Autor Tópico: Uso do Histograma...  (Lida 7722 vezes)

Guto Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 242
    • http://www.studioone.com.br
Online: 31 de Março de 2005, 22:49:39
Olá pessoal. Bem. Como meu equipamento é um tanto simples, gostaria de um apoio de vcs.
Pra quem tem a Sony P73, sabe que se pôr na Função P, ela ira fotometrar sozinha e etc. O que ocorre, é que nem sempre ela faz a fotometria correta, e nesse modo eu n tenho a disponibilidade de aumentar ou diminuir Pontos. Só no modo M.
Sabe-se tbm que n muda muita coisa aumentar e diminuir pontos nessa Camera por só possuir 2 aberturas. F2.8 e F5.6
O que me ocorre então é baixar ou aumentar a velocidade.
Só que às vezes tbm ocorre um pequeno erro, onde as fotos no lcd parecem ter ficado perfeitas e no computador um pouco escura. Sei que o Photoshop arruma tudo, mas tbm sei que se souber usar o Histograma direito, eu poderia fazer uma fotometria legal.
Já acompanhei a breve explicação do Ricciardi que gostei muito, mas mesmo assim n ficou completa a informação pra mim.
Se alguém tiver mais informações pra me passar como, materiais, links etc. Ficarei muito grato. Obrigado.
 
Gustavo A. Ferreira - Curitiba PR
--------------------
Canon EOS 40-D. Canon EOS 20-D. Canon Rebbel XT. Lentes: EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM e a 18 - 55. Flash:  02 Speedlite 580EX e 01 Speedlite 430EX
--------------------
Orkut


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #1 Online: 31 de Março de 2005, 23:14:19
Bem, postaram um artigo interessante sobre isso, usa a busca!

Se não foi exatamente isso, colocaram um link!

Da uma olhada na seção de Artigos feitos pelos usuários, vai encontrar facinho!


Abração.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #2 Online: 31 de Março de 2005, 23:18:16
Site do Ricciardi

Ah, ta aqui ó!


Guto Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 242
    • http://www.studioone.com.br
Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2005, 00:28:16
Bettoliver Mto obrigadooo, se bem que foi essa matéria que eu li do Ricciardi.
Se alguém tiver mais dados por favor se manifeste hehe
Gustavo A. Ferreira - Curitiba PR
--------------------
Canon EOS 40-D. Canon EOS 20-D. Canon Rebbel XT. Lentes: EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM e a 18 - 55. Flash:  02 Speedlite 580EX e 01 Speedlite 430EX
--------------------
Orkut


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2005, 00:52:52
Guto,
o que vc não entendeu?
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Guto Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 242
    • http://www.studioone.com.br
Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2005, 01:01:32
Na realidade a explicação do Ricciardi ta perfeita. O que ainda me gera umas duvidas´ é se a foto for com outra cores entende? ex:
Um quarto fexado c uma parede amarela clara ao invéz de branco c 2 guarda roupas. Um marron escuro e um outro marron claro. Pelo grafico ai nesse caso ja n sei exatamente como teria que ficar.
Gustavo A. Ferreira - Curitiba PR
--------------------
Canon EOS 40-D. Canon EOS 20-D. Canon Rebbel XT. Lentes: EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM e a 18 - 55. Flash:  02 Speedlite 580EX e 01 Speedlite 430EX
--------------------
Orkut


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2005, 01:10:31
Bom... o histograma mede a intensidade das luzes... e não cores!!! Tá certo que cada cor emite uma certo intensidade de luz... Mas a mesma cor pode emitir a luz diferentemente do tipo da luz que está clareando ela...

Você tem que tomar cuidado com os picos que podem formar no histograma...

Se alguma parte da foto estiver sem luz nenhuma, repare que no histograma terá um pico bem à esquerda... do mesmo jeito é se tiver uma parte muito iluminada terá um pico do lado direito...

No modo P, você pode compensar a exposição, os números do EV... aumentando ou diminuindo os pontos, você poderá regular bem a exposição da sua foto...

Caso nem essa compensação de exposição resolva, mude de posição e tente tirar da foto essas partes que estão estragando ela...

Um outro jeito é você fazer a fotometria na parte mais clara da foto, segurar meio botão para travar a exposição e usar um flash de preenchimento...

Daí nem a parte clara nem a escura ficaram ruins...

Não sei se expliquei direito... qualquer dúvida, poste aí!!!
« Última modificação: 01 de Abril de 2005, 01:45:53 por arguejo »


Guto Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 242
    • http://www.studioone.com.br
Resposta #7 Online: 01 de Abril de 2005, 01:46:42
Arquejo primeiramente obrigado pela resposta. Então. O primeiro parágrafo ficou shows d+ onde vc me corrige que é a iluminação e n cores. Se estou certo o branco seria mais iluminação e o preto menos oks?.
Bem só que aki no meu histograma c menos iluminação "preto" no caso fika um pico no lado esquerdo e o branco no direito.

A parte do EV no modo P foi uma ótima dica.

Qnto fotometrar nas partes brancas gostei tbm das Dicas. mas ficou uma duvida. Supondo uma pessoa no meio da rua e um ceu nubaldo e eu quero fotometrar nas nuvens, qndo eu faço isso n vai travar o foco como se fosse no infinito? e a pessoa n pode sair desfocada?
Bem sua ajuda será de muito valor pra mim.
Confesso que qnto ao formato do Gráfico n ficou 100% mas como usar melhor as funções ajudou e mto :) Obrigado.
Gustavo A. Ferreira - Curitiba PR
--------------------
Canon EOS 40-D. Canon EOS 20-D. Canon Rebbel XT. Lentes: EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM e a 18 - 55. Flash:  02 Speedlite 580EX e 01 Speedlite 430EX
--------------------
Orkut


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 01 de Abril de 2005, 08:48:26
As câmeras mais dofisticadas apresentam o hitograma de cores além do de luminosidade, pois algo pode estar não esotourado em luminosidade mas estar com uma das cores estouradas, com perda de detalhes. Em outro tópico mostrei uma foto minha onde a blusa da minha filha não estava estourada totalmente, mas somente em um canal. Não fica tão desagradável quanto o absolutamente estourado, mas perde-se texturas, principalmente quando o estouro é de dois canais.

Agora, a Sony mostra o histograma? Estranhei isso.

Outra coisa é que o histograma é só uma leitura das luzes do quadro dentro de uma avalizção de fotometria média. Tanto é que ao mudarmos a regulagem da câmera ele não muda. Isso quer dizer o seguinte: seguir simplesmente o histograma é igual a fotometrar no automático. Ele pode ser uma referência, mas não uma lei. Eu quase não uso o histograma, preferindo medir as luzes com o fotômetro precisamente.

Fotometria é a parte mais importante da fotografia. Ela deve ser intencional.

Ivan


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #9 Online: 01 de Abril de 2005, 12:56:36
Citar
Fotometria é a parte mais importante da fotografia. Ela deve ser intencional.

Falou tudo... às vezes perdemos fotos importantíssimas por causa de uma má fotometria...

Citar
Agora, a Sony mostra o histograma? Estranhei isso.

Sim... mas apenas alguns modelos... após o lançamento da P-10, todas as recentes mostram...
Veja aqui a V3:

Review Sony V3

Citar
Qnto fotometrar nas partes brancas gostei tbm das Dicas. mas ficou uma duvida. Supondo uma pessoa no meio da rua e um ceu nubaldo e eu quero fotometrar nas nuvens, qndo eu faço isso n vai travar o foco como se fosse no infinito? e a pessoa n pode sair desfocada?

Pode acontecer sim... mas dependendo da distância da pessoa, ela ficará em foco também... Nesse caso você pode usar a função de AF Continuous... Vá até o setup e procure alguma coisa sobre o auto foco: AF

Se tiver a opção AF Continuous, ela não trava o foco mesmo depois do botão estar meio apertado... daí é só mirar na pessoa, esperar focar e pronto!!!

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 01 de Abril de 2005, 13:58:58
Guto se vc for no workshop agora em abril eu trato do histograma naquele programa, seu uso para fotometria e uso da latitude. :)
O pessoal que esteve no último acredito que conseguiu entender os mecanismos. :)

Só para efeito de correção, vc ve muda um ponto na compensação de exposição a máquina irá cortar 1EV da imagem, independente de ter 2 aberturas ou 10 aberturas, ela pode manipular tanto a velocidade como o ISO ainda para alterar 1 ponto de luz. :)
« Última modificação: 01 de Abril de 2005, 14:00:30 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Guto Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 242
    • http://www.studioone.com.br
Resposta #11 Online: 01 de Abril de 2005, 15:42:06
Ivan POxa oBrigado ai por comentar, e me atualizar nas informações.
Realmente, uma foto bem fotometrada é tudo. Mas é como eu disse, a minha cam só faz a regulagem no automatico, e nem sempre fica perfeita, e nesse ponto n tem como aumentar ou diminuir pontos, nem velociadade, mas ainda discponho de mudar EV e ISO.
Por um outro lado, Na função Manual eu posso escolher a velocidade sozinho e ISO como eu quizer, mas n fotometra e n tem como mudar o EV da Camera pois ele só faz sozinho nessa posição, coisa que n entendo pq acontece.


Arquejo, a função Af tem na minha câmera, mas ela tranca o foco c meio botão. Seria a Multi af ? NO caso se for continuos ela n tem.
Seguindo no que falei acima no paragrafo anterior O que me restou a fazer, onde perecebi as melhores fotos nessa câmera foi:
Colocar na função M Foco Center EF se for uma pessoa em questão, Usar uma velociadade um pouco mais lenta do que o P indica qndo fotometra. Usar o modo sopt apontar pra a pessoa já que n posso regular sozinho os EV nessa função e Fotografar. Tenho conseguido uns bons resultados, e a fotometria tem ficado legal, mas como eu disse, se eu soubesse reconhecer exato o grafico do histograma eu já poderia dizer se acertei ou não  a exposição.


Léo realmente é o que ocorre na função M, ela muda sozinhos os EV. Nesse caso eu tenho tentado a cada dia saber usar o máximo do meu equipamento pra exigir o melhor que pode me passar.
Continuando, estou realmente muito afim de ir no workshop. Estou apenas aguardando um amigo que mora em Sao Paulo, pra ver se consigo pouso para os 2 dias. Se tdo ocorrer nos conformes estarei lá.

Obrigado a todos.  
Gustavo A. Ferreira - Curitiba PR
--------------------
Canon EOS 40-D. Canon EOS 20-D. Canon Rebbel XT. Lentes: EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM e a 18 - 55. Flash:  02 Speedlite 580EX e 01 Speedlite 430EX
--------------------
Orkut


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #12 Online: 01 de Abril de 2005, 16:03:41
Citar
Arquejo, a função Af tem na minha câmera, mas ela tranca o foco c meio botão. Seria a Multi af ? NO caso se for continuos ela n tem.
Seguindo no que falei acima no paragrafo anterior O que me restou a fazer, onde perecebi as melhores fotos nessa câmera foi:
Colocar na função M Foco Center EF se for uma pessoa em questão, Usar uma velociadade um pouco mais lenta do que o P indica qndo fotometra. Usar o modo sopt apontar pra a pessoa já que n posso regular sozinho os EV nessa função e Fotografar. Tenho conseguido uns bons resultados, e a fotometria tem ficado legal, mas como eu disse, se eu soubesse reconhecer exato o grafico do histograma eu já poderia dizer se acertei ou não a exposição

No set up da máquina geralmente tem essa função... fica no ícone da primeira câmera... Então o jeito é fazer do jeito que está fazendo mesmo.. .se está ficando bom... o problema é que demora um pouco pra foto sair né!!!

Pensando agora com meus botões, tente fazer assim: Deixe no Multi AF... isso irá fazer com que sua máquina tenha 5 pontos de foco... deixe no medidor Spot e mire o centro na parte mais clara... com a área do multi AF em cima do objetivo da foto... entendeu?

Assim ela ira focar o que está em primeiro plano e fotometrar o que está no centro...

Entendeu mais ou menos?


Guto Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 242
    • http://www.studioone.com.br
Resposta #13 Online: 01 de Abril de 2005, 16:35:23
Perfeito, fiz uns testes aqui e ficou melhor ainda o resultado. Obrigado aii pela dica :)  
Gustavo A. Ferreira - Curitiba PR
--------------------
Canon EOS 40-D. Canon EOS 20-D. Canon Rebbel XT. Lentes: EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM e a 18 - 55. Flash:  02 Speedlite 580EX e 01 Speedlite 430EX
--------------------
Orkut


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 01 de Abril de 2005, 18:35:35
Citar
Léo realmente é o que ocorre na função M, ela muda sozinhos os EV. Nesse caso eu tenho tentado a cada dia saber usar o máximo do meu equipamento pra exigir o melhor que pode me passar.
Continuando, estou realmente muito afim de ir no workshop. Estou apenas aguardando um amigo que mora em Sao Paulo, pra ver se consigo pouso para os 2 dias. Se tdo ocorrer nos conformes estarei lá.

 
Na função M ele não muda os EV, mesmo porque EV não pode ser mudado, pois é referente a quantidade de luz no ambiente.
O que acontece é que o correto é a soma dos fatores ser igual a 0 de Luz (medida em EV) absorvido, a Luz externa é fixa, (X EV) conforme vc vai mudando os fatores (abertura, velocidade e ISO) vc vai mudando o resultado desta soma, que pode dar -1, 0, +1, +2, etc, o que vc ve no modo M é esta mudança da Soma dos fatores, o correto é vc buscar um resultado igual a 0.

Quando no modo P a câmera faz o calculo sempre para dar 0, quando mudamos a compensação de exposição dos modos automáticos (para -1 EV por exemplo) estamos dizendo para o sistema de calculo da câmera que não queremos que o resultado da equação de fotometria de 0 e sim de -1 e ela vai optar por composições de velocidade, abertura e ISO que proporcionem este resultado. :)
O que causa a confusão é que a câmera usa a mesma barrinha para o fotômetro do modo M e para indicar a compensação de exposição dos modos automáticos ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.