais ou - por onde eu segui já que a sony fotometrando sozinha n ficou legal. Tentei deixar o grafico mais ao Lado direito. Até aqui estamos indo bem, POis logo saberei deixar esse grafico certinho qndo uma parede for branca ou preta, Mas me surgirá mais duvidas de qndo eu estiver em uma floresta c muitas iluminação por exemplo entende. ou outros ambientes etc. Já que n disponho de um bom fotômetro e n posso comepensar, eu preciso entender melhor o histograma, pois é por ele que eu quero me embasar qndo eu fotografar c essa camera. Digo isso pq é como eu disse anteriormente. As vezes uma foto em uma tarde ensolarada parece que ficou muito claro no LCD mas no monitor ficou perfeita, isso significa que n posso me embazar muito por LCD. Lógico que por eu já ter um conhecimento da maquina eu sei só de olhar se vai ou n ficar boa, mas mesmo assim gostaria de ter mais informações entende. :)
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Resposta #23 Online: 01 de Abril de 2005, 20:55:39
O LCD engana muito, tanto para foco como para exposição.
No mundo real os tons médios predominam não tem este problema, exceto se voce for na praia ou na neve, por exemplo, onde voce vai ter que fazer uma compensação de Tem fotometria spot? Se tiver voce aponta para um lugar com um tom médio, mato, parede ou até sua mão, aperta o shutter pela metade e faz a composição.  
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Resposta #24 Online: 01 de Abril de 2005, 21:01:56
Bem, pelo menos ela dispõe do Spot, mas mesmo se fosse c ele na mesma situação das fotos feitas da parede ele n deixará elas tão claras. Uso muito o spot dela qndo fotografo alguém na mesma posição do sol, mas é como eu te falei, eu me embaso no que conheço a maquina, e pelo pouco que entendo o Gráfico do histograma, pq se a maquina for fazer sozinha eu perco um pouco da qualidade. Meu grande interesse em aprender realmente como funciona esse Histograma, é pq pelo menos ele é mais fiel do que o fotometro dessa  máquina.
Vendo as fotos vc verá que se eu seguir o histograma, eu terei fotos melhores do que eu seguir o fotômetro da máquina.
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Resposta #25 Online: 01 de Abril de 2005, 21:08:26
No caso da parede faz o seguinte. Coloca uma almofada, livro ou qualquer coisa cinza ou verde perto,  faz a fotometria na coisa e depois enquadra a parede e me conta como ficou.
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Resposta #26 Online: 01 de Abril de 2005, 21:22:18
Paulo, Acabei de fazer o teste. Pendurei uma camiseta minha Cinza claro no cabide fiz fotometria spot em Modo P na camiseta e depois enquadrei a parede e bati a foto onde aparece ambos. Camiseta e parede. Já ficou bem melhor, mas n é um resultado perfeito. Depois fiz a meu modo. Modo M coloquei uma velocidade que no Lcd pareceu ficar um pouco estourado e ai sim atingiu um resultado bom.  Mas como te disse, A máquina n faz a fotometria exata ai eu parto pra minhas idéias. Masss já saiu muitoo melhor do que se eu apenas fotometrasse no branco.
Os resultados foram esses:
Eu fotomtrei na camiseta e acusou 1/13 F2.8 e depois fotometrei a parede e deu 1/20 F2.8 onde ficou bem mais escuro.

Aí a meu modo, onde ficou shows ficou:
1/8 F2.8 onde deu umas cores bem semelhante ao que eu estava enxergando a olho nú.
Pelos testes que fiz aqui notei que ela tem dado um resultado melhor qndo eu diminuo 2 velocidades. Qualquer coisa tenho mais fotos de testes aqui. Mas como te disse isso é pq eu conheço a maquina, mas No branco e no preto eu me embaso pelo Histograma.
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Resposta #27 Online: 01 de Abril de 2005, 21:35:09
A maioria dos fotômetros considera Cinza 18% ou cinza 13%, mas esse não é o principal problema, pois no modo Spot o fotômetro tende a preservar o 0EV.
A primeira coisa que eu te sugiro é que use o ajuste manual do W/B, meu monitor é calibrado e o está puxando muito para vermelho essas suas imagens, muito mesmo.
Pelo Histograma a primeira exposição está correta, preservando as texturas, mas certamente ela será registrada no meio da latitude como um cinza (o branco é reservado para o extremo da latitude), sem dúvida a última exposição ficou mais adequada para representar o branco (você manteve a curva mais próxima do extremo da latitude, que deverá representar o branco), mas mesmo assim acho que o W/B está te atrapalhando muito, pois a imagem está bem puxada para vermelho, parece que os pisos são meio rosa... :)
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Resposta #28 Online: 01 de Abril de 2005, 21:39:28
Léo Perfeito bem pensado um detalhe que me passou despercebido.
Realmente parece que os azulejos ficaram   meio rosados. Mas vc concorda comigo que mesmo eu ajustando o WB fica melhor eu baixando a velocidade e fazendo como eu fiz, pra chegar nas cores mais reais? Abração
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Resposta #29 Online: 01 de Abril de 2005, 22:00:16
Guto na verdade concordo um pouco.
:)
Isso é uma questão pessoal, a compensação de exposição existe exatamente para estes casos.
O malefício na sua última foto é que vc perdeu uma boa parte da imagem mesmo tendo bastante latitude disponível para a foto, se vc observar vc ocupou um espaço muito pequeno da sua latitude, fazer a foto no 0 EV ou tentar jogar o centro da curva do histograma em cima do centro da exposição (0 EV) pode ser um bom negócio para preservar o máximo possível de texturas, depois você simlesmente abre os Leves no PS e ajuste o novo espaço de latitude para o espaço de sua foto, podendo até mudar o ponto de média, desta forma vc teria um resultado bem interessante e com controle total da latitude e da preservação das texturas.
De uma olhada neste exemplo que eu fiz com sua primeira imagem:


PS: Tomei a liberdade de ajustar as cores antes.

Nos tempos do filme o pessoal faria em 0EV e depois o ajuste que eu fiz no PS seria feito no laboratório, seja químicamente ou na própria ampliação :)
O pessoal tem que perder o medo de fazer pós processo no PS, afinal não contamos mais com o pós processo químico da revelação :)
« Última modificação: 01 de Abril de 2005, 22:30:52 por Leo Terra »
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