Autor Tópico: Fala pessoal, a crise afetou vocês?  (Lida 17080 vezes)

edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Agosto de 2015, 14:13:30

Olá, mesmo tendo varias pessoas olhando os trabalhos e dizendo que gostaram, estou fechando poucos trabalhos nos próximos meses.

Pessoal pede orçamento e estou fazendo um preço bom e facilitado, os solicitantes respondem animados sobre o projeto e depois demoram uma eternidade para decidir ou somem...

Pessoal está segurando o bolso com vcs também? Desculpe se pareci prepotente, mas sinto a sinceridade no cliente que eles gostariam mesmo de fazer comigo o trabalho, e depois...

 :ponder:


thatamatos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 570
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2015, 14:43:00
O meu ensaio qdo casar tá fechado com vc!!  :assobi: :ok:

Não posso falar do ramo profissional, mas como consumidora do serviço. Tenho várias amigas que vão casar entre esse ano e ano que vem (serei madrinha de 5!! :eek:) Até o final do ano passado era tudo lindo, estavam procurando grandes buffet e tal, mas depois acabaram fechando coisas mais simples... Por medo de perder o emprego mesmo! Uma delas inclusive nem vai ter cobertura fotográfica da festa, vai fazer só ensaio de casal mesmo...
Thais Matos


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2015, 19:29:53
Edu a tendencia é Piorar, infelizmente.
Ricardo Ghion


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2015, 20:54:40
Meu segundo semestre deu uma esfriada. Mas não sei se é a tal crise ou porque estou na transição de público alvo.
Aproveite que bati minha meta do ano e subi os preços.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2015, 21:49:39
valew thatamatos...que bom, vamos sim clicar, semana que vem!  :D

Então galera, estou apreensivo...a empresa onde trabalho demitindo...pouca coisa marcada para mês que vem...ninguém tá gastando mais nada...


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2015, 23:38:00

Meu segundo semestre deu uma esfriada. Mas não sei se é a tal crise ou porque estou na transição de público alvo.
Aproveite que bati minha meta do ano e subi os preços.
Sua meta era quantidade de serviços ou lucro líquido?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2015, 23:40:45
Eu não tenho meta ainda, más quando eu chegar na meta, vou dobrar essa meta!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2015, 00:06:49
Sua meta era quantidade de serviços ou lucro líquido?

Quantidade, 2,5 ensaios por mês.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 20 de Agosto de 2015, 08:07:46
se não fosse a televisão nem sabia que tinha crise.... pra mim tá tudo igual, continuo sem dinheiro pra comprar a lente que eu quero!
« Última modificação: 20 de Agosto de 2015, 08:09:09 por Luciano.Queiroz »


Jubelvs

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
  • Google and WeArt Photographer
    • Rafael Starobole Fotografia
Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2015, 08:30:56
Tenho varios amigos na area de eventos: chefs, buffets, locadores de moveis e imoveis, maquiadoras, etc  e dizem que ainda não perceberam a crise. O povo corta o que for preciso, mas não corta uma boa festa. Porém veja que estou no interior de SP, nao sei se o mercado é diferente.
Rafael Starobole .'.
Canon 5DS - EF 70-200mm f/2.8L IS II USM - EF 24-70mm f/2.8L II USM - Fisheye 8-15 4L USM
Canon 70D - 18-55mm 3.5-5.6 - 50mm 1.8 II - 55-250 IS STM - Flash Canon 430EX II - Radio Flash Yongnuo 622C - Tripes Manfrotto - Mochilas Lowercase


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #10 Online: 20 de Agosto de 2015, 08:37:11
se não fosse a televisão nem sabia que tinha crise.... pra mim tá tudo igual, continuo sem dinheiro pra comprar a lente que eu quero!

Pra mim ta tipo assim tb... Esses dois últimos meses foram fracos, mas para os próximos tá legal...
E eu tb não consegui ainda juntar os $$ para comprar a dupla que quero (24-70 2.8 II e 70-200 2.8 II) :D
Canon


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 20 de Agosto de 2015, 09:14:42
se não fosse a televisão nem sabia que tinha crise.... pra mim tá tudo igual, continuo sem dinheiro pra comprar a lente que eu quero!

Rsrs, somos dois. Pra mim, a crise existe desde 1978, ahahah.  :D

Falando sério. Eu estava com muito medo da crise porque, queira ou não, fotografia é um item supérfluo pra muitos eventos, como festas infantis, por exemplo. Mas a verdade é que esse ano estou fechando mais trabalhos que ano passado, mesmo tendo subido um pouco meus preços. Talvez eu tenha crescido menos que em outros anos, mas continuo na ascendente.

Uma diferença que notei é que meus clientes têm fechado contratos mais próximos da data do evento. Acho que todo mundo se segura um pouco mais pra ver se vai faltar dinheiro. Mas as pessoas continuam e vão continuar casando, e vão quase sempre querer fotógrafos.

Algo que sempre ouço é que prestadores de serviço em geral são dos últimos a serem afetados pela crise. Talvez a crise passe e a gente nem sinta. Vamos ver, de qualquer modo, continuo fazendo meu pé de meia e deixando de comprar a lente que eu quero, rsrs...


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 20 de Agosto de 2015, 10:50:09
Talvez eu fuja um pouco do foco do tópico, pois o que vou relatar não trata diretamente de como a crise me afetou como fotógrafo (até porque eu não trabalho - ainda - com fotografia).

Mas posso afirmar que minha atividade foi muito afetada pela crise. Trabalho como Analista de RH em uma Sociedade de Economia Mista do Estado (do PR). Uma das maiores despesas dessa companhia (de Saneamento) é a energia elétrica, que teve reajustes absurdos nos últimos meses. Isso levou a empresa à "fechar as torneiras" e minha área (que é responsável pelos treinamentos) foi diretamente afetada por essa contenção de despesas...

Felizmente, por ser concursado (apesar de ser regido pela CLT), temos certa """segurança""" na estabilidade do emprego, e essa crise nos afeta no bolso, mas com relação à perda do emprego, não é uma ameaça iminente...

Fico feliz pelos colegas fotógrafos que estão conseguindo garantir bons trabalhos mesmo em meio à esse cenário instável...
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #13 Online: 20 de Agosto de 2015, 14:45:28
se tem crise eu não sei, mas pra mim não afetou nada, mudei de estudio e dobrei a quantidade de serviços fechados, este mês o rendimento bruto da empresa quase dobrou, se continuar nesse ritmo ta otimo
@jacobfotografiacriativa


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #14 Online: 20 de Agosto de 2015, 15:15:34
Pra mim esse ano está ótimo, mesmo não trabalhando com fotografia. Existe uma ala do telejornal que se tu assistir ele, em 10 minutos te bate depressão, pânico e dá até vontade de mudar do Brasil. Faz tempo que cheguei a conclusão que o negócio é enfiar a cara no trabalho e foda-se a imprensa alarmista e pessimista. Óbvio que tem muita coisa errada no cenário econômico, mas em contra partida, temos todos nós lutando pra vencer. Quem passou dos 40 já viveu muuitas crises e estamos aí.