Autor Tópico: Intransigência dos moderadores  (Lida 4381 vezes)

emersonik

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 18 de Agosto de 2015, 17:57:43
Postei uma foto no corredor. Um comentou que não entendeu a foto, daí eu descrevi o que estava na imagem e minha postagem foi censurada.
Quase todos os outros comentadores disseram que não entenderam a foto (se é que uma foto abstrata deve ser entendida). Tudo bem, respondi que eu já tinha tentado "explicar" a foto e tinha sido censurado. Dessa vez o post foi simplesmente apagado.
Acho que nem Stálin como moderador faria desse jeito.
A regra diz: "O autor poderá responder apenas a dúvidas dirigidas a ele sobre a execução do trabalho." Os comentaristas falavam "o autor deveria explicar essa foto", aí quando eu tento fazê-lo, sou censurado.
Peço aos moderadores mais tolerância e bom senso. E por favor, não deletem este post só porque é uma crítica (construtiva).


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2015, 22:59:08
Emerson, regras são regras, em especial em áreas como Classificados e Corredor Polonês. Eu mesmo já divulguei a minha vontade em aberto sobre o Corredor (ser fechado) pois justamente as pessoas não leem as regras ou não sabem respeitar.

Vou considerar que seu texto indignado e ácido foi em um momento de cabeça quente.

Nós do MF sempre buscamos ser o mais democrático e aberto possível mas regras existem e, apesar de não sermos onipresentes, sempre que podemos damos uma olhada nos tópicos e moderamos quando alguma regra ou desvio de conduta se desviar daquilo que esse fórum espera.

Continue participando e postando.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


emersonik

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2015, 09:00:26
Regras são regras. E a regra não diz que podemos responder a dúvidas direcionadas ao criticado? Pois bem, um dos críticos disse: "Acho que o autor podia explicar do que se trata." E vocês não me deixam explicar?


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.413
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2015, 09:23:23
Olá Emerson, como sugestão utilize o espaço "Galeria de Fotos", acho o espaço lá muito mais construtivo, quem vê a foto tem mais liberdade para comentar e você para descrever como a mesma foi feita, o que você imaginou com o click, etc...

Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


VictoriaJara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2015, 10:17:08
Eu acho que o espaço "Galeria de fotos" não dá muita chance pro aprendizado... Além de ter uma rotatividade muito maior que a sala do Corredor, a maioria das pessoas só concorda, diz que está ótimo, e dificilmente vejo alguma crítica lá. Sem contar que as poucas fotos de pessoas menos experientes passam batidas, sem comentário nenhum. Basta fazer um levantamento. O Correodr é o lugar pra aprender e ser criticado, gosto muito mais do formato e da descrição da sala. Apesar de que não gosto do tom de 2 ou 3 pessoas no corredor, motivo porque ainda hesito em colocar alguma foto lá. Mas aprendo muito mais lá que no Galeria.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2015, 10:18:39 por VictoriaJara »
Canon 70D +  EF 17-40mm f/4 L + EF 40mm 2.8 STM + Canon 430 EXII


Luiz Victor

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2015, 10:21:41
Acho que regras são importantes mas às vezes me parece que aqui existe excesso delas.

Em alguns tópicos até comentários críticos, irônicos ou que os moderadores não gostam são repreendidos. Exemplo aconteceu no tópico da 5dC que depois de 100 páginas foi dividido em dois e os frequentadores não gostaram. Quem reclamou tomou "chamada".
« Última modificação: 19 de Agosto de 2015, 10:24:01 por Luiz Victor »
sem equipamento no momento


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2015, 10:55:49
Eu estou sendo "observado", pois depois de atingir 100 posts, fiz 2 anúncios nos classificados...

¯\_(ツ)_/¯

Vai entender...



Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


VictoriaJara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2015, 11:31:17
Eu concordo com algumas atitudes dos moderadores sim, afinal eles existem pra isso e o nome não é moderação a toa. Mas acho que a reclamação de vocês passa a ter sentido sim quando eles tem mais rigor em algumas regras que em outras, ou mais boa-vontade com o comportamento anti-social de alguns usuários do que com outros.
Canon 70D +  EF 17-40mm f/4 L + EF 40mm 2.8 STM + Canon 430 EXII


Luiz Victor

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
Resposta #8 Online: 19 de Agosto de 2015, 11:48:30
Tem coisa que não faz sentido. Exemplo: você tem um tópico onde dois membros começam a discutir e mudam toda a conversa e fica naquele embate interminável, vários posts nisso. Ok, faz sentido alguém intervir e falar pra parar.

Mas aqui o que ocorre é o seguinte: fulano faz um post que pode ser considerado irônico/ríspido a sicrano. O que os adultos fazem? Provavelmente ignoram ou não concordam e pronto. O que acontece na prática? Moderador (não sei se todos) faz um post repreendendo e dizendo que aqui é um "ambiente familiar".

Isso dá nos nervos. Parece um pai falando com adolescentes ou aquele seu chefe microgerenciador.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2015, 11:49:54 por Luiz Victor »
sem equipamento no momento


mlopess

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Agosto de 2015, 12:49:02
Para interagir, acho que que teria que postar na Galeria de fotos
« Última modificação: 19 de Agosto de 2015, 12:50:11 por mlopess »
- Canon Rebel EOS T5 + 18-55mm f/3.5-5.6 III + 55-250mm f/4-5.6 STM + 50mm 1.8 II - Youngnuo 565EXII


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.314
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Agosto de 2015, 14:50:34
Eu estou sendo "observado", pois depois de atingir 100 posts, fiz 2 anúncios nos classificados...

¯\_(ツ)_/¯

Vai entender...

Não foi só por isso, e você sabe  :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.314
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Agosto de 2015, 14:57:36
Mas aqui o que ocorre é o seguinte: fulano faz um post que pode ser considerado irônico/ríspido a sicrano. O que os adultos fazem? Provavelmente ignoram ou não concordam e pronto. O que acontece na prática? Moderador (não sei se todos) faz um post repreendendo e dizendo que aqui é um "ambiente familiar".

Isso dá nos nervos. Parece um pai falando com adolescentes ou aquele seu chefe microgerenciador.

Raramente um post irônico/ríspido é moderado, a menos que seja ofensivo. Mas, muitas e muitas vezes, esse post é o estopim de uma discussão que se torna pessoal e foge totalmente ao assunto do tópico.

Coincidência ou não, há poucas semanas atrás precisei moderar um tópico e tive que mencionar exatamente isso, que os dois ou três participantes da discussão que desvirtuava o tópico mais pareciam crianças birrentas. Infelizmente esse tipo de comportamento, bastante frequente, exige uma intervenção que lamentavelmente soa da forma que você descreveu.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2015, 14:58:31 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2015, 15:11:28
Não foi só por isso, e você sabe  :ok:

Não, eu não sei.

Existe uma grande diferença entre o que é fato e o que é suposição...

Neste caso específico os fatos são:

1 - Fiz uma pergunta sobre um equipamento antes de atingir os tais 100 posts. Onde fui prontamente respondido pelos companheiros do fórum sobre minha dúvida e acabou subsidiando minha decisão pela compra.
2 - Após atingir o mínimo de posts, fiz o anúncio de 2 equipamentos que tenho disponíveis para venda.

Na sequência, diversas suposições foram feitas (vejam como este terreno é subjetivo, pois estou "supondo" que o moderador e alguns membros "supuseram") sobre as intenções da minha pergunta, etc...

As regras (em qualquer lugar) existem para regular fatos concretos, pois o campo da subjetividade de interpretação é demasiado extenso e escorregadio. Justamente por isso nem quis prolongar a discussão no tópico em que ela foi instalada, pelo bem da manutenção da ordem no fórum.

O que eu acho complicado é a arbitrariedade baseada em suposições.

 :ok:
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.314
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Agosto de 2015, 16:49:45
Não, eu não sei.

Existe uma grande diferença entre o que é fato e o que é suposição...

Neste caso específico os fatos são:

1 - Fiz uma pergunta sobre um equipamento antes de atingir os tais 100 posts. Onde fui prontamente respondido pelos companheiros do fórum sobre minha dúvida e acabou subsidiando minha decisão pela compra.
2 - Após atingir o mínimo de posts, fiz o anúncio de 2 equipamentos que tenho disponíveis para venda.

Sendo que um deles foi exatamente aquele para o qual você se utilizou da boa vontade dos colegas para se aconselhar, dando a entender que seria para uso pessoal, e imediatamente após a compra colocou à venda no fórum por valor bem maior. Mais fatos.

É um direito seu? Totalmente. Pegou mal? Bastante. Ficou parecendo manipulação da comunidade em favor da venda.

Posso estar errado sobre isso e se for o caso peço desculpas antecipadamente, estou apenas relatando o que pareceu.

Citar
Na sequência, diversas suposições foram feitas (vejam como este terreno é subjetivo, pois estou "supondo" que o moderador e alguns membros "supuseram") sobre as intenções da minha pergunta, etc...

As regras (em qualquer lugar) existem para regular fatos concretos, pois o campo da subjetividade de interpretação é demasiado extenso e escorregadio.

Tomando essa última frase, espero que você também consiga ver a questão pelo outro lado da moeda, e considerar que aqui é um ambiente onde não temos a interação do contato pessoal, apenas texto frio, preto no branco, o que exige também cuidado não somente com as palavras, mas com as ações, pois podem dar margem a interpretações, e essas sempre serão baseadas no que nos é mostrado. Além disso, em várias situações a moderação tem que ser proativa, não pode esperar acontecer algo para agir.

Citar
O que eu acho complicado é a arbitrariedade baseada em suposições.

Arbitrariedade teria sido fechar os anúncios. Isso foi feito? Não.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 19 de Agosto de 2015, 16:58:55
Sem "pobrema" ;)
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII