Autor Tópico: Levando equipamento para viagem ao exterior, sem nota fiscal.  (Lida 13729 vezes)

edumariano

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 04 de Agosto de 2015, 20:18:09
Boa noite pessoal,

Comecei a me interessar e investir na fotografia como um hobbie a pouco tempo.
Comprei tudo usado, aqui no classificados, e no OLX. Afinal é um hobbie bem caro e tem muita coisa usada com precinho mais camarada.

E agora surgiu oportunidade de fazer uma viagem para os EUA, e gostaria é claro de levar meus brinquedos.
Ao pesquisar sobre como levar equipamentos comprados aqui, encontrei a informação que antigamente era necessário fazer uma declaração dos bens que estava levando, e até ai tranquilo... só que não existe mais tal declaração. E o recomendado é levar a nota fiscal em seu nome.

Eu não tenho nenhuma nota fiscal, afinal comprei de terceiros, e nem me atentei em pedir um copia, se é que tinham. Só tenho nota de uma lente Pancake 40mm que comprei recentemente.

O que vocês recomendariam nesse caso? :(



Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2015, 20:23:57
Acompanhando. :ponder:


jpl

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2015, 20:28:04
Nesse caso o ideal é você levar somente o corpo e uma lente, pra não ter problema. Se quiser, a lente q vc tem a nota também...

Uma câmera fotográfica somente é considerado de uso pessoal, o resto pode ser taxado.

Particularmente, não gosto de viajar e levar um monte de tranqueira... uma lente ou duas, no máximo.  :ok:
6D | 60D | 24-105mm L | 100mm f2.8 Macro | 85mm f1.8 | 10-18mm | Tamron 17-50mm f2.8 | 600EX-RT | 430EX-II | 90EX


edumariano

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2015, 12:57:25
Andei pensando aqui.

Será que da pra ir num cartório e fazer algum tipo de declaração colocando o numero de serie da câmera e da lente? Autenticando seria valido na alfandega? Acho que sim né?

É mais pra ter garantia de não ter problemas com a receita...

Eu só penso em levar uma 50mm e uma telezoom, mas nunca se sabe se vão encrencar com a gente ou não =/



Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2015, 13:57:47
Declare seu equipamento como bem móvel no IRPF (retifique se for necessário), duvido que a própria Receita não aceitaria o IRPF como prova da posse do produto.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2015, 14:07:46
Pode fazer todas as declarações e registros que quiser, mas lá no aeroporto, ao chegar, se o fiscal quiser tributar (o que é difícil, ele tem mais coisa para se preocupar do que lente de câmera para uso próprio...) ele o fará no que exceder 1 câmera + 1 lente. Simplesmente não haverá tempo e "espaço" para mostrar coisa alguma diferente de uma nota fiscal brasileira ou DARF de pagamento de tributo. A coisa é muito simples: foi importado, tem que ter pagamento de tributo ou nota fiscal brasileira, se não tiver, pagamento de DARF de importação, se recusar, apreensão.

Mesmo que ele tribute, levará em consideração o estado e estimará algo razoável, que será subtraído da cota de $500 e aplicará 50%. Exceto se estiver levando uma lente caríssima, não é motivo para preocupação, em minha opinião...  :ok:
« Última modificação: 06 de Agosto de 2015, 14:08:31 por efilho »


Jubelvs

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
  • Google and WeArt Photographer
    • Rafael Starobole Fotografia
Resposta #6 Online: 06 de Agosto de 2015, 14:56:55
Leve o corpo e se tiver uma 18-55 do kit, voce não vai precisar mais do que isto, afinal não é uma viagem de negócios. Divirta-se, as melhores imagens estarão na sua memoria.
Rafael Starobole .'.
Canon 5DS - EF 70-200mm f/2.8L IS II USM - EF 24-70mm f/2.8L II USM - Fisheye 8-15 4L USM
Canon 70D - 18-55mm 3.5-5.6 - 50mm 1.8 II - 55-250 IS STM - Flash Canon 430EX II - Radio Flash Yongnuo 622C - Tripes Manfrotto - Mochilas Lowercase


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2015, 22:51:47
LEve a cAmera com uma lente (e se desejar a 40mm que tens nota). O que mais precisares podes alugar por lá...
Opcionalmente não leve nada e compre lá um novo corpo com uma lente...
« Última modificação: 09 de Agosto de 2015, 22:52:45 por jauvane »
JVc.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Agosto de 2015, 02:20:41
Aproveitando o tópico, me bateu uma dúvida. Suponhamos que eu tenha sido contratado para fotografar um casamento fora do país. Como faço pra levar todo meu equipamento sem ser taxado?


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #9 Online: 10 de Agosto de 2015, 02:41:48
Se não tiver nota brasileira Rafa Meira, corre o risco de ser taxado sim, não importa se está levando ou comprando lá ...
« Última modificação: 10 de Agosto de 2015, 02:44:25 por Marcel A. »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Agosto de 2015, 02:49:43
Se não tiver nota brasileira Rafa Meira, corre o risco de ser taxado sim, não importa se está levando ou comprando lá ...

Ai é problema. Aposto que nem 10% dos profissionais de fotografia do país tem nota de seus equipamentos.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Agosto de 2015, 08:28:49
Declare seu equipamento como bem móvel no IRPF (retifique se for necessário), duvido que a própria Receita não aceitaria o IRPF como prova da posse do produto.

Isso não é garantia alguma já que a Receita não está se importando se você comprou o bem antes ou depois da viagem. O que importa para a receita é que essa compra tenha sido feita de forma legal. 


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Agosto de 2015, 09:10:03
Sobre declarar no IRPF... Não funciona... POsso muito bem comprar um MONTE de equipamento no exterior, entregá-lo na casa de conhecidos, registrar tudo no IR e só depois ir buscar tudo... A declaração no IR (ou em uma apólice de seguro, ou mesmo declaração em cartório) não comprova que o bem entrou no país legalmente... Só a nota fiscal o faz (ou a documentação da aduana relativa á entrada do bem no país em viagem anterior).  Algum agente da aduana pode até eventualmente deixar passar com algo deste tipo, mas não se tem qualquer certeza a respeito. Tenho saudada da antiga declaração de bens, que era feita presencialmente na aduana de qualquer aeroporto e resolvia o problema de modo definitivo. Para falar a verdade, mesmo uma nota fiscal pode ser problemática se ela não citar o número de série do equipamento... Caso contrário, uma vez comprada uma lente e cãmera a pessoa teria como traazer vários itens do mesmo modelo ao país... A nota da própria Canon, por exemplo, não cita o número de séria de uma lente adquirida, o que é um problema :(

O problema da legislação atual, que exterminou a declaração de bens, é justamente o fato de que a NF em si é vaga... Sem contar que existe também a possibilidade de emissão de nota fria para "esquentar" bens como exemplificado acima. O ideal era mesmo a finada declaração de bens. Talvez eletrônica e incluindo foto do bem tirada pelo oficial da aduana, para evitar fraudes...

Sobre um fotógrafo viajar a serviço... Melhor alugar o grosso do equipamento lá fora e levar apenas o que a legislação prevê...
« Última modificação: 10 de Agosto de 2015, 09:16:51 por jauvane »
JVc.


edumariano

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #13 Online: 12 de Agosto de 2015, 21:08:36
Obrigado a todos que perderam um tempinho aqui pra responder.
=)