Autor Tópico: Troca de equipamento X dólar alto  (Lida 2853 vezes)

costaedu

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Online: 18 de Agosto de 2015, 00:58:00
Quem aqui pensava em trocar de equipamento mas teve que adiar devido a alta do dólar?
Eu estava pensando em trocar de sistema pois minha lente principal é DX e iria precisaria comprar igual outra lente mais aberta e xmm teria como trocar "de mano" em outra. Mas a alta de preço de equipamentos novos e desvalorização dos usados  brochou essa ideia. Mais alguém passou por isso ou está revendo possíveis upgrades?
« Última modificação: 18 de Agosto de 2015, 09:08:48 por amador47sc »
Antes eu apertava botão da Nikon; agora, da Canon.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2015, 08:44:06
Realmente o momento não é dos melhores, por um lado o dólar disparou inviabilizando compras de equipamentos novos e por outro o "mercado" não está aceitando uma alta proporcional nos equipamentos usados ou semi novos.

Estou nas duas posições, vendendo uma Lente que não uso e "querendo" comprar outro equipamento com mais utilidade. Para vender penso que só farei se compensar mesmo, pois sei que para recomprar outra vai sair bem caro. Para comprar já desisti dos novos pois o preço está alto e muda todo dia.
Acredito que atualmente as trocas são mais interessantes, pois nelas temos que aplicar a mesma regra, ou seja parâmetros de valoração de usados iguais.
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2015, 09:32:19
Compre usados, vale a pena.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2015, 12:33:20
Compre usados, vale a pena.

Depende: comprei minhas lentes na loja da Nikon Brasil justamente antes do aumento de cerca de 30% que teve no início do ano em 12x sem juros, valeu a pena, pois os preços estavam próximos do "importador".

Por exemplo, uma Nikkor 70-200 f/4 está custando nos EUA cerca de R$ 6200 com as taxas locais, IOF de cartão e dólar a R$ 3,80. No nosso "importador" R$ 4000 e no mercado de usados cerca de R$ 3500. Na Loja Nikon Brasil essa lente custa R$ 7800.

A 70-200/4 mais barata, usada, vem do jeito que está com garantia da palavra de um desconhecido. A de um "importador" de confiança vem zerinho e tem garantia pequena mas que cobre possíveis defeitos de fabricação, que normalmente aparecem logo. Ambas exigem depósito à vista de cerca de R$ 4000. A loja Nikon custa o dobro das "alternativas nacionais", mas são cinco anos de garantia, nota fiscal e, dependendo do dólar na época, quase o mesmo preço da lente na B&H...

Em minha opinião, equipo usado só vale a pena "sem outras considerações" se for lente ou câmera antiga e sem essa plastiqueira de hoje em dia, estabilização, diafragma de acionamento eletrônico etc. Nikon e Canon, especialmente esta última, por serem equipos de preferência dos profissionais, normalmente estão em bom estado óptico mas o aspecto externo mostra a "intensidade do uso em combate"  :D

Além disso, se algo pifar algo prepare-se para uma conta que pode tirar toda a vantagem da compra, e pode não valer nada a pena...  ;)


Luiz Victor

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2015, 16:33:30
Os usados deram uma leve aumentada nos preços. Mas isso pq aqueceu com o aumento do dólar, pessoal tá comprando menos produtos novos.
sem equipamento no momento


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2015, 17:01:09
Tá "osso"!!! Eu mesmo sempre quis duas lentes para completar meu set mas... Agora é esperar para ver no que dá!!!


costaedu

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2015, 22:54:32
Obrigado pelos retornos.
Bom saber que tem mais colegas na mesma. Pelo menos tivemos uma notícia boa hoje, com a isenção de imposto nas compras de materiais fotográficos  :D :D :D
Antes eu apertava botão da Nikon; agora, da Canon.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2015, 00:18:08
Infelizmente aquele post dá a impressão de a isenção já estar praticamente certa, e não é nada disso. Essa proposta vai se somar a várias outras que dependem de aprovação, e não deve vingar, justamente porque propõe "tirar dinheiro" do Governo através de isenção de imposto... Duvido que seja sequer defendida no Senado...  :(
« Última modificação: 19 de Agosto de 2015, 00:18:57 por efilho »


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Agosto de 2015, 00:41:46
Infelizmente aquele post dá a impressão de a isenção já estar praticamente certa, e não é nada disso. Essa proposta vai se somar a várias outras que dependem de aprovação, e não deve vingar, justamente porque propõe "tirar dinheiro" do Governo através de isenção de imposto... Duvido que seja sequer defendida no Senado...  :(

Exatamente. Lembrando também que tal isenção, na remota hipótese de sair de fato, só vale para aqueles que puderem comprovar a atividade de fotógrafo profissional. No documento abaixo, íntegra do projeto, a partir da pág. 4.

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1046997&filename=SBT+1+CFT+%3D%3E+PL+2114/2011
« Última modificação: 19 de Agosto de 2015, 00:43:13 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 19 de Agosto de 2015, 00:52:28
Voltando ao tópico, acho que o importante seria pensar se realmente precisa de uma troca de equipamento, se isso irá te fazer ganhar mais dinheiro ou se as suas fotos ficarão melhores a ponto de justificar a grana.  ;)



Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Agosto de 2015, 09:23:25
Voltando ao tópico, acho que o importante seria pensar se realmente precisa de uma troca de equipamento, se isso irá te fazer ganhar mais dinheiro ou se as suas fotos ficarão melhores a ponto de justificar a grana.  ;)
:clap: :clap: :clap:
Lembrando que isto vale para os profissionais, ou seja, para aqueles que vivem da fotografia. Para os amadores ou hobbystas ou entusiastas, o cara pode querer trocar o equipamento apenas porque o dourado do anel da lente nova ficou mais brilhante que o da antiga. :hysterical: :hysterical:
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #11 Online: 19 de Agosto de 2015, 09:44:16
Quem aqui pensava em trocar de equipamento mas teve que adiar devido a alta do dólar?
Eu estava pensando em trocar de sistema pois minha lente principal é DX e iria precisaria comprar igual outra lente mais aberta e xmm teria como trocar "de mano" em outra. Mas a alta de preço de equipamentos novos e desvalorização dos usados  brochou essa ideia. Mais alguém passou por isso ou está revendo possíveis upgrades?

Não entendi a parte sobre "desvalorização dos usados".
Ocorreu justamente o contrário e por duas razões:

1) Alta do dólar (como citaram acima). Comprei uma objetiva de R$ 1550 em Março/2014 (com o dólar a R$ 2,24) e hoje o mesmo equipamento usado custa R$ 1800 a 2000 nos classificados.

2) Com o aumento dos preços dos novos, a procura dos usados cresceu, ocasionando uma maior valorização.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2015, 09:57:49
Por pura coincidência, nesses últimos meses eu troquei praticamente meu equipamento inteiro. De tudo o que eu tinha, ficou apenas uma lente, o resto foi tudo trocado. Algumas coisas usadas, outras novas, sempre pesquisando boas oportunidades de usados e boas promoções de novos. Lembrando que sou profissional, então tenho muito equipamento aqui, rsrs.

Da mesma forma que estou pagando mais caro hoje em dia pelos equipamentos novos, também estou conseguindo vender os usados por preços mais altos, então pude renovar quase todo meu conjunto com pouco gasto adicional. A exemplo do Rick, também não senti que houve desvalorização dos usados, muito pelo contrário.  :ok:


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Agosto de 2015, 10:08:43
Eu tava pensando em trocar de sistema, de Nikon pra Sony. Adiei a troca, mas não por causa do dólar, e sim porque eu ia comprar os itens no exterior, e meus planos de viajar pros EUA foram pro vinagre (e de novo, não por causa do dolar).

Duas coisas que eu aprendi:

1. devia ter investido em fundo cambial quando o dólar tava 2,20 (+de 1 ano atrás) e um amigo do mercado disse que até o fim de 2016 ia passar dos 4 reais;

2. se acostumar com a nova realidade: ou ganha mais dinheiro, pois o dinheiro ganho não vale mais a mesma coisa (e quase tudo que eu gasto pra trabalhar é em dolar), ou chora, pois as lágrimas são as mesmas em qualquer moeda...


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #14 Online: 19 de Agosto de 2015, 10:13:49
Eu tenho algumas coisas a venda, não vou dar os equipamentos, como não estou precisando de grana, só fica ocupando espaço e sendo pouco usada! De novo, está chegando na próxima semana uma 5D MkIII...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr