Autor Tópico: Fotometro  (Lida 1564 vezes)

angiub

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 03 de Novembro de 2006, 14:48:18
Salve, Salve !!!!

Pessoal, boa tarde.

Tenho um XTI com o Kit EF-S 18-55mm e não estou me entendendo muito com o fotômetro.
99,99% de chance de ser culpa minha, porém tenho achado que as fotos com pouca luz estão saindo muito escuras.

Como estou fotografando em M, AV e TV, estava desconfiando da habilidade do fotografo, ai fiz o seguinte teste:

3 Fotos:
a) AUTO -> 1/60 - F 5.6 - Iso 400
b) AV (indicação do fotômetro): 1/8 - f 5.6 - Iso 400
c) AV (indicação do fotômetro -2): 1/30 - f 5.6 - Iso 400

As fotos "A" e "C" sairam praticamente iguais, mas a "B" saiu com as cores mais "vivas".

Se alguem me explicar como posso colocar as fotos no Forum, ficaria mais facil de todos compreenderem.

O que eu estou ficando confuso é que sempre que uso AV ou M, se não tiver muito sol, a fotômetro está indicando
sempre velocidade de 1/30 para mais baixo.....Mesmo com o diafragma em f3.5...f5.6.

Alguém pode me dar alguma dica? É a lente (defeito ou sem recursos) ou é só a porcaria do fotografo mesmo !!!!

Forte abraço


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2006, 15:23:02
Ola,

Para colocar fotos no site, tente este tutorial.

Bem, considerando que a diferença de velocidade entra A e C é de metade, significa que você deixou entrar o dobro de luz, mantendo o ISO e a abertura.

Cada vez que você reduz pela metade a velocidade, vc aumenta o dobro de luz.

Assim, de A pra C vc deixou entrar o dobro de luz, deixando pouco mais claro.
Mas de C para B, vc reduziu 2 vezes isso (1/30->1/15 e depois de 1/15->1/8). Assim, de B pra C você deixou entrar 4 vezes mais luz, deixando a imagem mais clara.

A cada vez que você reduz a velocidade pela metade, você dobra a luz que entra. Então de A pra B você deixoi entrar 8 vezes mais luz, deixando uma diferença bem grande.

Mas dobrar a luz que entra na camera e atinge o sensor não quer dizer deixar a imagem vizualmente 2 vezes mais clara. A diferença se percebe mas é poca como você pode perceber entra A e C.

 
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2006, 15:27:05
Como colocar fotos.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=2672

O fotômetro deve ser pontual e a fotometria da câmera deve estar em multisegmento.
Se tiver um cartão cinza faça a fotometria com a câmera e o fotômetro nele e veja se dá a mesma coisa.
Ou então em uma parede branca, para conferir se está batendo.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2006, 15:52:46
Mas não se esqueça, ao medir na parede completamente branca, você deve diminuir a velocidade 2 vezes, mais ou menos. Isto porque a camera é ajustada pra medir a luz em um cartão cinza, normalmente 18%, que reflete metade da luz. E ao medir a parede branca, a camera acha que é cinza e está muito iluminada, então ela tende a escurecer a imagem. Para corrigir isto, você deve diminuir a velocidade.

Mas se medir no cartão cinza não é necessária esta correção.
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


ki-suco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2006, 16:08:36
Para entender como funciona fotômetro, vc precisa entender o sistema "zona" :

Zona 0 - Preto total da cópia, sem nenhuma informação útil;
Zona I  - Limiar efetivo. Primeiro passo acima do preto total, com leve tonalidade porem sem textura nenhuma;
Zona II - Primeira noção de textura, tonalidades profundas que representam a parte mais escura da imagem na qual há alguns detalhes;
Zona III - Materiais escuros com presença de texturas, ex: couro que reveste câmeras fotográficas;
Zona IV - Sombras médias de folhagens, pedras e paisagens escuras, área de sombras em pele de pessoas claras;
Zona V -  Cinza médio a 18% de reflexão; ex: pele de pessoa negra, céu azul setentorial, pedra cinza, madeira gasta;
Zona VI - Tom de pele de pessoas brancas sob céu difuso ou luz artificial; ex: Pedra clara, sombras na neve em paisagens ensolaradas;
Zona VII - Pele muito clara, objetos cinza claro, neve com forte iluminação lateral, plena presença de texturas;
Zona VIII - Branco com sensação de textura e tons delicados, neve com textura, altas luzes na pele de pessoas claras;
Zona IX - Branco sem textura próximo ao branco puro,quase indistinguível da zona X;
Zona X  - Branco puríssimo, brilhos especulares em cromados;

É precisa ter na mente que o fotômetro sempre indica o valor para zona V, ou seja, cinza 18%, não importa se vc aponta ele para uma parede branca ou preta, ele vai achar que a parede é cinza 18%.....e por isso tem que saber compensar esse valor, ou para cima, ou para baixo...ex. citado por Tales, fotometrando numa parede branca, vc estaria medindo luz na zona VII e para que a foto saísse com a cor certa, é precisa compensar +2 ptos......pode fazer vc mesmo esse teste, se não compensar, a parede vai sair meio cinzenta (cinza 18%) e vice-versa, vale para uma parede preta com textura, se não compensar em -2 ptos, a parede certamente sairá com uma cor cinza tbm.......

Boa sorte!!
« Última modificação: 03 de Novembro de 2006, 16:12:33 por ki-suco »


angiub

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2006, 22:54:21
Salve, Salve !!!

Obrigado pelas dicas de como colocar as imagens, abaixo estão elas.
Fotos:
Auto


Fotometro -2


Fotometro


O lance de diafragma e obturador eu já saquei, o que eu estou encucado é pq sempre que eu uso ou AV ou M, a máquina, mesmo com o diafragma aberto ao máximo, está me dando velocidadede abaixo de 1/30 enquanto que em auto ele coloca 1/60 para cima.

Forte abraço


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #6 Online: 04 de Novembro de 2006, 01:31:19
Impressão minha ou o flash disparou? Com o flash qualquer teoria sua vai estar sendo influenciada pelo flash. Por isso vc n consegue uma conclusão lógica.

O que aconteceu nas suas fotos foi que nas 2 primeiras exposições vc usou um tempo menor, fazendo com que o flash fosse a fonte de luz dominante. Agora na ultima, como o tempo foi maior, a luz ambiente teve muito mais inflência na exposição. Por isso a cor está tão diferente.

Para entender o funcionamento do fotometro, não use o flash
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]