Autor Tópico: Rebel XTI + Ef 50mm F1.4 = é uma boa para fotos Stil?  (Lida 6217 vezes)

mariboliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 16 de Agosto de 2015, 07:46:04
Pessoal, o dilema é o seguinte: tenho uma floricultura e preciso de câmera e lente para fotos Stil dos buquês. Eu tenho uma câmera Rebel XTI - que sei que não é das melhores - mas pensei que mantendo ela e comprando uma lente Ef 50mm F1.4 talvez pudesse servir para o que preciso, já que estou com orçamento pequeno. Só queria saber se vocês acham que eu consigo um resultado legal, fotos de boa qualidade com essa combinação.

Muito obrigada!


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2015, 09:37:44
Se o orçamento está apertado, por que investir numa 1.4?
Grandes aberturas normalmente equivalem a grandes rombos orçamentários - pelo menos comigo tem sido assim.
Talvez valesse a pena dar uma lida em http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=113992.0


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2015, 09:48:47
Se o orçamento está apertado, por que investir numa 1.4?
Grandes aberturas normalmente equivalem a grandes rombos orçamentários - pelo menos comigo tem sido assim.
Talvez valesse a pena dar uma lida em http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=113992.0

Além de normalmente se usar aberturas menores para este tipo de foto, não havendo realmente necessidade de uma objetiva f/1.4.


mariboliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2015, 09:53:44
É que me disseram que essa era muito boa! Na verdade, economizaria no corpo da câmera, mantendo a minha Rebel XTi. Mas se houver uma lente que me dará um ótimo resultado, mesmo na Rebel XTi, e seja mais em conta, melhor ainda! Você tem alguma para me indicar?


mariboliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2015, 10:00:29
Além de normalmente se usar aberturas menores para este tipo de foto, não havendo realmente necessidade de uma objetiva f/1.4.

Ah, entendi... Qual você me indicaria, considerando que eu tenho uma Rebel Xti (e se possível, alguma que não me limitasse muito, caso eu precisasse fazer eventuais fotos externas)?
« Última modificação: 16 de Agosto de 2015, 10:10:28 por mariboliveira »


mariboliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2015, 10:05:35
Se o orçamento está apertado, por que investir numa 1.4?
Grandes aberturas normalmente equivalem a grandes rombos orçamentários - pelo menos comigo tem sido assim.
Talvez valesse a pena dar uma lida em http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=113992.0

Me disseram que essa seria uma boa! Na verdade, economizaria no corpo da câmera, mantendo a minha Rebel XTi. Mas se houver uma lente que me dará um ótimo resultado, mesmo na Rebel XTi, e seja mais em conta, melhor ainda! E se ela pudesse servir para fotos stil, e não me limitar muito para se eu precisar de fotos externas... seria ótimo também. Você tem alguma para me indicar?


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2015, 10:12:38
Se você vai fazer still, a iluminação estará controlada, por certo. Nisso eu consumiria a maior parte do apertado orçarmento. Se já tem o corpo, por que não usar a boa e velha lente do kit - a 18-55 me parece resolver todas as suas necessidades, desde que com iluminação adequada.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2015, 10:22:29
A lente do kit entre f/8 a f/11 já atende bem. Se quiser uma lente mais top em nitidez sem gastar muito, vá de EF 40 2.8 pois ela é muito boa pra isso.

Está pensando em montar um estúdio still igual ao da foto abaixo?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mariboliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #8 Online: 16 de Agosto de 2015, 10:28:57
Se você vai fazer still, a iluminação estará controlada, por certo. Nisso eu consumiria a maior parte do apertado orçarmento. Se já tem o corpo, por que não usar a boa e velha lente do kit - a 18-55 me parece resolver todas as suas necessidades, desde que com iluminação adequada.

Entendi! Então vou pedir sua ajuda no quesito iluminação hehe... perdoe a minha provável ignorância, mas é o seguinte... eu pretendo fazer dois tipos de fotos: a básica fundo branco para site; e algumas mais artísticas, suaves, com fundos variados. Você acha que só esse Kit tenda me ajudaria? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-675881632-kit-tenda-de-luz-60cm-110v-mini-estudio-fotografico-cubo-_JM

Se eu quisesse fazer fotos fora da tenda, fotos mais artísticas, essas luminárias seriam adequadas? Ou seria melhor aquelas Soft permanentes?


mariboliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #9 Online: 16 de Agosto de 2015, 10:34:18
A lente do kit entre f/8 a f/11 já atende bem. Se quiser uma lente mais top em nitidez sem gastar muito, vá de EF 40 2.8 pois ela é muito boa pra isso.

Está pensando em montar um estúdio still igual ao da foto abaixo?


Ah, legal! Obrigada pelas dicas =) Então... estou pensando, ele seria perfeito para as fotos do site, que serão com fundo branco. Mas vou fazer também, muitas fotos artísticas, mais suaves, com fundos variados... Você acha que a iluminação desse Kit seria adequada?


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #10 Online: 16 de Agosto de 2015, 10:40:22
Nunca fiz still, por isso não posso aconselhar por ciência própria, mas o Thales é um participante cujas opiniões técnicos se pautam por sensatez e ponderação, dai eu respeitar bastante a fala dele.

No mais, não me leve a mal: para obter bons resultados o mais importante é estudar e praticar. Muito. Sempre.
Só a partir do domínio de um equipamento "de entrada" é que se deve pensar em mais equipamento. Até lá, verdadeiramente limitante é o conhecimento. E essa a fronteira a ser superada.
Digo isso com leveza, acolhimento, não como censura.


mariboliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #11 Online: 16 de Agosto de 2015, 10:41:07
A lente do kit entre f/8 a f/11 já atende bem. Se quiser uma lente mais top em nitidez sem gastar muito, vá de EF 40 2.8 pois ela é muito boa pra isso.

Está pensando em montar um estúdio still igual ao da foto abaixo?


Além das fotos still de fundo branco, quero fazer algo nesse estilo, com fundos escuros:

http://www.lindalomelino.se/

qual iluminação seria ideal para ter um resultado parecido (sei que pra chegar a esta qualidade é bem mais complexo... mas algo no estilo)?
« Última modificação: 16 de Agosto de 2015, 10:47:40 por mariboliveira »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 16 de Agosto de 2015, 11:42:36
Aí já é foto de gastronomia com todo um "cenário", não tem fundo escuro.
Tem que ter as manhas de iluminação.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nambuco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #13 Online: 16 de Agosto de 2015, 13:34:52
Ah, legal! Obrigada pelas dicas =) Então... estou pensando, ele seria perfeito para as fotos do site, que serão com fundo branco. Mas vou fazer também, muitas fotos artísticas, mais suaves, com fundos variados... Você acha que a iluminação desse Kit seria adequada?
Caro colega,

Se você que fazer fotos com fundos variados e quer deixar o fundo desfocado (suave como você escreveu), uma lente com abertura grande é fundamental, mas não existe necessidade de ser a f/1.4, tem a velha 50mm f/1.8 II que é barata e tem uma qualidade de imagem muito boa. Avalie esta opção. Tenho uma e recomendo.

Abraço,

Paulo
Canon T6s / 18-135 STM / 55-250 STM / 50 f1.8 II / 70-300 USM II


mariboliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #14 Online: 16 de Agosto de 2015, 15:26:30
Caro colega,

Se você que fazer fotos com fundos variados e quer deixar o fundo desfocado (suave como você escreveu), uma lente com abertura grande é fundamental, mas não existe necessidade de ser a f/1.4, tem a velha 50mm f/1.8 II que é barata e tem uma qualidade de imagem muito boa. Avalie esta opção. Tenho uma e recomendo.

Abraço,

Paulo


Ótimo, Paulo! Muito obrigada pela dica!
Abraço