Autor Tópico: O poder da IA  (Lida 1388 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 19 de Fevereiro de 2024, 13:01:30
 Desculpe mas discordo. Existe um Interesse enorme em se apropriar das técnicas artísticas. Terminar com curadores de artes. Existem empresas enormes tentando se apropriar cada vez mais.  Getty Images entrou em processo contra uma empresa que utilizou fotos para desenvolver sua tecnologia.

No campo ideológico, vejo uma tendência em construir uma economia digital que
está longe de não ter uma tendência.

Como o título do tópico fala.... O poder...
 
Eu não estou em acordo com o mundo tec querendo se apropriar. Existe uma da fotografia relação com o mundo real, uma necessidade de desconexão dessa b. De internet. Uma liberdade corporal, sensorial da experiência.

Minha opinião, é uma ferramenta de Design 3d que se apropria de imagens já feitas, me parece ser algo mais da ciência da computação.








fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 19 de Fevereiro de 2024, 13:37:34
...Stalin era conhecido por apagar pessoas indesejadas de fotografias



E no mundo real também...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 19 de Fevereiro de 2024, 15:18:37


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #33 Online: 19 de Fevereiro de 2024, 15:47:52
Desculpe mas discordo. Existe um Interesse enorme em se apropriar das técnicas artísticas. Terminar com curadores de artes. Existem empresas enormes tentando se apropriar cada vez mais.  Getty Images entrou em processo contra uma empresa que utilizou fotos para desenvolver sua tecnologia.

mas esse negocio de empresa se apropriar da tecnologia de outra empresa, existe desde sempre.
ou é um país tentando se apropriar da tecnologia de outro país ou recursos de outros povos,
ou um estilo artístico se apropriar das técnicas de outro estilo artístico.
isso sempre existiu na história da humanidade.


No campo ideológico, vejo uma tendência em construir uma economia digital que
está longe de não ter uma tendência.


não entendi o que vc quis dizer com isso.



 Eu não estou em acordo com o mundo tec querendo se apropriar. Existe uma da fotografia relação com o mundo real, uma necessidade de desconexão dessa b. De internet. Uma liberdade corporal, sensorial da experiência.


tbm não entendi o que vc quer dizer com isso,
vc está falando sobre o ato de fotografar?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 19 de Fevereiro de 2024, 20:41:49
Conhecimento importa mais que equipamento.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 20 de Fevereiro de 2024, 09:56:53
calma galera...

A fotografia que a gente conheceu já tava morrendo antes da IA ganhar esse impulso.

No caso do vídeo, isso era bola cantada há anos. Era questão de tempo até chegar no ponto de vc falar pro computador que vc quer um filme tipo senhor dos anéis e em 5min ele fazer pra vc. Acho bizarro que demorou tanto tempo pra ficar assim.

Esse hype da IA pra imagens, pelo menos por enquanto, é só hype. O lance dessas big tech é fazer grana com isso. Óbvio né? Uma Adobe da vida não vai querer que seus clientes não tenham mais como ganhar dinheiro pois perderam emprego pra uma IA. Pelo menos não por enquanto...

Voltando pro "nosso umbigo", a pessoa não vai ter as fotos do casamento dela feitas por uma IA. (pelo menos por enquanto)

No máximo, o cara que vai editar as fotos vai usar uma ferramenta parecida com essa dos S2x pra apagar uma ex-namorada da foto.

Isso, claro, "por enquanto".

No futuro, já não sei. Talvez as pessoas não casem mais, nem haja mais eventos corporativos. Quem sabe?


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 20 de Fevereiro de 2024, 14:44:29
indo pelo contexto do que vai ser de eventos no futuro, eu já imagino que ao invés de fotógrafos teremos mini drones fotografando e no final uma IA vai construir além de vídeos o álbum de fotos inteiro. aí vai a pergunta, mas quem vai controlar os drones, aí que a IA entra, ela vai saber se posicionar e obter os melhores ângulos e cliques, e quando falo mini drones imagino aparelhos de 50gr a 100gr que não vão fazer um tornado de vento em cima da cabeça das pessoas ou que causem algum risco de acidente.

imaginem uma meia dúzia de drones assim, um reconhecendo a posição do outro, fazendo cálculos em tempo real, montando um mapa de imagens que talvez poder-se-á até criam um ambiente totalmente em 3d com IA generativa, sobrevoando todo o evento, detectando obstáculos e desviando do tio do pavê que insiste em trombar com a equipe técnica... esse sim, será o fim da profissão de fotógrafos de eventos.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 20 de Fevereiro de 2024, 15:32:32
indo pelo contexto do que vai ser de eventos no futuro, eu já imagino que ao invés de fotógrafos teremos mini drones fotografando e no final uma IA vai construir além de vídeos o álbum de fotos inteiro. aí vai a pergunta, mas quem vai controlar os drones, aí que a IA entra, ela vai saber se posicionar e obter os melhores ângulos e cliques, e quando falo mini drones imagino aparelhos de 50gr a 100gr que não vão fazer um tornado de vento em cima da cabeça das pessoas ou que causem algum risco de acidente.

imaginem uma meia dúzia de drones assim, um reconhecendo a posição do outro, fazendo cálculos em tempo real, montando um mapa de imagens que talvez poder-se-á até criam um ambiente totalmente em 3d com IA generativa, sobrevoando todo o evento, detectando obstáculos e desviando do tio do pavê que insiste em trombar com a equipe técnica... esse sim, será o fim da profissão de fotógrafos de eventos.
Se um dia acontecer isso, de fato, nem estaremos mais por aqui hahaha


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 20 de Fevereiro de 2024, 17:06:54
Se um dia acontecer isso, de fato, nem estaremos mais por aqui hahaha

pelo menos temos algo em torno de 20 anos ainda... dá pra ganhar uma graninha...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #39 Online: 20 de Fevereiro de 2024, 23:10:08
pelo menos temos algo em torno de 20 anos ainda... dá pra ganhar uma graninha...

Isso se o Estado Malvadão não mantiver a restrição de drones voando sobre pessoas.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 20 de Fevereiro de 2024, 23:37:02
Esse é um ponto interessante pro futuro: vc ter uma "recordação" 3D realista do casamento (ou de outro evento).

Pra ser "revivida" com óculos de VR.

Cara, eu ia achar animal se pudesse ter uma reprodução fiel do meu casamento e de outros eventos da minha vida. Já pensou, que irado...


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 21 de Fevereiro de 2024, 08:07:30
Isso se o Estado Malvadão não mantiver a restrição de drones voando sobre pessoas.

não sei se procede mas já li a alguns anos que a licença é aplicável a equipamentos com peso acima de 300gr completo com bateria e acessórios, se for abaixo disso pode usar indoor... alguém pode confirmar se procede isso ainda?

pensando em drones futurísticos imagino algo que seria em torno de 50gr com tamanho de uns 5cm, ou seja, praticamente imperceptível. neste sentido sim daria pra usar vários, em um local fechado e no caso de algum deles trombar com aluguem ele só cairia no chão sem causar qualquer tipo de ferimento, talvez eles fossem revestidos com neoprene. esse seria um cenário ideal para acabar com o trabalho de fotografia em eventos.

edit... esses dias fui no canaval em um clube aqui da cidade, local aberto e tinha um dji mavic lá sobrevoando o pessoal, com seu tufão de vento a um meio metro acima das pessoas.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2024, 08:10:07 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #42 Online: 21 de Fevereiro de 2024, 10:37:19
não sei se procede mas já li a alguns anos que a licença é aplicável a equipamentos com peso acima de 300gr completo com bateria e acessórios, se for abaixo disso pode usar indoor... alguém pode confirmar se procede isso ainda?

pensando em drones futurísticos imagino algo que seria em torno de 50gr com tamanho de uns 5cm, ou seja, praticamente imperceptível. neste sentido sim daria pra usar vários, em um local fechado e no caso de algum deles trombar com aluguem ele só cairia no chão sem causar qualquer tipo de ferimento, talvez eles fossem revestidos com neoprene. esse seria um cenário ideal para acabar com o trabalho de fotografia em eventos.

edit... esses dias fui no canaval em um clube aqui da cidade, local aberto e tinha um dji mavic lá sobrevoando o pessoal, com seu tufão de vento a um meio metro acima das pessoas.


Tem mais problemas do que o peso em si. É muito, muito fácil causar um ferimento sério com os rotores, principalmente se for nos olhos.
Já experimentei tocar em um rotor em funcionamento e é brabo, mesmo para um Mavic Mini 2. Se pegar nos olhos já era.
Tenho drone já faz um bom tempo e acho as restrições nesse sentido perfeitamente válidas.

As pessoas acham que não tem problema até acontecer alguma coisa com elas.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2024, 10:37:48 por AFShalders »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 21 de Fevereiro de 2024, 10:56:03

Tem mais problemas do que o peso em si. É muito, muito fácil causar um ferimento sério com os rotores, principalmente se for nos olhos.
Já experimentei tocar em um rotor em funcionamento e é brabo, mesmo para um Mavic Mini 2. Se pegar nos olhos já era.
Tenho drone já faz um bom tempo e acho as restrições nesse sentido perfeitamente válidas.

As pessoas acham que não tem problema até acontecer alguma coisa com elas.

por isso que hipoteticamente falando acho que vai levar uns 20 anos ainda pra termos drones "seguros" para uso em ambiente interno. com rotores internos e talvez com revestimento macio... quanto menos massa menos energia potencial menos ferimento.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.