Autor Tópico: Olympus Pen EES-2  (Lida 6983 vezes)

xmaarkx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 200
  • Sexo: Masculino
  • "Os homens inventam o ideal para negar o real."
Online: 18 de Agosto de 2015, 22:02:08
Boa noite, acabei de conseguir um Olympus Pen EES-2, aparentemente tudo certinho, fiz aquele teste aonde se deve colocar no automático, tapar a lente e tentar disparar, nesse momento subiu a bandeira vermelha, pelo o pouco que entendo dela, isso é um bom sinal, certo?!

Basicamente tenho algumas dúvidas, antes de colocar o filme e fotografar, tem mais algum teste que eu possa fazer pra ver se está tudo certo? Devo guardar a câmera com a tampa na lente? Eu costumo guardar minha lente em uma caixa organizadora com um anti-mofo dentro, posso colocar a câmera lá também?
Desde já, valeu galera.  :)
Canon AV-1 - 50mm 1:1.8
Olympus Pen EES-2
Yashika Minister D


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2015, 09:41:14
Pelo que entendi está tudo funcionando nela, inclusive o fotômetro. A câmera você pode deixar numa caixa com o anti-mofo sim, e com a tampa na lente. Ao redor da lente está o selênio, responsável pelo funcionamento do fotômetro, então é bom não deixá-lo exposto à claridade quando não estiver usando a câmera. No mais é só colocar o filme e mandar bala, e depois postar no fórum...rsrs.  :snack: Lembrando que como é meio quadro as fotos saem em formato vertical. Para foto horizontal deve-se colocar a câmera na vertical. Espero ter ajudado. Grande abraço  :ok:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


xmaarkx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 200
  • Sexo: Masculino
  • "Os homens inventam o ideal para negar o real."
Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2015, 10:21:49
Era essa mesmo minha dúvidas, porque as outras câmeras que eu tenho eu guardo na caixa com o anti-mofo e uma pedrinha de cânfora.
Valeu ai pelos toques, e essa parada do meio-quadro eu tinha lido, 72 fotos, vai ser divertido haha logo menos irei posta-las, valeu ai  :D :ok:
Canon AV-1 - 50mm 1:1.8
Olympus Pen EES-2
Yashika Minister D


DANIEL ALVES

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2015, 10:30:06
Pegando o bonde andando...
Como é essa historia ai de 72fotos? Isso vale só para a pen ou paras as Trips também?  :snack:


xmaarkx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 200
  • Sexo: Masculino
  • "Os homens inventam o ideal para negar o real."
Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2015, 10:44:09
Pelo o que eu sei só vale para a Pen, pois ela é meio quadro, a Trip 35 o quadro é inteiro (normal). Ai no caso da Pen, por ser meio quadro, então você duplica o número de fotos disponíveis no filme.
(Caso eu esteja errado me corrijam haha)  :)
Canon AV-1 - 50mm 1:1.8
Olympus Pen EES-2
Yashika Minister D


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2015, 10:53:02
Pegando o bonde andando...
Como é essa historia ai de 72fotos? Isso vale só para a pen ou paras as Trips também?  :snack:

Daniel, as câmeras comuns de filme utilizam cada quadro inteiro do filme, então um filme de 36 poses vai render 36 fotos. No caso das Half-frame (Categoria das Olympus Pen e outras) elas utilizam metade de cada quadro do filme. Então 1 quadro rende 2 fotos. Logo, um filme de 36 poses vai render 72 fotos. A Trip 35 não é half-frame, somente as Olympus Pen. Posso indicar Fujica Half, as Olympus Pen, Olympus Pen F, Canon Demi e outras...
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


DANIEL ALVES

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2015, 12:07:24
Daniel, as câmeras comuns de filme utilizam cada quadro inteiro do filme, então um filme de 36 poses vai render 36 fotos. No caso das Half-frame (Categoria das Olympus Pen e outras) elas utilizam metade de cada quadro do filme. Então 1 quadro rende 2 fotos. Logo, um filme de 36 poses vai render 72 fotos. A Trip 35 não é half-frame, somente as Olympus Pen. Posso indicar Fujica Half, as Olympus Pen, Olympus Pen F, Canon Demi e outras...

Vivendo e aprendendo, não sabia da existência de cameras cropadas no analógico.
Valeu pela aula!  :clap:
Mais camera para a lista. rsrs.


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2015, 12:12:32
Vivendo e aprendendo, não sabia da existência de cameras cropadas no analógico.
Valeu pela aula!  :clap:
Mais camera para a lista. rsrs.

Haha...obrigado!  :ok: Eu sei muito pouco perto desse universo tão grande e fascinante que é a fotografia analógica....rsrs.
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


xmaarkx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 200
  • Sexo: Masculino
  • "Os homens inventam o ideal para negar o real."
Resposta #8 Online: 20 de Agosto de 2015, 13:20:32
Já que está rendendo aqui haha mais uma dúvida, em questão de imagem e qualidade a Pen perde pra Trip 35 ou se igualam?
Canon AV-1 - 50mm 1:1.8
Olympus Pen EES-2
Yashika Minister D


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2015, 13:56:37
Creio que a Trip seja ligeiramente melhor que a Pen em qualidade de imagem. Tem gente que usa cromo na Pen, e coloca em monóculos. Fica muito bacana!
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


xmaarkx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 200
  • Sexo: Masculino
  • "Os homens inventam o ideal para negar o real."
Resposta #10 Online: 20 de Agosto de 2015, 14:04:45
É, acho que vou vou passar vergonha mais, o que são esses itens que você citou? rs  :assobi:
Estou realmente me dedicando a o assunto, mas quando o quesito é fotografia é um universo infinito haha
Canon AV-1 - 50mm 1:1.8
Olympus Pen EES-2
Yashika Minister D


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #11 Online: 20 de Agosto de 2015, 15:36:34
Isso é dos tempos da minha avó...rs...umas caixinhas que se colocava uma foto bem pequena dentro. Eles tem uma lentezinha que quando você olha por ela vê a foto aumentada...
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


felipe luis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2018, 16:37:25
Uma dúvida,   comprei uma pen EES-2 porém ao desmontar ela pra tirar o fungo da lente,  a bandeirinha vermelha parou de "funcionar", mas o selenio  está funcionando  perfeitamente,  creio que alguma peça não tá encaixada..  posso tirar foto normalmente  com ela?