Autor Tópico: Colocar dois HD`s no MacBook Pro ou trabalhar com Dock Station  (Lida 7010 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Moçada comprei um SSD 250 GB Samsung 850 EVO e vou instalar no meu Mac só que com o HD atual de 320 GB já tá bem cheio.
Estou com uma dúvida e queria a sugestão de vocês:

Trabalho com HD`s em uma Dockstation (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-672247897-dock-station-2-hd-sata-e-ide-35-25-usb-20-30-combo-t37-_JM) ou instalo um segundo HD no lugar do drive ótico (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-670161336-adaptador-caddy-sata-95mm-phddssd-25-macbook-e-outros-_JM)?

Já estou pensando em colocar esse HDD de 1 TB (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-679322181-hd-notebook-1-tb-25-polegadas-sata-netbbook-noteboo-_JM).

O que acham?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2015, 13:19:06
O seu MacBook não é USB 3, então desencane de usar HD externa USB nele. Ficará extremamente lento. Só dá pra usar pra backup, não pra trabalhar direto nelas. Eu trocaria o drive ótico por uma HD, mesmo.

Se você precisar de armazenamento externo rápido, tem que ser por Thunderbolt, mas aí custa uma nota preta.

A HD é ótima, Thales. Samsung é uma marca confiável. Como você disse que não pretende gastar mais em uma de 2TB, acho que essa é uma excelente opção. O único porém é que essa é um pouco mais lenta que a de 2TB: 105 vs. 125 MB/s.

Pelo que você comentou no outro tópico, acho que o gargalo no iMovie é a CPU, mesmo. Memória não é. O OS X usa quase toda a memória livre disponível para cache, então é normal que o parâmetro de memória utilizada sempre seja meio alto. A métrica que você observar para saber se está com pouca memória para seu uso é o uso de swap, último item na coluna do meio, abaixo de cache.



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2015, 15:43:35
Obrigado Fabio. Vou partir pra essa solução mesmo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


nambuco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2015, 17:21:59
Thales,

Tenho um MacBook Pro antigo (2011) e como quase nunca usava o Dvd, decidi colocar um HC SSD no lugar do DVD e não me arrependo. Comprei um DVD externo que uso quando necessário (quase nunca).

Posteriormente comprei um HD externo Thunderbolt que, como o Fábio comentou, é uma ótima opção, muito rápido.

Abraço,

Paulo
Canon T6s / 18-135 STM / 55-250 STM / 50 f1.8 II / 70-300 USM II


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2015, 17:32:52
Já comprei o adaptador e um HD 1 TB. Assim que chegar instalo e posto aqui.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2015, 18:45:11
Já comprei o adaptador e um HD 1 TB. Assim que chegar instalo e posto aqui.

Legal! Só uma curiosidade: você achou o adaptador no Brasil? Acho que vou fazer a mesma coisa no MacBook do meu irmão, que anda reclamando de falta de espaço. Mas só devo trazer coisas de fora daqui um tempo, então comprar por aqui seria mais prático.

Outra dica: um programa legal para testar a velocidade das HDs e SSDs é o Blackmagicdesign Disk Speed Test. Gratuito.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2015, 18:58:06
Uma opção muito boa é usar Firewire 800. Tem alguns HDs externos e cases vazios com FW800. Comprei uma da Macally excelente, por $45. Não TEM que ser thunderbolt. Pode usar até o adaptador TB para FW que funciona que é uma beleza. FW800 chega a 75-80 MB/s sustentados.

Você precisa que essa tralha toda seja portátil ou vai ficar em casa ou no escritório por exemplo ? Se for o segundo caso (como o meu) recomendo outra coisa, montar você mesmo um NAS. Eu consigo com esse esquema mais de 100 MB/s de taxa sustentada para arquivos grandes.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2015, 19:02:23 por AFShalders »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2015, 19:00:30

Legal! Só uma curiosidade: você achou o adaptador no Brasil? Acho que vou fazer a mesma coisa no MacBook do meu irmão, que anda reclamando de falta de espaço. Mas só devo trazer coisas de fora daqui um tempo, então comprar por aqui seria mais prático.

Outra dica: um programa legal para testar a velocidade das HDs e SSDs é o Blackmagicdesign Disk Speed Test. Gratuito.
Achei por 70 reais no ML.

Adaptador Caddy Sata 9,5mm P/hdd/ssd 2.5  - Macbook E Outros
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-670161336-adaptador-caddy-sata-95mm-phddssd-25-macbook-e-outros-_JM
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #8 Online: 16 de Agosto de 2015, 19:24:12
No meu MacBook antigo eu usava FireWire e funcionava muito bem! No atual eu uso a Thunderbolt e USB 3 e não preciso de mais nada
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Agosto de 2015, 19:40:19
Quanto ao iMovie... num Mac com processador i5, tende a ficar lento mesmo.

Trocando o disco pra SSD melhoraria um pouco na teoria, mas não muito.

E esqueça o esquema de usar os arquivos pro iMovie em um HD externo.

Outra coisa... vc tá usando um projeto de fotos ou videos? Isso influi um pouco.

Em tempo: eu uso às vezes o iMovie pra fazer uns slideshows e acho ele PESADO. Isso num MBP retina de 15"...

Se o foco de ter um notebook é ser possível editar video com conforto, precisa-se de equipamento voltado a isso, ou seja, laptops windows. Ou... os MBPr com i7 quad+armazenamento condizente.

Se for pra edição casual, ai qualquer mac resolve, até o mini.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2015, 19:42:34 por lsd »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 16 de Agosto de 2015, 19:51:04
Quanto ao iMovie... num Mac com processador i5, tende a ficar lento mesmo.

Trocando o disco pra SSD melhoraria um pouco na teoria, mas não muito.

E esqueça o esquema de usar os arquivos pro iMovie em um HD externo.

Outra coisa... vc tá usando um projeto de fotos ou videos? Isso influi um pouco.

Em tempo: eu uso às vezes o iMovie pra fazer uns slideshows e acho ele PESADO. Isso num MBP retina de 15"...

Se o foco de ter um notebook é ser possível editar video com conforto, precisa-se de equipamento voltado a isso, ou seja, laptops windows. Ou... os MBPr com i7 quad+armazenamento condizente.

Se for pra edição casual, ai qualquer mac resolve, até o mini.
É edição casual.... Fiz um clipe dos meus filhos de dezembro até junho com 43 min (muitas fotos e alguns vídeos em HD).
Tenho usado mais para uso comum e LR 6.1.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #11 Online: 17 de Agosto de 2015, 09:23:08
Firewire 800 dá até uns 70 e poucos MB/s, que é bem melhor que os 40MB/s do USB 2.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 17 de Agosto de 2015, 11:46:46
Firewire 800 dá até uns 70 e poucos MB/s, que é bem melhor que os 40MB/s do USB 2.


Não é so isso, o protocolo usado pelo Firewire é muito mais eficiente que o USB. Ao mover ou copiar um único arquivo grande, o USB2 chega a colar de 20 a 30 MB/s em condições ótimas, mas se forem um monte de arquivos pequenos a performance cai muito no USB e no Firewire continua na casa dos 70 MB/s.

Fiz muitos testes aqui, transferindo massas de dados bem grandes, tanto de arquivos pequenos quanto grandes. Os arquivos pequenos eram cerca de 50 mil, entre 1M e 20M e os grandes, arquivões de 5G a 60G (máquinas virtuais)

Em ordem de performance, do maior para o menor ficou:

NAS Linux por Gigabit Ethernet (>100MB/s)  > Thunderbolt > FW800 > USB3 > FW400 > USB2

O USB3 pode dar picos muito altos mas na média ficou abaixo do FW800, vai entender.






Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 17 de Agosto de 2015, 14:11:01
De todos os tutoriais esse foi o mais chique que encontrei. Compartilhando com a galera.

https://youtu.be/Lzz07uy0oS4

Assim que fizer o meu upgrade eu aviso vocês.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2015, 14:12:45 por Thales Souto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 22 de Agosto de 2015, 15:24:18
Serviço executado ontem e com sucesso. Não saiu como planejado logo de cara pois não conseguia terminar a instalação (vou abrir um tópico contando a experiência e solução) e precisei comprar uma outra chave phillips 00 pois o maldito drive ótico não saia de jeito nenhum.

O drive ótico tem 3 parafusos e o meu Caddy só usou 1, portanto, sobraram 2 parafusos.

Computador realmente está bem mais rápido. Parece outra máquina. Ainda não testei processando imagens e convertendo vídeos mas já está bem mais rápido.

Deixei o HD de 1 TB em 2 partições: 1 de Backup e a outra com os Downloads, Catálogos do Lightroom, Arquivos DNG e fotos que ainda não foram finalizadas. O SSD vai ficar só para aplicativos e arquivos de transferência e uso rápido.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales