Autor Tópico: INFORMAÇÃO LEGAL  (Lida 3605 vezes)

Guto Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 242
    • http://www.studioone.com.br
Online: 01 de Abril de 2005, 03:39:43
Cuidado com seus cartões de memória! 03/31/2005 15:47
Porque eles são muito sensíveis.
campos magnéticos como imãs de geladeira e alto falants podem danifica-los.
E isto vale para o sensor de sua câmera também.
Celulares não devem ser colocados no mesmo bolso em que vc colocou um cartão dememória extra.
sempre que tenho que colocar as minhas câmeras no raio X do aeroporto, eu tiro antes os cartões. E peço para o funcionário passar por fora da porta detectora de metais.
Façam o mesmo.
E não pensem em fazer macro fotografia dos seus imãs de geledeira. E não deixem suas cãmeras doi lado do alto falante do computador.
distãncia mínima: 30 cm.
E não comprem cartões de um giga (1000 m): é melhor comprar quatro de 256 M. sai quase pelo mesmo preço e é mais seguro.
Cartões dão problemas, se estragam. assim, se um der piti, ainda sobram outros três. E eles são tão fáceis de transportar. Não ocupam espaço...
Eu já acabei com dois de 512 M. É duro ter que jogar um no lixo!
Abraços.

FONTE: Comunidade Frederico Mendes
Gustavo A. Ferreira - Curitiba PR
--------------------
Canon EOS 40-D. Canon EOS 20-D. Canon Rebbel XT. Lentes: EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM e a 18 - 55. Flash:  02 Speedlite 580EX e 01 Speedlite 430EX
--------------------
Orkut


Pablo Weyne

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 672
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2005, 11:41:32
Valeu pelas dicas!!!


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2005, 13:09:12
Boas informações... valeu


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2005, 15:30:39
Cuidados com o equipamento nunca e demais, mas não vamos exagerar.

Imãs de Geladeira são fraquissimos, os do autofalante das caixas de som multimidia são blindadaos (pelo menos deveriam ser) e também não tem intensidade para destruir algo.

Cartões de memoria são dispositivos elétricos, um campo magnético fraco não vai destruir-los (a informação ou o dispositivo).

A camera também e composto mais por elementos sensiveis a campos elétricos, engrenagens são de 'plastico', lentes de vidro, poucas partes de metal que possam ser danificados por campos magnéticos fracos.

O celular quando esta em conversação produz um campo eletromagnético que pode interferir no funcionamento de outros equipamentos eletrônicos na proximidade (até um metro), isso também não vai destruir a sua camera ou o cartão (o celular ia se auto destruir).

O monitor de video, que usam o tubo de raios catodicos, e super sensivel a campos elétricos, magnéticos e eletromaqnéticos. Um imã nas proximidades vai deformar a imagem, o celular perto vai fazer a imagem tremer. Se nada disso acontecer, pode deixar a camera eo os cartões junto das caixas de som, mas se a caixa de som estiver deformando a imagem do monitor, jogue fora essas caixas.

Imãs estão por toda a parte, no celular, na camera, no drive de cdrom, no de disquete, no HD (tem uns bem fortes), etc.
Maioria deles estão dentro de blindagem eos campos confinados e concetrados em uma região especifica.

:)
Mesmo assim querem proteger a camera e cartões desses agentes do mau?
comprem uma caixa de aço, recheiado de chumbo, embrulhem o cartão de memoria em papel aluminio. E não se esqueça de se proteger também, vestindo aquelas roupas de proteção contra radiação
:)

Quando ao tamanho do cartão, escolha conforme a sua necessidade, se consegue enchear mais de um cartão de 1GB em uma saida, compre varios desse tamanho.

Campos magnéticos são medidos em Gauss ou Tesla, algums valores,
Terra: de 0.5 a 1 Gauss
Imã de Geladeira: 100 Gauss
MRI (imagem por Resonancia Magnética): ~15000Gauss
Imãs usandos em terapia (bracelete/colar): ~3000Gauss

Até o momento, não a indicios que campos magnéticos façam danos a seres orgnanicos.
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Guto Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 242
    • http://www.studioone.com.br
Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2005, 15:51:32
Pksato Valeuuu ai pelas informações. Realmente eu nunca obtive problemas c Imãs e etc, até pq sempre atravesso portas de bancos c a câmera dentro e até então eu nunca tive essa informação.
NUnca notei erros ou sinais que estao indo pro Pau o cartão por isso. Tbm faço isso c disquetes e nunca perdi dados.

Mas como eu achei o assunto um pouco interessante lancei aqui, pois sei que tem muitos Profissionais que podem descutir a veracidade disso :) Obrigado aii.
Gustavo A. Ferreira - Curitiba PR
--------------------
Canon EOS 40-D. Canon EOS 20-D. Canon Rebbel XT. Lentes: EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM e a 18 - 55. Flash:  02 Speedlite 580EX e 01 Speedlite 430EX
--------------------
Orkut


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2005, 18:29:01
Citar
Cuidados com o equipamento nunca e demais, mas não vamos exagerar.

Imãs de Geladeira são fraquissimos, os do autofalante das caixas de som multimidia são blindadaos (pelo menos deveriam ser) e também não tem intensidade para destruir algo.

Cartões de memoria são dispositivos elétricos, um campo magnético fraco não vai destruir-los (a informação ou o dispositivo).

A camera também e composto mais por elementos sensiveis a campos elétricos, engrenagens são de 'plastico', lentes de vidro, poucas partes de metal que possam ser danificados por campos magnéticos fracos.

O celular quando esta em conversação produz um campo eletromagnético que pode interferir no funcionamento de outros equipamentos eletrônicos na proximidade (até um metro), isso também não vai destruir a sua camera ou o cartão (o celular ia se auto destruir).

O monitor de video, que usam o tubo de raios catodicos, e super sensivel a campos elétricos, magnéticos e eletromaqnéticos. Um imã nas proximidades vai deformar a imagem, o celular perto vai fazer a imagem tremer. Se nada disso acontecer, pode deixar a camera eo os cartões junto das caixas de som, mas se a caixa de som estiver deformando a imagem do monitor, jogue fora essas caixas.

Imãs estão por toda a parte, no celular, na camera, no drive de cdrom, no de disquete, no HD (tem uns bem fortes), etc.
Maioria deles estão dentro de blindagem eos campos confinados e concetrados em uma região especifica.

:)
Mesmo assim querem proteger a camera e cartões desses agentes do mau?
comprem uma caixa de aço, recheiado de chumbo, embrulhem o cartão de memoria em papel aluminio. E não se esqueça de se proteger também, vestindo aquelas roupas de proteção contra radiação
:)

Quando ao tamanho do cartão, escolha conforme a sua necessidade, se consegue enchear mais de um cartão de 1GB em uma saida, compre varios desse tamanho.

Campos magnéticos são medidos em Gauss ou Tesla, algums valores,
Terra: de 0.5 a 1 Gauss
Imã de Geladeira: 100 Gauss
MRI (imagem por Resonancia Magnética): ~15000Gauss
Imãs usandos em terapia (bracelete/colar): ~3000Gauss

Até o momento, não a indicios que campos magnéticos façam danos a seres orgnanicos.
Para proteger do campo magnético uma simples gaiola de faraday é o suficiente. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2005, 19:21:22
Perfeito Leo :))

Mas restou uma dúvida: como o cara conseguiu destruir 2 cartões de 512 MB?? Já me parece raro alguém estragar 1 cartão, quanto mais 2, e de 512 MB? Eu heim! Pra mim tem algo de errado com a câmera desse cara, ou ele dá os cartões pro cachorro morder :D
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #7 Online: 03 de Abril de 2005, 17:50:21
Acho que foi o Frederico Mendes e não o Guto.. ;]

Sei lá, né.. o cara vive disso..  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 03 de Abril de 2005, 19:09:27
Eu já vi cartão ser danificado em Rx de aeroporto, mas tbm ai o campo chega a ser sacanagem de tão forte. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #9 Online: 11 de Abril de 2005, 15:36:56
Me surpreende, pq era sabido que os raios x poderiam estragar filmes de alta sensibilidade, mas cartões? Cartões são sujeitos a campos magnéticos, e raio x não é magnético, é radioativo. Se estraga cartões outros dispositivos de mídia como cds e fitas perderiam dados ao passar pelo raio x, e na prática não é o que acontece.
Nikon/Panasonic Gear


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #10 Online: 11 de Abril de 2005, 18:24:01
RAIO-X e uma onda eletromagnética, como a Luz, e as ondas de rádio (AM,FM, TV,  Celular, Calor).
Uma onda eletomagnética e composto de um campo elétrico e um magnético, ortogonais (angulo de 90 Graus) entre si.
Para captar as ondas eletromagnéticas, se usa um aparelho chamando antena.
Uma antena básicamente e um fio esticado, eo seu comprimento determina qual a frequência a ser captada.

Especulação do que pode acontecer
Em um cartão de memoria existem milhões de pequenos fios, fios muitos finos, que podem ser comporta como uma antena na faixa do RAIO-X. O campo elétrico do raio-x pode chegar a milhares de volts, a corrente eletrica captada por uma daquelas antenas podem provocar um curto-circuito e destruir algums desses fios, danificando para sempre o cartão de memoria.
Isso se chama corrente induzida.
-
Algum outro fenomeno físico, provocado pela passagem do raio-x, pode danificar algumas estruturas do chip de memória.
-
Ao viajar, para locais onde tenha que passar por maquinas de raios-x, como precaução embrulhe os cartões em papel aluminio (gaiola de faraday). Se possivel, leve a camera e seus acessorios em uma bolsa própria, e peça para fazer a inspeção manual.
-
Algumas considerações:
O comprimento da onda do raio-x esta em torno de 1Å (tamanho de um átomo) 10^-10mts;
Esta bem abaixo do comprimendo de onda da Luz;
O comprimento de uma antena pode ser um multiplo do comprimento de onda da frequência desejada;
As estruturas de um chip semicondutor atuais, tem o tamanho de aproximadamente 100 nanométros (10^-9mts).
Não sei a poténcia de uma maquina de raios-x usando em aeroportos e similares.
Raios-X de altissima potência podem ser usandos como armas.

E diferente da Radiação por decaimento núclear (ou ionizante). Mas pode induzir o átomo se desintegrar* e produzir radiação ionizante. (* remover eltrons ou protons)

Acho que já falei bobagem demais por hoje.
 
« Última modificação: 11 de Abril de 2005, 18:29:03 por pksato »
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Guto Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 242
    • http://www.studioone.com.br
Resposta #11 Online: 11 de Abril de 2005, 19:08:31
Que isso PKsato informações sempre serão bem vindas. Noto muita firmeza em suas palavras. Entende do que diz Parabéns :)
Gustavo A. Ferreira - Curitiba PR
--------------------
Canon EOS 40-D. Canon EOS 20-D. Canon Rebbel XT. Lentes: EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM e a 18 - 55. Flash:  02 Speedlite 580EX e 01 Speedlite 430EX
--------------------
Orkut


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #12 Online: 12 de Abril de 2005, 11:05:32
Vou adicionar algo que aconteceu comigo. Guto, eu também danificquei um cartão de memória, mas não acredito que tenha sido por magnetismo. Tenho quase certeza que eu estava tirando fotos da natureza, e o cartão que se danificou estava no meu bolso. Então ou foi o calor do corpo, ou talves suor (o bolso era fino e estava um calor de raxa o coco!). Mas também pode ter sido em casa, quando cheguei e coloquei o cartão em cima da mesa, perto do meu aparelho de som. Só que ele ficou absurdamente mais tempo no meu bolso do que ao lado do som, então, não posso afirmar com certeza. Por via das duvidas, mantenho meus cartões longe de fontes de calor, e não carrego mais eles no bolso na calça :P
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking